ANÁLISE DO DISCURSO
Conforme Bakhtin, em nosso livro de apoio (2011), todo discurso é tecido pelo discurso do outro, pois os múltiplos sentidos de um mesmo texto remetem à ideia de que diferentes vozes atravessam o texto (noção de polifonia).
A partir dessa ideia e fazendo uma leitura crítica da charge a seguir, podemos afirmar que diferentes vozes do leitor se apresentam como possíveis leituras, tendo como referência o uso dependente das tecnologias.
Assinale a alternativa correta, que aponte uma visão crítica.
Observa-se que muitos leitores podem fazer um julgamento crítico a muitos profissionais que conseguem realizar suas atividades somente com o uso da tecnologia.
Há nos três quadros uma posição positiva referindo-se a alguns profissionais que dependem, exclusivamente, de tecnologias para resolver suas práticas do dia a dia.
Diferentes discursos atravessam a leitura da charge, apontando para vozes, que concordam quanto à formação técnica de determinados profissionais.
No primeiro quadro, um médico, em uma sala de cirurgia, solicita aos seus auxiliares qual o procedimento adequado, de acordo com a internet, para tirar a vesícula inflamada do paciente.
A charge traz vozes que elogiam profissionais ligados às tecnologias.
Você estudou acerca de alguns conceitos da Análise do Discurso e de sua história como campo de pesquisa. Podemos entender que a Análise do Discurso:
Assinale a opção correta.
Defende a maquinaria discursiva ao longo de suas três épocas.
Procura compreender a língua fazendo sentido, entendendo-a como dialógica.
Concebe a linguagem como sistema linguístico, cuja enunciação é repetível.
Trata o discurso a partir da materialidade linguística que é controversa à exterioridade da língua.
Trata basicamente da gramática, já que esse aspecto é o mais relevante.
Nos estudos da Análise do Discurso, apresentados em nosso livro de apoio, o conceito de sujeito deve ser esclarecido, para evitar equívocos teóricos. Para algumas teorias linguísticas o sujeito é uma pessoa física. Já para a Análise do Discurso, é preciso saber que o sujeito é discursivo, portanto não se trata de indivíduos, seres humanos individualizados.
Observe os três conceitos de sujeito discursivo:
I O sujeito discursivo é atravessado pelos vários discursos que permeiam os espaços sociais.
II A compreensão do sujeito discursivo exige o entendimento de quais vozes sociais estão presentes na voz do sujeito.
III Para identificar o sujeito discursivo basta analisar sintaticamente uma sequência linguística.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
I, II e III.
I e II.
I, apenas.
III apenas
I e III.
Conforme Bakhtin, em nosso livro de apoio (2011), todo discurso é tecido pelo discurso do outro, pois os múltiplos sentidos de um mesmo texto remetem à ideia de que diferentes vozes atravessam o texto (noção de polifonia).
A partir dessa ideia e fazendo uma leitura crítica de uma tira ( gênero textual com sequências de quadros com imagens e signos linguísticos), a seguir, podemos afirmar que diferentes vozes do leitor se apresentam como possíveis leituras, tendo como referência o uso dependente das tecnologias. Observe que tanto as sequências linguísticas quanto as imagens revelam sentidos.
(Produção EAD-Uniube)
Assinale a alternativa correta, que aponte uma visão crítica do leitura da tira.
É correto o que se afirma em.
Diferentes discursos atravessam a leitura da charge, apontando para vozes, que concordam quanto à formação técnica de determinados profissionais e a dependência às novas tecnologias.
Observa-se que muitos leitores podem fazer um julgamento positivo a muitos profissionais que conseguem realizar suas atividades somente com o uso da tecnologia.
No primeiro quadro, um médico, em uma sala de cirurgia, solicita aos seus auxiliares qual o procedimento adequado, de acordo com a internet, para tirar a vesícula inflamada do paciente, o que expõe um conhecimento frágil e até perigoso desse profissional. O mesmo ocorre nos outros quadros; secretária e paciente ficam assustados com a solicitação do dentista para verificar na internet como arrancar um pré-molar.
Há nos três quadros uma posição positiva referindo-se a alguns profissionais que dependem de tecnologias para resolver suas práticas do dia a dia. No último quadro, por exemplo, a professora desconhece como se escreve a palavra compreensão e vai buscar na internet a grafia correta.
A charge traz vozes que elogiam profissionais ligados às tecnologias.
No livro de apoio, temos os conceitos de formação discursiva e formação ideológica. Vamos colocar em prática esses conceitos, a partir da análise de uma campanha publicitária de uma marca de cerveja, veiculada há uns 5 anos. Nessa campanha a atriz Juliana Paes é a garota propaganda. O slogan da publicidade é: “Antártica, a cerveja da Boa”. Analisando essa publicidade, podemos dizer que uma possível formação discursiva para esse slogan é que essa cerveja é de boa qualidade.
Entretanto a palavra Boa apresenta-se com letra maiúscula e, ainda, está acompanhada da preposição "da", remetendo à atriz com a ideia de “gostosa”. A partir dessa publicidade, houve campanhas não apoiando esse tipo de propaganda, que vulgariza a mulher. Essas campanhas ajudaram, também, a proibir essa visão machista da mulher .
Ao apontarmos essa segunda possibilidade, indicamos, também, para convicções que determinam uma formação discursiva, isto é, enunciados ditos/escritos em determinada época e determinado lugar.
A partir dessas considerações e levando em conta a expressão “da Boa” referindo-se à atriz, o objeto de comércio (cerveja), assinale a alternativa correta.
A publicidade usou recursos para vender bebidas diet.
A publicidade contém ideias machistas que depreciam a figura da mulher, julgando-a somente pela aparência sensual.
Pode-se afirmar que a publicidade respeita a figura da mulher brasileira, inclusive, determinando um tipo físico para ser imitado por outras mulheres.
A campanha publicitária diz respeito à igualdade de gêneros no Brasil.
