ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA
O sistema locomotor é formado por ossos, músculos e articulações, cuja função é, em conjunto, produzir movimento, calor, armazenamento de substâncias e proteção de órgãos vitais.
A respeito do sistema locomotor, analise as afirmativas a seguir:
I – Quando fraturamos um osso, uma das estruturas que atuam na reparação desta fratura é o periósteo, uma membrana altamente vascularizada que envolve os ossos e que promove o seu crescimento em espessura.
II – A medula óssea vermelha pode ser encontrada nos ossos longos do corpo, tal como o fêmur. Essa medula é composta de tecido adiposo e funciona como reserva de energia.
III – Os ossos pneumáticos contêm cavidades com ar em seu interior, e são estruturas exclusivas das aves, já que são ossos muito leves e auxiliam o voo.
IV – Os tendões são as partes de um músculo que se encontram inseridas em ossos, outros músculos, articulações e na pele.
Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
A união de gametas feminino e masculino culmina num processo denominado fecundação. Este fenômeno, que é irreversível e específico para diferentes grupos de seres vivos, dará origem ao zigoto ou ovo, que sofrerá sucessivas divisões mitóticas até originar o embrião. Os animais podem ser classificados quanto ao desenvolvimento do ovo. Das espécies abaixo, podem ser consideradas respectivamente, vivíparas, ovíparas e ovulíparas:
curimba, foca e gato.
baleia, beija-flor e rã.
sabiá, sapo e cobra.
leopardo, perereca e coruja.
jacaré, cachorro e salamandra.
Nos mamíferos, os órgãos que compõe o sistema genital se diferem em machos e fêmeas, podendo a sua morfologia variar ainda de espécie para espécie. Entretanto, embora apresentem órgãos diferentes, eles podem ser homólogos, ou seja, apresentarem a mesma origem embrionária podendo ou não exercer a mesma função.
As estruturas que fazem parte do sistema genital feminino e que são homólogas ao testículo e ao pênis, são respectivamente:
pequenos lábios e grandes lábios.
ovário e grandes lábios.
útero e clitóris.
grandes lábios e útero.
ovário e clitóris.
Entre os invertebrados, podemos encontrar uma significativa variação de estruturas especializadas na excreção de compostos. A excreção pode ocorrer de forma simples, através da passagem dos resíduos pela membrana plasmática ou envolver a participação de arranjos de túbulos que desembocam no meio externo.
A respeito da excreção dos diferentes grupos de invertebrados, relacione a Coluna A, que apresenta estruturas excretoras, com a Coluna B, referente aos invertebrados que possuem esses órgãos.
COLUNA A
A - Túbulos de Malpighi
B - Metanefrídeos
C - Vacúolos contráteis
D - Glândulas verdes
E - Protonefrídeos
COLUNA B
I – Crustáceos
II – Insetos
III – Platelmintos
IV – Anelídeos
V – Protozoários
A alternativa que contém a relação CORRETA é:
I – A; II – B; III – C; IV – D; V – E.
I – A; II – D; III – C; IV – B; V – E.
I – D; II – B; III – A; IV – E; V – C.
I – E; II – D; III – B; IV – A; V – C.
I – D; II – A; III – E; IV – B; V – C.
Em todos os vertebrados a circulação é fechada. Isto quer dizer que o sangue, juntamente com os produtos que ele transporta, corre no interior de vasos sanguíneos. Genericamente, existem três tipos de vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. A respeito destes vasos, analise as afirmativas abaixo:
I – As artérias são vasos que saem do coração transportando apenas sangue arterial, ou seja, aquele sangue rico em oxigênio, que é distribuído por todos os tecidos do corpo.
II – Os capilares sanguíneos são vasos de pequeno calibre, responsáveis pela realização das trocas gasosas nos tecidos, levando o sangue oxigenado às células e drenando o sangue venoso.
III - As artérias, quando estão próximas ao coração, são muito ricas em fibras elásticas, pois precisam ter elasticidade para suportar as fortes pressões exercidas pelo bombeamento do sangue.
IV – As veias podem se diferenciar morfologicamente das artérias. As veias possuem uma túnica média pouco desenvolvida e sem tecido elástico, enquanto as artérias possuem túnica média rica em fibras elásticas e conta com a presença de válvulas em seu interior.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
O sistema circulatório dos vertebrados é composto basicamente por um conjunto de tubos que se conectam para transportar um fluido, que contém substâncias nutritivas dissolvidas. O transporte desse fluido é impulsionado por uma bomba, o coração.
A respeito da circulação nos diferentes grupos de vertebrados, analise as afirmativas abaixo.
I – Peixes, aves e mamíferos possuem circulação dupla e completa. Isto quer dizer que o sangue passa duas vezes pelo coração para ser oxigenado e distribuído para todo o corpo e neste processo, o sangue venoso e o arterial não se misturam.
II – Anatomicamente o coração de aves e mamíferos apresenta-se muito semelhantes. O arco aórtico é um critério de diferenciação entre o coração destes dois grupos de vertebrados. As aves mantêm o arco aórtico esquerdo enquanto os mamíferos mantêm o direito.
III – A circulação em aves e mamíferos possui um papel importante na homeotermia, uma vez que a transferência de calor das partes mais internas para a externa do corpo promove a regulação da temperatura corpórea.
Está (ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
I, II e III.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
Leia o texto e, em seguida, responda à questão.
Morcego vampiro reconhece vítima pelo som da respiração
Estudo indica que os morcegos usam a respiração para identificar a vítima, do mesmo modo que seres humanos usam a voz para identificar uns aos outros.
Morcegos hematófagos, ou vampiros, os únicos mamíferos que se alimentam exclusivamente de sangue, reconhecem a presa pelo som da respiração. Estudo publicado no periódico BMC Biology mostra que morcegos da espécie Desmodus rotondus conseguiram reconhecer gravações do som da respiração humana com eficiência muito maior que os próprios voluntários humanos. [...] No trabalho, realizado na Ludwig-Maximilians-Universitaet de Munique, dois morcegos vampiros foram treinados para associar diferentes respirações humanas a diferentes aparelhos que forneciam sangue de gado. Em seguida, os animais ouviram várias gravações de respirações, e tiveram de associá-las aos indivíduos corretos, voando até o aparelho fornecedor de sangue correspondente. [...] Os vampiros foram capazes de, espontaneamente, associar as gravações aos indivíduos corretos, não importando se a gravação era da respiração da pessoa em repouso ou sob esforço físico.
(Fonte: Estadão. Reportagem publicada em 16 de junho de 2006. Disponível em http://www.estadao.com.br/arquivo/vidae/2006/not20060616p63446.htm. Acesso em 17 mai 2016).
