AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Leia a afirmativa a seguir.
Consideramos que as práticas avaliativas são necessárias no processo ensino-aprendizagem, uma vez que, tanto o professor quanto o aluno, têm a necessidade de valorizar e apreciar em que medida se vão cumprindo os objetivos do processo pedagógico.
Na lógica do modelo tradicional de avaliação, se aluno for bem, é sinal que o professor ensinou de forma adequada, mas se aluno for mal, ele é o único responsabilizado, podendo ser reprovado ou excluído do sistema.
Marque a resposta que complementa corretamente a frase.
Sendo assim, podemos afirmar que a educação, no modelo tradicional,
o ensino e a aprendizagem são compreendidos como processos que se complementam;
o ensino e a aprendizagem devem ser repensados constantemente pelo professor;
o ensino e a aprendizagem são compreendidos como processos independentes;
o ensino e a aprendizagem é compreendido como um processo motivacional, interativo e significativo;
o ensino e a aprendizagem é um processo que se adequa às necessidades dos educandos;
Carlos trabalha em uma escola que adota a perspectiva de avaliação formativa. Sendo assim, aponte as ações que o professor Carlos costuma adotar com seus alunos após aplicar os instrumentos avaliativos:
I.O professor Caros registra os resultados obtidos pelos alunos no seu Diário de Classe e no final do bimestre realiza a média dos pontos obtidos pelos alunos.
II.O professor Carlos oferece aos alunos que obtiveram nota inferior à média, uma oportunidade de melhorar essa nota no exame final.
III. O professor Carlos observa e analisa os erros e acertos nos testes e provas que aplica, junto com seus alunos, para repensar a sua ação pedagógica, auxiliando os alunos que ainda não aprenderam certos conteúdos.
IV.O professor Carlos conversa em particular com os alunos que não obtiveram uma boa nota, para que se preparem melhor, estudem mais, prestem mais atenção nas suas aulas, pois só assim eles conseguirão melhorar o desempenho nas avaliações.
V. Na dependência dos resultados obtidos pelos alunos, caso não sejam satisfatórios, o professor Carlos reflete acerca do seu planejamento, busca outras estratégias didáticas e outros caminhos para ensinar o mesmo conteúdo que ainda não foi aprendido.
A seguir, marque a alternativa que contém apenas itens corretos:
III e V
I, III e V
II, III e V
I, II e IV
II, III e IV
Ao longo da história da educação em nosso país, observamos que a preocupação com o resultado final de um anos letivo, perdura até os dias de hoje como o objetivo principal a ser alcançado pelos estudantes. Contudo, as leis educacionais brasileiras, como é ocaso da Lei 11.274 de 2006 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 anos para o Ensino Fundamental, estabelece no Art. 32 que seu objetivo é:
"A formação básica do cidadão, mediante:
I. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamente a sociedade;
III. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores."(BRASIL, 1996, p. 16).
A partir do que foi exposto acima, avalie as asserções a seguir e a relação que foi proposta entre elas:
I. Encontramos nos textos da legislação educacional importantes contribuições acerca da qualidade que se deve buscar na educação e os objetivos propostos para essa etapa de formação.
Porém
II. A cultura do tirar nota em detrimento da cultura do aprender ainda permanece em grande parte das instituições de ensino do país, por intermédio das práticas avaliativas e das posturas adotadas pelos profissionais da educação.
A partir dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Segundo o princípio de inclusão educacional é necessário que as escolas, juntamente com toda a sua equipe educativa, estejam preparadas para lidar com diversidade, ou seja:
I. Busquem os meios necessários para a participação de todos no ambiente escolar, contudo, essa participação deve ocorrer em momentos especiais e determinados pela equipe pedagógica da escola.
II. Providenciem o preparo necessário em sua infraestrutura e na sua organização didático-pedagógica, considerando as diferenças individuais.
III. Coloquem a avaliação a serviço da implementação dos apoios necessários ao progresso e ao sucesso de todos os alunos, cultuando valores alicerçados na democracia, sem excluir ou rotular alunos.
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
I e III, apenas
II e III, apenas
I e II, apenas
III, apenas
I, II, III
Em relação aos AVAs utilizados para a modalidade de ensino a distância e a avaliação, marque a alternativa correta:
a avaliação da aprendizagem deve ser feita sempre presencialmente, no polo de apoio determinado pela instituição;
a avaliação sofre prejuízos devido à falta de acompanhamento do professor e de interação entre os alunos;
a avaliação do aluno, conforme a determinação do MEC, não pode ser realizada no AVA;
a avaliação, nesses ambientes, tornam-se engessadas, pois o docente não pode estabelecer critérios avaliativos, uma vez que esses são sempre definidos pela gestão do curso;
a avaliação do docente e do próprio curso pode ser realizada por meio do AVA;
Analise a citação a seguir onde a autora se refere à educação infantil:
O que acontece hoje, em termos de avaliação, desconsidera a criança em dois sentidos. Por um lado, observa-se e acompanha-se, na maioria das vezes, a criança em suas descobertas, entretanto, quando se registram aspectos do seu desenvolvimento, em geral, é para apresentar resultados aos pais ou por necessidade de registros escolares. Os resultados enunciados não tem por objetivo subsidiar a ação educativa no seu cotidiano, permanentemente voltada à criança, mas asseguram aos pais e à escola que algumas atividades estão se desenvolvendo, que a criança está realizando uma série de trabalhinhos interessantes. (HOFFMANN 2009, p.89).
Marque a alternativa que melhor reflete o pensamento da autora:
A autora, por um lado, critica a prática de registrar os aspectos do desenvolvimento das crianças quando esses são realizados somente afim de serem apresentados aos pais. Por outro lado, ela elogia quando esses registros mostram aos pais que seus filhos estão realizando na escola uma série de trabalhinhos interessantes, pois isso os deixa mais tranquilos e seguros.
A autora tece um elogio às práticas pedagógicas que aliam as descobertas das crianças ao registros realizados pelas professoras, afinal, os pais tem a obrigação de acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos e os resultados apresentados pelos docentes em reuniões específicas para os pais.
A autora afirma que os resultados a serem apresentados aos pais das crianças na educação infantil, não devem ter como objetivo subsidiar a ação educativa no seu cotidiano, mas sim, devem assegurar aos pais que uma série de trabalhinhos interessantes estão sendo realizados por seus filhos na escola.
A autora faz uma crítica sobre a finalidade da avaliação, pois, segundo ela, as práticas avaliativas na educação infantil estão muito mais preocupadas com a comprovação de resultados a serem apresentados aos pais e às instâncias superiores, do que com a utilização dessa avaliação para a reflexão necessária acerca da prática avaliativa no dia-a-dia escolar.
A autora critica a observação realizada sem registro, pois somente por meio do registro é que existe a possibilidade de um acompanhamento sistemático e fiel do desenvolvimento infantil. Além disso, os registros são essências para os pais que necessitam de comprovação do trabalho que está sendo realizado com seus filhos.
Na atualidade, muitas instituições de ensino ainda vivenciam práticas avaliativas tradicionais, como um mecanismo de seleção e exclusão de alunos do sistema educacional. Nesse sentido, podemos afirmar que:
só é possível mudar a prática avaliativa de uma instituição por determinação da gestão escolar;
só será possível discutir sobre mudanças no processo avaliativo de uma instituição quando a qualidade da educação de um país também melhorar;
só poderemos mudar tal situação por meio da progressão automática, permitindo, dessa forma, que os alunos permaneçam na escola;
só é possível discutir sobre mudanças no processo avaliativo de uma instituição quando esta realiza uma prática pedagógica de forma coletiva e integrada;
só é possível manter a qualidade educacional de certas instituições brasileiras por meio da práticas avaliativas tradicionais, pois a má qualidade na formação dos docentes não favorece para um trabalho mais criativo;
Segundo o princípio de inclusão educacional é necessário que as escolas, juntamente com toda a sua equipe educativa, estejam preparadas para lidar com diversidade, ou seja:
I. Busquem os meios necessários para a participação de todos no ambiente escolar, contudo, essa participação deve ocorrer em momentos especiais e determinados pela equipe pedagógica da escola.
