ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL
Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional.
Leia os excertos abaixo que tratam sobre o PNE e marque aquele(s) que estiver(em) correto(s):
I- Na primeira dimensão, o PNE, que deve servir de base aos municípios para a elaboração de seus planos decenais, aborda o acompanhamento e a avaliação do próprio PNE.
II- Na segunda dimensão, ao lado da garantia de Ensino Fundamental – para todos aqueles que a ele não tiveram acesso na idade própria ou não o concluíram – e obrigatório para as crianças de 7 a 14 anos, da ampliação do atendimento nos demais níveis de ensino (Educação Infantil, Ensino Médio e Ensino Superior) e da valorização dos profissionais da educação.
III- O PNE coloca a consolidação e o aperfeiçoamento do Saeb e a criação de sistemas de avaliação complementares nos estados e municípios como uma das prioridades que deve orientar as políticas educacionais.
A opção correta é:
I, II, III
II, III
I, II
Apenas III
I, III
O processo de realizar um diagnóstico sobre a qualidade de uma instituição de educação infantil precisa levar em consideração alguns aspectos importantes.
Dos cinco aspectos, a seguir, identifique o que apresenta incoerência na redação do texto:
Conhecer sobre o desenvolvimento infantil, a cultura da infância, as maneiras de cuidar e educar a criança pequena, ou seja, a formação dos profissionais de educação infantil.
Respeito aos direitos humanos fundamentais, com especificidades relativas às crianças. Embora não sejam assegurados pela Constituição Federal, estão presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Reconhecer e a valorizar as diferenças de gênero, étnico-racial, religiosa, cultural e relativas a pessoas com deficiência.
Respeitar à legislação educacional brasileira, que define as finalidades da educação e a forma de organização do sistema educacional nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Fundamentar a concepção de qualidade na educação em valores sociais mais amplos, como o respeito ao meio ambiente, desenvolver uma cultura de paz e relações humanas mais solidárias.
Todos os dados extraídos do PRADIME auxiliam na compreensão da relação quantidade X qualidade e nos permitem compreender os desafios a serem enfrentados pelo governo em relação à Educação Básica em nosso país.
O enfrentamento desses desafios deve ter como foco:
Universalização do Ensino Superior, uma vez que o direito à educação não se resume à matrícula, mas à conclusão do curso.
A melhoria da qualidade do ensino ofertado em nossas escolas.
Os indicadores de aprendizagem do SAEB apontam que somente no Nordeste os resultados precisam ser melhorados.
Ampliar o acesso prioritariamente à Educação Infantil.
Assegurar aos alunos condições de permanência na escola, exclusivamente para a conclusão do ensino.
A carta de intenções de uma escola é um documento importantíssimo, elaborado coletivamente, constitui-se como a principal ferramenta da gestão da escola. Deve ser o mapa de orientação da escola rumo à ruptura ao atendimento de interesses econômicos.
PORQUE
É função social da escola proporcionar aos alunos a apropriação e construção do conhecimento, para formar cidadãos críticos e ativos capazes de operar mudanças na realidade que está organizada e não apenas para atender aos interesses das classes dominantes.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Para Santos (2006, p.130), as funções do gestor na perspectiva de uma gestão democrático-participativa abrangem três áreas:
( I ) Gestão Pedagógica
( II ) Gestão de Recursos Humanos
( III )Gestão Administrativa
Analise as funções explicitadas, a seguir, e relacione-as às suas áreas de concentração:
( ) A função do gestor ainda está muito associada a sua função técnica e burocrática, devido ao seu papel de controlador e avaliador da instituição escolar na visão tecnicista de um regime autoritário.
( ) A função do gestor vai além das tarefas burocráticas e técnicas, pois o diretor tem que ter conhecimento das ações desenvolvidas na escola que tenham como meta a aprendizagem dos alunos.
( ) A função do gestor é reconhecer e valorizar as pessoas e as suas opiniões, motivando as variadas formas de participação, estabelecendo diálogo constante e administrando os conflitos existentes.
( ) A função do gestor é implementar as ações do aspecto organizacional da escola: planejamento, organização e avaliação. Desse modo, todas as atividades desenvolvidas têm que ter em vista a aprendizagem dos discentes.
A sequência correta é:
III, I, II, I
I, III, I, II
III, II, I, III
II, III, II, I
III, I, III, II
Em decorrência da Conferência Mundial sobre a Educação para Todos, foi elaborado o Plano Decenal de Educação Para Todos e dentre as suas várias metas está a “implantação de novos esquemas de gestão nas escolas públicas, concedendo-lhes autonomia financeira, administrativa e pedagógica” (Brasil, 1993, p.42). Essa autonomia foi incorporada à legislação educacional brasileira com a LDB 9394/96. A partir daí, não mais expressa em planos, mas em exigência legal a todos os estabelecimentos públicos oficiais que passaram a definir seus rumos.
De que forma essa exigência se concretiza nas escolas?
Assinale a alternativa correta:
na autonomia concedida a cada gestor(a), podendo ele(a) decidir sobre todos os processos no âmbito escolar: financeiros, administrativos e pedagógicos.
na Proposta de Trabalho, elaborada e apresentada à comunidade para a escolha do diretor pela comunidade, em eleição direta.
na Proposta de Trabalho Democrática e Participativa, elaborada pela comunidade escolar, de acordo com as decisões do diretor da escola.
na Proposta Pedagógica, ou seja, no Projeto Político Pedagógico, elaborado democraticamente por toda a comunidade escolar.
na Proposta Pedagógica, elaborada interdisciplinarmente, com a participação de todos os professores das várias áreas do conhecimento.