A respiração é um processo importante para a obtenção de energia pelos animais, que na presença de oxigênio, oxidam compostos orgânicos e obtém o ATP. Além disso, estudos indicam que a respiração possui outras funções, como mencionado na reportagem.
A respeito da respiração nos diferentes filos animais, marque a alternativa CORRETA:
poríferos e cnidários não possuem sistema respiratório, sendo que as trocas gasosas ocorrem por difusão célula a célula, inicialmente por meio das células epidérmicas.
a respiração branquial exige que as trocas gasosas ocorram em meio aquoso, e pode ser observada nos peixes ósseos e cartilaginosos e nos répteis aquáticos.
os anfíbios, por passarem a maior parte de sua vida em meio terrestre, apresentam principalmente a respiração pulmonar para realização das trocas gasosas, sendo que quando estão submersos, essa respiração é intensificada.
moluscos possuem respiração traqueal, um sistema de tubos internos que estão repletos de ar e que se comunicam com o meio exterior por meio de espiráculos.
alguns mamíferos possuem certas estruturas respiratórias auxiliares, denominadas sacos aéreos, que são bolsas conectadas aos pulmões para facilitar o fluxo de ar pelos pulmões.
A figura abaixo representa o corte de um órgão do sistema genital. Analise a estrutura e em seguida, responda à questão.
Fonte: Adaptado de http://www.auladeanatomia.com/genitais/testiculos.htm
A estrutura apontada em A, tem como função principal:
reabsorção ou armazenamento temporário dos espermatozoides.
produção de espermatozoides.
transporte dos espermatozoides para a cauda do epidídimo.
liberação de secreções no interior da uretra.
coleta dos espermatozoides do ducto eferente.
A fecundação consiste na união de dois gametas de sexo diferente (espermatozoide e ovócito), com a fusão dos núcleos e formação de uma célula diploide denominada zigoto ou ovo. Tanto a fecundação quanto o desenvolvimento embrionário podem ocorrer interno ou externamente ao corpo materno. Sobre os tipos de fecundação e desenvolvimento do ovo, julgue os itens a seguir:
I) A fecundação externa acompanhada do desenvolvimento embrionário externo é característica das espécies ovulíparas, como ocorre nos equinodermos, anfíbios e na maioria dos peixes ósseos.
II) A fecundação interna com desenvolvimento embrionário externo particularidade das espécies ovíparas, como por exemplo, os platelmintos, aves, artrópodes, dentre outros.
III) A fecundação e o desenvolvimento embrionário interno é pertencente às espécies ovovivíparas. Entretanto, o desenvolvimento do embrião ocorre exclusivamente a partir das reservas nutritivas do ovo. São representantes ovovíparos, alguns peixes ósseos, as cascáveis, os escorpiões e as lacraias.
IV) As espécies vivíparas apresentam fecundação e desenvolvimento interno. Nesse tipo de espécies o embrião completa seu desenvolvimento embrionário no interior do útero materno.
Estão CORRETAS as alternativas contidas em:
II e III, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I e IV, apenas.
A união de gametas feminino e masculino culmina num processo denominado fecundação. Este fenômeno, que é irreversível e específico para diferentes grupos de seres vivos, dará origem ao zigoto ou ovo, que sofrerá sucessivas divisões mitóticas até originar o embrião. Os animais podem ser classificados quanto ao desenvolvimento do ovo. Das espécies abaixo, podem ser consideradas respectivamente, vivíparas, ovíparas e ovulíparas:
curimba, foca e gato.
baleia, beija-flor e rã.
sabiá, sapo e cobra.
leopardo, perereca e coruja.
jacaré, cachorro e salamandra.
Nos mamíferos, os órgãos que compõe o sistema genital se diferem em machos e fêmeas, podendo a sua morfologia variar ainda de espécie para espécie. Entretanto, embora apresentem órgãos diferentes, eles podem ser homólogos, ou seja, apresentarem a mesma origem embrionária podendo ou não exercer a mesma função.
As estruturas que fazem parte do sistema genital feminino e que são homólogas ao testículo e ao pênis, são respectivamente:
pequenos lábios e grandes lábios.
ovário e grandes lábios.
útero e clitóris.
grandes lábios e útero.
ovário e clitóris.
Entre os invertebrados, podemos encontrar uma significativa variação de estruturas especializadas na excreção de compostos. A excreção pode ocorrer de forma simples, através da passagem dos resíduos pela membrana plasmática ou envolver a participação de arranjos de túbulos que desembocam no meio externo.
A respeito da excreção dos diferentes grupos de invertebrados, relacione a Coluna A, que apresenta estruturas excretoras, com a Coluna B, referente aos invertebrados que possuem esses órgãos.
COLUNA A
A - Túbulos de Malpighi
B - Metanefrídeos
C - Vacúolos contráteis
D - Glândulas verdes
E - Protonefrídeos
COLUNA B
I – Crustáceos
II – Insetos
III – Platelmintos
IV – Anelídeos
V – Protozoários
A alternativa que contém a relação CORRETA é:
I – A; II – B; III – C; IV – D; V – E.
I – A; II – D; III – C; IV – B; V – E.
I – D; II – B; III – A; IV – E; V – C.
I – E; II – D; III – B; IV – A; V – C.
I – D; II – A; III – E; IV – B; V – C.
Em todos os vertebrados a circulação é fechada. Isto quer dizer que o sangue, juntamente com os produtos que ele transporta, corre no interior de vasos sanguíneos. Genericamente, existem três tipos de vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. A respeito destes vasos, analise as afirmativas abaixo:
I – As artérias são vasos que saem do coração transportando apenas sangue arterial, ou seja, aquele sangue rico em oxigênio, que é distribuído por todos os tecidos do corpo.
II – Os capilares sanguíneos são vasos de pequeno calibre, responsáveis pela realização das trocas gasosas nos tecidos, levando o sangue oxigenado às células e drenando o sangue venoso.
III - As artérias, quando estão próximas ao coração, são muito ricas em fibras elásticas, pois precisam ter elasticidade para suportar as fortes pressões exercidas pelo bombeamento do sangue.
IV – As veias podem se diferenciar morfologicamente das artérias. As veias possuem uma túnica média pouco desenvolvida e sem tecido elástico, enquanto as artérias possuem túnica média rica em fibras elásticas e conta com a presença de válvulas em seu interior.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
O sistema circulatório dos vertebrados é composto basicamente por um conjunto de tubos que se conectam para transportar um fluido, que contém substâncias nutritivas dissolvidas. O transporte desse fluido é impulsionado por uma bomba, o coração.
A respeito da circulação nos diferentes grupos de vertebrados, analise as afirmativas abaixo.
I – Peixes, aves e mamíferos possuem circulação dupla e completa. Isto quer dizer que o sangue passa duas vezes pelo coração para ser oxigenado e distribuído para todo o corpo e neste processo, o sangue venoso e o arterial não se misturam.