As estratégias usadas na publicidade não ofendem as mulheres, mas enaltecem sua beleza física, sua sensualidade.
Conforme Martins e Freitas et al (2011), a linguagem deve ser concebida como interação social, como ação, e o seu poder argumentativo é observado pelas marcas linguísticas, como: advérbios, conjunções, verbos, adjetivos etc, que estabelecem diferentes visões de mundo. Assim, o uso dessas marcas pode mostrar a força argumentativa que o autor deseja estabelecer, apontando para determinadas direções, convicções, pontos de vista.
Nos enunciados a seguir, há o emprego de palavra(s) que pode(m) indicar uma forma de julgar um sujeito preconceituosamente.
Assinale a alternativa que reforça o que está sendo apresentado.
Joana é muito esforçada, portanto deverá passar no vestibular.
Para responder à pergunta é preciso compreender o texto completo.
Ele é capaz para o cargo na empresa, mas já tem 55 anos.
Além de ser trabalhador, João é simpático e muito trabalhador, portanto é um ótimo candidato à vaga.
Convidei os meus amigos para o meu aniversário.
A leitura implícita é aquela que envolve algo que está no contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.
Pode-se dizer, também, que é alguma ideia que está contida numa proposição, numa afirmação, mas não está expressa formalmente; não declaradamente apresentada, ou seja, está subentendida.
Para isso, é preciso ter um conhecimento de mundo amplo, leituras variadas, navegar pelo universo dos mais importantes escritores da literatura mundial.
Leia com atenção o poema de Fernando Pessoa para fazer a interpretação.
No poema de Fernando Pessoa
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000001.pdf
Navegar é Preciso
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso.
Quero para mim o espírito desta frase, transformada.
A forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.”
Com base na ideia de que o autor amplia o sentido da palvra navegar, assinale a alternativa correta.
Mais que viver é necessário criar, gozar a vida: navegar.
Mais que viver é necessário navegar pelos mares e conhecer terras.
O autor desejava casar e navegar com a família.
O autor não queria mais viver.
Mais que navegar é necessário viver.
Em nossos estudos, vocês refletiram sobre um conjunto de representações, de crenças, de valores, de normas que indicam o modo de pensar de uma sociedade. A partir dessa reflexão, marque a alternativa, que aponta o posicionamento de crenças, de pontos de vista presentes nesta manchete de jornal “Vigia de supermercado espanca jovem negro ao desconfiar que ele estava mexendo nas mercadorias.”
Analisando a manchete de jornal, assinale a opção correta.
A manchete apresenta uma prática social, que revela a discriminação de escolaridade.
Há uma prática social, presente no enunciado, que revela a discriminação de gênero.
Observa-se, na manchete, uma prática social que aponta para a discriminação, o preconceito racial.
Observa-se na manchete uma prática social que aponta para as diferenças sociais estabelecidas em países pobres.
A luta pelos diretos da mulher, do jovem dos negros deve ser constante e envolver toda a sociedade.
Nos estudos da Análise do Discurso, apresentados em nosso livro de apoio, o conceito de sujeito (locutor/interlocutor) deve ser esclarecido, para evitar equívocos teóricos. Para algumas teorias linguísticas o sujeito é apenas uma pessoa física. Já para a Análise do Discurso, é preciso saber que o sujeito é discursivo, pois vive em sociedade, tem uma história, portanto não se trata de indivíduos, seres humanos individualizados.
Observe os três conceitos de sujeito discursivo:
I O sujeito discursivo é atravessado pelos vários discursos que permeiam os espaços sociais e a história.
II A compreensão do sujeito discursivo exige o entendimento de quais vozes sociais estão presentes na voz do sujeito, isto é, a voz da religião, da política, das experiências de leitura.
III Para identificar o sujeito discursivo basta analisar sintaticamente uma sequência linguística.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
I e II.
I, apenas.
III, apenas
I e III.
I, II e III.
Sabe-se que toda teoria é elaborada ao longo do tempo, a partir de outros conhecimentos e que tem estudiosos responsáveis pelas primeiras ideias e o desenvolvimento delas.
Com base em seus estudos, é correto afirmar que o principal representante da AD de linha francesa é.
Assinale a resposta correta.
Observa-se que muitos leitores podem fazer um julgamento crítico a muitos profissionais que conseguem realizar suas atividades somente com o uso da tecnologia.
Há nos três quadros uma posição positiva referindo-se a alguns profissionais que dependem, exclusivamente, de tecnologias para resolver suas práticas do dia a dia.
Diferentes discursos atravessam a leitura da charge, apontando para vozes, que concordam quanto à formação técnica de determinados profissionais.
No primeiro quadro, um médico, em uma sala de cirurgia, solicita aos seus auxiliares qual o procedimento adequado, de acordo com a internet, para tirar a vesícula inflamada do paciente.
A charge traz vozes que elogiam profissionais ligados às tecnologias.
Você estudou acerca de alguns conceitos da Análise do Discurso e de sua história como campo de pesquisa. Podemos entender que a Análise do Discurso:
Assinale a opção correta.
Defende a maquinaria discursiva ao longo de suas três épocas.
Procura compreender a língua fazendo sentido, entendendo-a como dialógica.
Concebe a linguagem como sistema linguístico, cuja enunciação é repetível.
Trata o discurso a partir da materialidade linguística que é controversa à exterioridade da língua.
Trata basicamente da gramática, já que esse aspecto é o mais relevante.
Nos estudos da Análise do Discurso, apresentados em nosso livro de apoio, o conceito de sujeito deve ser esclarecido, para evitar equívocos teóricos. Para algumas teorias linguísticas o sujeito é uma pessoa física. Já para a Análise do Discurso, é preciso saber que o sujeito é discursivo, portanto não se trata de indivíduos, seres humanos individualizados.
Observe os três conceitos de sujeito discursivo:
I O sujeito discursivo é atravessado pelos vários discursos que permeiam os espaços sociais.
