AVALIAÇÃO EDUCACIONAL


Ao longo da história da educação em nosso país, observamos que a preocupação com o resultado final de um anos letivo, perdura até os dias de hoje como o objetivo principal a ser alcançado pelos estudantes. Contudo, as leis educacionais brasileiras, como é ocaso da Lei 11.274 de 2006 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 anos para o Ensino Fundamental, estabelece no Art. 32 que seu objetivo é:

 "A formação básica do cidadão, mediante:

I. o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II. a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamente a sociedade;

III. o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores."(BRASIL, 1996, p. 16).


A partir do que foi exposto acima, avalie as asserções a seguir e a relação que foi proposta entre elas:

I. Encontramos nos textos da legislação educacional importantes contribuições acerca da qualidade que se deve buscar na educação e os objetivos propostos para essa etapa de formação.

Porém

 II. A cultura do “tirar nota” em detrimento da cultura do aprender ainda permanece em grande parte das instituições de ensino do país, por intermédio das práticas avaliativas e das posturas adotadas pelos profissionais da educação.


 A partir dessas asserções, assinale a opção correta:





  • A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

  • As asserções I e II são proposições falsas.

  • A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

  • As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.