AVALIAÇÃO EDUCACIONAL


Leia os fragmentos de texto a seguir e analise-os a partir das leituras indicadas dos capítulos 1 e 2 dessa disciplina:

1)

As escolas devem avaliar para qualificar os estudantes, pois qualificar é o mesmo que aprova-los automaticamente, de forma independente do resultado alcançado, afinal, pesquisas tem mostrado que o estudante reprovado abandona os estudos mais cedo, fazendo com que ele siga o rumo da marginalidade e do abandono das famílias. Por esse motivo, o principal papel da escola é manter seus estudantes dentro do estabelecimento escolar o máximo de tempo possível

POR QUE

2)

preocupar-se com a qualidade do ensino é buscar meios de intervir quando os resultados não forem satisfatórios, é avaliar constantemente o processo  de ensino-aprendizagem ao longo de todo o percurso estudantil, é auxiliar os estudantes a seguirem sempre em frente, fornecendo todo o apoio pedagógico necessário para esse fim.


O primeiro fragmento de texto está correto e não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.


O segundo fragmento de texto está errado, e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.


Os dois fragmentos de texto estão corretos, mas não estabelecem relação alguma.


O segundo fragmento de texto está correto, mas não estabelece uma relação verdadeira e coerente com o primeiro fragmento.


O primeiro fragmento de texto está correto e estabelece uma relação verdadeira e coerente com o segundo fragmento.

Em relação aos instrumentos avaliativos que podem ser utilizados no ensino superior, marque a alternativa que contém a resposta correta:


A auto avaliação é uma prática eficaz para o processo ensino-aprendizagem, pois auxilia o aluno a conhecer seus pontos fortes, reconhecer suas fraquezas e orientar a aprendizagem com eficácia.


A auto avaliação auxilia o aluno a se organizar para aprendizagens futuras, contudo, o professor deve atentar-se para que o aluno não modifique seus processos de aprendizagem.


A auto avaliação conduz o aluno a uma apreciação distorcida acerca de si mesmo, pois o aluno só irá perceber suas capacidades e potencialidades quando adentrar no mundo do trabalho e exercer sua profissão.


A auto avaliação é extremamente válida e deve ser utilizada nesse nível de ensino sempre que possível. Após ser aplicada, o professor deverá corrigir, pontuar, tabular os resultados e construir para o aluno um plano para o seu futuro.


A auto avaliação não pode ser considerada como um instrumento avaliativo válido nesse nível de ensino, mas sim, apenas como uma atividade de reflexão na sala de aula; os conhecimentos técnicos devem ser priorizados nesse momento.

Em relação às provas com consulta no ensino superior, analise as afirmativas a seguir e relação estabelecida entre elas:


I. A qualidade da prova com consulta está na dependência da forma como ela foi elaborada e é por isso que a sua elaboração exigirá muito mais empenho e criatividade do professor.

Por esse motivo

II. A prova com consulta não é uma prática eficaz para os alunos do ensino superior que necessitam saber os conhecimentos essenciais relativos à profissão que irão exercer uma vez que, esse tipo de prova acaba sendo uma devolução mecânica dos conteúdos estudados.

 

Marque a alternativa correta:


A afirmativa texto II está incorreta e representa uma relação verdadeira com a afirmativa I.


A afirmativa texto II está incorreta e não representa uma relação verdadeira com a afirmativa I.


A afirmativa texto I está incorreta e representa uma relação verdadeira com a afirmativa II.


As duas afirmativas estão corretas e estabelecem uma relação verdadeira entre si.


A afirmativa texto I está incorreta e não representa uma relação verdadeira com a afirmativa II.

A avaliação da aprendizagem quando constituída por procedimentos pedagógicos, cujo propósito é analisar o desempenho do estudante durante o processo de ensino-aprendizagem, na busca de informações para a melhoria desse processo, está visando:


mudanças e melhorias do processo ensino-aprendizagem;


Verificação da aprendizagem para o lançamento de notas nos diários dos alunos;


cumprimento de normas regimentais do Projeto político-pedagógico da instituição;


classificação de alunos por meio de notas;


promoção ou retenção do aluno no período ou ano transcorrido;

Estudiosos afirmam que o paradigma tradicional que dominou o contexto escolar e ainda está presente em certas práticas educativas, surgiu no século XVI. Segundo Moraes (1997, p.15), na sociedade atual se faz:

 

“[...] necessário levar o indivíduo a aprender a aprender, traduzido pela capacidade de refletir, analisar e tomar consciência do que se sabe, dispor-se a mudar os próprios conceitos, buscar novas informações, substituir velhas ‘verdades’ por teorias transitórias, adquirir os novos conhecimentos que vêm sendo requeridos pelas alterações existentes no mundo, resultantes da rápida evolução das tecnologias da informação”.

 

A partir dessa citação de Moraes e considerando que hoje vivemos na sociedade do conhecimento, marque a alternativa que representa o papel que a avaliação deve ter nesse contexto:


Julgar os resultados do esforço e empenho empreendidos pelos alunos ao longo de um período letivo, tomando como base evidências internas ou critérios externos.


Comprovar uma etapa de aprendizagem já transcorrida em um determinado período escolar, que pode ser bimestral, semestral ou anual, divulgando os resultados em forma de números, pareceres ou conceitos.


Apresentar os resultados de um processo educativo uma vez que esse processo se fundamenta em uma prática que considera que todos os conhecimentos devem ser adquiridos por meio dos órgãos dos sentidos.


Proporcionar reflexões da prática docente e na prática docente uma vez que a avaliação se traduz em métodos e instrumentos avaliativos, se fundamenta em concepções de Educação e em valores morais.


