ANATOMIA E FISIOLOGIA COMPARADA


As espécies pertencentes à classe das Aves apresentam modificações morfofisiológicas que são inerentes às formas de se alimentarem. Dentre essas modificações, podemos citar os vários formatos dos bicos córneos. Na figura a seguir, há a presença de alguns exemplos de bicos córneos.

Figura: Tipos de bicos córneos.

Adaptado de:

http://smartkids.com.br/content/coloring_pages/images/2355/thumb/aves-tipos-de-bico.png.

 

Com base na análise da figura anterior e em seus estudos, julgue os itens a seguir:

I) As aves de rapina, apresentam um bico afiado e robusto, estrutura na qual facilita o consumo da carne de suas presas. Podemos citar exemplo de aves de rapina: as águia, os gaviões, os falcões, os condores, dentre outros.

II) O papagaio, a cacatua, a arara e os periquitos, são exemplos de aves da ordem Psittaciformes. Essas aves apresentam bico cônico e forte, o qual permite que sementes sejam quebradas.

III) O pica-pau, é uma espécie pertencente à ordem dos Piciformes e, recebem esse nome, pois fazem seus ninhos abrindo uma cavidade nos troncos de árvores, com o auxílio de seu bico. Sua alimentação consiste principalmente de larvas de insetos.

IV) O beija-flor possui um bico é normalmente longo, propício para a coleta do néctar das flores. Entretanto, o formato do bico varia bastante com a espécie e, está adaptado ao formato da flor que constitui a base da alimentação de cada tipo de beija-flor.

Sobre o bico das aves, estão CORRETAS as assertivas contidas em:




  • I, III e IV, apenas.

  • I, II e III, apenas.

  • II e III, apenas.

  • I, II, III e IV.

  • II, III e IV, apenas.