BIOLOGIA CELULAR E BIOQUÍMICA


Nas Olimpíadas que aconteceram no Brasil, em 2016, os atletas brasileiros conquistaram 19 medalhas para o país, sendo a maioria de ouro. Uma grande parte dos esportes por eles praticados exige esforço e preparo físico, como ginástica, vôlei, natação, judô, pois precisam preparar o corpo mediante um gasto de energia expressivo durante as competições. Além disso, é preciso garantir que haja a reposição de substâncias perdidas pelo suor, com a finalidade de retardar a fadiga muscular e melhorar a performance em exercícios de longa duração ou realizados sob uma temperatura elevada, com sudorese excessiva. Por isso, durante essas competições, os atletas devem consumir preferencialmente bebidas ricas em:


carboidratos.   


proteínas.   


vitaminas.


sais minerais.   


aminoácidos.  

O gráfico a seguir mostra como a concentração do substrato afeta a taxa de reação química.

O modo de ação das enzimas e a análise do gráfico permitem concluir que 


a reação sem enzima possui energia de ativação menor do que a reação com enzima.  


a concentração do substrato não interfere na taxa de reação com enzimas porque estas são inespecíficas.


o aumento da taxa de reação com enzima é inversamente proporcional ao aumento da concentração do substrato.


todas as moléculas de enzimas estão unidas às moléculas de substrato quando a reação catalisada atinge a taxa máxima.


com uma mesma concentração de substrato, a taxa de reação com enzima é menor que a taxa de reação sem enzima.

“Todos os organismos são compostos de células. Todas as células são originadas a partir de células preexistentes”. Essas duas afirmativas constituem a Teoria Celular. Com base nessa teoria, constatou-se, com auxílio de microscópios, a existência de dois tipos de células que constituem os seres vivos: as células eucariotas e as procariotas.

Das estruturas ou organelas apresentadas abaixo, identifique aquelas que são encontradas tanto em células eucariotas como em células procariotas.

 


cloroplasto, núcleo e membrana plasmática.


parede celular, cápsula e núcleo.


ribossomos, membrana plasmática e citoplasma


carioteca, mitocôndrias e flagelos.


carioteca, Complexo de Golgi e ribossomos.

Observe a figura a seguir, que mostra duas cadeias de nucleotídeos:


A partir da observação da figura, assinale a alternativa correta:


I e II correspondem a duas cadeias de uma molécula de DNA e podem ser encontradas nas mitocôndrias e complexo de Golgi. 
I e II correspondem a duas moléculas de RNA e são encontradas apenas no núcleo das células.
I corresponde a uma cadeia de DNA e II a uma cadeia de RNA, que podem ser observadas em mitocôndria e retículo endoplasmático rugoso. 
I e II correspondem a duas cadeias de uma molécula de DNA e encontram-se dispersas no citoplasma.
I corresponde a uma cadeia de DNA e II a uma cadeia de RNA, que podem ser encontradas nas mitocôndrias e no retículo endoplasmático liso.

O ciclo de vida da célula é dividido em duas fases principais: a divisão e a intérfase. Na divisão, aqui tratada como mitose, ocorre a divisão da célula, enquanto o intervalo entre duas divisões constitui a interfase (SOUZA, 2010).

Figura: Representação do ciclo celular de uma célula da ponta da raiz de uma ervilha.

Fonte: Desenho de Andréia Marega Luz.

 

Com base em seus conhecimentos sobre a intérfase, julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

( ) Em G1, a célula produz enzimas imprescindíveis para a fase S, durante a duplicação do DNA.

( ) No período S ocorre apenas duplicação dos centríolos.

( ) No período G2, são produzidas as proteínas não-histônicas, além de acumular um complexo protéico chamado complexo ciclina-CDk (do inglês cyclin-dependent kinases).


FFV
FVF
VFV
FVV
VVF

Sobre a estrutura do modelo atual de membrana plasmática, e sobre a fisiologia e a morfologia das mitocôndrias e cloroplastos, é CORRETO afirmar que:

01) A membrana plasmática consiste de um modelo em mosaico fluido, formado por duas camadas de fosfolipídeos, em que estão inseridas moléculas de proteínas.   

02) A membrana plasmática consiste de um modelo que indica a existência de quatro camadas moleculares: duas externas constituídas de carboidratos, envolvendo duas camadas internas, formadas de proteínas.   

04) Cloroplastos e mitocôndrias estão presentes nas células em geral.   

08) Tanto a mitocôndria quanto o cloroplasto possuem dupla membrana de constituição fosfolipídica, associada a proteínas.   

16) A matriz mitocondrial é também formada por um sistema de membranas, mas com apenas uma camada de fosfolipídeos.   

