ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA


Observe na figura a seguir, um exemplo de cnidário.

 

medusa 

 Figura: Medusa.

Fonte: Acervo EAD/Uniube.

 

Os cnidários são animais invertebrados que, apesar de não apresentarem olhos complexos como encontrados entre os mamíferos, conseguem perceber as variações de luminosidades no ambiente. As variações luminosas são percebidas nesses animais por meio de uma estrutura denominado(a) de:


córnea


célula receptora


cóclea


retina


tímpano

A audição humana é possível graças a um aparelho que transforma som em impulsos elétricos e; que também apresenta papel primordial no equilíbrio corporal.

 

Sobre as estruturas que compõem o sistema auditivo, julgue os itens a seguir em V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as afirmativas FALSAS:

 

I (  ) Os canais semicirculares e o aparelho vestibular são órgãos presentes na orelha interna dos mamíferos e, são responsáveis pelo equilíbrio corporal.  

II (  ) O tímpano ou membrana timpânica  é uma estrutura que vibra quando o som adentra o meato auditivo externo.

III (  ) Os ossículos denominados como martelo, bigorna e estribo, transmitem as vibrações da membrana timpânica para outra membrana denominada janela oval.

 

A sequência CORRETA está contida em:


V – V – F


V – F – V


V – V – V


F – V – F


F – V – V

O líquido cefalorraquidiano, fluido cerebrospinal, ou líquor, é um fluido estéril e de aparência translúcida, situado no espaço subaracnoideo mais especificamente, entre as membranas aracnoide e pia-máter das meninges. É uma solução salina pura, praticamente sem proteínas ou células, atua como um amortecedor para o tecido cerebral e a medula espinhal.

 

Quem produz este liquido é:


Plexo aracnoideo.


Complexo encefálico.


Plexo cerebral.


Plexo corioide.


Complexo coloroide.

Observe a figura a seguir:

 

Figura: Sistema neural central.

Fonte: Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/upload/conteudo_legenda/70f4fe0ec5be6f422eb8c67a46761563.jpg.

 

O encéfalo apresenta uma continuação que é caracterizada por uma porção alongada do sistema nervoso central. Essa estrutura se aloja no canal vertebral, ao longo do um eixo craniocaudal. Iniciando entre crânio e a primeira vértebra cervical e finalizando-se na altura entre a primeira e segunda vértebra lombar em adultos, tem em média de 44 e 46 cm de comprimento. E termina entre a primeira e segunda vértebra lombar.

 

A partir daí a medula, apresenta a emissão de vários prolongamentos e, este local passa a se chamar:


Cauda medular.


Cauda equina.


Cauda vertebral.


Cauda cerebral.


Cauda humana.

O sistema endócrino é formado pelas glândulas endócrinas e os hormônios, que são os seus mensageiros químicos. Em conjunto com o sistema nervoso, é responsável por manter a homeostase, coordenando atividades entre os órgãos e aumentando a atividade do organismo, de acordo com as necessidades fisiológicas (KARDONG, 2011).

 

Uma importante glândula presente em todos os vertebrados é a hipófise. A respeito dessa glândula, marque (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO nas afirmativas abaixo:

 

(    ) A hipófise, também conhecida como glândula pituitária, está localizada sob o hipotálamo, que é o responsável por controlar a ação da hipófise.

(    ) A glândula pituitaria se divide em adenohipófise, responsável por secretar hormônios como o TSH, LH e GM e neurohipófise, que armazena e libera, entre outros hormônios, a ocitocina e o hormônio antidiurético.

(    ) A hipófise é a maior glândula do corpo humano, tal fato explica a sua grande função na regulação do metabolismo, já que as suas duas regiões (adenohipófise e neurohipófise) são responsáveis por sintetizar uma grande variedade de hormônios.

(    ) A mudança de coloração observada em alguns vertebrados sofre atuação da hipófise, já que ela é responsável por secretar o hormônio estimulante de melanóforos, que afeta a distribuição da melanina no interior das células pigmentares.

 

A sequência que preenche CORRETAMENTE as lacunas é:


V – V – V – V.


V – V – F – V.


F – F – V – V.


V – F – F – V.


V – F – V – F.

Analise o esquema a seguir:

 

 

Figura: Esquema de sistema digestório das aves

Fonte: Disponível em: http://www.sobiologia.com.br/figuras/Reinos3/aves5.gif

 

O sistema digestório das aves apresenta muitas peculiaridades, se comparado ao dos outros vertebrados. Uma delas é a ausência de dentes e presença do bico córneo, que pode apresentar as mais variadas morfologias, adaptadas aos hábitos alimentares do animal.

 

Após analisar a figura, julgue as afirmativas a seguir e posteriormente marque a resposta CORRETA.

 

I – As aves carnívoras e granívoras apresentam duas estruturas importantes denominadas papo e moela, que possuem a função respectiva de armazenar e triturar os alimentos. Entretanto, estas estruturas são mais bem desenvolvidas nas aves carnívoras que nas granívoras.