O trabalho não é, pois, o fim do homem, mas sua mediação para o viver bem. Isso tudo tem implicações mais do que importantes para uma educação escolar que tenha por finalidade a formação humana (PARO,1997, p. 32).
Analise as afirmativas em relação à educação escolar, marcando com (C) aquelas que estão corretas de acordo com o autor supracitado e ( I ) as que forem incorretas :
( ) é preciso compreender que não basta formar para o mercado de trabalho ou para entrar na Universidade, mas ela deve formar para a vida.
( ) é preciso compreendê-la como instrumento que prepara para o mercado de trabalho e, consequentemente, para adquirir um emprego melhor.
( ) é preciso compreender que não basta a escola “preparar para” o bem viver, é preciso que, ao fazer isso, ela estimule e propicie esse bem viver.
( ) é preciso que a escola prepare para a vida profissional, porque com uma boa profissão, qualquer um pode viver bem.
( ) é preciso que a escola prepare para a vida, entendida no desfrute de todos os bens criados socialmente pela humanidade.
( ) é preciso que a escola prepare para o bem viver, mesmo que para isso ela deixe de ser prazerosa para seus alunos.
A sequência correta está na opção:
I - C - I - C - I - C
I - I - C - C - C - I
C - I - C - I - C - I
I - C - C - I - C - C
C - C - C - I - C - I
O Movimento da Escola Nova influenciou grande número de professores no país. Tanto que, em 1932, tem-se o lançamento do que ficou conhecido como Manifesto dos Pioneiros da Educação. No Manifesto, os educadores defendiam inúmeras mudanças para a escola pública, mas foi na promulgação da Constituição de 1934, em que é percebida, concretamente, a importância do debate educacional. O que o texto constitucional estabelecia? Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:
( ) a necessidade de um Plano Nacional de Educação.
( ) a criação de vários cargos, entre eles o de Inspeção.
( ) a gratuidade e obrigatoriedade do ensino elementar.
( ) a licença para funcionamento do ensino público.
( ) a proposição de inúmeras reformas educacionais.
( ) a separação entre os sexos nos espaços escolares.
A sequência correta é:
F, F, V, F, V, F
V, V, F, F, V, V
V, V, V, F, F, F
V, F, V, F, V, F
F, F, F, V, V, V
O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional.
São objetivos do Plano Nacional de Educação, quando destaca a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis:
I. a redução das desigualdades sociais e regionais quanto ao acesso, à permanência e ao sucesso escolar;
II. a democratização da gestão do ensino público;
III. o aumento da escolaridade da população;
IV. o ensino voltado para o ingresso no mundo do trabalho.
Assinale a opção correta:
I, II, III
II, III
I, II
Apenas III
I, III
O processo de realizar um diagnóstico sobre a qualidade de uma instituição de educação infantil precisa levar em consideração alguns aspectos importantes.
Dos cinco aspectos, a seguir, identifique o que apresenta incoerência na redação do texto:
Conhecer sobre o desenvolvimento infantil, a cultura da infância, as maneiras de cuidar e educar a criança pequena, ou seja, a formação dos profissionais de educação infantil.
Respeito aos direitos humanos fundamentais, com especificidades relativas às crianças. Embora não sejam assegurados pela Constituição Federal, estão presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Reconhecer e a valorizar as diferenças de gênero, étnico-racial, religiosa, cultural e relativas a pessoas com deficiência.
Respeitar à legislação educacional brasileira, que define as finalidades da educação e a forma de organização do sistema educacional nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Fundamentar a concepção de qualidade na educação em valores sociais mais amplos, como o respeito ao meio ambiente, desenvolver uma cultura de paz e relações humanas mais solidárias.
Todos os dados extraídos do PRADIME auxiliam na compreensão da relação quantidade X qualidade e nos permitem compreender os desafios a serem enfrentados pelo governo em relação à Educação Básica em nosso país.
O enfrentamento desses desafios deve ter como foco:
Universalização do Ensino Superior, uma vez que o direito à educação não se resume à matrícula, mas à conclusão do curso.
A melhoria da qualidade do ensino ofertado em nossas escolas.
Os indicadores de aprendizagem do SAEB apontam que somente no Nordeste os resultados precisam ser melhorados.
Ampliar o acesso prioritariamente à Educação Infantil.
Assegurar aos alunos condições de permanência na escola, exclusivamente para a conclusão do ensino.
A carta de intenções de uma escola é um documento importantíssimo, elaborado coletivamente, constitui-se como a principal ferramenta da gestão da escola. Deve ser o mapa de orientação da escola rumo à ruptura ao atendimento de interesses econômicos.
PORQUE
É função social da escola proporcionar aos alunos a apropriação e construção do conhecimento, para formar cidadãos críticos e ativos capazes de operar mudanças na realidade que está organizada e não apenas para atender aos interesses das classes dominantes.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Para Santos (2006, p.130), as funções do gestor na perspectiva de uma gestão democrático-participativa abrangem três áreas:
( I ) Gestão Pedagógica
( II ) Gestão de Recursos Humanos
( III )Gestão Administrativa
Analise as funções explicitadas, a seguir, e relacione-as às suas áreas de concentração:
( ) A função do gestor ainda está muito associada a sua função técnica e burocrática, devido ao seu papel de controlador e avaliador da instituição escolar na visão tecnicista de um regime autoritário.
