BIOLOGIA CELULAR E BIOQUÍMICA


As biomoléculas são compostos orgânicos presentes nos organismos vivos. Elas são importantes para a manutenção e propagação da vida, sendo constituídas basicamente por átomos de carbono, enxofre, nitrogênio, oxigênio, fósforo e hidrogênio. Uma das biomoléculas mais simples é a água, que desempenha um papel muito importante em todos os seres vivos.

Com relação à água, do ponto de vista bioquímico, assinale V para o que for Verdadeiro e F para o que for Falso. Em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

(  ) É formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio, fortemente ligados, o que configura caráter polar, interagindo, por isso, com uma variedade de outras moléculas, carregadas eletricamente.

(   ) A molécula é formada por oxigênio, que, por ser muito eletronegativo, atrai os elétrons compartilhados com hidrogênios. Com isso, o oxigênio se torna parcialmente negativo e é atraído pela carga parcial positiva presente no hidrogênio de outra molécula.

(   ) As ligações ou pontes de Hidrogênio conferem à água a capacidade de interagir com a grande maioria das biomoléculas, pois essas possuem componentes orgânicos constituídos de oxigênio e nitrogênio, passíveis de realizarem ligações de hidrogênio com a água.

(   ) A água não pode ser considerada como solvente universal, uma vez que sendo uma molécula polar, não pode dissolver moléculas apolares, como lipídios.

(   ) A dissociação da molécula de água gera íons H3O+ e OH- em quantidade que permite a variação do pH de neutro para ácido.


V, F, V, F, V
F, F, V, F, V
V, V, V, F, F
F, F, V, V, V
V, V, F, F, V

Todas as células compartilham dois aspectos essenciais. O primeiro é uma membrana externa, a membrana plasmática, que separa os conteúdos celulares do ambiente externo. O outro é o material genético, que regula as atividades da célula, possibilitando a sua reprodução e a passagem das suas características para a sua descendência (RAVEN, 2001).

No entanto, existem diferenças entre as células eucarióticas animais e as células eucarióticas vegetais. Assinale a alternativa que apresenta uma característica presente apenas nas células vegetais.


Plastídeos.
Carioteca.
Cílios.
Citoesqueleto.
Ribossomos.

Na fotossíntese, a energia luminosa é convertida em energia química e o carbono é fixado em compostos orgânicos. Trata-se de um processo essencial para a manutenção da vida na Terra. Sendo assim, julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

( ) A fase clara da fotossíntese ocorre nas membranas dos tilacoides que formam um complexo sistema de captura de luz solar nos cloroplastos.

( ) O fotossistema I ocorre isoladamente apenas nas bactérias fotossintetizantes, enquanto a associação de fotossistema I e II ocorre nos demais organismos fotossintetizantes.

( ) Uma molécula de clorofila, após a excitação pelo fóton, irá perder um elétron, que será capturado por um outro receptor, dando início a uma cadeia transportadora de elétrons semelhante àquela descrita na respiração celular.

( ) A fotofosforilação acíclica envolve só o  fotossistema I, produz apenas ATP e não libera O2.

 


VVFF
VVVF
VFFV
FVVF
FFVV

Outra forma de fixação do CO2 é a empregada por um grupo de vegetais denominados “crassuláceas”. Nelas, um processo denominado “metabolismo ácido das crassuláceas” fixa o CO2 durante o período sem luz em um composto com 4 carbonos (THEDEI, 2010).

De acordo com seus conhecimentos sobre a fotossíntese das crassuláceas, assinale a alternativa CORRETA.


O metabolismo das crassuláceas é eficiente para locais de clima muito frio, com pouca intensidade luminosa e com restrição de água. 
O O2 capturado será convertido a ácido málico e armazenado para, durante a noite, ser sintetizado a piruvato e, posteriormente, em amido ou sacarose, após sua fixação no ciclo de Calvin.
Durante o dia, pela alta luminosidade e para minimizar a consequente perda de água, estas plantas mantêm seus estômatos abertos.
Nas crassuláceas, o ácido málico, libera o CO2 para os processos fotossintéticos durante o dia, já que só na presença de luz haverá ATP e potencial redutor (NADPH) suficiente para o processo de produção de glicose.  
As crassuláceas captam O2 através dos estômatos durante o dia, quando as temperaturas são mais amenas, e o armazenam na forma de ácido málico nos vacúolos.
Observe atentamente à figura que segue: Fonte: Disponível em: . Acesso em 15 out. 2015.  Sobre a estrutura do modelo atual de membrana plasmática, é CORRETO afirmar que é um modelo:

em definição simétrica, composto por dupla camada de fosfolipídeo onde estão inseridas moléculas de proteínas e lipídeos.   
que indica a existência de quatro camadas moleculares: duas externas constituídas de carboidratos, envolvendo duas camadas internas, formadas de proteínas.   
disperso de proteínas, composto por três camadas de carboidratos onde estão inseridas moléculas de celulose.   
em mosaico fluido, composto por duas camadas de glicocálix, onde estão inseridas moléculas de fosfolipídeos.   
em mosaico fluido, formado por duas camadas de fosfolipídeos, em que estão inseridas moléculas de proteínas.   
Na tabela, a seguir, estão assinaladas a presença (+) ou a ausência (-) de alguns componentes encontrados em quatro diferentes tipos celulares (A, B, C e D). Componentes Tipos Celulares   A B C D envoltório nuclear - - + + ribossomos + + + + mitocôndrias - - + + clorofila - + + - retículo endoplasmático - - + + Os tipos celulares: A, B, C e D pertencem, respectivamente, a organismos: 