II A compreensão do sujeito discursivo exige o entendimento de quais vozes sociais estão presentes na voz do sujeito.
III Para identificar o sujeito discursivo basta analisar sintaticamente uma sequência linguística.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
I, II e III.
I e II.
I, apenas.
III apenas
I e III.
Conforme Bakhtin, em nosso livro de apoio (2011), todo discurso é tecido pelo discurso do outro, pois os múltiplos sentidos de um mesmo texto remetem à ideia de que diferentes vozes atravessam o texto (noção de polifonia).
A partir dessa ideia e fazendo uma leitura crítica de uma tira ( gênero textual com sequências de quadros com imagens e signos linguísticos), a seguir, podemos afirmar que diferentes vozes do leitor se apresentam como possíveis leituras, tendo como referência o uso dependente das tecnologias. Observe que tanto as sequências linguísticas quanto as imagens revelam sentidos.
(Produção EAD-Uniube)
Assinale a alternativa correta, que aponte uma visão crítica do leitura da tira.
É correto o que se afirma em.
Diferentes discursos atravessam a leitura da charge, apontando para vozes, que concordam quanto à formação técnica de determinados profissionais e a dependência às novas tecnologias.
Observa-se que muitos leitores podem fazer um julgamento positivo a muitos profissionais que conseguem realizar suas atividades somente com o uso da tecnologia.
No primeiro quadro, um médico, em uma sala de cirurgia, solicita aos seus auxiliares qual o procedimento adequado, de acordo com a internet, para tirar a vesícula inflamada do paciente, o que expõe um conhecimento frágil e até perigoso desse profissional. O mesmo ocorre nos outros quadros; secretária e paciente ficam assustados com a solicitação do dentista para verificar na internet como arrancar um pré-molar.
Há nos três quadros uma posição positiva referindo-se a alguns profissionais que dependem de tecnologias para resolver suas práticas do dia a dia. No último quadro, por exemplo, a professora desconhece como se escreve a palavra compreensão e vai buscar na internet a grafia correta.
A charge traz vozes que elogiam profissionais ligados às tecnologias.
No livro de apoio, temos os conceitos de formação discursiva e formação ideológica. Vamos colocar em prática esses conceitos, a partir da análise de uma campanha publicitária de uma marca de cerveja, veiculada há uns 5 anos. Nessa campanha a atriz Juliana Paes é a garota propaganda. O slogan da publicidade é: “Antártica, a cerveja da Boa”. Analisando essa publicidade, podemos dizer que uma possível formação discursiva para esse slogan é que essa cerveja é de boa qualidade.
Entretanto a palavra Boa apresenta-se com letra maiúscula e, ainda, está acompanhada da preposição "da", remetendo à atriz com a ideia de “gostosa”. A partir dessa publicidade, houve campanhas não apoiando esse tipo de propaganda, que vulgariza a mulher. Essas campanhas ajudaram, também, a proibir essa visão machista da mulher .
Ao apontarmos essa segunda possibilidade, indicamos, também, para convicções que determinam uma formação discursiva, isto é, enunciados ditos/escritos em determinada época e determinado lugar.
A partir dessas considerações e levando em conta a expressão “da Boa” referindo-se à atriz, o objeto de comércio (cerveja), assinale a alternativa correta.
A publicidade usou recursos para vender bebidas diet.
A publicidade contém ideias machistas que depreciam a figura da mulher, julgando-a somente pela aparência sensual.
Pode-se afirmar que a publicidade respeita a figura da mulher brasileira, inclusive, determinando um tipo físico para ser imitado por outras mulheres.
A campanha publicitária diz respeito à igualdade de gêneros no Brasil.
As estratégias usadas na publicidade não ofendem as mulheres, mas enaltecem sua beleza física, sua sensualidade.
Conforme Martins e Freitas et al (2011), a linguagem deve ser concebida como interação social, como ação, e o seu poder argumentativo é observado pelas marcas linguísticas, como: advérbios, conjunções, verbos, adjetivos etc, que estabelecem diferentes visões de mundo. Assim, o uso dessas marcas pode mostrar a força argumentativa que o autor deseja estabelecer, apontando para determinadas direções, convicções, pontos de vista.
Nos enunciados a seguir, há o emprego de palavra(s) que pode(m) indicar uma forma de julgar um sujeito preconceituosamente.
Assinale a alternativa que reforça o que está sendo apresentado.
Joana é muito esforçada, portanto deverá passar no vestibular.
Para responder à pergunta é preciso compreender o texto completo.
Ele é capaz para o cargo na empresa, mas já tem 55 anos.
Além de ser trabalhador, João é simpático e muito trabalhador, portanto é um ótimo candidato à vaga.
Convidei os meus amigos para o meu aniversário.
A leitura implícita é aquela que envolve algo que está no contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.
Pode-se dizer, também, que é alguma ideia que está contida numa proposição, numa afirmação, mas não está expressa formalmente; não declaradamente apresentada, ou seja, está subentendida.
Para isso, é preciso ter um conhecimento de mundo amplo, leituras variadas, navegar pelo universo dos mais importantes escritores da literatura mundial.
Leia com atenção o poema de Fernando Pessoa para fazer a interpretação.
No poema de Fernando Pessoa
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000001.pdf
Navegar é Preciso
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso.
Quero para mim o espírito desta frase, transformada.
A forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.”
Com base na ideia de que o autor amplia o sentido da palvra navegar, assinale a alternativa correta.
Mais que viver é necessário criar, gozar a vida: navegar.
Mais que viver é necessário navegar pelos mares e conhecer terras.
O autor desejava casar e navegar com a família.
O autor não queria mais viver.
Mais que navegar é necessário viver.
Em nossos estudos, vocês refletiram sobre um conjunto de representações, de crenças, de valores, de normas que indicam o modo de pensar de uma sociedade. A partir dessa reflexão, marque a alternativa, que aponta o posicionamento de crenças, de pontos de vista presentes nesta manchete de jornal “Vigia de supermercado espanca jovem negro ao desconfiar que ele estava mexendo nas mercadorias.”