( ) A função do gestor vai além das tarefas burocráticas e técnicas, pois o diretor tem que ter conhecimento das ações desenvolvidas na escola que tenham como meta a aprendizagem dos alunos.
( ) A função do gestor é reconhecer e valorizar as pessoas e as suas opiniões, motivando as variadas formas de participação, estabelecendo diálogo constante e administrando os conflitos existentes.
( ) A função do gestor é implementar as ações do aspecto organizacional da escola: planejamento, organização e avaliação. Desse modo, todas as atividades desenvolvidas têm que ter em vista a aprendizagem dos discentes.
A sequência correta é:
III, I, II, I
I, III, I, II
III, II, I, III
II, III, II, I
III, I, III, II
Em decorrência da Conferência Mundial sobre a Educação para Todos, foi elaborado o Plano Decenal de Educação Para Todos e dentre as suas várias metas está a “implantação de novos esquemas de gestão nas escolas públicas, concedendo-lhes autonomia financeira, administrativa e pedagógica” (Brasil, 1993, p.42). Essa autonomia foi incorporada à legislação educacional brasileira com a LDB 9394/96. A partir daí, não mais expressa em planos, mas em exigência legal a todos os estabelecimentos públicos oficiais que passaram a definir seus rumos.
De que forma essa exigência se concretiza nas escolas?
Assinale a alternativa correta:
na autonomia concedida a cada gestor(a), podendo ele(a) decidir sobre todos os processos no âmbito escolar: financeiros, administrativos e pedagógicos.
na Proposta de Trabalho, elaborada e apresentada à comunidade para a escolha do diretor pela comunidade, em eleição direta.
na Proposta de Trabalho Democrática e Participativa, elaborada pela comunidade escolar, de acordo com as decisões do diretor da escola.
na Proposta Pedagógica, ou seja, no Projeto Político Pedagógico, elaborado democraticamente por toda a comunidade escolar.
na Proposta Pedagógica, elaborada interdisciplinarmente, com a participação de todos os professores das várias áreas do conhecimento.
O trabalho não é, pois, o fim do homem, mas sua mediação para o viver bem. Isso tudo tem implicações mais do que importantes para uma educação escolar que tenha por finalidade a formação humana (PARO,1997, p. 32).
Analise as afirmativas em relação à educação escolar, marcando com (C) aquelas que estão corretas de acordo com o autor supracitado e ( I ) as que forem incorretas :
( ) é preciso compreender que não basta formar para o mercado de trabalho ou para entrar na Universidade, mas ela deve formar para a vida.
( ) é preciso compreendê-la como instrumento que prepara para o mercado de trabalho e, consequentemente, para adquirir um emprego melhor.
( ) é preciso compreender que não basta a escola “preparar para” o bem viver, é preciso que, ao fazer isso, ela estimule e propicie esse bem viver.
( ) é preciso que a escola prepare para a vida profissional, porque com uma boa profissão, qualquer um pode viver bem.
( ) é preciso que a escola prepare para a vida, entendida no desfrute de todos os bens criados socialmente pela humanidade.
( ) é preciso que a escola prepare para o bem viver, mesmo que para isso ela deixe de ser prazerosa para seus alunos.
A sequência correta está na opção:
I - C - I - C - I - C
I - I - C - C - C - I
C - I - C - I - C - I
I - C - C - I - C - C
C - C - C - I - C - I
O Movimento da Escola Nova influenciou grande número de professores no país. Tanto que, em 1932, tem-se o lançamento do que ficou conhecido como Manifesto dos Pioneiros da Educação. No Manifesto, os educadores defendiam inúmeras mudanças para a escola pública, mas foi na promulgação da Constituição de 1934, em que é percebida, concretamente, a importância do debate educacional. O que o texto constitucional estabelecia? Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:
( ) a necessidade de um Plano Nacional de Educação.
( ) a criação de vários cargos, entre eles o de Inspeção.
( ) a gratuidade e obrigatoriedade do ensino elementar.
( ) a licença para funcionamento do ensino público.
( ) a proposição de inúmeras reformas educacionais.
( ) a separação entre os sexos nos espaços escolares.
A sequência correta é:
F, F, V, F, V, F
V, V, F, F, V, V
V, V, V, F, F, F
V, F, V, F, V, F
F, F, F, V, V, V
O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional.
São objetivos do Plano Nacional de Educação, quando destaca a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis:
I. a redução das desigualdades sociais e regionais quanto ao acesso, à permanência e ao sucesso escolar;
II. a democratização da gestão do ensino público;
III. o aumento da escolaridade da população;
IV. o ensino voltado para o ingresso no mundo do trabalho.
Assinale a opção correta:
Conhecer sobre o desenvolvimento infantil, a cultura da infância, as maneiras de cuidar e educar a criança pequena, ou seja, a formação dos profissionais de educação infantil.
Respeito aos direitos humanos fundamentais, com especificidades relativas às crianças. Embora não sejam assegurados pela Constituição Federal, estão presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Reconhecer e a valorizar as diferenças de gênero, étnico-racial, religiosa, cultural e relativas a pessoas com deficiência.
