ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA


A digestão é caracterizada por uma série de processos químicos e físicos que tem início na boca e é responsável por reduzir o alimento ingerido a partículas que sejam absorvíveis.

 

Relembrando os órgãos que participam do processo de digestão, analise a figura abaixo para responder à questão.

 

 

Fonte: Imagem adaptada de http://pt.wikipedia.org.

 

As estruturas apontadas pelas setas 1, 2 e 3 apresentam respectivamente, a função de:


1- Secreção de bile, produto que atua na digestão de gorduras / 2- Secreção de suco pancreático, que atua na digestão no estômago e intestino / 3 – Absorção de nutrientes.


1- Digestão do alimento pela ação de suco gástrico / 2 - Secreção de suco pancreático, que atua na digestão no estômago e intestino / 3 - Secreção de bile, produto que atua na digestão de gorduras.


1- Secreção de suco pancreático, que atua na digestão no estômago e intestino / 2 – Produção de bile, produto que atua na digestão de gorduras / 3 – Absorção de água.


1- Secreção de bile, produto que atua na digestão de gorduras / 2 – Digestão do alimento pela ação de suco gástrico / 3 – Absorção de nutrientes.


1- Digestão do alimento pela ação de suco gástrico / 2 - Secreção de bile, produto que atua na digestão de gorduras / 3 – Absorção de água.

O sistema reprodutor humano inclui os gametas, que nos homens são os espermatozoides e nas mulheres os ovócitos; as gônadas e os seus produtos de excreção (hormônios) e os ductos responsáveis pelo transporte de gametas.

 

No sistema genital feminino, o local onde ovócito e o espermatozoide se encontram para que ocorra a fecundação é:


ampola da tuba uterina.


fímbrias.


colo do útero.


cérvix uterina.


vagina.

Um aluno do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas estava apresentando um Seminário na Universidade de Uberaba. A partir da ilustração a seguir, ele explicou as características de cada estrutura do sistema genital feminino e o seu funcionamento.

 

Analise as afirmações que o aluno relatou:

 

 Figura: Sistema genital feminino.

Fonte: Disponível em: http://www.dst.com.br/anatomia.htm. Acesso em: 04 mai.2016.

 

(01) O útero é o local em que o embrião se desenvolve se o ovócito for fecundado.

(02) Os espermatozoides são ejaculados dentro da vagina durante a cópula e o feto passa por meio da vagina durante o nascimento.

(04) Duas dobras de pele envolvem a abertura da vagina. A dobra da pele mais interna e delicada forma os pequenos lábios; a dobra de pele mais externa e grossa forma os grandes lábios.

(08) As tubas uterinas são tubos musculares e flexíveis que conectam os ovários com o útero.

(16) Os ovários são duas gônadas ou glândulas sexuais femininas. Localizam-se na parte inferior da cavidade abdominal, um de cada lado do útero.

(32) Na mulher, a cada 28 dias mais ou menos, um dos folículos ovarianos passa por um processo de maturação e, o ovócito secundário é então expelido do ovário e, capturado pelas fímbrias, que são uma espécie de franjas da tuba uterina.

 

Dê como resposta a soma dos números dos itens CORRETOS que o aluno afirmou:


62


31


33


63


59

Os peixes podem se locomover em grupos, os quais denominamos de cardumes. Os cardumes apresentam uma espécie de nado sincronizado e, possuem como principal função, confundir potenciais predadores. Ao se locomover em grupos, os peixes atrapalham a visualização dos animais que compõem o cardume e, desse modo, o predador terá dificuldades para identificar e planejar o ataque a um indivíduo em específico.

 

A locomoção organizada, somente é possível, devido a capacidade dos peixes de se situar no ambiente aquático. Dessa forma, esses animais nadam a um ritmo constante e, mantêm distâncias individuais características. O nado orientado é resultado da atuação de uma série de escamas com minúsculos orifícios, que se comunicam com poros específicos na pele. Esse conjunto de estruturas é denominado(a) de:


labirinto


vestíbulo


retina


estatocisto


linha lateral

A pele dos cordados, além de oferecer diversas vantagens como proteção, impermeabilização e em alguns casos trocas gasosas, também possui estruturas anexas que conferem a este grupo diversas vantagens adaptativas. A respeito da pele e suas estruturas anexas nos vertebrados, relacione a estrutura com a sua característica.

 

A. Plastrão

B. Pena

C. Derme

D. Escama placoide

E. Escama ganoide

 

(          ) Estrutura de revestimento dos peixes que apresenta brilho, em alguns casos devido à presença de uma substância segregada pela derme, conhecida como ganoína.

(          ) Estrutura componente da pele, com abundantes fibras colágenas, vasos sanguíneos e terminações nervosas.

(          ) Estrutura presente na região ventral de alguns representantes dos répteis. Na maioria das vezes, é formada por uma placa dérmica óssea coberta por escamas epidérmicas cornificadas.

(          ) Estrutura que recobre a epiderme de peixes cartilaginosos, que apresenta constituição semelhante à dos dentes, dando à pele um aspecto áspero.

(          ) Anexo da pele, altamente queratinizado, formado por cálamo, haste e vexilo. No início de seu desenvolvimento é uma estrutura viva, formada a partir de uma papila dérmica.


1 - E; 2 - B; 3 - C; 4 - D; 5 - A.


1 – E; 2- C; 3 – A; 4 – D; 5 – B.


1- D; 2 - C; 3 - E; 4 - A; 5 - B.


1 - A; 2 - C; 3 - E; 4 - D; 5 - B.


1 - D; 2 - C; 3 - A; 4 - E; 5 - B.

O sistema endócrino, por meio da produção de hormônios, juntamente com a atuação do sistema neural, faz a coordenação do nosso corpo, colocando em harmonia as suas partes, relacionando uma às as outras, de maneira regular.