procarioto autótrofo, eucarioto autótrofo, eucarioto heterótrofo e procarioto heterótrofo.   
procarioto heterótrofo, procarioto autótrofo, eucarioto autótrofo e eucarioto heterótrofo.
eucarioto heterótrofo, procarioto heterótrofo, procarioto autótrofo e eucarioto autótrofo.   
eucarioto autótrofo, procarioto autótrofo, eucarioto heterótrofo e procarioto heterótrofo.
procarioto heterótrofo, eucarioto heterótrofo, procarioto autótrofo e eucarioto autótrofo.   
Nas preparações histológicas de rotina, dois corantes são amplamente utilizados: a HEMATOXILINA, um corante de caráter básico que cora estruturas celulares de caráter ácido, e a EOSINA, um corante de caráter ácido que cora estruturas celulares de caráter básico, como, por exemplo, as mitocôndrias. Com base nessa informação, analise as assertivas que seguem e, em seguida, assinale a alternativa correta:   O núcleo celular é corado pelo corante Hematoxilina, enquanto o citoplasma celular é corado pelo corante Eosina. Porque O núcleo da célula é preenchido por ácidos nucleicos (DNA e RNA), e, por isso, apresenta afinidade por corantes básicos. Já o citoplasma, em alta atividade metabólica, possui muitas mitocôndrias e proteínas em seu citoplasma, com afinidade por corantes ácidos.

A primeira assertiva é incorreta e a segunda é correta.
As duas assertivas são incorretas
As duas assertivas são corretas e a segunda é uma justificativa da primeira.
As duas assertivas são corretas, mas a segunda não é justificativa da primeira.
A primeira assertiva é correta e a segunda é incorreta.
Os carboidratos, moléculas constituídas, em geral, por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio, podem ser divididos em três grupos: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos. A coluna I, a seguir, apresenta três grupos de carboidratos, e a II, alguns exemplos desses carboidratos. Associe adequadamente a segunda coluna à primeira.   COLUNA I 1. Monossacarídeo 2. Oligossacarídeo 3. Polissacarídeo COLUNA II (     ) sacarose (     ) amido (     ) galactose (     ) desoxirribose (     ) quitina (     ) maltose A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

1 - 3 - 1 - 3 - 2 - 2.
3 - 1 - 3 - 2 - 2 - 1.
2 - 1 - 2 - 2 - 3 - 1.
1 - 2 - 2 - 3 - 1 - 3.
2 - 3 - 1 - 1 - 3 - 2.
A célula é envolvida, delimitada e protegida, primeiramente, pela membrana plasmática, formada por uma bicamada fosfolipídica. Além de desempenhar essas funções, ela ainda controla o fluxo de substâncias na célula. Muitas vezes pode apresentar associações ou modificações que otimizam suas funções. Com base nesse enunciado, assinale o que for correto. 01) Os desmossomos são regiões especializadas existentes nas membranas adjacentes de células vizinhas, que funcionam como presilhas, aumentando a adesão entre as células. A presença deles em todas as células de um epitélio garante a formação de um revestimento contínuo e coeso.   02) As bactérias possuem membrana esquelética feita de polissacarídeos, que promove à célula forma definida e rígida. Essa membrana esquelética, contrariamente à plasmática, não é viva.   04) As microvilosidades são dobras da membrana plasmática na superfície da célula que voltadas para a parte interna do intestino delgado permitem uma absorção mais eficiente do alimento digerido.   08) As células vegetais possuem, associadas externamente à membrana plasmática, a membrana esquelética, denominada membrana celulósica, que possui papel mecânico, selecionando as substâncias que entram e saem das células.   16) As interdigitações são dobras nas membranas plasmáticas limítrofes de duas células e que desempenham importante papel de coesão entre células vizinhas. A soma das alternativas corretas é:

28
25
23
19
13
Na figura que segue está representado um aparelho projetado por Stanley Miller, no início da década de 1950. Por esse aparelho circulavam metano, amônia, vapor de água e hidrogênio e, através de energia fornecida por descarga elétrica, produtos de reações químicas como aminoácidos, carboidratos e ácidos graxos eram coletados no alçapão.     Através desse experimento, Miller testou a hipótese de que, na atmosfera primitiva pela ação de raios, 

compostos orgânicos puderam se formar a partir de moléculas simples. 
macromoléculas puderam se formar a partir de moléculas orgânicas simples. 
coacervados puderam se formar a partir de moléculas inorgânicas.
compostos inorgânicos puderam se formar a partir de moléculas orgânicas. 
compostos inorgânicos e orgânicos puderam originar os primeiros seres vivos. 
Páginas: 123456789