II. Providenciem o preparo necessário em sua infraestrutura e na sua organização didático-pedagógica, considerando as diferenças individuais.
III. Coloquem a avaliação a serviço da implementação dos apoios necessários ao progresso e ao sucesso de todos os alunos, cultuando valores alicerçados na democracia, sem excluir ou rotular alunos.
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
I e II, apenas
I, II, III
III, apenas
II e III, apenas
I e III, apenas
Leia os fragmentos de texto a seguir e analise-os a partir das leituras indicadas dos capítulos 1 e 2 dessa disciplina:
1)
As escolas devem avaliar para qualificar os estudantes, pois qualificar é o mesmo que aprova-los automaticamente, de forma independente do resultado alcançado, afinal, pesquisas tem mostrado que o estudante reprovado abandona os estudos mais cedo, fazendo com que ele siga o rumo da marginalidade e do abandono das famílias. Por esse motivo, o principal papel da escola é manter seus estudantes dentro do estabelecimento escolar o máximo de tempo possível
POR QUE
2)
preocupar-se com a qualidade do ensino é buscar meios de intervir quando os resultados não forem satisfatórios, é avaliar constantemente o processo de ensino-aprendizagem ao longo de todo o percurso estudantil, é auxiliar os estudantes a seguirem sempre em frente, fornecendo todo o apoio pedagógico necessário para esse fim.
O primeiro fragmento de texto está correto e não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
O segundo fragmento de texto está errado, e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
Os dois fragmentos de texto estão corretos, mas não estabelecem relação alguma.
O segundo fragmento de texto está correto, mas não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
O primeiro fragmento de texto está correto e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
Em relação aos instrumentos avaliativos que podem ser utilizados no ensino superior, marque a alternativa que contém a resposta correta:
A auto avaliação é uma prática eficaz para o processo ensino-aprendizagem, pois auxilia o aluno a conhecer seus pontos fortes, reconhecer suas fraquezas e orientar a aprendizagem com eficácia.
A auto avaliação auxilia o aluno a se organizar para aprendizagens futuras, contudo, o professor deve atentar-se para que o aluno não modifique seus processos de aprendizagem.
A auto avaliação conduz o aluno a uma apreciação distorcida acerca de si mesmo, pois o aluno só irá perceber suas capacidades e potencialidades quando adentrar no mundo do trabalho e exercer sua profissão.
A auto avaliação é extremamente válida e deve ser utilizada nesse nível de ensino sempre que possível. Após ser aplicada, o professor deverá corrigir, pontuar, tabular os resultados e construir para o aluno um plano para o seu futuro.
A auto avaliação não pode ser considerada como um instrumento avaliativo válido nesse nível de ensino, mas sim, apenas como uma atividade de reflexão na sala de aula; os conhecimentos técnicos devem ser priorizados nesse momento.
o ensino e a aprendizagem são compreendidos como processos que se complementam;
o ensino e a aprendizagem devem ser repensados constantemente pelo professor;
o ensino e a aprendizagem são compreendidos como processos independentes;
o ensino e a aprendizagem é compreendido como um processo motivacional, interativo e significativo;
o ensino e a aprendizagem é um processo que se adequa às necessidades dos educandos;
Carlos trabalha em uma escola que adota a perspectiva de avaliação formativa. Sendo assim, aponte as ações que o professor Carlos costuma adotar com seus alunos após aplicar os instrumentos avaliativos:
I.O professor Caros registra os resultados obtidos pelos alunos no seu Diário de Classe e no final do bimestre realiza a média dos pontos obtidos pelos alunos.
II.O professor Carlos oferece aos alunos que obtiveram nota inferior à média, uma oportunidade de melhorar essa nota no exame final.
III. O professor Carlos observa e analisa os erros e acertos nos testes e provas que aplica, junto com seus alunos, para repensar a sua ação pedagógica, auxiliando os alunos que ainda não aprenderam certos conteúdos.
IV.O professor Carlos conversa em particular com os alunos que não obtiveram uma boa nota, para que se preparem melhor, estudem mais, prestem mais atenção nas suas aulas, pois só assim eles conseguirão melhorar o desempenho nas avaliações.
V. Na dependência dos resultados obtidos pelos alunos, caso não sejam satisfatórios, o professor Carlos reflete acerca do seu planejamento, busca outras estratégias didáticas e outros caminhos para ensinar o mesmo conteúdo que ainda não foi aprendido.
A seguir, marque a alternativa que contém apenas itens corretos:
III e V
I, III e V
II, III e V
I, II e IV
II, III e IV
Ao longo da história da educação em nosso país, observamos que a preocupação com o resultado final de um anos letivo, perdura até os dias de hoje como o objetivo principal a ser alcançado pelos estudantes. Contudo, as leis educacionais brasileiras, como é ocaso da Lei 11.274 de 2006 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 anos para o Ensino Fundamental, estabelece no Art. 32 que seu objetivo é:
"A formação básica do cidadão, mediante:
I. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamente a sociedade;
III. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores."(BRASIL, 1996, p. 16).
A partir do que foi exposto acima, avalie as asserções a seguir e a relação que foi proposta entre elas:
I. Encontramos nos textos da legislação educacional importantes contribuições acerca da qualidade que se deve buscar na educação e os objetivos propostos para essa etapa de formação.
Porém
II. A cultura do tirar nota em detrimento da cultura do aprender ainda permanece em grande parte das instituições de ensino do país, por intermédio das práticas avaliativas e das posturas adotadas pelos profissionais da educação.
A partir dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Segundo o princípio de inclusão educacional é necessário que as escolas, juntamente com toda a sua equipe educativa, estejam preparadas para lidar com diversidade, ou seja:
I. Busquem os meios necessários para a participação de todos no ambiente escolar, contudo, essa participação deve ocorrer em momentos especiais e determinados pela equipe pedagógica da escola.
II. Providenciem o preparo necessário em sua infraestrutura e na sua organização didático-pedagógica, considerando as diferenças individuais.
III. Coloquem a avaliação a serviço da implementação dos apoios necessários ao progresso e ao sucesso de todos os alunos, cultuando valores alicerçados na democracia, sem excluir ou rotular alunos.
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
I e III, apenas
II e III, apenas
I e II, apenas
III, apenas
I, II, III
Em relação aos AVAs utilizados para a modalidade de ensino a distância e a avaliação, marque a alternativa correta:
a avaliação da aprendizagem deve ser feita sempre presencialmente, no polo de apoio determinado pela instituição;
a avaliação sofre prejuízos devido à falta de acompanhamento do professor e de interação entre os alunos;
a avaliação do aluno, conforme a determinação do MEC, não pode ser realizada no AVA;
a avaliação, nesses ambientes, tornam-se engessadas, pois o docente não pode estabelecer critérios avaliativos, uma vez que esses são sempre definidos pela gestão do curso;
a avaliação do docente e do próprio curso pode ser realizada por meio do AVA;
Analise a citação a seguir onde a autora se refere à educação infantil:
O que acontece hoje, em termos de avaliação, desconsidera a criança em dois sentidos. Por um lado, observa-se e acompanha-se, na maioria das vezes, a criança em suas descobertas, entretanto, quando se registram aspectos do seu desenvolvimento, em geral, é para apresentar resultados aos pais ou por necessidade de registros escolares. Os resultados enunciados não tem por objetivo subsidiar a ação educativa no seu cotidiano, permanentemente voltada à criança, mas asseguram aos pais e à escola que algumas atividades estão se desenvolvendo, que a criança está realizando uma série de trabalhinhos interessantes. (HOFFMANN 2009, p.89).
Marque a alternativa que melhor reflete o pensamento da autora:
A autora, por um lado, critica a prática de registrar os aspectos do desenvolvimento das crianças quando esses são realizados somente afim de serem apresentados aos pais. Por outro lado, ela elogia quando esses registros mostram aos pais que seus filhos estão realizando na escola uma série de trabalhinhos interessantes, pois isso os deixa mais tranquilos e seguros.
A autora tece um elogio às práticas pedagógicas que aliam as descobertas das crianças ao registros realizados pelas professoras, afinal, os pais tem a obrigação de acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos e os resultados apresentados pelos docentes em reuniões específicas para os pais.