II – Anatomicamente o coração de aves e mamíferos apresenta-se muito semelhantes. O arco aórtico é um critério de diferenciação entre o coração destes dois grupos de vertebrados. As aves mantêm o arco aórtico esquerdo enquanto os mamíferos mantêm o direito.
III – A circulação em aves e mamíferos possui um papel importante na homeotermia, uma vez que a transferência de calor das partes mais internas para a externa do corpo promove a regulação da temperatura corpórea.
Está (ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
I, II e III.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
Leia o texto e, em seguida, responda à questão.
Morcego vampiro reconhece vítima pelo som da respiração
Estudo indica que os morcegos usam a respiração para identificar a vítima, do mesmo modo que seres humanos usam a voz para identificar uns aos outros.
Morcegos hematófagos, ou vampiros, os únicos mamíferos que se alimentam exclusivamente de sangue, reconhecem a presa pelo som da respiração. Estudo publicado no periódico BMC Biology mostra que morcegos da espécie Desmodus rotondus conseguiram reconhecer gravações do som da respiração humana com eficiência muito maior que os próprios voluntários humanos. [...] No trabalho, realizado na Ludwig-Maximilians-Universitaet de Munique, dois morcegos vampiros foram treinados para associar diferentes respirações humanas a diferentes aparelhos que forneciam sangue de gado. Em seguida, os animais ouviram várias gravações de respirações, e tiveram de associá-las aos indivíduos corretos, voando até o aparelho fornecedor de sangue correspondente. [...] Os vampiros foram capazes de, espontaneamente, associar as gravações aos indivíduos corretos, não importando se a gravação era da respiração da pessoa em repouso ou sob esforço físico.
(Fonte: Estadão. Reportagem publicada em 16 de junho de 2006. Disponível em http://www.estadao.com.br/arquivo/vidae/2006/not20060616p63446.htm. Acesso em 17 mai 2016).
A respiração é um processo importante para a obtenção de energia pelos animais, que na presença de oxigênio, oxidam compostos orgânicos e obtém o ATP. Além disso, estudos indicam que a respiração possui outras funções, como mencionado na reportagem.
A respeito da respiração nos diferentes filos animais, marque a alternativa CORRETA:
poríferos e cnidários não possuem sistema respiratório, sendo que as trocas gasosas ocorrem por difusão célula a célula, inicialmente por meio das células epidérmicas.
a respiração branquial exige que as trocas gasosas ocorram em meio aquoso, e pode ser observada nos peixes ósseos e cartilaginosos e nos répteis aquáticos.
os anfíbios, por passarem a maior parte de sua vida em meio terrestre, apresentam principalmente a respiração pulmonar para realização das trocas gasosas, sendo que quando estão submersos, essa respiração é intensificada.
moluscos possuem respiração traqueal, um sistema de tubos internos que estão repletos de ar e que se comunicam com o meio exterior por meio de espiráculos.
alguns mamíferos possuem certas estruturas respiratórias auxiliares, denominadas sacos aéreos, que são bolsas conectadas aos pulmões para facilitar o fluxo de ar pelos pulmões.
A figura abaixo representa o corte de um órgão do sistema genital. Analise a estrutura e em seguida, responda à questão.
Fonte: Adaptado de http://www.auladeanatomia.com/genitais/testiculos.htm
A estrutura apontada em A, tem como função principal:
reabsorção ou armazenamento temporário dos espermatozoides.
produção de espermatozoides.
transporte dos espermatozoides para a cauda do epidídimo.
liberação de secreções no interior da uretra.
coleta dos espermatozoides do ducto eferente.
A fecundação consiste na união de dois gametas de sexo diferente (espermatozoide e ovócito), com a fusão dos núcleos e formação de uma célula diploide denominada zigoto ou ovo. Tanto a fecundação quanto o desenvolvimento embrionário podem ocorrer interno ou externamente ao corpo materno. Sobre os tipos de fecundação e desenvolvimento do ovo, julgue os itens a seguir:
I) A fecundação externa acompanhada do desenvolvimento embrionário externo é característica das espécies ovulíparas, como ocorre nos equinodermos, anfíbios e na maioria dos peixes ósseos.
II) A fecundação interna com desenvolvimento embrionário externo particularidade das espécies ovíparas, como por exemplo, os platelmintos, aves, artrópodes, dentre outros.
III) A fecundação e o desenvolvimento embrionário interno é pertencente às espécies ovovivíparas. Entretanto, o desenvolvimento do embrião ocorre exclusivamente a partir das reservas nutritivas do ovo. São representantes ovovíparos, alguns peixes ósseos, as cascáveis, os escorpiões e as lacraias.
IV) As espécies vivíparas apresentam fecundação e desenvolvimento interno. Nesse tipo de espécies o embrião completa seu desenvolvimento embrionário no interior do útero materno.
Estão CORRETAS as alternativas contidas em:
curimba, foca e gato.
baleia, beija-flor e rã.
sabiá, sapo e cobra.
leopardo, perereca e coruja.
jacaré, cachorro e salamandra.
Nos mamíferos, os órgãos que compõe o sistema genital se diferem em machos e fêmeas, podendo a sua morfologia variar ainda de espécie para espécie. Entretanto, embora apresentem órgãos diferentes, eles podem ser homólogos, ou seja, apresentarem a mesma origem embrionária podendo ou não exercer a mesma função.
As estruturas que fazem parte do sistema genital feminino e que são homólogas ao testículo e ao pênis, são respectivamente:
pequenos lábios e grandes lábios.
ovário e grandes lábios.
útero e clitóris.
grandes lábios e útero.
ovário e clitóris.
Entre os invertebrados, podemos encontrar uma significativa variação de estruturas especializadas na excreção de compostos. A excreção pode ocorrer de forma simples, através da passagem dos resíduos pela membrana plasmática ou envolver a participação de arranjos de túbulos que desembocam no meio externo.
A respeito da excreção dos diferentes grupos de invertebrados, relacione a Coluna A, que apresenta estruturas excretoras, com a Coluna B, referente aos invertebrados que possuem esses órgãos.
COLUNA A
A - Túbulos de Malpighi
B - Metanefrídeos
C - Vacúolos contráteis
D - Glândulas verdes
E - Protonefrídeos
COLUNA B
I – Crustáceos
II – Insetos
III – Platelmintos
IV – Anelídeos
V – Protozoários
A alternativa que contém a relação CORRETA é:
I – A; II – B; III – C; IV – D; V – E.
I – A; II – D; III – C; IV – B; V – E.
I – D; II – B; III – A; IV – E; V – C.
I – E; II – D; III – B; IV – A; V – C.
