ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA


Observe a figura a seguir:

 

Figura: Esquema de olho humano.

Fonte: Disponível em: https://www.gta.ufrj.br/grad/10_1/retina/figuras/olho.jpg.

 

A retina é uma camada composta por células fotorreceptoras, as quais se encontram em maior concentração, em uma área denominada de fóvea. A quantidade de células fotorreceptoras é variável entre as espécies e, esse detalhe pode favorecer a visão dos animais predadores, como o falcão, na captura de suas presas. Dentre os tipos de células fotorreceptoras, podemos citar os cones e bastonetes.

 

Com base na análise da figura e em seus estudos, acerca dos cones e bastonetes, julgue os itens a seguir em V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as afirmativas FALSAS:

 

I- (     ) Os bastonetes são mais sensíveis à luz que os cones e, portanto, encontram-se um maior número de bastonetes nos animais de hábitos noturnos.

II – (    ) Os bastonetes são as células responsáveis pela visão colorida, porém são menos sensíveis à luminosidade.

III – (   ) Os cones são mais sensíveis à luz que os bastonetes e, portanto, encontram-se um maior número de cones nos animais de hábitos noturnos.

IV – (   ) Na espécie humana, a fóvea contém somente cones, apesar da grande quantidade de bastonetes presentes na retina.

 

A sequência CORRETA está contida em:


F – V – V – V


V – F – F – V


F – V – V – F


V – V – F – F


V – V – V – V

O encéfalo apresenta uma continuação que é caracterizada por uma porção alongada do sistema nervoso central. Essa estrutura se aloja no canal vertebral, ao longo do um eixo craniocaudal. Iniciando entre crânio e a primeira vértebra cervical e finalizando-se na altura entre a primeira e segunda vértebra lombar em adultos, tem em média de 44 e 46 cm de comprimento. E termina entre a primeira e segunda vértebra lombar.

 

A partir daí a medula, há a emissão de vários prolongamentos e, este local passa a se chamar:


Cauda humana.


Cauda medular.


Cauda raquiana.


Cauda cerebral.


Cauda equina.

No sistema nervoso existem vias que são aferentes, ou seja, levam informações percebidas no meio ambiente e, as direciona ao Sistema Nervoso Central. As vias eferentes encaminham a reação gerada a partir dos estímulos recebidos para o Sistema Nervoso Periférico.

Com base nisso é possível afirmar que as fibras sensitivas e motoras, podem ser classificadas RESPECTIVAMENTE em vias:


Ambas são centrais.


Eferentes e aferentes.


Ambas são periféricas.


Aferentes e sensoriais.


Aferentes e eferentes. 

As transformações físicas e químicas sofridas pelo alimento que é ingerido pelos animais são importantes para possibilitar que as partículas se reduzam a um tamanho que possam ser absorvidas e aproveitadas no processo de obtenção de energia. Este processo, chamado digestão, pode envolver a participação de vários órgãos complexos, com aberturas distintas para a entrada e saída do alimento ou em cavidades relativamente simples, com uma abertura única para a entrada do alimento e saída do material não aproveitado.

 

A respeito do sistema digestório dos integrantes do reino animal, marque (I) para sistema digestório incompleto e (C) para sistema digestório completo, levando em consideração o tipo de sistema nos seguintes animais:

 

1 - (   ) Ostra

2 - (   ) Planária

3 – (   ) Minhoca

4 – (   ) Esponja   

5 – (   ) Medusa

6 – (   ) Rã

7 – (   ) Esquistossomo

8 – (   ) Peixe

9 – (   ) Ascaris (lombriga)

 

A sequência CORRETA está contida em:


1 - C; 2 - C; 3 - C; 4 - I; 5 - I; 6 - C; 7 - I; 8 – C; 9 – C.


1 - C; 2 - I; 3 - I; 4 - I; 5 - C; 6 - C; 7 - C; 8 – C; 9 – I.


1 – I; 2 - I; 3 - I; 4 - I; 5 - I; 6 - C; 7 - I; 8 – C; 9 – I.


1 - I; 2 - I; 3 - C; 4 - I; 5 - C; 6 - C; 7 - I; 8 – C; 9 - I.


1 - C; 2 - I; 3 - C; 4 - I; 5 - I; 6 - C; 7 - I; 8 – C; 9 - C.

Pequenas elevações, geralmente próximas dos seios sagital superior, transverso projetam-se ao seio sagital e suas lacunas venosas. Elas são intumescências macroscópicas, ou distensões, mínimas projeções da aracnoide encefálica. O líquido produzido na cavidade subaracnoidea entra nas granulações e vilos e daí para os seios venosos da dura-máter onde é drenado por osmose.

 

O texto acima faz referência às(aos):


Grânulos subdurais.


Grânulos medulares.


Bolsas aracnoideas.


Granulações aracnoideas.


Grânulos de dura-máter.

Nos seres vivos existem células capazes de gerar um impulso elétrico que será distribuído por todo o organismo do ser produzindo ações ou reações como contração muscular, liberação de hormônios, sensação de frio ou dor, estas células são chamadas de _____________, elas também transmitem impulsos entre si através de _________________, que podem ser químicas ou físicas, excitatórias ou inibitórias.

 

Marque a alternativa que completa RESPECTIVAMENTE os espaços presentes no texto acima.

 


sinapses, ligações neurofísicas


neurônios, células da glia


neurônios, ligações neurofísicas


sinapses, neurotransmissores


neurônios, sinapses

As espécies pertencentes à classe das Aves apresentam modificações morfofisiológicas que são inerentes às formas de se alimentarem. Dentre essas modificações, podemos citar os vários formatos dos bicos córneos. Na figura a seguir, há a presença de alguns exemplos de bicos córneos.

Figura: Tipos de bicos córneos.

Adaptado de:

http://smartkids.com.br/content/coloring_pages/images/2355/thumb/aves-tipos-de-bico.png.

 

Com base na análise da figura anterior e em seus estudos, julgue os itens a seguir:

I) As aves de rapina, apresentam um bico afiado e robusto, estrutura na qual facilita o consumo da carne de suas presas. Podemos citar exemplo de aves de rapina: as águia, os gaviões, os falcões, os condores, dentre outros.

II) O papagaio, a cacatua, a arara e os periquitos, são exemplos de aves da ordem Psittaciformes. Essas aves apresentam bico cônico e forte, o qual permite que sementes sejam quebradas.

III) O pica-pau, é uma espécie pertencente à ordem dos Piciformes e, recebem esse nome, pois fazem seus ninhos abrindo uma cavidade nos troncos de árvores, com o auxílio de seu bico. Sua alimentação consiste principalmente de larvas de insetos.

IV) O beija-flor possui um bico é normalmente longo, propício para a coleta do néctar das flores. Entretanto, o formato do bico varia bastante com a espécie e, está adaptado ao formato da flor que constitui a base da alimentação de cada tipo de beija-flor.

Sobre o bico das aves, estão CORRETAS as assertivas contidas em:


I, III e IV, apenas.


I, II e III, apenas.


II e III, apenas.


I, II, III e IV.


II, III e IV, apenas.

Alguns invertebrados, não possuindo outro tipo de esqueleto, conseguem sustentação de seus corpos por meio de cavidades corporais cheias de líquidos. Entre eles estão as:


Aranhas e as baratas.


Planárias e os ouriços do mar.


Estrela-do-mar e as ostras.


Minhocas e as hidras.


Esponjas e os camarões.

“A digestão inclui a quebra dos compostos complexos em moléculas menores que são absorvidas através da parede do intestino. Tanto a alimentação como a digestão são processos divididos em duas partes; cada um deles tem um componente físico e um componente químico, embora os componentes físicos dominem o processo de alimentação e os componentes químicos dominem o da digestão. [...] Os ancestrais dos vertebrados provavelmente filtravam pequenas partículas de alimento da água, como ainda é realizado pelo anfioxo e pelas larvas das lampreias. A maioria dos vertebrados se alimenta de partículas grandes; ingerem seu alimento aos pedaços em forma de bocados em vez de diminutas partículas”. (POUGH et al, 2008, p. 36).

 

Com base em seus estudos sobre a digestão dos vertebrados atuais, marque V para VERDADEIRO e F para FALSO.

 

I – (   ) A digestão nos vertebrados ocorre principalmente intracelularmente, nos lisossomos, organelas responsáveis pela secreção de enzinas.

II – (  ) Os peixes cartilaginosos apresentam uma válvula espiral no intestino, com a função de aumentar a superfície de absorção do alimento.

III – ( ) A presença de glândulas orais é uma característica exclusiva dos mamíferos. Tais glândulas apresentam grande quantidade de amilase, uma enzima responsável pela degradação do amido.

IV – ( ) Algumas espécies de répteis apresentam língua bífida e órgão de Jacobson nos palatos, ambas estruturas responsáveis por auxiliar na detecção do alimento, já que detectam partículas químicas no ambiente.

V – (  ) A dilatação da porção terminal do esôfago das aves forma o papo, que armazena temporariamente o alimento e promove a seu amolecimento, com o objetivo de facilitar a digestão química.

 

A sequência que preenche CORRETAMENTE as lacunas é:


V – V – V – V – V.


F – F – V – V – V.


V – V – F – V – V.


F – V – F – V – V.


F – V – V – F – V.

Analise a figura abaixo e em seguida marque a resposta CORRETA.

 

O tipo de respiração esquematizado na figura é:


traqueal, tipo de respiração que pode ser encontrada em moluscos.


branquial, tipo de respiração que pode ser encontrada em peixes, anfíbios e répteis.


traqueal, tipo de respiração que pode ser encontrada em artrópodes.


branquial, tipo de respiração que pode ser encontrada em larvas de anfíbios e peixes.


branquial, tipo de respiração que pode ser encontrada apenas nos peixes.

Páginas: 123456