A autora afirma que os resultados a serem apresentados aos pais das crianças na educação infantil, não devem ter como objetivo subsidiar a ação educativa no seu cotidiano, mas sim, devem assegurar aos pais que uma série de trabalhinhos interessantes estão sendo realizados por seus filhos na escola.
A autora faz uma crítica sobre a finalidade da avaliação, pois, segundo ela, as práticas avaliativas na educação infantil estão muito mais preocupadas com a comprovação de resultados a serem apresentados aos pais e às instâncias superiores, do que com a utilização dessa avaliação para a reflexão necessária acerca da prática avaliativa no dia-a-dia escolar.
A autora critica a observação realizada sem registro, pois somente por meio do registro é que existe a possibilidade de um acompanhamento sistemático e fiel do desenvolvimento infantil. Além disso, os registros são essências para os pais que necessitam de comprovação do trabalho que está sendo realizado com seus filhos.
Na atualidade, muitas instituições de ensino ainda vivenciam práticas avaliativas tradicionais, como um mecanismo de seleção e exclusão de alunos do sistema educacional. Nesse sentido, podemos afirmar que:
só é possível mudar a prática avaliativa de uma instituição por determinação da gestão escolar;
só será possível discutir sobre mudanças no processo avaliativo de uma instituição quando a qualidade da educação de um país também melhorar;
só poderemos mudar tal situação por meio da progressão automática, permitindo, dessa forma, que os alunos permaneçam na escola;
só é possível discutir sobre mudanças no processo avaliativo de uma instituição quando esta realiza uma prática pedagógica de forma coletiva e integrada;
só é possível manter a qualidade educacional de certas instituições brasileiras por meio da práticas avaliativas tradicionais, pois a má qualidade na formação dos docentes não favorece para um trabalho mais criativo;
Segundo o princípio de inclusão educacional é necessário que as escolas, juntamente com toda a sua equipe educativa, estejam preparadas para lidar com diversidade, ou seja:
I. Busquem os meios necessários para a participação de todos no ambiente escolar, contudo, essa participação deve ocorrer em momentos especiais e determinados pela equipe pedagógica da escola.
II. Providenciem o preparo necessário em sua infraestrutura e na sua organização didático-pedagógica, considerando as diferenças individuais.
III. Coloquem a avaliação a serviço da implementação dos apoios necessários ao progresso e ao sucesso de todos os alunos, cultuando valores alicerçados na democracia, sem excluir ou rotular alunos.
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
I e II, apenas
I, II, III
III, apenas
II e III, apenas
I e III, apenas
Leia os fragmentos de texto a seguir e analise-os a partir das leituras indicadas dos capítulos 1 e 2 dessa disciplina:
1)
As escolas devem avaliar para qualificar os estudantes, pois qualificar é o mesmo que aprova-los automaticamente, de forma independente do resultado alcançado, afinal, pesquisas tem mostrado que o estudante reprovado abandona os estudos mais cedo, fazendo com que ele siga o rumo da marginalidade e do abandono das famílias. Por esse motivo, o principal papel da escola é manter seus estudantes dentro do estabelecimento escolar o máximo de tempo possível
POR QUE
2)
preocupar-se com a qualidade do ensino é buscar meios de intervir quando os resultados não forem satisfatórios, é avaliar constantemente o processo de ensino-aprendizagem ao longo de todo o percurso estudantil, é auxiliar os estudantes a seguirem sempre em frente, fornecendo todo o apoio pedagógico necessário para esse fim.
O primeiro fragmento de texto está correto e não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
O segundo fragmento de texto está errado, e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
Os dois fragmentos de texto estão corretos, mas não estabelecem relação alguma.
O segundo fragmento de texto está correto, mas não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
O primeiro fragmento de texto está correto e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
Em relação aos instrumentos avaliativos que podem ser utilizados no ensino superior, marque a alternativa que contém a resposta correta:
A auto avaliação é uma prática eficaz para o processo ensino-aprendizagem, pois auxilia o aluno a conhecer seus pontos fortes, reconhecer suas fraquezas e orientar a aprendizagem com eficácia.
A auto avaliação auxilia o aluno a se organizar para aprendizagens futuras, contudo, o professor deve atentar-se para que o aluno não modifique seus processos de aprendizagem.
A auto avaliação conduz o aluno a uma apreciação distorcida acerca de si mesmo, pois o aluno só irá perceber suas capacidades e potencialidades quando adentrar no mundo do trabalho e exercer sua profissão.
A auto avaliação é extremamente válida e deve ser utilizada nesse nível de ensino sempre que possível. Após ser aplicada, o professor deverá corrigir, pontuar, tabular os resultados e construir para o aluno um plano para o seu futuro.
A auto avaliação não pode ser considerada como um instrumento avaliativo válido nesse nível de ensino, mas sim, apenas como uma atividade de reflexão na sala de aula; os conhecimentos técnicos devem ser priorizados nesse momento.
III e V
I, III e V
II, III e V
I, II e IV
II, III e IV
Ao longo da história da educação em nosso país, observamos que a preocupação com o resultado final de um anos letivo, perdura até os dias de hoje como o objetivo principal a ser alcançado pelos estudantes. Contudo, as leis educacionais brasileiras, como é ocaso da Lei 11.274 de 2006 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 anos para o Ensino Fundamental, estabelece no Art. 32 que seu objetivo é:
"A formação básica do cidadão, mediante:
I. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamente a sociedade;
III. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores."(BRASIL, 1996, p. 16).
A partir do que foi exposto acima, avalie as asserções a seguir e a relação que foi proposta entre elas:
I. Encontramos nos textos da legislação educacional importantes contribuições acerca da qualidade que se deve buscar na educação e os objetivos propostos para essa etapa de formação.
Porém
II. A cultura do tirar nota em detrimento da cultura do aprender ainda permanece em grande parte das instituições de ensino do país, por intermédio das práticas avaliativas e das posturas adotadas pelos profissionais da educação.
A partir dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Segundo o princípio de inclusão educacional é necessário que as escolas, juntamente com toda a sua equipe educativa, estejam preparadas para lidar com diversidade, ou seja:
I. Busquem os meios necessários para a participação de todos no ambiente escolar, contudo, essa participação deve ocorrer em momentos especiais e determinados pela equipe pedagógica da escola.
II. Providenciem o preparo necessário em sua infraestrutura e na sua organização didático-pedagógica, considerando as diferenças individuais.
III. Coloquem a avaliação a serviço da implementação dos apoios necessários ao progresso e ao sucesso de todos os alunos, cultuando valores alicerçados na democracia, sem excluir ou rotular alunos.
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
I e III, apenas
II e III, apenas
I e II, apenas
III, apenas
I, II, III
Em relação aos AVAs utilizados para a modalidade de ensino a distância e a avaliação, marque a alternativa correta:
a avaliação da aprendizagem deve ser feita sempre presencialmente, no polo de apoio determinado pela instituição;
a avaliação sofre prejuízos devido à falta de acompanhamento do professor e de interação entre os alunos;
a avaliação do aluno, conforme a determinação do MEC, não pode ser realizada no AVA;
a avaliação, nesses ambientes, tornam-se engessadas, pois o docente não pode estabelecer critérios avaliativos, uma vez que esses são sempre definidos pela gestão do curso;
a avaliação do docente e do próprio curso pode ser realizada por meio do AVA;
Analise a citação a seguir onde a autora se refere à educação infantil:
O que acontece hoje, em termos de avaliação, desconsidera a criança em dois sentidos. Por um lado, observa-se e acompanha-se, na maioria das vezes, a criança em suas descobertas, entretanto, quando se registram aspectos do seu desenvolvimento, em geral, é para apresentar resultados aos pais ou por necessidade de registros escolares. Os resultados enunciados não tem por objetivo subsidiar a ação educativa no seu cotidiano, permanentemente voltada à criança, mas asseguram aos pais e à escola que algumas atividades estão se desenvolvendo, que a criança está realizando uma série de trabalhinhos interessantes. (HOFFMANN 2009, p.89).
Marque a alternativa que melhor reflete o pensamento da autora:
A autora, por um lado, critica a prática de registrar os aspectos do desenvolvimento das crianças quando esses são realizados somente afim de serem apresentados aos pais. Por outro lado, ela elogia quando esses registros mostram aos pais que seus filhos estão realizando na escola uma série de trabalhinhos interessantes, pois isso os deixa mais tranquilos e seguros.
A autora tece um elogio às práticas pedagógicas que aliam as descobertas das crianças ao registros realizados pelas professoras, afinal, os pais tem a obrigação de acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos e os resultados apresentados pelos docentes em reuniões específicas para os pais.
A autora afirma que os resultados a serem apresentados aos pais das crianças na educação infantil, não devem ter como objetivo subsidiar a ação educativa no seu cotidiano, mas sim, devem assegurar aos pais que uma série de trabalhinhos interessantes estão sendo realizados por seus filhos na escola.
A autora faz uma crítica sobre a finalidade da avaliação, pois, segundo ela, as práticas avaliativas na educação infantil estão muito mais preocupadas com a comprovação de resultados a serem apresentados aos pais e às instâncias superiores, do que com a utilização dessa avaliação para a reflexão necessária acerca da prática avaliativa no dia-a-dia escolar.
A autora critica a observação realizada sem registro, pois somente por meio do registro é que existe a possibilidade de um acompanhamento sistemático e fiel do desenvolvimento infantil. Além disso, os registros são essências para os pais que necessitam de comprovação do trabalho que está sendo realizado com seus filhos.
Na atualidade, muitas instituições de ensino ainda vivenciam práticas avaliativas tradicionais, como um mecanismo de seleção e exclusão de alunos do sistema educacional. Nesse sentido, podemos afirmar que:
só é possível mudar a prática avaliativa de uma instituição por determinação da gestão escolar;
só será possível discutir sobre mudanças no processo avaliativo de uma instituição quando a qualidade da educação de um país também melhorar;
só poderemos mudar tal situação por meio da progressão automática, permitindo, dessa forma, que os alunos permaneçam na escola;
só é possível discutir sobre mudanças no processo avaliativo de uma instituição quando esta realiza uma prática pedagógica de forma coletiva e integrada;
só é possível manter a qualidade educacional de certas instituições brasileiras por meio da práticas avaliativas tradicionais, pois a má qualidade na formação dos docentes não favorece para um trabalho mais criativo;
Segundo o princípio de inclusão educacional é necessário que as escolas, juntamente com toda a sua equipe educativa, estejam preparadas para lidar com diversidade, ou seja:
I. Busquem os meios necessários para a participação de todos no ambiente escolar, contudo, essa participação deve ocorrer em momentos especiais e determinados pela equipe pedagógica da escola.
II. Providenciem o preparo necessário em sua infraestrutura e na sua organização didático-pedagógica, considerando as diferenças individuais.
III. Coloquem a avaliação a serviço da implementação dos apoios necessários ao progresso e ao sucesso de todos os alunos, cultuando valores alicerçados na democracia, sem excluir ou rotular alunos.
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
I e II, apenas
I, II, III
III, apenas
II e III, apenas
I e III, apenas
Leia os fragmentos de texto a seguir e analise-os a partir das leituras indicadas dos capítulos 1 e 2 dessa disciplina:
1)
As escolas devem avaliar para qualificar os estudantes, pois qualificar é o mesmo que aprova-los automaticamente, de forma independente do resultado alcançado, afinal, pesquisas tem mostrado que o estudante reprovado abandona os estudos mais cedo, fazendo com que ele siga o rumo da marginalidade e do abandono das famílias. Por esse motivo, o principal papel da escola é manter seus estudantes dentro do estabelecimento escolar o máximo de tempo possível
POR QUE
2)
preocupar-se com a qualidade do ensino é buscar meios de intervir quando os resultados não forem satisfatórios, é avaliar constantemente o processo de ensino-aprendizagem ao longo de todo o percurso estudantil, é auxiliar os estudantes a seguirem sempre em frente, fornecendo todo o apoio pedagógico necessário para esse fim.
O primeiro fragmento de texto está correto e não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
O segundo fragmento de texto está errado, e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
Os dois fragmentos de texto estão corretos, mas não estabelecem relação alguma.
O segundo fragmento de texto está correto, mas não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
O primeiro fragmento de texto está correto e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
Em relação aos instrumentos avaliativos que podem ser utilizados no ensino superior, marque a alternativa que contém a resposta correta:
A auto avaliação é uma prática eficaz para o processo ensino-aprendizagem, pois auxilia o aluno a conhecer seus pontos fortes, reconhecer suas fraquezas e orientar a aprendizagem com eficácia.
A auto avaliação auxilia o aluno a se organizar para aprendizagens futuras, contudo, o professor deve atentar-se para que o aluno não modifique seus processos de aprendizagem.
A auto avaliação conduz o aluno a uma apreciação distorcida acerca de si mesmo, pois o aluno só irá perceber suas capacidades e potencialidades quando adentrar no mundo do trabalho e exercer sua profissão.
A auto avaliação é extremamente válida e deve ser utilizada nesse nível de ensino sempre que possível. Após ser aplicada, o professor deverá corrigir, pontuar, tabular os resultados e construir para o aluno um plano para o seu futuro.
A auto avaliação não pode ser considerada como um instrumento avaliativo válido nesse nível de ensino, mas sim, apenas como uma atividade de reflexão na sala de aula; os conhecimentos técnicos devem ser priorizados nesse momento.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Segundo o princípio de inclusão educacional é necessário que as escolas, juntamente com toda a sua equipe educativa, estejam preparadas para lidar com diversidade, ou seja:
I. Busquem os meios necessários para a participação de todos no ambiente escolar, contudo, essa participação deve ocorrer em momentos especiais e determinados pela equipe pedagógica da escola.
II. Providenciem o preparo necessário em sua infraestrutura e na sua organização didático-pedagógica, considerando as diferenças individuais.
III. Coloquem a avaliação a serviço da implementação dos apoios necessários ao progresso e ao sucesso de todos os alunos, cultuando valores alicerçados na democracia, sem excluir ou rotular alunos.
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
I e III, apenas
II e III, apenas
I e II, apenas
III, apenas
I, II, III
Em relação aos AVAs utilizados para a modalidade de ensino a distância e a avaliação, marque a alternativa correta:
a avaliação da aprendizagem deve ser feita sempre presencialmente, no polo de apoio determinado pela instituição;
a avaliação sofre prejuízos devido à falta de acompanhamento do professor e de interação entre os alunos;
a avaliação do aluno, conforme a determinação do MEC, não pode ser realizada no AVA;
a avaliação, nesses ambientes, tornam-se engessadas, pois o docente não pode estabelecer critérios avaliativos, uma vez que esses são sempre definidos pela gestão do curso;
a avaliação do docente e do próprio curso pode ser realizada por meio do AVA;
Analise a citação a seguir onde a autora se refere à educação infantil:
O que acontece hoje, em termos de avaliação, desconsidera a criança em dois sentidos. Por um lado, observa-se e acompanha-se, na maioria das vezes, a criança em suas descobertas, entretanto, quando se registram aspectos do seu desenvolvimento, em geral, é para apresentar resultados aos pais ou por necessidade de registros escolares. Os resultados enunciados não tem por objetivo subsidiar a ação educativa no seu cotidiano, permanentemente voltada à criança, mas asseguram aos pais e à escola que algumas atividades estão se desenvolvendo, que a criança está realizando uma série de trabalhinhos interessantes. (HOFFMANN 2009, p.89).
Marque a alternativa que melhor reflete o pensamento da autora:
A autora, por um lado, critica a prática de registrar os aspectos do desenvolvimento das crianças quando esses são realizados somente afim de serem apresentados aos pais. Por outro lado, ela elogia quando esses registros mostram aos pais que seus filhos estão realizando na escola uma série de trabalhinhos interessantes, pois isso os deixa mais tranquilos e seguros.
A autora tece um elogio às práticas pedagógicas que aliam as descobertas das crianças ao registros realizados pelas professoras, afinal, os pais tem a obrigação de acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos e os resultados apresentados pelos docentes em reuniões específicas para os pais.