I – D; II – A; III – E; IV – B; V – C.
Em todos os vertebrados a circulação é fechada. Isto quer dizer que o sangue, juntamente com os produtos que ele transporta, corre no interior de vasos sanguíneos. Genericamente, existem três tipos de vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. A respeito destes vasos, analise as afirmativas abaixo:
I – As artérias são vasos que saem do coração transportando apenas sangue arterial, ou seja, aquele sangue rico em oxigênio, que é distribuído por todos os tecidos do corpo.
II – Os capilares sanguíneos são vasos de pequeno calibre, responsáveis pela realização das trocas gasosas nos tecidos, levando o sangue oxigenado às células e drenando o sangue venoso.
III - As artérias, quando estão próximas ao coração, são muito ricas em fibras elásticas, pois precisam ter elasticidade para suportar as fortes pressões exercidas pelo bombeamento do sangue.
IV – As veias podem se diferenciar morfologicamente das artérias. As veias possuem uma túnica média pouco desenvolvida e sem tecido elástico, enquanto as artérias possuem túnica média rica em fibras elásticas e conta com a presença de válvulas em seu interior.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
O sistema circulatório dos vertebrados é composto basicamente por um conjunto de tubos que se conectam para transportar um fluido, que contém substâncias nutritivas dissolvidas. O transporte desse fluido é impulsionado por uma bomba, o coração.
A respeito da circulação nos diferentes grupos de vertebrados, analise as afirmativas abaixo.
I – Peixes, aves e mamíferos possuem circulação dupla e completa. Isto quer dizer que o sangue passa duas vezes pelo coração para ser oxigenado e distribuído para todo o corpo e neste processo, o sangue venoso e o arterial não se misturam.
II – Anatomicamente o coração de aves e mamíferos apresenta-se muito semelhantes. O arco aórtico é um critério de diferenciação entre o coração destes dois grupos de vertebrados. As aves mantêm o arco aórtico esquerdo enquanto os mamíferos mantêm o direito.
III – A circulação em aves e mamíferos possui um papel importante na homeotermia, uma vez que a transferência de calor das partes mais internas para a externa do corpo promove a regulação da temperatura corpórea.
Está (ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
I, II e III.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
Leia o texto e, em seguida, responda à questão.
Morcego vampiro reconhece vítima pelo som da respiração
Estudo indica que os morcegos usam a respiração para identificar a vítima, do mesmo modo que seres humanos usam a voz para identificar uns aos outros.
Morcegos hematófagos, ou vampiros, os únicos mamíferos que se alimentam exclusivamente de sangue, reconhecem a presa pelo som da respiração. Estudo publicado no periódico BMC Biology mostra que morcegos da espécie Desmodus rotondus conseguiram reconhecer gravações do som da respiração humana com eficiência muito maior que os próprios voluntários humanos. [...] No trabalho, realizado na Ludwig-Maximilians-Universitaet de Munique, dois morcegos vampiros foram treinados para associar diferentes respirações humanas a diferentes aparelhos que forneciam sangue de gado. Em seguida, os animais ouviram várias gravações de respirações, e tiveram de associá-las aos indivíduos corretos, voando até o aparelho fornecedor de sangue correspondente. [...] Os vampiros foram capazes de, espontaneamente, associar as gravações aos indivíduos corretos, não importando se a gravação era da respiração da pessoa em repouso ou sob esforço físico.
(Fonte: Estadão. Reportagem publicada em 16 de junho de 2006. Disponível em http://www.estadao.com.br/arquivo/vidae/2006/not20060616p63446.htm. Acesso em 17 mai 2016).
A respiração é um processo importante para a obtenção de energia pelos animais, que na presença de oxigênio, oxidam compostos orgânicos e obtém o ATP. Além disso, estudos indicam que a respiração possui outras funções, como mencionado na reportagem.
A respeito da respiração nos diferentes filos animais, marque a alternativa CORRETA:
poríferos e cnidários não possuem sistema respiratório, sendo que as trocas gasosas ocorrem por difusão célula a célula, inicialmente por meio das células epidérmicas.
a respiração branquial exige que as trocas gasosas ocorram em meio aquoso, e pode ser observada nos peixes ósseos e cartilaginosos e nos répteis aquáticos.
os anfíbios, por passarem a maior parte de sua vida em meio terrestre, apresentam principalmente a respiração pulmonar para realização das trocas gasosas, sendo que quando estão submersos, essa respiração é intensificada.
moluscos possuem respiração traqueal, um sistema de tubos internos que estão repletos de ar e que se comunicam com o meio exterior por meio de espiráculos.
alguns mamíferos possuem certas estruturas respiratórias auxiliares, denominadas sacos aéreos, que são bolsas conectadas aos pulmões para facilitar o fluxo de ar pelos pulmões.
A figura abaixo representa o corte de um órgão do sistema genital. Analise a estrutura e em seguida, responda à questão.
Fonte: Adaptado de http://www.auladeanatomia.com/genitais/testiculos.htm
A estrutura apontada em A, tem como função principal:
reabsorção ou armazenamento temporário dos espermatozoides.
produção de espermatozoides.
transporte dos espermatozoides para a cauda do epidídimo.
liberação de secreções no interior da uretra.
coleta dos espermatozoides do ducto eferente.
A fecundação consiste na união de dois gametas de sexo diferente (espermatozoide e ovócito), com a fusão dos núcleos e formação de uma célula diploide denominada zigoto ou ovo. Tanto a fecundação quanto o desenvolvimento embrionário podem ocorrer interno ou externamente ao corpo materno. Sobre os tipos de fecundação e desenvolvimento do ovo, julgue os itens a seguir:
I) A fecundação externa acompanhada do desenvolvimento embrionário externo é característica das espécies ovulíparas, como ocorre nos equinodermos, anfíbios e na maioria dos peixes ósseos.
II) A fecundação interna com desenvolvimento embrionário externo particularidade das espécies ovíparas, como por exemplo, os platelmintos, aves, artrópodes, dentre outros.
III) A fecundação e o desenvolvimento embrionário interno é pertencente às espécies ovovivíparas. Entretanto, o desenvolvimento do embrião ocorre exclusivamente a partir das reservas nutritivas do ovo. São representantes ovovíparos, alguns peixes ósseos, as cascáveis, os escorpiões e as lacraias.
IV) As espécies vivíparas apresentam fecundação e desenvolvimento interno. Nesse tipo de espécies o embrião completa seu desenvolvimento embrionário no interior do útero materno.
Estão CORRETAS as alternativas contidas em:
pequenos lábios e grandes lábios.
ovário e grandes lábios.
útero e clitóris.
grandes lábios e útero.
ovário e clitóris.