II – O papo é uma dilatação do esôfago que armazena o alimento, preparando-o para digestão e possibilita a regurgitação dos alimentos que foram parcialmente digeridos, para a alimentação dos filhotes.

III – As aves apresentam uma estrutura que atua como um estômago químico, denominado proventrículo, que possui em suas paredes, células secretoras de sucos gástricos.

 

Está(ão) CORRETA(S) a(s) alternativa(s):


I, II e III.


III, apenas.


I e II, apenas.


II e III, apenas.


I, apenas.

Segundo Pugh et al (2008), acredita-se que o papel original dos rins dos vertebrados seria a regulação de íons como o fosfato e o cálcio. Atualmente, sabe-se que o rim, principal órgão do sistema excretor, realiza não só a regulação do balanço de água e sais minerais do corpo, entre eles o sódio, cálcio, magnésio, potássio, etc., mas também a eliminação de produtos residuais.

 

A respeito da excreção nos vertebrados, marque a resposta CORRETA.


Répteis e aves apresentam rins mesonefros e o produto de excreção dessas duas classes é a ureia.


Todos os vertebrados apresentam bexiga urinária, estrutura responsável pelo armazenamento temporário da urina.


Os néfrons são as unidades filtradoras presentes nos rins. Eles encontram-se na região medular dos rins, em uma porção com forma piramidal, denominada pirâmide renal.


O pH da urina é alcalino. Esta característica ocorre devido a liberação de íons hidroxila pelas células proximais e distais dos túbulos renais.


A cápsula de Bownam é uma membrana rígida, formada por uma grande quantidade de fibras colágenas, que envolve os rins, dando-lhe proteção e resistência ao aumento da pressão interna.

Observe a figura a seguir.

  

 

Figura: Genitais femininos internos.

Fonte: Disponível em http://fbldfisioterapia.blogspot.com.br/. Acesso em: 17 jun. 2016.

  

A figura acima representa os genitais femininos internos. A estrutura representada pela letra A é responsável pela produção dos hormônios femininos e é localizada nas laterais do útero, sendo encontradas em número de dois, um direito e um esquerdo. Os hormônios produzidos pela estrutura A são: o estrógeno e a progesterona.

 

A estrutura representada por A é denominada de:


tubas uterinas


útero


vagina


ovários


testículos

Observe a figura a seguir:

 

Figura: Sistema excretor humano.

Fonte: Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/upload/conteudo_legenda/87f6926c6b1b8ffef4f2b42ceb860572.jpg

 

A excreção consiste na eliminação de resíduos do metabolismo juntamente com água e sais minerais. É um processo que garante a osmorregulação, que por sua vez, é importante para a manutenção da homeostase.

 

Após a análise da figura e com base em seus estudos sobre o sistema excretor em humanos, analise as afirmativas abaixo e em seguida marque a resposta CORRETA.

 

I – Anatomicamente, o rim direito encontra-se inferiorizado em relação ao esquerdo devido à presença do fígado. O posicionamento correto dos rins é decorrente da presença de uma camada de tecido adiposo que os envolve.

II – Uma das funções do rim é a filtragem do sangue, que chega por meio das artérias renais. Quando ocorre a passagem de sangue por este órgão, a pressão interna dos rins aumenta, e a presença da cápsula renal impede que o mesmo sofra danos neste processo.

III – A bexiga é o órgão responsável pelo armazenamento temporário da urina. Sua parede é formada por músculo liso e sua parede interna possui pregas para permitir a sua dilatação.

IV – A uretra é um canal condutor, responsável por ligar o rim à bexiga, fazendo o transporte do material filtrado até o seu local de armazenamento.

 

Estão CORRETA(S) a(s) afirmativa(s) contidas em:


I, II, III e IV.


II, III e IV, apenas.


I e II, apenas.


I, II e III, apenas.


I e III, apenas.

O mal de Parkinson, descrito por James Parkinson em 1817, é uma doença progressiva do movimento. Essa doença decorre devido à perda da função dos neurônios secretores do hormônio denominado dopamina nos gânglios da base. Estes hormônios controlam e ajustam a transmissão das “vontades” conscientes, oriundas do córtex cerebral até os músculos do corpo. Não é só os neurônios dopaminérgicos que estão envolvidos, mas outras estruturas que fornecem serotonina, noradrenalina e acetilcolina estão envolvidos na origem desta doença. O nome "Parkinson" foi sugerido pelo grande neurologista francês Jean-Martin Charcot, como homenagem a James Parkinson.

 

No cerebelo, há uma região onde se encontram os neurônios dopaminérgicos chamada substancia nigra.

 

De posse destas informações, você pode afirmar que:

 


Animais com grandes cerebelos são mais propensos a movimentos rápidos, incoordenados e aleatórios.


O cerebelo não tem nenhuma relação com movimentos exceto, quando alterado por alguma patologia (doença).


Animais com grandes cerebelos são mais propensos a movimentos lentos, incoordenados e aleatórios.


Animais com grandes cerebelos são mais propensos a movimentos lentos, coordenados e precisos.


Animais com grandes cerebelos são mais propensos a movimentos rápidos, coordenados e precisos.

Páginas: 12