Respeitar à legislação educacional brasileira, que define as finalidades da educação e a forma de organização do sistema educacional nos âmbitos federal, estadual e municipal.
Fundamentar a concepção de qualidade na educação em valores sociais mais amplos, como o respeito ao meio ambiente, desenvolver uma cultura de paz e relações humanas mais solidárias.
Todos os dados extraídos do PRADIME auxiliam na compreensão da relação quantidade X qualidade e nos permitem compreender os desafios a serem enfrentados pelo governo em relação à Educação Básica em nosso país.
O enfrentamento desses desafios deve ter como foco:
Universalização do Ensino Superior, uma vez que o direito à educação não se resume à matrícula, mas à conclusão do curso.
A melhoria da qualidade do ensino ofertado em nossas escolas.
Os indicadores de aprendizagem do SAEB apontam que somente no Nordeste os resultados precisam ser melhorados.
Ampliar o acesso prioritariamente à Educação Infantil.
Assegurar aos alunos condições de permanência na escola, exclusivamente para a conclusão do ensino.
A carta de intenções de uma escola é um documento importantíssimo, elaborado coletivamente, constitui-se como a principal ferramenta da gestão da escola. Deve ser o mapa de orientação da escola rumo à ruptura ao atendimento de interesses econômicos.
PORQUE
É função social da escola proporcionar aos alunos a apropriação e construção do conhecimento, para formar cidadãos críticos e ativos capazes de operar mudanças na realidade que está organizada e não apenas para atender aos interesses das classes dominantes.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Para Santos (2006, p.130), as funções do gestor na perspectiva de uma gestão democrático-participativa abrangem três áreas:
( I ) Gestão Pedagógica
( II ) Gestão de Recursos Humanos
( III )Gestão Administrativa
Analise as funções explicitadas, a seguir, e relacione-as às suas áreas de concentração:
( ) A função do gestor ainda está muito associada a sua função técnica e burocrática, devido ao seu papel de controlador e avaliador da instituição escolar na visão tecnicista de um regime autoritário.
( ) A função do gestor vai além das tarefas burocráticas e técnicas, pois o diretor tem que ter conhecimento das ações desenvolvidas na escola que tenham como meta a aprendizagem dos alunos.
( ) A função do gestor é reconhecer e valorizar as pessoas e as suas opiniões, motivando as variadas formas de participação, estabelecendo diálogo constante e administrando os conflitos existentes.
( ) A função do gestor é implementar as ações do aspecto organizacional da escola: planejamento, organização e avaliação. Desse modo, todas as atividades desenvolvidas têm que ter em vista a aprendizagem dos discentes.
A sequência correta é:
III, I, II, I
I, III, I, II
III, II, I, III
II, III, II, I
III, I, III, II
Em decorrência da Conferência Mundial sobre a Educação para Todos, foi elaborado o Plano Decenal de Educação Para Todos e dentre as suas várias metas está a “implantação de novos esquemas de gestão nas escolas públicas, concedendo-lhes autonomia financeira, administrativa e pedagógica” (Brasil, 1993, p.42). Essa autonomia foi incorporada à legislação educacional brasileira com a LDB 9394/96. A partir daí, não mais expressa em planos, mas em exigência legal a todos os estabelecimentos públicos oficiais que passaram a definir seus rumos.
De que forma essa exigência se concretiza nas escolas?
Assinale a alternativa correta:
na autonomia concedida a cada gestor(a), podendo ele(a) decidir sobre todos os processos no âmbito escolar: financeiros, administrativos e pedagógicos.
na Proposta de Trabalho, elaborada e apresentada à comunidade para a escolha do diretor pela comunidade, em eleição direta.
na Proposta de Trabalho Democrática e Participativa, elaborada pela comunidade escolar, de acordo com as decisões do diretor da escola.
na Proposta Pedagógica, ou seja, no Projeto Político Pedagógico, elaborado democraticamente por toda a comunidade escolar.
na Proposta Pedagógica, elaborada interdisciplinarmente, com a participação de todos os professores das várias áreas do conhecimento.
O trabalho não é, pois, o fim do homem, mas sua mediação para o viver bem. Isso tudo tem implicações mais do que importantes para uma educação escolar que tenha por finalidade a formação humana (PARO,1997, p. 32).
Analise as afirmativas em relação à educação escolar, marcando com (C) aquelas que estão corretas de acordo com o autor supracitado e ( I ) as que forem incorretas :
( ) é preciso compreender que não basta formar para o mercado de trabalho ou para entrar na Universidade, mas ela deve formar para a vida.
( ) é preciso compreendê-la como instrumento que prepara para o mercado de trabalho e, consequentemente, para adquirir um emprego melhor.
( ) é preciso compreender que não basta a escola “preparar para” o bem viver, é preciso que, ao fazer isso, ela estimule e propicie esse bem viver.
( ) é preciso que a escola prepare para a vida profissional, porque com uma boa profissão, qualquer um pode viver bem.
( ) é preciso que a escola prepare para a vida, entendida no desfrute de todos os bens criados socialmente pela humanidade.
( ) é preciso que a escola prepare para o bem viver, mesmo que para isso ela deixe de ser prazerosa para seus alunos.