A autora afirma que os resultados a serem apresentados aos pais das crianças na educação infantil, não devem ter como objetivo subsidiar a ação educativa no seu cotidiano, mas sim, devem assegurar aos pais que uma série de trabalhinhos interessantes estão sendo realizados por seus filhos na escola.
A autora faz uma crítica sobre a finalidade da avaliação, pois, segundo ela, as práticas avaliativas na educação infantil estão muito mais preocupadas com a comprovação de resultados a serem apresentados aos pais e às instâncias superiores, do que com a utilização dessa avaliação para a reflexão necessária acerca da prática avaliativa no dia-a-dia escolar.
A autora critica a observação realizada sem registro, pois somente por meio do registro é que existe a possibilidade de um acompanhamento sistemático e fiel do desenvolvimento infantil. Além disso, os registros são essências para os pais que necessitam de comprovação do trabalho que está sendo realizado com seus filhos.
Na atualidade, muitas instituições de ensino ainda vivenciam práticas avaliativas tradicionais, como um mecanismo de seleção e exclusão de alunos do sistema educacional. Nesse sentido, podemos afirmar que:
só é possível mudar a prática avaliativa de uma instituição por determinação da gestão escolar;
só será possível discutir sobre mudanças no processo avaliativo de uma instituição quando a qualidade da educação de um país também melhorar;
só poderemos mudar tal situação por meio da progressão automática, permitindo, dessa forma, que os alunos permaneçam na escola;
só é possível discutir sobre mudanças no processo avaliativo de uma instituição quando esta realiza uma prática pedagógica de forma coletiva e integrada;
só é possível manter a qualidade educacional de certas instituições brasileiras por meio da práticas avaliativas tradicionais, pois a má qualidade na formação dos docentes não favorece para um trabalho mais criativo;
Segundo o princípio de inclusão educacional é necessário que as escolas, juntamente com toda a sua equipe educativa, estejam preparadas para lidar com diversidade, ou seja:
I. Busquem os meios necessários para a participação de todos no ambiente escolar, contudo, essa participação deve ocorrer em momentos especiais e determinados pela equipe pedagógica da escola.
II. Providenciem o preparo necessário em sua infraestrutura e na sua organização didático-pedagógica, considerando as diferenças individuais.
III. Coloquem a avaliação a serviço da implementação dos apoios necessários ao progresso e ao sucesso de todos os alunos, cultuando valores alicerçados na democracia, sem excluir ou rotular alunos.
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
I e II, apenas
I, II, III
III, apenas
II e III, apenas
I e III, apenas
Leia os fragmentos de texto a seguir e analise-os a partir das leituras indicadas dos capítulos 1 e 2 dessa disciplina:
1)
As escolas devem avaliar para qualificar os estudantes, pois qualificar é o mesmo que aprova-los automaticamente, de forma independente do resultado alcançado, afinal, pesquisas tem mostrado que o estudante reprovado abandona os estudos mais cedo, fazendo com que ele siga o rumo da marginalidade e do abandono das famílias. Por esse motivo, o principal papel da escola é manter seus estudantes dentro do estabelecimento escolar o máximo de tempo possível
POR QUE
2)
preocupar-se com a qualidade do ensino é buscar meios de intervir quando os resultados não forem satisfatórios, é avaliar constantemente o processo de ensino-aprendizagem ao longo de todo o percurso estudantil, é auxiliar os estudantes a seguirem sempre em frente, fornecendo todo o apoio pedagógico necessário para esse fim.
O primeiro fragmento de texto está correto e não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
O segundo fragmento de texto está errado, e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
Os dois fragmentos de texto estão corretos, mas não estabelecem relação alguma.
O segundo fragmento de texto está correto, mas não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
O primeiro fragmento de texto está correto e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
Em relação aos instrumentos avaliativos que podem ser utilizados no ensino superior, marque a alternativa que contém a resposta correta:
A auto avaliação é uma prática eficaz para o processo ensino-aprendizagem, pois auxilia o aluno a conhecer seus pontos fortes, reconhecer suas fraquezas e orientar a aprendizagem com eficácia.
A auto avaliação auxilia o aluno a se organizar para aprendizagens futuras, contudo, o professor deve atentar-se para que o aluno não modifique seus processos de aprendizagem.
A auto avaliação conduz o aluno a uma apreciação distorcida acerca de si mesmo, pois o aluno só irá perceber suas capacidades e potencialidades quando adentrar no mundo do trabalho e exercer sua profissão.
A auto avaliação é extremamente válida e deve ser utilizada nesse nível de ensino sempre que possível. Após ser aplicada, o professor deverá corrigir, pontuar, tabular os resultados e construir para o aluno um plano para o seu futuro.
A auto avaliação não pode ser considerada como um instrumento avaliativo válido nesse nível de ensino, mas sim, apenas como uma atividade de reflexão na sala de aula; os conhecimentos técnicos devem ser priorizados nesse momento.
I e III, apenas
II e III, apenas
I e II, apenas
III, apenas
I, II, III
Em relação aos AVAs utilizados para a modalidade de ensino a distância e a avaliação, marque a alternativa correta:
a avaliação da aprendizagem deve ser feita sempre presencialmente, no polo de apoio determinado pela instituição;
a avaliação sofre prejuízos devido à falta de acompanhamento do professor e de interação entre os alunos;
a avaliação do aluno, conforme a determinação do MEC, não pode ser realizada no AVA;
a avaliação, nesses ambientes, tornam-se engessadas, pois o docente não pode estabelecer critérios avaliativos, uma vez que esses são sempre definidos pela gestão do curso;
a avaliação do docente e do próprio curso pode ser realizada por meio do AVA;
Analise a citação a seguir onde a autora se refere à educação infantil:
O que acontece hoje, em termos de avaliação, desconsidera a criança em dois sentidos. Por um lado, observa-se e acompanha-se, na maioria das vezes, a criança em suas descobertas, entretanto, quando se registram aspectos do seu desenvolvimento, em geral, é para apresentar resultados aos pais ou por necessidade de registros escolares. Os resultados enunciados não tem por objetivo subsidiar a ação educativa no seu cotidiano, permanentemente voltada à criança, mas asseguram aos pais e à escola que algumas atividades estão se desenvolvendo, que a criança está realizando uma série de trabalhinhos interessantes. (HOFFMANN 2009, p.89).
Marque a alternativa que melhor reflete o pensamento da autora:
A autora, por um lado, critica a prática de registrar os aspectos do desenvolvimento das crianças quando esses são realizados somente afim de serem apresentados aos pais. Por outro lado, ela elogia quando esses registros mostram aos pais que seus filhos estão realizando na escola uma série de trabalhinhos interessantes, pois isso os deixa mais tranquilos e seguros.
A autora tece um elogio às práticas pedagógicas que aliam as descobertas das crianças ao registros realizados pelas professoras, afinal, os pais tem a obrigação de acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos e os resultados apresentados pelos docentes em reuniões específicas para os pais.
A autora afirma que os resultados a serem apresentados aos pais das crianças na educação infantil, não devem ter como objetivo subsidiar a ação educativa no seu cotidiano, mas sim, devem assegurar aos pais que uma série de trabalhinhos interessantes estão sendo realizados por seus filhos na escola.
A autora faz uma crítica sobre a finalidade da avaliação, pois, segundo ela, as práticas avaliativas na educação infantil estão muito mais preocupadas com a comprovação de resultados a serem apresentados aos pais e às instâncias superiores, do que com a utilização dessa avaliação para a reflexão necessária acerca da prática avaliativa no dia-a-dia escolar.
A autora critica a observação realizada sem registro, pois somente por meio do registro é que existe a possibilidade de um acompanhamento sistemático e fiel do desenvolvimento infantil. Além disso, os registros são essências para os pais que necessitam de comprovação do trabalho que está sendo realizado com seus filhos.