Os hormônios são substâncias químicas que atuam, em pequenas quantidades, na regulação de diversas funções fisiológicas. Sua secreção é controlada pelo sistema nervoso, que fornece informações sobre o meio externo. Dessa forma, o sistema endócrino, juntamente com o sistema nervoso, atua na coordenação e regulação das funções corporais.

 

A respeito da endocrinologia dos vertebrados, analise as afirmativas abaixo:

 

I. Entre os invertebrados, a ação de hormônios ocorre apenas nos artrópodes e moluscos, sendo que nos grupos anteriores, a ação dessas substâncias químicas não é efetiva devido à pouca complexidade organizacional desses seres.

II. Assim como os vertebrados, os invertebrados também possuem feromônios, que são sinais químicos utilizados principalmente para a sinalização sexual.

III. Comparativamente, todos os hormônios de vertebrados e invertebrados possuem em ambos a mesma composição química e efeitos. Isto quer dizer que o uso de hormônios para promover crescimento e diferenciação sexual em peixes, pode afetar os insetos aquáticos.

IV. A endorfina e a insulina são exemplos de hormônios que podem ser encontrados tanto em vertebrados quanto em invertebrados.

 

Estão CORRETAS as alternativas contidas em:


II e IV, apenas.


I, II e III, apenas.


II e III, apenas.


III e IV, apenas.


I, II, III e IV.

A retina é uma camada composta por células fotorreceptoras, as quais se encontram em maior concentração, em uma área denominada de fóvea. A quantidade de células fotorreceptoras é variável entre as espécies e, esse detalhe pode favorecer a visão dos animais predadores, como o falcão, na captura de suas presas.

 

Dentre os tipos de células fotorreceptoras, podemos citar os cones e bastonetes.

 

Com base em seus estudos, acerca dos cones e bastonetes, julgue os itens a seguir em V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as afirmativas FALSAS:

 

(    ) Os bastonetes são mais sensíveis à luz que os cones e, portanto, encontram-se um maior número de bastonetes nos animais de hábitos noturnos.

(    ) Os bastonetes são as células responsáveis pela visão colorida, porém são menos sensíveis à luminosidade.

(    ) Os cones são mais sensíveis à luz que os bastonetes e, portanto, encontram-se um maior número de cones nos animais de hábitos noturnos.

(    ) Na espécie humana, a fóvea contém somente cones, apesar da grande quantidade de bastonetes presentes na retina.

 

A sequência CORRETA está contida em:


V – F – F – V


V – V – F – F


F – V – V – V


F – V – V – F


V – V – V – V

A língua, em grande parte dos mamíferos, é um órgão muscular, formado por um grupo de músculos intrínsecos e extrínsecos, recoberto por papilas linguais, as quais podem ser ou não ser gustativas. As papilas gustativas, presentes em cada região da língua, são responsáveis pela identificação de um tipo de gosto.

Observe na figura a seguir, as regiões gustativas da língua, representadas pelos números: I, II, III e IV.

 

Importante: Considere a posição que que se encontra o órgão representado na imagem abaixo.

 

 língua

Figura: Regiões gustativas da língua.

Fonte: Adaptado de: www.ebah.com.br. Acesso em: 01 jul. 2016.

 

Com base em seus estudos e de acordo com a figura acima, assinale a alternativa que contem a identificação CORRETA de cada região gustativa:


I – amargo; II – doce; III – salgado; IV - azedo


I – salgado; II – doce, III – amargo; IV – azedo


I – salgado; II – azedo, III – amargo; IV – doce


I – doce; II – amargo; III – salgado; IV – azedo


I – amargo; II – azedo; III – salgado; IV – doce

O subfilo Crustácea é composto por cerca de 50 mil espécies identificadas. A maioria desses indivíduos pertence ao ambiente marinho, como os camarões, as lagostas, os siris, os caranguejos, dentre outros.

 

Nesses animais há uma câmara revestida por células pilosas, as quais sinalizam a posição do corpo do animal em relação ao campo gravitacional. Com base em seus estudos sobre o Sistema Sensorial, é possível afirmar que, o órgão descrito acima e, que tem como função proporcionar o equilíbrio dos crustáceos é denominado de:


tímpano


bastonetes


aparelho vestibular


cones


estatocisto

Por incrível que possa parecer, a pele é o maior órgão do corpo humano. Abriga as sensações e o único dos cinco sentidos absolutamente vital para a sobrevivência: o tato. Você morreria se não conseguisse diferenciar, pelo toque, o óleo quente da água fria. Se não existisse a dor, você comeria a própria língua junto com as refeições, sem notar. E talvez só percebesse que pisou num prego muito tempo depois, quando o ferimento já tivesse infeccionado.

 

Fonte: Trecho extraído de: http://super.abril.com.br/ciencia/tato-superficial-eu. Acesso em: 01 jul. 2016.

 

Com base na leitura do texto acima e em seus estudos, julgue os itens a seguir em V para VERDADEIRO e F para FALSO:

 

I – A pele desempenha importante papel na regulação da água e da temperatura corporal, essenciais ao metabolismo dos organismos.

II – Por meio da pele é possível absorver e eliminar substâncias, bem como formar estruturas glandulares.

III – A epiderme é a camada mais externa da pele e, sendo uma camada mais delgada que a derme. Nela estão localizados os anexos epidérmicos.

IV- A derme é a camada mais espessa da epiderme, e dessa forma, auxilia na proteção corporal e no armazenamento de gordura.

 

Estão CORRETAS as afirmativas contidas em:


I, II, III e IV.


II, III e IV, apenas.


I e III, apenas.


I, II e III, apenas.


II e IV, apenas.

Páginas: 12345