A sequência correta está na opção:
I - C - I - C - I - C
I - I - C - C - C - I
C - I - C - I - C - I
I - C - C - I - C - C
C - C - C - I - C - I
O Movimento da Escola Nova influenciou grande número de professores no país. Tanto que, em 1932, tem-se o lançamento do que ficou conhecido como Manifesto dos Pioneiros da Educação. No Manifesto, os educadores defendiam inúmeras mudanças para a escola pública, mas foi na promulgação da Constituição de 1934, em que é percebida, concretamente, a importância do debate educacional. O que o texto constitucional estabelecia? Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:
( ) a necessidade de um Plano Nacional de Educação.
( ) a criação de vários cargos, entre eles o de Inspeção.
( ) a gratuidade e obrigatoriedade do ensino elementar.
( ) a licença para funcionamento do ensino público.
( ) a proposição de inúmeras reformas educacionais.
( ) a separação entre os sexos nos espaços escolares.
A sequência correta é:
F, F, V, F, V, F
V, V, F, F, V, V
V, V, V, F, F, F
V, F, V, F, V, F
F, F, F, V, V, V
O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional.
São objetivos do Plano Nacional de Educação, quando destaca a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis:
I. a redução das desigualdades sociais e regionais quanto ao acesso, à permanência e ao sucesso escolar;
II. a democratização da gestão do ensino público;
III. o aumento da escolaridade da população;
IV. o ensino voltado para o ingresso no mundo do trabalho.
Assinale a opção correta:
Universalização do Ensino Superior, uma vez que o direito à educação não se resume à matrícula, mas à conclusão do curso.
A melhoria da qualidade do ensino ofertado em nossas escolas.
Os indicadores de aprendizagem do SAEB apontam que somente no Nordeste os resultados precisam ser melhorados.
Ampliar o acesso prioritariamente à Educação Infantil.
Assegurar aos alunos condições de permanência na escola, exclusivamente para a conclusão do ensino.
A carta de intenções de uma escola é um documento importantíssimo, elaborado coletivamente, constitui-se como a principal ferramenta da gestão da escola. Deve ser o mapa de orientação da escola rumo à ruptura ao atendimento de interesses econômicos.
PORQUE
É função social da escola proporcionar aos alunos a apropriação e construção do conhecimento, para formar cidadãos críticos e ativos capazes de operar mudanças na realidade que está organizada e não apenas para atender aos interesses das classes dominantes.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Para Santos (2006, p.130), as funções do gestor na perspectiva de uma gestão democrático-participativa abrangem três áreas:
( I ) Gestão Pedagógica
( II ) Gestão de Recursos Humanos
( III )Gestão Administrativa
Analise as funções explicitadas, a seguir, e relacione-as às suas áreas de concentração:
( ) A função do gestor ainda está muito associada a sua função técnica e burocrática, devido ao seu papel de controlador e avaliador da instituição escolar na visão tecnicista de um regime autoritário.
( ) A função do gestor vai além das tarefas burocráticas e técnicas, pois o diretor tem que ter conhecimento das ações desenvolvidas na escola que tenham como meta a aprendizagem dos alunos.
( ) A função do gestor é reconhecer e valorizar as pessoas e as suas opiniões, motivando as variadas formas de participação, estabelecendo diálogo constante e administrando os conflitos existentes.
( ) A função do gestor é implementar as ações do aspecto organizacional da escola: planejamento, organização e avaliação. Desse modo, todas as atividades desenvolvidas têm que ter em vista a aprendizagem dos discentes.
A sequência correta é:
III, I, II, I
I, III, I, II
III, II, I, III
II, III, II, I
III, I, III, II
Em decorrência da Conferência Mundial sobre a Educação para Todos, foi elaborado o Plano Decenal de Educação Para Todos e dentre as suas várias metas está a “implantação de novos esquemas de gestão nas escolas públicas, concedendo-lhes autonomia financeira, administrativa e pedagógica” (Brasil, 1993, p.42). Essa autonomia foi incorporada à legislação educacional brasileira com a LDB 9394/96. A partir daí, não mais expressa em planos, mas em exigência legal a todos os estabelecimentos públicos oficiais que passaram a definir seus rumos.
De que forma essa exigência se concretiza nas escolas?
Assinale a alternativa correta:
na autonomia concedida a cada gestor(a), podendo ele(a) decidir sobre todos os processos no âmbito escolar: financeiros, administrativos e pedagógicos.
na Proposta de Trabalho, elaborada e apresentada à comunidade para a escolha do diretor pela comunidade, em eleição direta.
na Proposta de Trabalho Democrática e Participativa, elaborada pela comunidade escolar, de acordo com as decisões do diretor da escola.
na Proposta Pedagógica, ou seja, no Projeto Político Pedagógico, elaborado democraticamente por toda a comunidade escolar.
na Proposta Pedagógica, elaborada interdisciplinarmente, com a participação de todos os professores das várias áreas do conhecimento.
O trabalho não é, pois, o fim do homem, mas sua mediação para o viver bem. Isso tudo tem implicações mais do que importantes para uma educação escolar que tenha por finalidade a formação humana (PARO,1997, p. 32).
Analise as afirmativas em relação à educação escolar, marcando com (C) aquelas que estão corretas de acordo com o autor supracitado e ( I ) as que forem incorretas :
( ) é preciso compreender que não basta formar para o mercado de trabalho ou para entrar na Universidade, mas ela deve formar para a vida.
( ) é preciso compreendê-la como instrumento que prepara para o mercado de trabalho e, consequentemente, para adquirir um emprego melhor.