Analisando a manchete de jornal, assinale a opção correta.
A manchete apresenta uma prática social, que revela a discriminação de escolaridade.
Há uma prática social, presente no enunciado, que revela a discriminação de gênero.
Observa-se, na manchete, uma prática social que aponta para a discriminação, o preconceito racial.
Observa-se na manchete uma prática social que aponta para as diferenças sociais estabelecidas em países pobres.
A luta pelos diretos da mulher, do jovem dos negros deve ser constante e envolver toda a sociedade.
Nos estudos da Análise do Discurso, apresentados em nosso livro de apoio, o conceito de sujeito (locutor/interlocutor) deve ser esclarecido, para evitar equívocos teóricos. Para algumas teorias linguísticas o sujeito é apenas uma pessoa física. Já para a Análise do Discurso, é preciso saber que o sujeito é discursivo, pois vive em sociedade, tem uma história, portanto não se trata de indivíduos, seres humanos individualizados.
Observe os três conceitos de sujeito discursivo:
I O sujeito discursivo é atravessado pelos vários discursos que permeiam os espaços sociais e a história.
II A compreensão do sujeito discursivo exige o entendimento de quais vozes sociais estão presentes na voz do sujeito, isto é, a voz da religião, da política, das experiências de leitura.
III Para identificar o sujeito discursivo basta analisar sintaticamente uma sequência linguística.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
I e II.
I, apenas.
III, apenas
I e III.
I, II e III.
Sabe-se que toda teoria é elaborada ao longo do tempo, a partir de outros conhecimentos e que tem estudiosos responsáveis pelas primeiras ideias e o desenvolvimento delas.
Com base em seus estudos, é correto afirmar que o principal representante da AD de linha francesa é.
Assinale a resposta correta.
Defende a maquinaria discursiva ao longo de suas três épocas.
Procura compreender a língua fazendo sentido, entendendo-a como dialógica.
Concebe a linguagem como sistema linguístico, cuja enunciação é repetível.
Trata o discurso a partir da materialidade linguística que é controversa à exterioridade da língua.
Trata basicamente da gramática, já que esse aspecto é o mais relevante.
Nos estudos da Análise do Discurso, apresentados em nosso livro de apoio, o conceito de sujeito deve ser esclarecido, para evitar equívocos teóricos. Para algumas teorias linguísticas o sujeito é uma pessoa física. Já para a Análise do Discurso, é preciso saber que o sujeito é discursivo, portanto não se trata de indivíduos, seres humanos individualizados.
Observe os três conceitos de sujeito discursivo:
I O sujeito discursivo é atravessado pelos vários discursos que permeiam os espaços sociais.
II A compreensão do sujeito discursivo exige o entendimento de quais vozes sociais estão presentes na voz do sujeito.
III Para identificar o sujeito discursivo basta analisar sintaticamente uma sequência linguística.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
I, II e III.
I e II.
I, apenas.
III apenas
I e III.
Conforme Bakhtin, em nosso livro de apoio (2011), todo discurso é tecido pelo discurso do outro, pois os múltiplos sentidos de um mesmo texto remetem à ideia de que diferentes vozes atravessam o texto (noção de polifonia).
A partir dessa ideia e fazendo uma leitura crítica de uma tira ( gênero textual com sequências de quadros com imagens e signos linguísticos), a seguir, podemos afirmar que diferentes vozes do leitor se apresentam como possíveis leituras, tendo como referência o uso dependente das tecnologias. Observe que tanto as sequências linguísticas quanto as imagens revelam sentidos.
(Produção EAD-Uniube)
Assinale a alternativa correta, que aponte uma visão crítica do leitura da tira.
É correto o que se afirma em.
Diferentes discursos atravessam a leitura da charge, apontando para vozes, que concordam quanto à formação técnica de determinados profissionais e a dependência às novas tecnologias.
Observa-se que muitos leitores podem fazer um julgamento positivo a muitos profissionais que conseguem realizar suas atividades somente com o uso da tecnologia.
No primeiro quadro, um médico, em uma sala de cirurgia, solicita aos seus auxiliares qual o procedimento adequado, de acordo com a internet, para tirar a vesícula inflamada do paciente, o que expõe um conhecimento frágil e até perigoso desse profissional. O mesmo ocorre nos outros quadros; secretária e paciente ficam assustados com a solicitação do dentista para verificar na internet como arrancar um pré-molar.
Há nos três quadros uma posição positiva referindo-se a alguns profissionais que dependem de tecnologias para resolver suas práticas do dia a dia. No último quadro, por exemplo, a professora desconhece como se escreve a palavra compreensão e vai buscar na internet a grafia correta.
A charge traz vozes que elogiam profissionais ligados às tecnologias.
No livro de apoio, temos os conceitos de formação discursiva e formação ideológica. Vamos colocar em prática esses conceitos, a partir da análise de uma campanha publicitária de uma marca de cerveja, veiculada há uns 5 anos. Nessa campanha a atriz Juliana Paes é a garota propaganda. O slogan da publicidade é: “Antártica, a cerveja da Boa”. Analisando essa publicidade, podemos dizer que uma possível formação discursiva para esse slogan é que essa cerveja é de boa qualidade.
Entretanto a palavra Boa apresenta-se com letra maiúscula e, ainda, está acompanhada da preposição "da", remetendo à atriz com a ideia de “gostosa”. A partir dessa publicidade, houve campanhas não apoiando esse tipo de propaganda, que vulgariza a mulher. Essas campanhas ajudaram, também, a proibir essa visão machista da mulher .
Ao apontarmos essa segunda possibilidade, indicamos, também, para convicções que determinam uma formação discursiva, isto é, enunciados ditos/escritos em determinada época e determinado lugar.
A partir dessas considerações e levando em conta a expressão “da Boa” referindo-se à atriz, o objeto de comércio (cerveja), assinale a alternativa correta.