Na atualidade, muitas instituições de ensino ainda vivenciam práticas avaliativas tradicionais, como um mecanismo de seleção e exclusão de alunos do sistema educacional. Nesse sentido, podemos afirmar que:
só é possível mudar a prática avaliativa de uma instituição por determinação da gestão escolar;
só será possível discutir sobre mudanças no processo avaliativo de uma instituição quando a qualidade da educação de um país também melhorar;
só poderemos mudar tal situação por meio da progressão automática, permitindo, dessa forma, que os alunos permaneçam na escola;
só é possível discutir sobre mudanças no processo avaliativo de uma instituição quando esta realiza uma prática pedagógica de forma coletiva e integrada;
só é possível manter a qualidade educacional de certas instituições brasileiras por meio da práticas avaliativas tradicionais, pois a má qualidade na formação dos docentes não favorece para um trabalho mais criativo;
Segundo o princípio de inclusão educacional é necessário que as escolas, juntamente com toda a sua equipe educativa, estejam preparadas para lidar com diversidade, ou seja:
I. Busquem os meios necessários para a participação de todos no ambiente escolar, contudo, essa participação deve ocorrer em momentos especiais e determinados pela equipe pedagógica da escola.
II. Providenciem o preparo necessário em sua infraestrutura e na sua organização didático-pedagógica, considerando as diferenças individuais.
III. Coloquem a avaliação a serviço da implementação dos apoios necessários ao progresso e ao sucesso de todos os alunos, cultuando valores alicerçados na democracia, sem excluir ou rotular alunos.
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
I e II, apenas
I, II, III
III, apenas
II e III, apenas
I e III, apenas
Leia os fragmentos de texto a seguir e analise-os a partir das leituras indicadas dos capítulos 1 e 2 dessa disciplina:
1)
As escolas devem avaliar para qualificar os estudantes, pois qualificar é o mesmo que aprova-los automaticamente, de forma independente do resultado alcançado, afinal, pesquisas tem mostrado que o estudante reprovado abandona os estudos mais cedo, fazendo com que ele siga o rumo da marginalidade e do abandono das famílias. Por esse motivo, o principal papel da escola é manter seus estudantes dentro do estabelecimento escolar o máximo de tempo possível
POR QUE
2)
preocupar-se com a qualidade do ensino é buscar meios de intervir quando os resultados não forem satisfatórios, é avaliar constantemente o processo de ensino-aprendizagem ao longo de todo o percurso estudantil, é auxiliar os estudantes a seguirem sempre em frente, fornecendo todo o apoio pedagógico necessário para esse fim.
O primeiro fragmento de texto está correto e não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
O segundo fragmento de texto está errado, e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
Os dois fragmentos de texto estão corretos, mas não estabelecem relação alguma.
O segundo fragmento de texto está correto, mas não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
O primeiro fragmento de texto está correto e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
Em relação aos instrumentos avaliativos que podem ser utilizados no ensino superior, marque a alternativa que contém a resposta correta:
A auto avaliação é uma prática eficaz para o processo ensino-aprendizagem, pois auxilia o aluno a conhecer seus pontos fortes, reconhecer suas fraquezas e orientar a aprendizagem com eficácia.
A auto avaliação auxilia o aluno a se organizar para aprendizagens futuras, contudo, o professor deve atentar-se para que o aluno não modifique seus processos de aprendizagem.
A auto avaliação conduz o aluno a uma apreciação distorcida acerca de si mesmo, pois o aluno só irá perceber suas capacidades e potencialidades quando adentrar no mundo do trabalho e exercer sua profissão.
A auto avaliação é extremamente válida e deve ser utilizada nesse nível de ensino sempre que possível. Após ser aplicada, o professor deverá corrigir, pontuar, tabular os resultados e construir para o aluno um plano para o seu futuro.
A auto avaliação não pode ser considerada como um instrumento avaliativo válido nesse nível de ensino, mas sim, apenas como uma atividade de reflexão na sala de aula; os conhecimentos técnicos devem ser priorizados nesse momento.
a avaliação da aprendizagem deve ser feita sempre presencialmente, no polo de apoio determinado pela instituição;
a avaliação sofre prejuízos devido à falta de acompanhamento do professor e de interação entre os alunos;
a avaliação do aluno, conforme a determinação do MEC, não pode ser realizada no AVA;
a avaliação, nesses ambientes, tornam-se engessadas, pois o docente não pode estabelecer critérios avaliativos, uma vez que esses são sempre definidos pela gestão do curso;
a avaliação do docente e do próprio curso pode ser realizada por meio do AVA;
Analise a citação a seguir onde a autora se refere à educação infantil:
O que acontece hoje, em termos de avaliação, desconsidera a criança em dois sentidos. Por um lado, observa-se e acompanha-se, na maioria das vezes, a criança em suas descobertas, entretanto, quando se registram aspectos do seu desenvolvimento, em geral, é para apresentar resultados aos pais ou por necessidade de registros escolares. Os resultados enunciados não tem por objetivo subsidiar a ação educativa no seu cotidiano, permanentemente voltada à criança, mas asseguram aos pais e à escola que algumas atividades estão se desenvolvendo, que a criança está realizando uma série de trabalhinhos interessantes. (HOFFMANN 2009, p.89).
Marque a alternativa que melhor reflete o pensamento da autora:
A autora, por um lado, critica a prática de registrar os aspectos do desenvolvimento das crianças quando esses são realizados somente afim de serem apresentados aos pais. Por outro lado, ela elogia quando esses registros mostram aos pais que seus filhos estão realizando na escola uma série de trabalhinhos interessantes, pois isso os deixa mais tranquilos e seguros.
A autora tece um elogio às práticas pedagógicas que aliam as descobertas das crianças ao registros realizados pelas professoras, afinal, os pais tem a obrigação de acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos e os resultados apresentados pelos docentes em reuniões específicas para os pais.
A autora afirma que os resultados a serem apresentados aos pais das crianças na educação infantil, não devem ter como objetivo subsidiar a ação educativa no seu cotidiano, mas sim, devem assegurar aos pais que uma série de trabalhinhos interessantes estão sendo realizados por seus filhos na escola.
A autora faz uma crítica sobre a finalidade da avaliação, pois, segundo ela, as práticas avaliativas na educação infantil estão muito mais preocupadas com a comprovação de resultados a serem apresentados aos pais e às instâncias superiores, do que com a utilização dessa avaliação para a reflexão necessária acerca da prática avaliativa no dia-a-dia escolar.
A autora critica a observação realizada sem registro, pois somente por meio do registro é que existe a possibilidade de um acompanhamento sistemático e fiel do desenvolvimento infantil. Além disso, os registros são essências para os pais que necessitam de comprovação do trabalho que está sendo realizado com seus filhos.
Na atualidade, muitas instituições de ensino ainda vivenciam práticas avaliativas tradicionais, como um mecanismo de seleção e exclusão de alunos do sistema educacional. Nesse sentido, podemos afirmar que:
só é possível mudar a prática avaliativa de uma instituição por determinação da gestão escolar;
só será possível discutir sobre mudanças no processo avaliativo de uma instituição quando a qualidade da educação de um país também melhorar;
só poderemos mudar tal situação por meio da progressão automática, permitindo, dessa forma, que os alunos permaneçam na escola;
só é possível discutir sobre mudanças no processo avaliativo de uma instituição quando esta realiza uma prática pedagógica de forma coletiva e integrada;
só é possível manter a qualidade educacional de certas instituições brasileiras por meio da práticas avaliativas tradicionais, pois a má qualidade na formação dos docentes não favorece para um trabalho mais criativo;
Segundo o princípio de inclusão educacional é necessário que as escolas, juntamente com toda a sua equipe educativa, estejam preparadas para lidar com diversidade, ou seja:
I. Busquem os meios necessários para a participação de todos no ambiente escolar, contudo, essa participação deve ocorrer em momentos especiais e determinados pela equipe pedagógica da escola.
II. Providenciem o preparo necessário em sua infraestrutura e na sua organização didático-pedagógica, considerando as diferenças individuais.
III. Coloquem a avaliação a serviço da implementação dos apoios necessários ao progresso e ao sucesso de todos os alunos, cultuando valores alicerçados na democracia, sem excluir ou rotular alunos.