( ) é preciso compreender que não basta a escola “preparar para” o bem viver, é preciso que, ao fazer isso, ela estimule e propicie esse bem viver.
( ) é preciso que a escola prepare para a vida profissional, porque com uma boa profissão, qualquer um pode viver bem.
( ) é preciso que a escola prepare para a vida, entendida no desfrute de todos os bens criados socialmente pela humanidade.
( ) é preciso que a escola prepare para o bem viver, mesmo que para isso ela deixe de ser prazerosa para seus alunos.
A sequência correta está na opção:
I - C - I - C - I - C
I - I - C - C - C - I
C - I - C - I - C - I
I - C - C - I - C - C
C - C - C - I - C - I
O Movimento da Escola Nova influenciou grande número de professores no país. Tanto que, em 1932, tem-se o lançamento do que ficou conhecido como Manifesto dos Pioneiros da Educação. No Manifesto, os educadores defendiam inúmeras mudanças para a escola pública, mas foi na promulgação da Constituição de 1934, em que é percebida, concretamente, a importância do debate educacional. O que o texto constitucional estabelecia? Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:
( ) a necessidade de um Plano Nacional de Educação.
( ) a criação de vários cargos, entre eles o de Inspeção.
( ) a gratuidade e obrigatoriedade do ensino elementar.
( ) a licença para funcionamento do ensino público.
( ) a proposição de inúmeras reformas educacionais.
( ) a separação entre os sexos nos espaços escolares.
A sequência correta é:
F, F, V, F, V, F
V, V, F, F, V, V
V, V, V, F, F, F
V, F, V, F, V, F
F, F, F, V, V, V
O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional.
São objetivos do Plano Nacional de Educação, quando destaca a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis:
I. a redução das desigualdades sociais e regionais quanto ao acesso, à permanência e ao sucesso escolar;
II. a democratização da gestão do ensino público;
III. o aumento da escolaridade da população;
IV. o ensino voltado para o ingresso no mundo do trabalho.
Assinale a opção correta:
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
Para Santos (2006, p.130), as funções do gestor na perspectiva de uma gestão democrático-participativa abrangem três áreas:
( I ) Gestão Pedagógica
( II ) Gestão de Recursos Humanos
( III )Gestão Administrativa
Analise as funções explicitadas, a seguir, e relacione-as às suas áreas de concentração:
( ) A função do gestor ainda está muito associada a sua função técnica e burocrática, devido ao seu papel de controlador e avaliador da instituição escolar na visão tecnicista de um regime autoritário.
( ) A função do gestor vai além das tarefas burocráticas e técnicas, pois o diretor tem que ter conhecimento das ações desenvolvidas na escola que tenham como meta a aprendizagem dos alunos.
( ) A função do gestor é reconhecer e valorizar as pessoas e as suas opiniões, motivando as variadas formas de participação, estabelecendo diálogo constante e administrando os conflitos existentes.
( ) A função do gestor é implementar as ações do aspecto organizacional da escola: planejamento, organização e avaliação. Desse modo, todas as atividades desenvolvidas têm que ter em vista a aprendizagem dos discentes.
A sequência correta é:
III, I, II, I
I, III, I, II
III, II, I, III
II, III, II, I
III, I, III, II
Em decorrência da Conferência Mundial sobre a Educação para Todos, foi elaborado o Plano Decenal de Educação Para Todos e dentre as suas várias metas está a “implantação de novos esquemas de gestão nas escolas públicas, concedendo-lhes autonomia financeira, administrativa e pedagógica” (Brasil, 1993, p.42). Essa autonomia foi incorporada à legislação educacional brasileira com a LDB 9394/96. A partir daí, não mais expressa em planos, mas em exigência legal a todos os estabelecimentos públicos oficiais que passaram a definir seus rumos.
De que forma essa exigência se concretiza nas escolas?
Assinale a alternativa correta:
na autonomia concedida a cada gestor(a), podendo ele(a) decidir sobre todos os processos no âmbito escolar: financeiros, administrativos e pedagógicos.
na Proposta de Trabalho, elaborada e apresentada à comunidade para a escolha do diretor pela comunidade, em eleição direta.
na Proposta de Trabalho Democrática e Participativa, elaborada pela comunidade escolar, de acordo com as decisões do diretor da escola.
na Proposta Pedagógica, ou seja, no Projeto Político Pedagógico, elaborado democraticamente por toda a comunidade escolar.
na Proposta Pedagógica, elaborada interdisciplinarmente, com a participação de todos os professores das várias áreas do conhecimento.
O trabalho não é, pois, o fim do homem, mas sua mediação para o viver bem. Isso tudo tem implicações mais do que importantes para uma educação escolar que tenha por finalidade a formação humana (PARO,1997, p. 32).
Analise as afirmativas em relação à educação escolar, marcando com (C) aquelas que estão corretas de acordo com o autor supracitado e ( I ) as que forem incorretas :
( ) é preciso compreender que não basta formar para o mercado de trabalho ou para entrar na Universidade, mas ela deve formar para a vida.
( ) é preciso compreendê-la como instrumento que prepara para o mercado de trabalho e, consequentemente, para adquirir um emprego melhor.
( ) é preciso compreender que não basta a escola “preparar para” o bem viver, é preciso que, ao fazer isso, ela estimule e propicie esse bem viver.
( ) é preciso que a escola prepare para a vida profissional, porque com uma boa profissão, qualquer um pode viver bem.