A publicidade usou recursos para vender bebidas diet.
A publicidade contém ideias machistas que depreciam a figura da mulher, julgando-a somente pela aparência sensual.
Pode-se afirmar que a publicidade respeita a figura da mulher brasileira, inclusive, determinando um tipo físico para ser imitado por outras mulheres.
A campanha publicitária diz respeito à igualdade de gêneros no Brasil.
As estratégias usadas na publicidade não ofendem as mulheres, mas enaltecem sua beleza física, sua sensualidade.
Conforme Martins e Freitas et al (2011), a linguagem deve ser concebida como interação social, como ação, e o seu poder argumentativo é observado pelas marcas linguísticas, como: advérbios, conjunções, verbos, adjetivos etc, que estabelecem diferentes visões de mundo. Assim, o uso dessas marcas pode mostrar a força argumentativa que o autor deseja estabelecer, apontando para determinadas direções, convicções, pontos de vista.
Nos enunciados a seguir, há o emprego de palavra(s) que pode(m) indicar uma forma de julgar um sujeito preconceituosamente.
Assinale a alternativa que reforça o que está sendo apresentado.
Joana é muito esforçada, portanto deverá passar no vestibular.
Para responder à pergunta é preciso compreender o texto completo.
Ele é capaz para o cargo na empresa, mas já tem 55 anos.
Além de ser trabalhador, João é simpático e muito trabalhador, portanto é um ótimo candidato à vaga.
Convidei os meus amigos para o meu aniversário.
A leitura implícita é aquela que envolve algo que está no contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.
Pode-se dizer, também, que é alguma ideia que está contida numa proposição, numa afirmação, mas não está expressa formalmente; não declaradamente apresentada, ou seja, está subentendida.
Para isso, é preciso ter um conhecimento de mundo amplo, leituras variadas, navegar pelo universo dos mais importantes escritores da literatura mundial.
Leia com atenção o poema de Fernando Pessoa para fazer a interpretação.
No poema de Fernando Pessoa
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000001.pdf
Navegar é Preciso
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso.
Quero para mim o espírito desta frase, transformada.
A forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.”
Com base na ideia de que o autor amplia o sentido da palvra navegar, assinale a alternativa correta.
Mais que viver é necessário criar, gozar a vida: navegar.
Mais que viver é necessário navegar pelos mares e conhecer terras.
O autor desejava casar e navegar com a família.
O autor não queria mais viver.
Mais que navegar é necessário viver.
Em nossos estudos, vocês refletiram sobre um conjunto de representações, de crenças, de valores, de normas que indicam o modo de pensar de uma sociedade. A partir dessa reflexão, marque a alternativa, que aponta o posicionamento de crenças, de pontos de vista presentes nesta manchete de jornal “Vigia de supermercado espanca jovem negro ao desconfiar que ele estava mexendo nas mercadorias.”
Analisando a manchete de jornal, assinale a opção correta.
A manchete apresenta uma prática social, que revela a discriminação de escolaridade.
Há uma prática social, presente no enunciado, que revela a discriminação de gênero.
Observa-se, na manchete, uma prática social que aponta para a discriminação, o preconceito racial.
Observa-se na manchete uma prática social que aponta para as diferenças sociais estabelecidas em países pobres.
A luta pelos diretos da mulher, do jovem dos negros deve ser constante e envolver toda a sociedade.
Nos estudos da Análise do Discurso, apresentados em nosso livro de apoio, o conceito de sujeito (locutor/interlocutor) deve ser esclarecido, para evitar equívocos teóricos. Para algumas teorias linguísticas o sujeito é apenas uma pessoa física. Já para a Análise do Discurso, é preciso saber que o sujeito é discursivo, pois vive em sociedade, tem uma história, portanto não se trata de indivíduos, seres humanos individualizados.
Observe os três conceitos de sujeito discursivo:
I O sujeito discursivo é atravessado pelos vários discursos que permeiam os espaços sociais e a história.
II A compreensão do sujeito discursivo exige o entendimento de quais vozes sociais estão presentes na voz do sujeito, isto é, a voz da religião, da política, das experiências de leitura.
III Para identificar o sujeito discursivo basta analisar sintaticamente uma sequência linguística.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
I e II.
I, apenas.
III, apenas
I e III.
I, II e III.
Sabe-se que toda teoria é elaborada ao longo do tempo, a partir de outros conhecimentos e que tem estudiosos responsáveis pelas primeiras ideias e o desenvolvimento delas.
Com base em seus estudos, é correto afirmar que o principal representante da AD de linha francesa é.
Assinale a resposta correta.
I, II e III.
I e II.
I, apenas.
III apenas
I e III.
Conforme Bakhtin, em nosso livro de apoio (2011), todo discurso é tecido pelo discurso do outro, pois os múltiplos sentidos de um mesmo texto remetem à ideia de que diferentes vozes atravessam o texto (noção de polifonia).
A partir dessa ideia e fazendo uma leitura crítica de uma tira ( gênero textual com sequências de quadros com imagens e signos linguísticos), a seguir, podemos afirmar que diferentes vozes do leitor se apresentam como possíveis leituras, tendo como referência o uso dependente das tecnologias. Observe que tanto as sequências linguísticas quanto as imagens revelam sentidos.
(Produção EAD-Uniube)
Assinale a alternativa correta, que aponte uma visão crítica do leitura da tira.
É correto o que se afirma em.
Diferentes discursos atravessam a leitura da charge, apontando para vozes, que concordam quanto à formação técnica de determinados profissionais e a dependência às novas tecnologias.
Observa-se que muitos leitores podem fazer um julgamento positivo a muitos profissionais que conseguem realizar suas atividades somente com o uso da tecnologia.
No primeiro quadro, um médico, em uma sala de cirurgia, solicita aos seus auxiliares qual o procedimento adequado, de acordo com a internet, para tirar a vesícula inflamada do paciente, o que expõe um conhecimento frágil e até perigoso desse profissional. O mesmo ocorre nos outros quadros; secretária e paciente ficam assustados com a solicitação do dentista para verificar na internet como arrancar um pré-molar.