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
I e II, apenas
I, II, III
III, apenas
II e III, apenas
I e III, apenas
Leia os fragmentos de texto a seguir e analise-os a partir das leituras indicadas dos capítulos 1 e 2 dessa disciplina:
1)
As escolas devem avaliar para qualificar os estudantes, pois qualificar é o mesmo que aprova-los automaticamente, de forma independente do resultado alcançado, afinal, pesquisas tem mostrado que o estudante reprovado abandona os estudos mais cedo, fazendo com que ele siga o rumo da marginalidade e do abandono das famílias. Por esse motivo, o principal papel da escola é manter seus estudantes dentro do estabelecimento escolar o máximo de tempo possível
POR QUE
2)
preocupar-se com a qualidade do ensino é buscar meios de intervir quando os resultados não forem satisfatórios, é avaliar constantemente o processo de ensino-aprendizagem ao longo de todo o percurso estudantil, é auxiliar os estudantes a seguirem sempre em frente, fornecendo todo o apoio pedagógico necessário para esse fim.
O primeiro fragmento de texto está correto e não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
O segundo fragmento de texto está errado, e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
Os dois fragmentos de texto estão corretos, mas não estabelecem relação alguma.
O segundo fragmento de texto está correto, mas não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
O primeiro fragmento de texto está correto e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
Em relação aos instrumentos avaliativos que podem ser utilizados no ensino superior, marque a alternativa que contém a resposta correta:
A auto avaliação é uma prática eficaz para o processo ensino-aprendizagem, pois auxilia o aluno a conhecer seus pontos fortes, reconhecer suas fraquezas e orientar a aprendizagem com eficácia.
A auto avaliação auxilia o aluno a se organizar para aprendizagens futuras, contudo, o professor deve atentar-se para que o aluno não modifique seus processos de aprendizagem.
A auto avaliação conduz o aluno a uma apreciação distorcida acerca de si mesmo, pois o aluno só irá perceber suas capacidades e potencialidades quando adentrar no mundo do trabalho e exercer sua profissão.
A auto avaliação é extremamente válida e deve ser utilizada nesse nível de ensino sempre que possível. Após ser aplicada, o professor deverá corrigir, pontuar, tabular os resultados e construir para o aluno um plano para o seu futuro.
A auto avaliação não pode ser considerada como um instrumento avaliativo válido nesse nível de ensino, mas sim, apenas como uma atividade de reflexão na sala de aula; os conhecimentos técnicos devem ser priorizados nesse momento.
A autora, por um lado, critica a prática de registrar os aspectos do desenvolvimento das crianças quando esses são realizados somente afim de serem apresentados aos pais. Por outro lado, ela elogia quando esses registros mostram aos pais que seus filhos estão realizando na escola uma série de trabalhinhos interessantes, pois isso os deixa mais tranquilos e seguros.
A autora tece um elogio às práticas pedagógicas que aliam as descobertas das crianças ao registros realizados pelas professoras, afinal, os pais tem a obrigação de acompanhar o desenvolvimento dos seus filhos e os resultados apresentados pelos docentes em reuniões específicas para os pais.
A autora afirma que os resultados a serem apresentados aos pais das crianças na educação infantil, não devem ter como objetivo subsidiar a ação educativa no seu cotidiano, mas sim, devem assegurar aos pais que uma série de trabalhinhos interessantes estão sendo realizados por seus filhos na escola.
A autora faz uma crítica sobre a finalidade da avaliação, pois, segundo ela, as práticas avaliativas na educação infantil estão muito mais preocupadas com a comprovação de resultados a serem apresentados aos pais e às instâncias superiores, do que com a utilização dessa avaliação para a reflexão necessária acerca da prática avaliativa no dia-a-dia escolar.
A autora critica a observação realizada sem registro, pois somente por meio do registro é que existe a possibilidade de um acompanhamento sistemático e fiel do desenvolvimento infantil. Além disso, os registros são essências para os pais que necessitam de comprovação do trabalho que está sendo realizado com seus filhos.
Na atualidade, muitas instituições de ensino ainda vivenciam práticas avaliativas tradicionais, como um mecanismo de seleção e exclusão de alunos do sistema educacional. Nesse sentido, podemos afirmar que:
só é possível mudar a prática avaliativa de uma instituição por determinação da gestão escolar;
só será possível discutir sobre mudanças no processo avaliativo de uma instituição quando a qualidade da educação de um país também melhorar;
só poderemos mudar tal situação por meio da progressão automática, permitindo, dessa forma, que os alunos permaneçam na escola;
só é possível discutir sobre mudanças no processo avaliativo de uma instituição quando esta realiza uma prática pedagógica de forma coletiva e integrada;
só é possível manter a qualidade educacional de certas instituições brasileiras por meio da práticas avaliativas tradicionais, pois a má qualidade na formação dos docentes não favorece para um trabalho mais criativo;
Segundo o princípio de inclusão educacional é necessário que as escolas, juntamente com toda a sua equipe educativa, estejam preparadas para lidar com diversidade, ou seja:
I. Busquem os meios necessários para a participação de todos no ambiente escolar, contudo, essa participação deve ocorrer em momentos especiais e determinados pela equipe pedagógica da escola.
II. Providenciem o preparo necessário em sua infraestrutura e na sua organização didático-pedagógica, considerando as diferenças individuais.
III. Coloquem a avaliação a serviço da implementação dos apoios necessários ao progresso e ao sucesso de todos os alunos, cultuando valores alicerçados na democracia, sem excluir ou rotular alunos.
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
I e II, apenas
I, II, III
III, apenas
II e III, apenas
I e III, apenas
Leia os fragmentos de texto a seguir e analise-os a partir das leituras indicadas dos capítulos 1 e 2 dessa disciplina:
1)
As escolas devem avaliar para qualificar os estudantes, pois qualificar é o mesmo que aprova-los automaticamente, de forma independente do resultado alcançado, afinal, pesquisas tem mostrado que o estudante reprovado abandona os estudos mais cedo, fazendo com que ele siga o rumo da marginalidade e do abandono das famílias. Por esse motivo, o principal papel da escola é manter seus estudantes dentro do estabelecimento escolar o máximo de tempo possível
POR QUE
2)
preocupar-se com a qualidade do ensino é buscar meios de intervir quando os resultados não forem satisfatórios, é avaliar constantemente o processo de ensino-aprendizagem ao longo de todo o percurso estudantil, é auxiliar os estudantes a seguirem sempre em frente, fornecendo todo o apoio pedagógico necessário para esse fim.
O primeiro fragmento de texto está correto e não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
O segundo fragmento de texto está errado, e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
Os dois fragmentos de texto estão corretos, mas não estabelecem relação alguma.
O segundo fragmento de texto está correto, mas não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
O primeiro fragmento de texto está correto e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
Em relação aos instrumentos avaliativos que podem ser utilizados no ensino superior, marque a alternativa que contém a resposta correta:
A auto avaliação é uma prática eficaz para o processo ensino-aprendizagem, pois auxilia o aluno a conhecer seus pontos fortes, reconhecer suas fraquezas e orientar a aprendizagem com eficácia.
A auto avaliação auxilia o aluno a se organizar para aprendizagens futuras, contudo, o professor deve atentar-se para que o aluno não modifique seus processos de aprendizagem.
A auto avaliação conduz o aluno a uma apreciação distorcida acerca de si mesmo, pois o aluno só irá perceber suas capacidades e potencialidades quando adentrar no mundo do trabalho e exercer sua profissão.
A auto avaliação é extremamente válida e deve ser utilizada nesse nível de ensino sempre que possível. Após ser aplicada, o professor deverá corrigir, pontuar, tabular os resultados e construir para o aluno um plano para o seu futuro.
A auto avaliação não pode ser considerada como um instrumento avaliativo válido nesse nível de ensino, mas sim, apenas como uma atividade de reflexão na sala de aula; os conhecimentos técnicos devem ser priorizados nesse momento.
só é possível mudar a prática avaliativa de uma instituição por determinação da gestão escolar;
só será possível discutir sobre mudanças no processo avaliativo de uma instituição quando a qualidade da educação de um país também melhorar;
só poderemos mudar tal situação por meio da progressão automática, permitindo, dessa forma, que os alunos permaneçam na escola;
só é possível discutir sobre mudanças no processo avaliativo de uma instituição quando esta realiza uma prática pedagógica de forma coletiva e integrada;
só é possível manter a qualidade educacional de certas instituições brasileiras por meio da práticas avaliativas tradicionais, pois a má qualidade na formação dos docentes não favorece para um trabalho mais criativo;
Segundo o princípio de inclusão educacional é necessário que as escolas, juntamente com toda a sua equipe educativa, estejam preparadas para lidar com diversidade, ou seja:
I. Busquem os meios necessários para a participação de todos no ambiente escolar, contudo, essa participação deve ocorrer em momentos especiais e determinados pela equipe pedagógica da escola.