( ) é preciso que a escola prepare para a vida, entendida no desfrute de todos os bens criados socialmente pela humanidade.
( ) é preciso que a escola prepare para o bem viver, mesmo que para isso ela deixe de ser prazerosa para seus alunos.
A sequência correta está na opção:
I - C - I - C - I - C
I - I - C - C - C - I
C - I - C - I - C - I
I - C - C - I - C - C
C - C - C - I - C - I
O Movimento da Escola Nova influenciou grande número de professores no país. Tanto que, em 1932, tem-se o lançamento do que ficou conhecido como Manifesto dos Pioneiros da Educação. No Manifesto, os educadores defendiam inúmeras mudanças para a escola pública, mas foi na promulgação da Constituição de 1934, em que é percebida, concretamente, a importância do debate educacional. O que o texto constitucional estabelecia? Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:
( ) a necessidade de um Plano Nacional de Educação.
( ) a criação de vários cargos, entre eles o de Inspeção.
( ) a gratuidade e obrigatoriedade do ensino elementar.
( ) a licença para funcionamento do ensino público.
( ) a proposição de inúmeras reformas educacionais.
( ) a separação entre os sexos nos espaços escolares.
A sequência correta é:
F, F, V, F, V, F
V, V, F, F, V, V
V, V, V, F, F, F
V, F, V, F, V, F
F, F, F, V, V, V
O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional.
São objetivos do Plano Nacional de Educação, quando destaca a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis:
I. a redução das desigualdades sociais e regionais quanto ao acesso, à permanência e ao sucesso escolar;
II. a democratização da gestão do ensino público;
III. o aumento da escolaridade da população;
IV. o ensino voltado para o ingresso no mundo do trabalho.
Assinale a opção correta:
III, I, II, I
I, III, I, II
III, II, I, III
II, III, II, I
III, I, III, II
Em decorrência da Conferência Mundial sobre a Educação para Todos, foi elaborado o Plano Decenal de Educação Para Todos e dentre as suas várias metas está a “implantação de novos esquemas de gestão nas escolas públicas, concedendo-lhes autonomia financeira, administrativa e pedagógica” (Brasil, 1993, p.42). Essa autonomia foi incorporada à legislação educacional brasileira com a LDB 9394/96. A partir daí, não mais expressa em planos, mas em exigência legal a todos os estabelecimentos públicos oficiais que passaram a definir seus rumos.
De que forma essa exigência se concretiza nas escolas?
Assinale a alternativa correta:
na autonomia concedida a cada gestor(a), podendo ele(a) decidir sobre todos os processos no âmbito escolar: financeiros, administrativos e pedagógicos.
na Proposta de Trabalho, elaborada e apresentada à comunidade para a escolha do diretor pela comunidade, em eleição direta.
na Proposta de Trabalho Democrática e Participativa, elaborada pela comunidade escolar, de acordo com as decisões do diretor da escola.
na Proposta Pedagógica, ou seja, no Projeto Político Pedagógico, elaborado democraticamente por toda a comunidade escolar.
na Proposta Pedagógica, elaborada interdisciplinarmente, com a participação de todos os professores das várias áreas do conhecimento.
O trabalho não é, pois, o fim do homem, mas sua mediação para o viver bem. Isso tudo tem implicações mais do que importantes para uma educação escolar que tenha por finalidade a formação humana (PARO,1997, p. 32).
Analise as afirmativas em relação à educação escolar, marcando com (C) aquelas que estão corretas de acordo com o autor supracitado e ( I ) as que forem incorretas :
( ) é preciso compreender que não basta formar para o mercado de trabalho ou para entrar na Universidade, mas ela deve formar para a vida.
( ) é preciso compreendê-la como instrumento que prepara para o mercado de trabalho e, consequentemente, para adquirir um emprego melhor.
( ) é preciso compreender que não basta a escola “preparar para” o bem viver, é preciso que, ao fazer isso, ela estimule e propicie esse bem viver.
( ) é preciso que a escola prepare para a vida profissional, porque com uma boa profissão, qualquer um pode viver bem.
( ) é preciso que a escola prepare para a vida, entendida no desfrute de todos os bens criados socialmente pela humanidade.
( ) é preciso que a escola prepare para o bem viver, mesmo que para isso ela deixe de ser prazerosa para seus alunos.
A sequência correta está na opção:
I - C - I - C - I - C
I - I - C - C - C - I
C - I - C - I - C - I
I - C - C - I - C - C
C - C - C - I - C - I
O Movimento da Escola Nova influenciou grande número de professores no país. Tanto que, em 1932, tem-se o lançamento do que ficou conhecido como Manifesto dos Pioneiros da Educação. No Manifesto, os educadores defendiam inúmeras mudanças para a escola pública, mas foi na promulgação da Constituição de 1934, em que é percebida, concretamente, a importância do debate educacional. O que o texto constitucional estabelecia? Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:
( ) a necessidade de um Plano Nacional de Educação.
( ) a criação de vários cargos, entre eles o de Inspeção.
( ) a gratuidade e obrigatoriedade do ensino elementar.
( ) a licença para funcionamento do ensino público.
( ) a proposição de inúmeras reformas educacionais.
( ) a separação entre os sexos nos espaços escolares.
A sequência correta é:
F, F, V, F, V, F
V, V, F, F, V, V
V, V, V, F, F, F
V, F, V, F, V, F
F, F, F, V, V, V
O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional.