Há nos três quadros uma posição positiva referindo-se a alguns profissionais que dependem de tecnologias para resolver suas práticas do dia a dia. No último quadro, por exemplo, a professora desconhece como se escreve a palavra compreensão e vai buscar na internet a grafia correta.
A charge traz vozes que elogiam profissionais ligados às tecnologias.
No livro de apoio, temos os conceitos de formação discursiva e formação ideológica. Vamos colocar em prática esses conceitos, a partir da análise de uma campanha publicitária de uma marca de cerveja, veiculada há uns 5 anos. Nessa campanha a atriz Juliana Paes é a garota propaganda. O slogan da publicidade é: “Antártica, a cerveja da Boa”. Analisando essa publicidade, podemos dizer que uma possível formação discursiva para esse slogan é que essa cerveja é de boa qualidade.
Entretanto a palavra Boa apresenta-se com letra maiúscula e, ainda, está acompanhada da preposição "da", remetendo à atriz com a ideia de “gostosa”. A partir dessa publicidade, houve campanhas não apoiando esse tipo de propaganda, que vulgariza a mulher. Essas campanhas ajudaram, também, a proibir essa visão machista da mulher .
Ao apontarmos essa segunda possibilidade, indicamos, também, para convicções que determinam uma formação discursiva, isto é, enunciados ditos/escritos em determinada época e determinado lugar.
A partir dessas considerações e levando em conta a expressão “da Boa” referindo-se à atriz, o objeto de comércio (cerveja), assinale a alternativa correta.
A publicidade usou recursos para vender bebidas diet.
A publicidade contém ideias machistas que depreciam a figura da mulher, julgando-a somente pela aparência sensual.
Pode-se afirmar que a publicidade respeita a figura da mulher brasileira, inclusive, determinando um tipo físico para ser imitado por outras mulheres.
A campanha publicitária diz respeito à igualdade de gêneros no Brasil.
As estratégias usadas na publicidade não ofendem as mulheres, mas enaltecem sua beleza física, sua sensualidade.
Conforme Martins e Freitas et al (2011), a linguagem deve ser concebida como interação social, como ação, e o seu poder argumentativo é observado pelas marcas linguísticas, como: advérbios, conjunções, verbos, adjetivos etc, que estabelecem diferentes visões de mundo. Assim, o uso dessas marcas pode mostrar a força argumentativa que o autor deseja estabelecer, apontando para determinadas direções, convicções, pontos de vista.
Nos enunciados a seguir, há o emprego de palavra(s) que pode(m) indicar uma forma de julgar um sujeito preconceituosamente.
Assinale a alternativa que reforça o que está sendo apresentado.
Joana é muito esforçada, portanto deverá passar no vestibular.
Para responder à pergunta é preciso compreender o texto completo.
Ele é capaz para o cargo na empresa, mas já tem 55 anos.
Além de ser trabalhador, João é simpático e muito trabalhador, portanto é um ótimo candidato à vaga.
Convidei os meus amigos para o meu aniversário.
A leitura implícita é aquela que envolve algo que está no contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.
Pode-se dizer, também, que é alguma ideia que está contida numa proposição, numa afirmação, mas não está expressa formalmente; não declaradamente apresentada, ou seja, está subentendida.
Para isso, é preciso ter um conhecimento de mundo amplo, leituras variadas, navegar pelo universo dos mais importantes escritores da literatura mundial.
Leia com atenção o poema de Fernando Pessoa para fazer a interpretação.
No poema de Fernando Pessoa
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000001.pdf
Navegar é Preciso
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso.
Quero para mim o espírito desta frase, transformada.
A forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.”
Com base na ideia de que o autor amplia o sentido da palvra navegar, assinale a alternativa correta.
Mais que viver é necessário criar, gozar a vida: navegar.
Mais que viver é necessário navegar pelos mares e conhecer terras.
O autor desejava casar e navegar com a família.
O autor não queria mais viver.
Mais que navegar é necessário viver.
Em nossos estudos, vocês refletiram sobre um conjunto de representações, de crenças, de valores, de normas que indicam o modo de pensar de uma sociedade. A partir dessa reflexão, marque a alternativa, que aponta o posicionamento de crenças, de pontos de vista presentes nesta manchete de jornal “Vigia de supermercado espanca jovem negro ao desconfiar que ele estava mexendo nas mercadorias.”
Analisando a manchete de jornal, assinale a opção correta.
A manchete apresenta uma prática social, que revela a discriminação de escolaridade.
Há uma prática social, presente no enunciado, que revela a discriminação de gênero.
Observa-se, na manchete, uma prática social que aponta para a discriminação, o preconceito racial.
Observa-se na manchete uma prática social que aponta para as diferenças sociais estabelecidas em países pobres.
A luta pelos diretos da mulher, do jovem dos negros deve ser constante e envolver toda a sociedade.
Nos estudos da Análise do Discurso, apresentados em nosso livro de apoio, o conceito de sujeito (locutor/interlocutor) deve ser esclarecido, para evitar equívocos teóricos. Para algumas teorias linguísticas o sujeito é apenas uma pessoa física. Já para a Análise do Discurso, é preciso saber que o sujeito é discursivo, pois vive em sociedade, tem uma história, portanto não se trata de indivíduos, seres humanos individualizados.
Observe os três conceitos de sujeito discursivo:
I O sujeito discursivo é atravessado pelos vários discursos que permeiam os espaços sociais e a história.
II A compreensão do sujeito discursivo exige o entendimento de quais vozes sociais estão presentes na voz do sujeito, isto é, a voz da religião, da política, das experiências de leitura.
III Para identificar o sujeito discursivo basta analisar sintaticamente uma sequência linguística.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
I e II.
I, apenas.
III, apenas
I e III.
I, II e III.