Privilegiar o caráter comprobatório de uma etapa escolar percorrida pelos alunos, reunindo e apresentando resultados obtidos, e tecendo considerações atitudinais, justificando o alcance desses resultados.

Os testes utilizados para medir a inteligência das pessoas por meio de escalas, foram criados por Binet e Simon no início do século XX . Os estudos desses pesquisadores deram origem aos testes para medir o Quociente de Inteligência – testes de QI.

A partir da afirmativa acima, marque V (para verdadeira) ou F (para falsa) nas afirmativas a seguir:

( )  Esses pesquisadores introduziram o conceito de Idade Mental.

( ) Para esses pesquisadores, a avaliação não podia ser confundida com o ato de medir.

( ) Os testes de testes de QI foram considerados inconvenientes para época em que foram criados.

( ) Essas práticas avaliativas atendiam ao modelo de padronização do ensino que vigorava na sociedade.

( ) Os testes de QI possibilitaram uma cultura dos testes e medidas na educação.

A seguir, marque a alternativa que contém a sequência correta:


V, V, F, F, F
V, F, F, V, V
V, F, F, F, V
F, F, F, F, V
V, F, V, F, V

Considerando o neoliberalismo como uma ideologia (conjunto de ideias políticas) que tem como ideal a não participação do Estado na economia e prega a total liberdade comercial, necessária para o crescimento econômico e social de um país, marque a resposta que melhor explica a visão da educação para os neoliberais:


A educação deve ter como ideal os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, difundidos na Revolução Francesa e que inspiraram a criação do neoliberalismo.
A educação deve incentivar o protagonismo, a competitividade saudável, a pro atividade, a liberdade de ideais e, acima de tudo, desenvolver a criatividade entre os alunos.
A educação deve seguir os mesmos princípios do sistema econômico de produção, valorização da competitividade e a exclusão dos incapazes ou inaptos.
A educação é o melhor e o principal caminho para o crescimento de um país, pois só assim o país terá profissionais competentes para assumirem as posições de destaque no cenário econômico.
A educação deve seguir os mesmos princípios de liberdade de ideias e da valorização da criatividade do e do protagonismo, tão importantes para os dias atuais e para a qualidade no ensino.

A educação infantil representa a primeira etapa da educação básica e sua finalidade é desenvolver integralmente a criança até os cinco anos de idade. Em relação à avaliação das crianças, o professor deve estar atento às formas de expressão delas, de suas capacidades de concentração e envolvimento nas atividades, como também, deve atentar-se à satisfação delas com suas próprias produções e pequenas conquistas.

Em relação à forma de avaliar na educação infantil, é correto afirmarmos que:


Deve ser realizada tomando como base as diretrizes curriculares da secretaria de educação do município onde se encontra a instituição de educação infantil, afim de servir como parâmetro de desenvolvimento de todas as crianças daquela rede de ensino.
Deve ser realizada por meio de instrumentos específicos e adequados para a educação infantil, em forma de testes padronizados para a turma toda, com a finalidade de verificar as crianças que avançaram mais e as que avançaram menos.
Deve ocorrer em momentos específicos, marcados pela equipe pedagógica da instituição e em comum acordo com a direção escolar e a coordenação pedagógica afim de garantir a qualidade do ensino.
Deve ser realizada por meio de registros que permitam a análise do desempenho da criança ao longo dos anos que ela permaneceu na educação infantil, com a finalidade de avaliar, aos cinco anos, se ela está apta ou não a ser matriculada no primeiro ano do ensino fundamental.
Deve ser um processo contínuo e dinâmico de observação e registro para o repensar da ação educativa, de acordo com as necessidades do grupo e também de cada criança.

Carlos trabalha em uma escola que adota a perspectiva de avaliação somativa. Sendo assim, aponte as ações que o professor Carlos costuma adotar com seus alunos após aplicar os instrumentos avaliativos:

I.O professor Caros registra os resultados obtidos pelos alunos no seu Diário de Classe e no final do bimestre realiza a média dos pontos obtidos pelos alunos.

II.O professor Carlos oferece aos alunos que obtiveram nota inferior à média, uma oportunidade de melhorar essa nota no exame final.

III. O professor Carlos observa e analisa os erros e acertos nos testes e provas que aplica, junto com seus alunos, para repensar a sua ação pedagógica, auxiliando os alunos que ainda não aprenderam certos conteúdos.

IV.O professor Carlos conversa em particular com os alunos que não obtiveram uma boa nota, para que se preparem melhor, estudem mais, prestem mais atenção nas suas aulas, pois só assim eles conseguirão melhorar o desempenho nas avaliações.

V. Na dependência dos resultados obtidos pelos alunos, caso não sejam satisfatórios, o professor Carlos reflete acerca do seu planejamento, busca outras estratégias didáticas e outros caminhos para ensinar o mesmo conteúdo que ainda não foi aprendido.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 


III e V
II e IV
I, II e IV
I, II e III
I e III

Segundo o princípio de inclusão educacional é necessário que as escolas, juntamente com toda a sua equipe educativa, estejam preparadas para lidar com diversidade, ou seja:

I. busquem os meios necessários para a participação de todos no ambiente escolar;

II. providenciem o preparo necessário em sua infraestrutura e na sua organização didático-pedagógica;

III. considerem as diferenças individuais, particularmente em se tratando de alunos com necessidades educacionais especiais.

IV. coloquem a avaliação a serviço da implementação dos apoios necessários ao progresso e ao sucesso de todos os alunos;

V. cultuem valores alicerçados na democracia, sem excluir ou rotular alunos.

 

A seguir, marque a alternativa que aponta somente as afirmativas corretas:


II, III, IV e V
I, III, IV e V
I, II, III e V
I, II, III e IV
I, II, III, IV, V
Páginas: 12345