II. Providenciem o preparo necessário em sua infraestrutura e na sua organização didático-pedagógica, considerando as diferenças individuais.
III. Coloquem a avaliação a serviço da implementação dos apoios necessários ao progresso e ao sucesso de todos os alunos, cultuando valores alicerçados na democracia, sem excluir ou rotular alunos.
Marque a alternativa que contém a resposta correta:
I e II, apenas
I, II, III
III, apenas
II e III, apenas
I e III, apenas
Leia os fragmentos de texto a seguir e analise-os a partir das leituras indicadas dos capítulos 1 e 2 dessa disciplina:
1)
As escolas devem avaliar para qualificar os estudantes, pois qualificar é o mesmo que aprova-los automaticamente, de forma independente do resultado alcançado, afinal, pesquisas tem mostrado que o estudante reprovado abandona os estudos mais cedo, fazendo com que ele siga o rumo da marginalidade e do abandono das famílias. Por esse motivo, o principal papel da escola é manter seus estudantes dentro do estabelecimento escolar o máximo de tempo possível
POR QUE
2)
preocupar-se com a qualidade do ensino é buscar meios de intervir quando os resultados não forem satisfatórios, é avaliar constantemente o processo de ensino-aprendizagem ao longo de todo o percurso estudantil, é auxiliar os estudantes a seguirem sempre em frente, fornecendo todo o apoio pedagógico necessário para esse fim.
O primeiro fragmento de texto está correto e não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
O segundo fragmento de texto está errado, e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
Os dois fragmentos de texto estão corretos, mas não estabelecem relação alguma.
O segundo fragmento de texto está correto, mas não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
O primeiro fragmento de texto está correto e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
Em relação aos instrumentos avaliativos que podem ser utilizados no ensino superior, marque a alternativa que contém a resposta correta:
A auto avaliação é uma prática eficaz para o processo ensino-aprendizagem, pois auxilia o aluno a conhecer seus pontos fortes, reconhecer suas fraquezas e orientar a aprendizagem com eficácia.
A auto avaliação auxilia o aluno a se organizar para aprendizagens futuras, contudo, o professor deve atentar-se para que o aluno não modifique seus processos de aprendizagem.
A auto avaliação conduz o aluno a uma apreciação distorcida acerca de si mesmo, pois o aluno só irá perceber suas capacidades e potencialidades quando adentrar no mundo do trabalho e exercer sua profissão.
A auto avaliação é extremamente válida e deve ser utilizada nesse nível de ensino sempre que possível. Após ser aplicada, o professor deverá corrigir, pontuar, tabular os resultados e construir para o aluno um plano para o seu futuro.
A auto avaliação não pode ser considerada como um instrumento avaliativo válido nesse nível de ensino, mas sim, apenas como uma atividade de reflexão na sala de aula; os conhecimentos técnicos devem ser priorizados nesse momento.
I e II, apenas
I, II, III
III, apenas
II e III, apenas
I e III, apenas
Leia os fragmentos de texto a seguir e analise-os a partir das leituras indicadas dos capítulos 1 e 2 dessa disciplina:
1)
As escolas devem avaliar para qualificar os estudantes, pois qualificar é o mesmo que aprova-los automaticamente, de forma independente do resultado alcançado, afinal, pesquisas tem mostrado que o estudante reprovado abandona os estudos mais cedo, fazendo com que ele siga o rumo da marginalidade e do abandono das famílias. Por esse motivo, o principal papel da escola é manter seus estudantes dentro do estabelecimento escolar o máximo de tempo possível
POR QUE
2)
preocupar-se com a qualidade do ensino é buscar meios de intervir quando os resultados não forem satisfatórios, é avaliar constantemente o processo de ensino-aprendizagem ao longo de todo o percurso estudantil, é auxiliar os estudantes a seguirem sempre em frente, fornecendo todo o apoio pedagógico necessário para esse fim.
O primeiro fragmento de texto está correto e não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
O segundo fragmento de texto está errado, e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
Os dois fragmentos de texto estão corretos, mas não estabelecem relação alguma.
O segundo fragmento de texto está correto, mas não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
O primeiro fragmento de texto está correto e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
Em relação aos instrumentos avaliativos que podem ser utilizados no ensino superior, marque a alternativa que contém a resposta correta:
A auto avaliação é uma prática eficaz para o processo ensino-aprendizagem, pois auxilia o aluno a conhecer seus pontos fortes, reconhecer suas fraquezas e orientar a aprendizagem com eficácia.
A auto avaliação auxilia o aluno a se organizar para aprendizagens futuras, contudo, o professor deve atentar-se para que o aluno não modifique seus processos de aprendizagem.
A auto avaliação conduz o aluno a uma apreciação distorcida acerca de si mesmo, pois o aluno só irá perceber suas capacidades e potencialidades quando adentrar no mundo do trabalho e exercer sua profissão.
A auto avaliação é extremamente válida e deve ser utilizada nesse nível de ensino sempre que possível. Após ser aplicada, o professor deverá corrigir, pontuar, tabular os resultados e construir para o aluno um plano para o seu futuro.
A auto avaliação não pode ser considerada como um instrumento avaliativo válido nesse nível de ensino, mas sim, apenas como uma atividade de reflexão na sala de aula; os conhecimentos técnicos devem ser priorizados nesse momento.
O primeiro fragmento de texto está correto e não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
O segundo fragmento de texto está errado, e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
Os dois fragmentos de texto estão corretos, mas não estabelecem relação alguma.
O segundo fragmento de texto está correto, mas não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.
O primeiro fragmento de texto está correto e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.
Em relação aos instrumentos avaliativos que podem ser utilizados no ensino superior, marque a alternativa que contém a resposta correta:
A auto avaliação é uma prática eficaz para o processo ensino-aprendizagem, pois auxilia o aluno a conhecer seus pontos fortes, reconhecer suas fraquezas e orientar a aprendizagem com eficácia.
A auto avaliação auxilia o aluno a se organizar para aprendizagens futuras, contudo, o professor deve atentar-se para que o aluno não modifique seus processos de aprendizagem.
A auto avaliação conduz o aluno a uma apreciação distorcida acerca de si mesmo, pois o aluno só irá perceber suas capacidades e potencialidades quando adentrar no mundo do trabalho e exercer sua profissão.
A auto avaliação é extremamente válida e deve ser utilizada nesse nível de ensino sempre que possível. Após ser aplicada, o professor deverá corrigir, pontuar, tabular os resultados e construir para o aluno um plano para o seu futuro.
A auto avaliação não pode ser considerada como um instrumento avaliativo válido nesse nível de ensino, mas sim, apenas como uma atividade de reflexão na sala de aula; os conhecimentos técnicos devem ser priorizados nesse momento.
A auto avaliação é uma prática eficaz para o processo ensino-aprendizagem, pois auxilia o aluno a conhecer seus pontos fortes, reconhecer suas fraquezas e orientar a aprendizagem com eficácia.
A auto avaliação auxilia o aluno a se organizar para aprendizagens futuras, contudo, o professor deve atentar-se para que o aluno não modifique seus processos de aprendizagem.
A auto avaliação conduz o aluno a uma apreciação distorcida acerca de si mesmo, pois o aluno só irá perceber suas capacidades e potencialidades quando adentrar no mundo do trabalho e exercer sua profissão.
A auto avaliação é extremamente válida e deve ser utilizada nesse nível de ensino sempre que possível. Após ser aplicada, o professor deverá corrigir, pontuar, tabular os resultados e construir para o aluno um plano para o seu futuro.
A auto avaliação não pode ser considerada como um instrumento avaliativo válido nesse nível de ensino, mas sim, apenas como uma atividade de reflexão na sala de aula; os conhecimentos técnicos devem ser priorizados nesse momento.