Sabe-se que toda teoria é elaborada ao longo do tempo, a partir de outros conhecimentos e que tem estudiosos responsáveis pelas primeiras ideias e o desenvolvimento delas.
Com base em seus estudos, é correto afirmar que o principal representante da AD de linha francesa é.
Assinale a resposta correta.
(Produção EAD-Uniube)
Diferentes discursos atravessam a leitura da charge, apontando para vozes, que concordam quanto à formação técnica de determinados profissionais e a dependência às novas tecnologias.
Observa-se que muitos leitores podem fazer um julgamento positivo a muitos profissionais que conseguem realizar suas atividades somente com o uso da tecnologia.
No primeiro quadro, um médico, em uma sala de cirurgia, solicita aos seus auxiliares qual o procedimento adequado, de acordo com a internet, para tirar a vesícula inflamada do paciente, o que expõe um conhecimento frágil e até perigoso desse profissional. O mesmo ocorre nos outros quadros; secretária e paciente ficam assustados com a solicitação do dentista para verificar na internet como arrancar um pré-molar.
Há nos três quadros uma posição positiva referindo-se a alguns profissionais que dependem de tecnologias para resolver suas práticas do dia a dia. No último quadro, por exemplo, a professora desconhece como se escreve a palavra compreensão e vai buscar na internet a grafia correta.
A charge traz vozes que elogiam profissionais ligados às tecnologias.
No livro de apoio, temos os conceitos de formação discursiva e formação ideológica. Vamos colocar em prática esses conceitos, a partir da análise de uma campanha publicitária de uma marca de cerveja, veiculada há uns 5 anos. Nessa campanha a atriz Juliana Paes é a garota propaganda. O slogan da publicidade é: “Antártica, a cerveja da Boa”. Analisando essa publicidade, podemos dizer que uma possível formação discursiva para esse slogan é que essa cerveja é de boa qualidade.
Entretanto a palavra Boa apresenta-se com letra maiúscula e, ainda, está acompanhada da preposição "da", remetendo à atriz com a ideia de “gostosa”. A partir dessa publicidade, houve campanhas não apoiando esse tipo de propaganda, que vulgariza a mulher. Essas campanhas ajudaram, também, a proibir essa visão machista da mulher .
Ao apontarmos essa segunda possibilidade, indicamos, também, para convicções que determinam uma formação discursiva, isto é, enunciados ditos/escritos em determinada época e determinado lugar.
A partir dessas considerações e levando em conta a expressão “da Boa” referindo-se à atriz, o objeto de comércio (cerveja), assinale a alternativa correta.
A publicidade usou recursos para vender bebidas diet.
A publicidade contém ideias machistas que depreciam a figura da mulher, julgando-a somente pela aparência sensual.
Pode-se afirmar que a publicidade respeita a figura da mulher brasileira, inclusive, determinando um tipo físico para ser imitado por outras mulheres.
A campanha publicitária diz respeito à igualdade de gêneros no Brasil.
As estratégias usadas na publicidade não ofendem as mulheres, mas enaltecem sua beleza física, sua sensualidade.
Conforme Martins e Freitas et al (2011), a linguagem deve ser concebida como interação social, como ação, e o seu poder argumentativo é observado pelas marcas linguísticas, como: advérbios, conjunções, verbos, adjetivos etc, que estabelecem diferentes visões de mundo. Assim, o uso dessas marcas pode mostrar a força argumentativa que o autor deseja estabelecer, apontando para determinadas direções, convicções, pontos de vista.
Nos enunciados a seguir, há o emprego de palavra(s) que pode(m) indicar uma forma de julgar um sujeito preconceituosamente.
Assinale a alternativa que reforça o que está sendo apresentado.
Joana é muito esforçada, portanto deverá passar no vestibular.
Para responder à pergunta é preciso compreender o texto completo.
Ele é capaz para o cargo na empresa, mas já tem 55 anos.
Além de ser trabalhador, João é simpático e muito trabalhador, portanto é um ótimo candidato à vaga.
Convidei os meus amigos para o meu aniversário.
A leitura implícita é aquela que envolve algo que está no contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.
Pode-se dizer, também, que é alguma ideia que está contida numa proposição, numa afirmação, mas não está expressa formalmente; não declaradamente apresentada, ou seja, está subentendida.
Para isso, é preciso ter um conhecimento de mundo amplo, leituras variadas, navegar pelo universo dos mais importantes escritores da literatura mundial.
Leia com atenção o poema de Fernando Pessoa para fazer a interpretação.
No poema de Fernando Pessoa
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000001.pdf
Navegar é Preciso
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso.
Quero para mim o espírito desta frase, transformada.
A forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.”
Com base na ideia de que o autor amplia o sentido da palvra navegar, assinale a alternativa correta.
Mais que viver é necessário criar, gozar a vida: navegar.
Mais que viver é necessário navegar pelos mares e conhecer terras.
O autor desejava casar e navegar com a família.
O autor não queria mais viver.
Mais que navegar é necessário viver.
Em nossos estudos, vocês refletiram sobre um conjunto de representações, de crenças, de valores, de normas que indicam o modo de pensar de uma sociedade. A partir dessa reflexão, marque a alternativa, que aponta o posicionamento de crenças, de pontos de vista presentes nesta manchete de jornal “Vigia de supermercado espanca jovem negro ao desconfiar que ele estava mexendo nas mercadorias.”
Analisando a manchete de jornal, assinale a opção correta.
A manchete apresenta uma prática social, que revela a discriminação de escolaridade.
Há uma prática social, presente no enunciado, que revela a discriminação de gênero.
Observa-se, na manchete, uma prática social que aponta para a discriminação, o preconceito racial.
Observa-se na manchete uma prática social que aponta para as diferenças sociais estabelecidas em países pobres.
A luta pelos diretos da mulher, do jovem dos negros deve ser constante e envolver toda a sociedade.