São objetivos do Plano Nacional de Educação, quando destaca a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis:
I. a redução das desigualdades sociais e regionais quanto ao acesso, à permanência e ao sucesso escolar;
II. a democratização da gestão do ensino público;
III. o aumento da escolaridade da população;
IV. o ensino voltado para o ingresso no mundo do trabalho.
Assinale a opção correta:
na autonomia concedida a cada gestor(a), podendo ele(a) decidir sobre todos os processos no âmbito escolar: financeiros, administrativos e pedagógicos.
na Proposta de Trabalho, elaborada e apresentada à comunidade para a escolha do diretor pela comunidade, em eleição direta.
na Proposta de Trabalho Democrática e Participativa, elaborada pela comunidade escolar, de acordo com as decisões do diretor da escola.
na Proposta Pedagógica, ou seja, no Projeto Político Pedagógico, elaborado democraticamente por toda a comunidade escolar.
na Proposta Pedagógica, elaborada interdisciplinarmente, com a participação de todos os professores das várias áreas do conhecimento.
O trabalho não é, pois, o fim do homem, mas sua mediação para o viver bem. Isso tudo tem implicações mais do que importantes para uma educação escolar que tenha por finalidade a formação humana (PARO,1997, p. 32).
Analise as afirmativas em relação à educação escolar, marcando com (C) aquelas que estão corretas de acordo com o autor supracitado e ( I ) as que forem incorretas :
( ) é preciso compreender que não basta formar para o mercado de trabalho ou para entrar na Universidade, mas ela deve formar para a vida.
( ) é preciso compreendê-la como instrumento que prepara para o mercado de trabalho e, consequentemente, para adquirir um emprego melhor.
( ) é preciso compreender que não basta a escola “preparar para” o bem viver, é preciso que, ao fazer isso, ela estimule e propicie esse bem viver.
( ) é preciso que a escola prepare para a vida profissional, porque com uma boa profissão, qualquer um pode viver bem.
( ) é preciso que a escola prepare para a vida, entendida no desfrute de todos os bens criados socialmente pela humanidade.
( ) é preciso que a escola prepare para o bem viver, mesmo que para isso ela deixe de ser prazerosa para seus alunos.
A sequência correta está na opção:
I - C - I - C - I - C
I - I - C - C - C - I
C - I - C - I - C - I
I - C - C - I - C - C
C - C - C - I - C - I
O Movimento da Escola Nova influenciou grande número de professores no país. Tanto que, em 1932, tem-se o lançamento do que ficou conhecido como Manifesto dos Pioneiros da Educação. No Manifesto, os educadores defendiam inúmeras mudanças para a escola pública, mas foi na promulgação da Constituição de 1934, em que é percebida, concretamente, a importância do debate educacional. O que o texto constitucional estabelecia? Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:
( ) a necessidade de um Plano Nacional de Educação.
( ) a criação de vários cargos, entre eles o de Inspeção.
( ) a gratuidade e obrigatoriedade do ensino elementar.
( ) a licença para funcionamento do ensino público.
( ) a proposição de inúmeras reformas educacionais.
( ) a separação entre os sexos nos espaços escolares.
A sequência correta é:
F, F, V, F, V, F
V, V, F, F, V, V
V, V, V, F, F, F
V, F, V, F, V, F
F, F, F, V, V, V
O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional.
São objetivos do Plano Nacional de Educação, quando destaca a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis:
I. a redução das desigualdades sociais e regionais quanto ao acesso, à permanência e ao sucesso escolar;
II. a democratização da gestão do ensino público;
III. o aumento da escolaridade da população;
IV. o ensino voltado para o ingresso no mundo do trabalho.
Assinale a opção correta:
I - C - I - C - I - C
I - I - C - C - C - I
C - I - C - I - C - I
I - C - C - I - C - C
C - C - C - I - C - I
O Movimento da Escola Nova influenciou grande número de professores no país. Tanto que, em 1932, tem-se o lançamento do que ficou conhecido como Manifesto dos Pioneiros da Educação. No Manifesto, os educadores defendiam inúmeras mudanças para a escola pública, mas foi na promulgação da Constituição de 1934, em que é percebida, concretamente, a importância do debate educacional. O que o texto constitucional estabelecia? Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:
( ) a necessidade de um Plano Nacional de Educação.
( ) a criação de vários cargos, entre eles o de Inspeção.
( ) a gratuidade e obrigatoriedade do ensino elementar.
( ) a licença para funcionamento do ensino público.
( ) a proposição de inúmeras reformas educacionais.
( ) a separação entre os sexos nos espaços escolares.
A sequência correta é:
F, F, V, F, V, F
V, V, F, F, V, V
V, V, V, F, F, F
V, F, V, F, V, F
F, F, F, V, V, V
O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional.
São objetivos do Plano Nacional de Educação, quando destaca a melhoria da qualidade do ensino em todos os níveis:
I. a redução das desigualdades sociais e regionais quanto ao acesso, à permanência e ao sucesso escolar;
II. a democratização da gestão do ensino público;
III. o aumento da escolaridade da população;
IV. o ensino voltado para o ingresso no mundo do trabalho.
Assinale a opção correta:
F, F, V, F, V, F
V, V, F, F, V, V
V, V, V, F, F, F
V, F, V, F, V, F
F, F, F, V, V, V