ASPECTOS QUALIQUANTITATIVOS DA GESTÃO EDUCACIONAL


Em decorrência da  Conferência Mundial sobre a Educação para Todos, foi elaborado o Plano Decenal de Educação Para Todos e dentre as suas várias metas está a “implantação de novos esquemas de gestão nas escolas públicas, concedendo-lhes autonomia financeira, administrativa e pedagógica” (Brasil, 1993, p.42). Essa autonomia foi incorporada à legislação educacional brasileira com a LDB 9394/96. A partir daí, não mais expressa em planos, mas em exigência legal a todos os estabelecimentos públicos oficiais que passaram a definir seus rumos.

De que forma essa exigência se concretiza nas escolas? 

Assinale a alternativa correta:




  • na autonomia concedida a cada gestor(a), podendo ele(a) decidir sobre todos os processos no âmbito escolar: financeiros, administrativos e pedagógicos.

  • na Proposta de Trabalho, elaborada e apresentada à comunidade para a escolha do diretor pela comunidade, em eleição direta.

  • na Proposta de Trabalho Democrática e Participativa, elaborada pela comunidade escolar, de acordo com as decisões do diretor da escola.

  • na Proposta Pedagógica, ou seja, no Projeto Político Pedagógico, elaborado democraticamente por toda a comunidade escolar.

  • na Proposta Pedagógica,  elaborada interdisciplinarmente, com a participação de todos os professores das várias áreas do conhecimento.