Entre os invertebrados, podemos encontrar uma significativa variação de estruturas especializadas na excreção de compostos. A excreção pode ocorrer de forma simples, através da passagem dos resíduos pela membrana plasmática ou envolver a participação de arranjos de túbulos que desembocam no meio externo.
A respeito da excreção dos diferentes grupos de invertebrados, relacione a Coluna A, que apresenta estruturas excretoras, com a Coluna B, referente aos invertebrados que possuem esses órgãos.
COLUNA A
A - Túbulos de Malpighi
B - Metanefrídeos
C - Vacúolos contráteis
D - Glândulas verdes
E - Protonefrídeos
COLUNA B
I – Crustáceos
II – Insetos
III – Platelmintos
IV – Anelídeos
V – Protozoários
A alternativa que contém a relação CORRETA é:
I – A; II – B; III – C; IV – D; V – E.
I – A; II – D; III – C; IV – B; V – E.
I – D; II – B; III – A; IV – E; V – C.
I – E; II – D; III – B; IV – A; V – C.
I – D; II – A; III – E; IV – B; V – C.
Em todos os vertebrados a circulação é fechada. Isto quer dizer que o sangue, juntamente com os produtos que ele transporta, corre no interior de vasos sanguíneos. Genericamente, existem três tipos de vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. A respeito destes vasos, analise as afirmativas abaixo:
I – As artérias são vasos que saem do coração transportando apenas sangue arterial, ou seja, aquele sangue rico em oxigênio, que é distribuído por todos os tecidos do corpo.
II – Os capilares sanguíneos são vasos de pequeno calibre, responsáveis pela realização das trocas gasosas nos tecidos, levando o sangue oxigenado às células e drenando o sangue venoso.
III - As artérias, quando estão próximas ao coração, são muito ricas em fibras elásticas, pois precisam ter elasticidade para suportar as fortes pressões exercidas pelo bombeamento do sangue.
IV – As veias podem se diferenciar morfologicamente das artérias. As veias possuem uma túnica média pouco desenvolvida e sem tecido elástico, enquanto as artérias possuem túnica média rica em fibras elásticas e conta com a presença de válvulas em seu interior.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
O sistema circulatório dos vertebrados é composto basicamente por um conjunto de tubos que se conectam para transportar um fluido, que contém substâncias nutritivas dissolvidas. O transporte desse fluido é impulsionado por uma bomba, o coração.
A respeito da circulação nos diferentes grupos de vertebrados, analise as afirmativas abaixo.
I – Peixes, aves e mamíferos possuem circulação dupla e completa. Isto quer dizer que o sangue passa duas vezes pelo coração para ser oxigenado e distribuído para todo o corpo e neste processo, o sangue venoso e o arterial não se misturam.
II – Anatomicamente o coração de aves e mamíferos apresenta-se muito semelhantes. O arco aórtico é um critério de diferenciação entre o coração destes dois grupos de vertebrados. As aves mantêm o arco aórtico esquerdo enquanto os mamíferos mantêm o direito.
III – A circulação em aves e mamíferos possui um papel importante na homeotermia, uma vez que a transferência de calor das partes mais internas para a externa do corpo promove a regulação da temperatura corpórea.
Está (ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
I, II e III.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
Leia o texto e, em seguida, responda à questão.
Morcego vampiro reconhece vítima pelo som da respiração
Estudo indica que os morcegos usam a respiração para identificar a vítima, do mesmo modo que seres humanos usam a voz para identificar uns aos outros.
Morcegos hematófagos, ou vampiros, os únicos mamíferos que se alimentam exclusivamente de sangue, reconhecem a presa pelo som da respiração. Estudo publicado no periódico BMC Biology mostra que morcegos da espécie Desmodus rotondus conseguiram reconhecer gravações do som da respiração humana com eficiência muito maior que os próprios voluntários humanos. [...] No trabalho, realizado na Ludwig-Maximilians-Universitaet de Munique, dois morcegos vampiros foram treinados para associar diferentes respirações humanas a diferentes aparelhos que forneciam sangue de gado. Em seguida, os animais ouviram várias gravações de respirações, e tiveram de associá-las aos indivíduos corretos, voando até o aparelho fornecedor de sangue correspondente. [...] Os vampiros foram capazes de, espontaneamente, associar as gravações aos indivíduos corretos, não importando se a gravação era da respiração da pessoa em repouso ou sob esforço físico.
(Fonte: Estadão. Reportagem publicada em 16 de junho de 2006. Disponível em http://www.estadao.com.br/arquivo/vidae/2006/not20060616p63446.htm. Acesso em 17 mai 2016).
A respiração é um processo importante para a obtenção de energia pelos animais, que na presença de oxigênio, oxidam compostos orgânicos e obtém o ATP. Além disso, estudos indicam que a respiração possui outras funções, como mencionado na reportagem.
A respeito da respiração nos diferentes filos animais, marque a alternativa CORRETA:
poríferos e cnidários não possuem sistema respiratório, sendo que as trocas gasosas ocorrem por difusão célula a célula, inicialmente por meio das células epidérmicas.
a respiração branquial exige que as trocas gasosas ocorram em meio aquoso, e pode ser observada nos peixes ósseos e cartilaginosos e nos répteis aquáticos.
os anfíbios, por passarem a maior parte de sua vida em meio terrestre, apresentam principalmente a respiração pulmonar para realização das trocas gasosas, sendo que quando estão submersos, essa respiração é intensificada.
moluscos possuem respiração traqueal, um sistema de tubos internos que estão repletos de ar e que se comunicam com o meio exterior por meio de espiráculos.
alguns mamíferos possuem certas estruturas respiratórias auxiliares, denominadas sacos aéreos, que são bolsas conectadas aos pulmões para facilitar o fluxo de ar pelos pulmões.
A figura abaixo representa o corte de um órgão do sistema genital. Analise a estrutura e em seguida, responda à questão.
Fonte: Adaptado de http://www.auladeanatomia.com/genitais/testiculos.htm
A estrutura apontada em A, tem como função principal:
reabsorção ou armazenamento temporário dos espermatozoides.
produção de espermatozoides.
transporte dos espermatozoides para a cauda do epidídimo.
liberação de secreções no interior da uretra.
coleta dos espermatozoides do ducto eferente.
A fecundação consiste na união de dois gametas de sexo diferente (espermatozoide e ovócito), com a fusão dos núcleos e formação de uma célula diploide denominada zigoto ou ovo. Tanto a fecundação quanto o desenvolvimento embrionário podem ocorrer interno ou externamente ao corpo materno. Sobre os tipos de fecundação e desenvolvimento do ovo, julgue os itens a seguir:
I) A fecundação externa acompanhada do desenvolvimento embrionário externo é característica das espécies ovulíparas, como ocorre nos equinodermos, anfíbios e na maioria dos peixes ósseos.
