ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA
A fecundação consiste na união de dois gametas de sexo diferente (espermatozoide e ovócito), com a fusão dos núcleos e formação de uma célula diploide denominada zigoto ou ovo. Tanto a fecundação quanto o desenvolvimento embrionário podem ocorrer interno ou externamente ao corpo materno. Sobre os tipos de fecundação e desenvolvimento do ovo, julgue os itens a seguir:
I) A fecundação externa acompanhada do desenvolvimento embrionário externo é característica das espécies ovulíparas, como ocorre nos equinodermos, anfíbios e na maioria dos peixes ósseos.
II) A fecundação interna com desenvolvimento embrionário externo particularidade das espécies ovíparas, como por exemplo, os platelmintos, aves, artrópodes, dentre outros.
III) A fecundação e o desenvolvimento embrionário interno é pertencente às espécies ovovivíparas. Entretanto, o desenvolvimento do embrião ocorre exclusivamente a partir das reservas nutritivas do ovo. São representantes ovovíparos, alguns peixes ósseos, as cascáveis, os escorpiões e as lacraias.
IV) As espécies vivíparas apresentam fecundação e desenvolvimento interno. Nesse tipo de espécies o embrião completa seu desenvolvimento embrionário no interior do útero materno.
Estão CORRETAS as alternativas contidas em: