ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA


“A digestão inclui a quebra dos compostos complexos em moléculas menores que são absorvidas através da parede do intestino. Tanto a alimentação como a digestão são processos divididos em duas partes; cada um deles tem um componente físico e um componente químico, embora os componentes físicos dominem o processo de alimentação e os componentes químicos dominem o da digestão. [...] Os ancestrais dos vertebrados provavelmente filtravam pequenas partículas de alimento da água, como ainda é realizado pelo anfioxo e pelas larvas das lampreias. A maioria dos vertebrados se alimenta de partículas grandes; ingerem seu alimento aos pedaços em forma de bocados em vez de diminutas partículas”. (POUGH et al, 2008, p. 36).

 

Com base em seus estudos sobre a digestão dos vertebrados atuais, marque V para VERDADEIRO e F para FALSO.

 

I – (   ) A digestão nos vertebrados ocorre principalmente intracelularmente, nos lisossomos, organelas responsáveis pela secreção de enzinas.

II – (  ) Os peixes cartilaginosos apresentam uma válvula espiral no intestino, com a função de aumentar a superfície de absorção do alimento.

III – ( ) A presença de glândulas orais é uma característica exclusiva dos mamíferos. Tais glândulas apresentam grande quantidade de amilase, uma enzima responsável pela degradação do amido.

IV – ( ) Algumas espécies de répteis apresentam língua bífida e órgão de Jacobson nos palatos, ambas estruturas responsáveis por auxiliar na detecção do alimento, já que detectam partículas químicas no ambiente.

V – (  ) A dilatação da porção terminal do esôfago das aves forma o papo, que armazena temporariamente o alimento e promove a seu amolecimento, com o objetivo de facilitar a digestão química.

 

A sequência que preenche CORRETAMENTE as lacunas é:




  • V – V – V – V – V.

  • F – F – V – V – V.

  • V – V – F – V – V.

  • F – V – F – V – V.

  • F – V – V – F – V.