II) A fecundação interna com desenvolvimento embrionário externo particularidade das espécies ovíparas, como por exemplo, os platelmintos, aves, artrópodes, dentre outros.
III) A fecundação e o desenvolvimento embrionário interno é pertencente às espécies ovovivíparas. Entretanto, o desenvolvimento do embrião ocorre exclusivamente a partir das reservas nutritivas do ovo. São representantes ovovíparos, alguns peixes ósseos, as cascáveis, os escorpiões e as lacraias.
IV) As espécies vivíparas apresentam fecundação e desenvolvimento interno. Nesse tipo de espécies o embrião completa seu desenvolvimento embrionário no interior do útero materno.
Estão CORRETAS as alternativas contidas em:
I – A; II – B; III – C; IV – D; V – E.
I – A; II – D; III – C; IV – B; V – E.
I – D; II – B; III – A; IV – E; V – C.
I – E; II – D; III – B; IV – A; V – C.
I – D; II – A; III – E; IV – B; V – C.
Em todos os vertebrados a circulação é fechada. Isto quer dizer que o sangue, juntamente com os produtos que ele transporta, corre no interior de vasos sanguíneos. Genericamente, existem três tipos de vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares. A respeito destes vasos, analise as afirmativas abaixo:
I – As artérias são vasos que saem do coração transportando apenas sangue arterial, ou seja, aquele sangue rico em oxigênio, que é distribuído por todos os tecidos do corpo.
II – Os capilares sanguíneos são vasos de pequeno calibre, responsáveis pela realização das trocas gasosas nos tecidos, levando o sangue oxigenado às células e drenando o sangue venoso.
III - As artérias, quando estão próximas ao coração, são muito ricas em fibras elásticas, pois precisam ter elasticidade para suportar as fortes pressões exercidas pelo bombeamento do sangue.
IV – As veias podem se diferenciar morfologicamente das artérias. As veias possuem uma túnica média pouco desenvolvida e sem tecido elástico, enquanto as artérias possuem túnica média rica em fibras elásticas e conta com a presença de válvulas em seu interior.
Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
O sistema circulatório dos vertebrados é composto basicamente por um conjunto de tubos que se conectam para transportar um fluido, que contém substâncias nutritivas dissolvidas. O transporte desse fluido é impulsionado por uma bomba, o coração.
A respeito da circulação nos diferentes grupos de vertebrados, analise as afirmativas abaixo.
I – Peixes, aves e mamíferos possuem circulação dupla e completa. Isto quer dizer que o sangue passa duas vezes pelo coração para ser oxigenado e distribuído para todo o corpo e neste processo, o sangue venoso e o arterial não se misturam.
II – Anatomicamente o coração de aves e mamíferos apresenta-se muito semelhantes. O arco aórtico é um critério de diferenciação entre o coração destes dois grupos de vertebrados. As aves mantêm o arco aórtico esquerdo enquanto os mamíferos mantêm o direito.
III – A circulação em aves e mamíferos possui um papel importante na homeotermia, uma vez que a transferência de calor das partes mais internas para a externa do corpo promove a regulação da temperatura corpórea.
Está (ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
I, II e III.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
Leia o texto e, em seguida, responda à questão.
Morcego vampiro reconhece vítima pelo som da respiração
Estudo indica que os morcegos usam a respiração para identificar a vítima, do mesmo modo que seres humanos usam a voz para identificar uns aos outros.
Morcegos hematófagos, ou vampiros, os únicos mamíferos que se alimentam exclusivamente de sangue, reconhecem a presa pelo som da respiração. Estudo publicado no periódico BMC Biology mostra que morcegos da espécie Desmodus rotondus conseguiram reconhecer gravações do som da respiração humana com eficiência muito maior que os próprios voluntários humanos. [...] No trabalho, realizado na Ludwig-Maximilians-Universitaet de Munique, dois morcegos vampiros foram treinados para associar diferentes respirações humanas a diferentes aparelhos que forneciam sangue de gado. Em seguida, os animais ouviram várias gravações de respirações, e tiveram de associá-las aos indivíduos corretos, voando até o aparelho fornecedor de sangue correspondente. [...] Os vampiros foram capazes de, espontaneamente, associar as gravações aos indivíduos corretos, não importando se a gravação era da respiração da pessoa em repouso ou sob esforço físico.
(Fonte: Estadão. Reportagem publicada em 16 de junho de 2006. Disponível em http://www.estadao.com.br/arquivo/vidae/2006/not20060616p63446.htm. Acesso em 17 mai 2016).
A respiração é um processo importante para a obtenção de energia pelos animais, que na presença de oxigênio, oxidam compostos orgânicos e obtém o ATP. Além disso, estudos indicam que a respiração possui outras funções, como mencionado na reportagem.
A respeito da respiração nos diferentes filos animais, marque a alternativa CORRETA:
poríferos e cnidários não possuem sistema respiratório, sendo que as trocas gasosas ocorrem por difusão célula a célula, inicialmente por meio das células epidérmicas.
a respiração branquial exige que as trocas gasosas ocorram em meio aquoso, e pode ser observada nos peixes ósseos e cartilaginosos e nos répteis aquáticos.
os anfíbios, por passarem a maior parte de sua vida em meio terrestre, apresentam principalmente a respiração pulmonar para realização das trocas gasosas, sendo que quando estão submersos, essa respiração é intensificada.
moluscos possuem respiração traqueal, um sistema de tubos internos que estão repletos de ar e que se comunicam com o meio exterior por meio de espiráculos.
alguns mamíferos possuem certas estruturas respiratórias auxiliares, denominadas sacos aéreos, que são bolsas conectadas aos pulmões para facilitar o fluxo de ar pelos pulmões.
A figura abaixo representa o corte de um órgão do sistema genital. Analise a estrutura e em seguida, responda à questão.
Fonte: Adaptado de http://www.auladeanatomia.com/genitais/testiculos.htm
A estrutura apontada em A, tem como função principal:
reabsorção ou armazenamento temporário dos espermatozoides.
produção de espermatozoides.
transporte dos espermatozoides para a cauda do epidídimo.
liberação de secreções no interior da uretra.
coleta dos espermatozoides do ducto eferente.
A fecundação consiste na união de dois gametas de sexo diferente (espermatozoide e ovócito), com a fusão dos núcleos e formação de uma célula diploide denominada zigoto ou ovo. Tanto a fecundação quanto o desenvolvimento embrionário podem ocorrer interno ou externamente ao corpo materno. Sobre os tipos de fecundação e desenvolvimento do ovo, julgue os itens a seguir:
I) A fecundação externa acompanhada do desenvolvimento embrionário externo é característica das espécies ovulíparas, como ocorre nos equinodermos, anfíbios e na maioria dos peixes ósseos.