32) O cloroplasto é responsável pelo processo de fotossíntese, por meio dos seus tilacoides, formados por uma membrana fosfolipídica.   

64) Nas mitocôndrias, ocorre a transformação do dióxido de carbono em açúcares.   

Assinale a alternativa que apresenta a soma das assertivas corretas:


35
41
74
103
19

As biomoléculas são compostos orgânicos presentes nos organismos vivos. Elas são importantes para a manutenção e propagação da vida, sendo constituídas basicamente por átomos de carbono, enxofre, nitrogênio, oxigênio, fósforo e hidrogênio. Uma das biomoléculas mais simples é a água, que desempenha um papel muito importante em todos os seres vivos.

Com relação à água, do ponto de vista bioquímico, assinale V para o que for Verdadeiro e F para o que for Falso. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(  ) É formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, fortemente ligados, o que configura caráter polar, interagindo, por isso, com uma variedade de outras moléculas, carregadas eletricamente.

(   ) A molécula é formada por oxigênio, que, por ser muito eletronegativo, atrai os elétrons compartilhados com hidrogênios. Com isso, o oxigênio se torna parcialmente negativo e é atraído pela carga parcial positiva presente no hidrogênio de outra molécula.

(   ) As ligações ou pontes de Hidrogênio conferem à água a capacidade de interagir com a grande maioria das biomoléculas, pois essas possuem componentes orgânicos constituídos de oxigênio e nitrogênio, passíveis de realizarem ligações de hidrogênio com a água.

(   ) A água não pode ser considerada como solvente universal, uma vez que sendo uma molécula polar, não pode dissolver moléculas apolares, como lipídios.

(   ) A dissociação da molécula de água gera íons H3O+ e OH- em quantidade que permite a variação do pH de neutro para ácido.


V, F, V, F, V
F, F, V, F, V
V, V, V, F, F
F, F, V, V, V
V, V, F, F, V

Todas as células compartilham dois aspectos essenciais. O primeiro é uma membrana externa, a membrana plasmática, que separa os conteúdos celulares do ambiente externo. O outro é o material genético, que regula as atividades da célula, possibilitando a sua reprodução e a passagem das suas características para a sua descendência (RAVEN, 2001).

No entanto, existem diferenças entre as células eucarióticas animais e as células eucarióticas vegetais. Assinale a alternativa que apresenta uma característica presente apenas nas células vegetais.


Plastídeos.
Carioteca.
Cílios.
Citoesqueleto.
Ribossomos.

Na fotossíntese, a energia luminosa é convertida em energia química e o carbono é fixado em compostos orgânicos. Trata-se de um processo essencial para a manutenção da vida na Terra. Sendo assim, julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

( ) A fase clara da fotossíntese ocorre nas membranas dos tilacoides que formam um complexo sistema de captura de luz solar nos cloroplastos.

( ) O fotossistema I ocorre isoladamente apenas nas bactérias fotossintetizantes, enquanto a associação de fotossistema I e II ocorre nos demais organismos fotossintetizantes.

( ) Uma molécula de clorofila, após a excitação pelo fóton, irá perder um elétron, que será capturado por um outro receptor, dando início a uma cadeia transportadora de elétrons semelhante àquela descrita na respiração celular.

( ) A fotofosforilação acíclica envolve só o  fotossistema I, produz apenas ATP e não libera O2.

 


VVFF
VVVF
VFFV
FVVF
FFVV

Outra forma de fixação do CO2 é a empregada por um grupo de vegetais denominados “crassuláceas”. Nelas, um processo denominado “metabolismo ácido das crassuláceas” fixa o CO2 durante o período sem luz em um composto com 4 carbonos (THEDEI, 2010).

De acordo com seus conhecimentos sobre a fotossíntese das crassuláceas, assinale a alternativa CORRETA.


O metabolismo das crassuláceas é eficiente para locais de clima muito frio, com pouca intensidade luminosa e com restrição de água. 
O O2 capturado será convertido a ácido málico e armazenado para, durante a noite, ser sintetizado a piruvato e, posteriormente, em amido ou sacarose, após sua fixação no ciclo de Calvin.
Durante o dia, pela alta luminosidade e para minimizar a consequente perda de água, estas plantas mantêm seus estômatos abertos.
Nas crassuláceas, o ácido málico, libera o CO2 para os processos fotossintéticos durante o dia, já que só na presença de luz haverá ATP e potencial redutor (NADPH) suficiente para o processo de produção de glicose.  
As crassuláceas captam O2 através dos estômatos durante o dia, quando as temperaturas são mais amenas, e o armazenam na forma de ácido málico nos vacúolos.
Páginas: 123456789