II) A fecundação interna com desenvolvimento embrionário externo particularidade das espécies ovíparas, como por exemplo, os platelmintos, aves, artrópodes, dentre outros.
III) A fecundação e o desenvolvimento embrionário interno é pertencente às espécies ovovivíparas. Entretanto, o desenvolvimento do embrião ocorre exclusivamente a partir das reservas nutritivas do ovo. São representantes ovovíparos, alguns peixes ósseos, as cascáveis, os escorpiões e as lacraias.
IV) As espécies vivíparas apresentam fecundação e desenvolvimento interno. Nesse tipo de espécies o embrião completa seu desenvolvimento embrionário no interior do útero materno.
Estão CORRETAS as alternativas contidas em:
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II e III, apenas.
O sistema circulatório dos vertebrados é composto basicamente por um conjunto de tubos que se conectam para transportar um fluido, que contém substâncias nutritivas dissolvidas. O transporte desse fluido é impulsionado por uma bomba, o coração.
A respeito da circulação nos diferentes grupos de vertebrados, analise as afirmativas abaixo.
I – Peixes, aves e mamíferos possuem circulação dupla e completa. Isto quer dizer que o sangue passa duas vezes pelo coração para ser oxigenado e distribuído para todo o corpo e neste processo, o sangue venoso e o arterial não se misturam.
II – Anatomicamente o coração de aves e mamíferos apresenta-se muito semelhantes. O arco aórtico é um critério de diferenciação entre o coração destes dois grupos de vertebrados. As aves mantêm o arco aórtico esquerdo enquanto os mamíferos mantêm o direito.
III – A circulação em aves e mamíferos possui um papel importante na homeotermia, uma vez que a transferência de calor das partes mais internas para a externa do corpo promove a regulação da temperatura corpórea.
Está (ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s):
I, II e III.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
Leia o texto e, em seguida, responda à questão.
Morcego vampiro reconhece vítima pelo som da respiração
Estudo indica que os morcegos usam a respiração para identificar a vítima, do mesmo modo que seres humanos usam a voz para identificar uns aos outros.
Morcegos hematófagos, ou vampiros, os únicos mamíferos que se alimentam exclusivamente de sangue, reconhecem a presa pelo som da respiração. Estudo publicado no periódico BMC Biology mostra que morcegos da espécie Desmodus rotondus conseguiram reconhecer gravações do som da respiração humana com eficiência muito maior que os próprios voluntários humanos. [...] No trabalho, realizado na Ludwig-Maximilians-Universitaet de Munique, dois morcegos vampiros foram treinados para associar diferentes respirações humanas a diferentes aparelhos que forneciam sangue de gado. Em seguida, os animais ouviram várias gravações de respirações, e tiveram de associá-las aos indivíduos corretos, voando até o aparelho fornecedor de sangue correspondente. [...] Os vampiros foram capazes de, espontaneamente, associar as gravações aos indivíduos corretos, não importando se a gravação era da respiração da pessoa em repouso ou sob esforço físico.
(Fonte: Estadão. Reportagem publicada em 16 de junho de 2006. Disponível em http://www.estadao.com.br/arquivo/vidae/2006/not20060616p63446.htm. Acesso em 17 mai 2016).
A respiração é um processo importante para a obtenção de energia pelos animais, que na presença de oxigênio, oxidam compostos orgânicos e obtém o ATP. Além disso, estudos indicam que a respiração possui outras funções, como mencionado na reportagem.
A respeito da respiração nos diferentes filos animais, marque a alternativa CORRETA:
poríferos e cnidários não possuem sistema respiratório, sendo que as trocas gasosas ocorrem por difusão célula a célula, inicialmente por meio das células epidérmicas.
a respiração branquial exige que as trocas gasosas ocorram em meio aquoso, e pode ser observada nos peixes ósseos e cartilaginosos e nos répteis aquáticos.
os anfíbios, por passarem a maior parte de sua vida em meio terrestre, apresentam principalmente a respiração pulmonar para realização das trocas gasosas, sendo que quando estão submersos, essa respiração é intensificada.
moluscos possuem respiração traqueal, um sistema de tubos internos que estão repletos de ar e que se comunicam com o meio exterior por meio de espiráculos.
alguns mamíferos possuem certas estruturas respiratórias auxiliares, denominadas sacos aéreos, que são bolsas conectadas aos pulmões para facilitar o fluxo de ar pelos pulmões.
A figura abaixo representa o corte de um órgão do sistema genital. Analise a estrutura e em seguida, responda à questão.
Fonte: Adaptado de http://www.auladeanatomia.com/genitais/testiculos.htm
A estrutura apontada em A, tem como função principal:
reabsorção ou armazenamento temporário dos espermatozoides.
produção de espermatozoides.
transporte dos espermatozoides para a cauda do epidídimo.
liberação de secreções no interior da uretra.
coleta dos espermatozoides do ducto eferente.
A fecundação consiste na união de dois gametas de sexo diferente (espermatozoide e ovócito), com a fusão dos núcleos e formação de uma célula diploide denominada zigoto ou ovo. Tanto a fecundação quanto o desenvolvimento embrionário podem ocorrer interno ou externamente ao corpo materno. Sobre os tipos de fecundação e desenvolvimento do ovo, julgue os itens a seguir:
I) A fecundação externa acompanhada do desenvolvimento embrionário externo é característica das espécies ovulíparas, como ocorre nos equinodermos, anfíbios e na maioria dos peixes ósseos.
II) A fecundação interna com desenvolvimento embrionário externo particularidade das espécies ovíparas, como por exemplo, os platelmintos, aves, artrópodes, dentre outros.
III) A fecundação e o desenvolvimento embrionário interno é pertencente às espécies ovovivíparas. Entretanto, o desenvolvimento do embrião ocorre exclusivamente a partir das reservas nutritivas do ovo. São representantes ovovíparos, alguns peixes ósseos, as cascáveis, os escorpiões e as lacraias.
IV) As espécies vivíparas apresentam fecundação e desenvolvimento interno. Nesse tipo de espécies o embrião completa seu desenvolvimento embrionário no interior do útero materno.
Estão CORRETAS as alternativas contidas em:
I, II e III.
I e III, apenas.
I e II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
Leia o texto e, em seguida, responda à questão.
Morcego vampiro reconhece vítima pelo som da respiração
Estudo indica que os morcegos usam a respiração para identificar a vítima, do mesmo modo que seres humanos usam a voz para identificar uns aos outros.
Morcegos hematófagos, ou vampiros, os únicos mamíferos que se alimentam exclusivamente de sangue, reconhecem a presa pelo som da respiração. Estudo publicado no periódico BMC Biology mostra que morcegos da espécie Desmodus rotondus conseguiram reconhecer gravações do som da respiração humana com eficiência muito maior que os próprios voluntários humanos. [...] No trabalho, realizado na Ludwig-Maximilians-Universitaet de Munique, dois morcegos vampiros foram treinados para associar diferentes respirações humanas a diferentes aparelhos que forneciam sangue de gado. Em seguida, os animais ouviram várias gravações de respirações, e tiveram de associá-las aos indivíduos corretos, voando até o aparelho fornecedor de sangue correspondente. [...] Os vampiros foram capazes de, espontaneamente, associar as gravações aos indivíduos corretos, não importando se a gravação era da respiração da pessoa em repouso ou sob esforço físico.
(Fonte: Estadão. Reportagem publicada em 16 de junho de 2006. Disponível em http://www.estadao.com.br/arquivo/vidae/2006/not20060616p63446.htm. Acesso em 17 mai 2016).
A respiração é um processo importante para a obtenção de energia pelos animais, que na presença de oxigênio, oxidam compostos orgânicos e obtém o ATP. Além disso, estudos indicam que a respiração possui outras funções, como mencionado na reportagem.
A respeito da respiração nos diferentes filos animais, marque a alternativa CORRETA:
poríferos e cnidários não possuem sistema respiratório, sendo que as trocas gasosas ocorrem por difusão célula a célula, inicialmente por meio das células epidérmicas.
a respiração branquial exige que as trocas gasosas ocorram em meio aquoso, e pode ser observada nos peixes ósseos e cartilaginosos e nos répteis aquáticos.
os anfíbios, por passarem a maior parte de sua vida em meio terrestre, apresentam principalmente a respiração pulmonar para realização das trocas gasosas, sendo que quando estão submersos, essa respiração é intensificada.
moluscos possuem respiração traqueal, um sistema de tubos internos que estão repletos de ar e que se comunicam com o meio exterior por meio de espiráculos.
alguns mamíferos possuem certas estruturas respiratórias auxiliares, denominadas sacos aéreos, que são bolsas conectadas aos pulmões para facilitar o fluxo de ar pelos pulmões.
A figura abaixo representa o corte de um órgão do sistema genital. Analise a estrutura e em seguida, responda à questão.
Fonte: Adaptado de http://www.auladeanatomia.com/genitais/testiculos.htm
A estrutura apontada em A, tem como função principal:
reabsorção ou armazenamento temporário dos espermatozoides.
produção de espermatozoides.
transporte dos espermatozoides para a cauda do epidídimo.
liberação de secreções no interior da uretra.
coleta dos espermatozoides do ducto eferente.
A fecundação consiste na união de dois gametas de sexo diferente (espermatozoide e ovócito), com a fusão dos núcleos e formação de uma célula diploide denominada zigoto ou ovo. Tanto a fecundação quanto o desenvolvimento embrionário podem ocorrer interno ou externamente ao corpo materno. Sobre os tipos de fecundação e desenvolvimento do ovo, julgue os itens a seguir:
I) A fecundação externa acompanhada do desenvolvimento embrionário externo é característica das espécies ovulíparas, como ocorre nos equinodermos, anfíbios e na maioria dos peixes ósseos.
II) A fecundação interna com desenvolvimento embrionário externo particularidade das espécies ovíparas, como por exemplo, os platelmintos, aves, artrópodes, dentre outros.
III) A fecundação e o desenvolvimento embrionário interno é pertencente às espécies ovovivíparas. Entretanto, o desenvolvimento do embrião ocorre exclusivamente a partir das reservas nutritivas do ovo. São representantes ovovíparos, alguns peixes ósseos, as cascáveis, os escorpiões e as lacraias.
IV) As espécies vivíparas apresentam fecundação e desenvolvimento interno. Nesse tipo de espécies o embrião completa seu desenvolvimento embrionário no interior do útero materno.
Estão CORRETAS as alternativas contidas em:
poríferos e cnidários não possuem sistema respiratório, sendo que as trocas gasosas ocorrem por difusão célula a célula, inicialmente por meio das células epidérmicas.
a respiração branquial exige que as trocas gasosas ocorram em meio aquoso, e pode ser observada nos peixes ósseos e cartilaginosos e nos répteis aquáticos.
os anfíbios, por passarem a maior parte de sua vida em meio terrestre, apresentam principalmente a respiração pulmonar para realização das trocas gasosas, sendo que quando estão submersos, essa respiração é intensificada.
moluscos possuem respiração traqueal, um sistema de tubos internos que estão repletos de ar e que se comunicam com o meio exterior por meio de espiráculos.
alguns mamíferos possuem certas estruturas respiratórias auxiliares, denominadas sacos aéreos, que são bolsas conectadas aos pulmões para facilitar o fluxo de ar pelos pulmões.
A figura abaixo representa o corte de um órgão do sistema genital. Analise a estrutura e em seguida, responda à questão.
Fonte: Adaptado de http://www.auladeanatomia.com/genitais/testiculos.htm
A estrutura apontada em A, tem como função principal:
reabsorção ou armazenamento temporário dos espermatozoides.
produção de espermatozoides.
transporte dos espermatozoides para a cauda do epidídimo.
liberação de secreções no interior da uretra.
coleta dos espermatozoides do ducto eferente.
A fecundação consiste na união de dois gametas de sexo diferente (espermatozoide e ovócito), com a fusão dos núcleos e formação de uma célula diploide denominada zigoto ou ovo. Tanto a fecundação quanto o desenvolvimento embrionário podem ocorrer interno ou externamente ao corpo materno. Sobre os tipos de fecundação e desenvolvimento do ovo, julgue os itens a seguir:
I) A fecundação externa acompanhada do desenvolvimento embrionário externo é característica das espécies ovulíparas, como ocorre nos equinodermos, anfíbios e na maioria dos peixes ósseos.
II) A fecundação interna com desenvolvimento embrionário externo particularidade das espécies ovíparas, como por exemplo, os platelmintos, aves, artrópodes, dentre outros.
III) A fecundação e o desenvolvimento embrionário interno é pertencente às espécies ovovivíparas. Entretanto, o desenvolvimento do embrião ocorre exclusivamente a partir das reservas nutritivas do ovo. São representantes ovovíparos, alguns peixes ósseos, as cascáveis, os escorpiões e as lacraias.
IV) As espécies vivíparas apresentam fecundação e desenvolvimento interno. Nesse tipo de espécies o embrião completa seu desenvolvimento embrionário no interior do útero materno.
Estão CORRETAS as alternativas contidas em:
reabsorção ou armazenamento temporário dos espermatozoides.
produção de espermatozoides.
transporte dos espermatozoides para a cauda do epidídimo.
liberação de secreções no interior da uretra.
coleta dos espermatozoides do ducto eferente.