Nos estudos da Análise do Discurso, apresentados em nosso livro de apoio, o conceito de sujeito (locutor/interlocutor) deve ser esclarecido, para evitar equívocos teóricos. Para algumas teorias linguísticas o sujeito é apenas uma pessoa física. Já para a Análise do Discurso, é preciso saber que o sujeito é discursivo, pois vive em sociedade, tem uma história, portanto não se trata de indivíduos, seres humanos individualizados.
Observe os três conceitos de sujeito discursivo:
I O sujeito discursivo é atravessado pelos vários discursos que permeiam os espaços sociais e a história.
II A compreensão do sujeito discursivo exige o entendimento de quais vozes sociais estão presentes na voz do sujeito, isto é, a voz da religião, da política, das experiências de leitura.
III Para identificar o sujeito discursivo basta analisar sintaticamente uma sequência linguística.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
I e II.
I, apenas.
III, apenas
I e III.
I, II e III.
Sabe-se que toda teoria é elaborada ao longo do tempo, a partir de outros conhecimentos e que tem estudiosos responsáveis pelas primeiras ideias e o desenvolvimento delas.
Com base em seus estudos, é correto afirmar que o principal representante da AD de linha francesa é.
Assinale a resposta correta.
A publicidade usou recursos para vender bebidas diet.
A publicidade contém ideias machistas que depreciam a figura da mulher, julgando-a somente pela aparência sensual.
Pode-se afirmar que a publicidade respeita a figura da mulher brasileira, inclusive, determinando um tipo físico para ser imitado por outras mulheres.
A campanha publicitária diz respeito à igualdade de gêneros no Brasil.
As estratégias usadas na publicidade não ofendem as mulheres, mas enaltecem sua beleza física, sua sensualidade.
Conforme Martins e Freitas et al (2011), a linguagem deve ser concebida como interação social, como ação, e o seu poder argumentativo é observado pelas marcas linguísticas, como: advérbios, conjunções, verbos, adjetivos etc, que estabelecem diferentes visões de mundo. Assim, o uso dessas marcas pode mostrar a força argumentativa que o autor deseja estabelecer, apontando para determinadas direções, convicções, pontos de vista.
Nos enunciados a seguir, há o emprego de palavra(s) que pode(m) indicar uma forma de julgar um sujeito preconceituosamente.
Assinale a alternativa que reforça o que está sendo apresentado.
Joana é muito esforçada, portanto deverá passar no vestibular.
Para responder à pergunta é preciso compreender o texto completo.
Ele é capaz para o cargo na empresa, mas já tem 55 anos.
Além de ser trabalhador, João é simpático e muito trabalhador, portanto é um ótimo candidato à vaga.
Convidei os meus amigos para o meu aniversário.
A leitura implícita é aquela que envolve algo que está no contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.
Pode-se dizer, também, que é alguma ideia que está contida numa proposição, numa afirmação, mas não está expressa formalmente; não declaradamente apresentada, ou seja, está subentendida.
Para isso, é preciso ter um conhecimento de mundo amplo, leituras variadas, navegar pelo universo dos mais importantes escritores da literatura mundial.
Leia com atenção o poema de Fernando Pessoa para fazer a interpretação.
No poema de Fernando Pessoa
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000001.pdf
Navegar é Preciso
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso.
Quero para mim o espírito desta frase, transformada.
A forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.”
Com base na ideia de que o autor amplia o sentido da palvra navegar, assinale a alternativa correta.
Mais que viver é necessário criar, gozar a vida: navegar.
Mais que viver é necessário navegar pelos mares e conhecer terras.
O autor desejava casar e navegar com a família.
O autor não queria mais viver.
Mais que navegar é necessário viver.
Em nossos estudos, vocês refletiram sobre um conjunto de representações, de crenças, de valores, de normas que indicam o modo de pensar de uma sociedade. A partir dessa reflexão, marque a alternativa, que aponta o posicionamento de crenças, de pontos de vista presentes nesta manchete de jornal “Vigia de supermercado espanca jovem negro ao desconfiar que ele estava mexendo nas mercadorias.”
Analisando a manchete de jornal, assinale a opção correta.
A manchete apresenta uma prática social, que revela a discriminação de escolaridade.
Há uma prática social, presente no enunciado, que revela a discriminação de gênero.
Observa-se, na manchete, uma prática social que aponta para a discriminação, o preconceito racial.
Observa-se na manchete uma prática social que aponta para as diferenças sociais estabelecidas em países pobres.
A luta pelos diretos da mulher, do jovem dos negros deve ser constante e envolver toda a sociedade.
Nos estudos da Análise do Discurso, apresentados em nosso livro de apoio, o conceito de sujeito (locutor/interlocutor) deve ser esclarecido, para evitar equívocos teóricos. Para algumas teorias linguísticas o sujeito é apenas uma pessoa física. Já para a Análise do Discurso, é preciso saber que o sujeito é discursivo, pois vive em sociedade, tem uma história, portanto não se trata de indivíduos, seres humanos individualizados.
Observe os três conceitos de sujeito discursivo:
I O sujeito discursivo é atravessado pelos vários discursos que permeiam os espaços sociais e a história.
II A compreensão do sujeito discursivo exige o entendimento de quais vozes sociais estão presentes na voz do sujeito, isto é, a voz da religião, da política, das experiências de leitura.
III Para identificar o sujeito discursivo basta analisar sintaticamente uma sequência linguística.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
I e II.
I, apenas.
III, apenas
I e III.
I, II e III.
Sabe-se que toda teoria é elaborada ao longo do tempo, a partir de outros conhecimentos e que tem estudiosos responsáveis pelas primeiras ideias e o desenvolvimento delas.
Com base em seus estudos, é correto afirmar que o principal representante da AD de linha francesa é.
Assinale a resposta correta.
Joana é muito esforçada, portanto deverá passar no vestibular.
Para responder à pergunta é preciso compreender o texto completo.
Ele é capaz para o cargo na empresa, mas já tem 55 anos.
Além de ser trabalhador, João é simpático e muito trabalhador, portanto é um ótimo candidato à vaga.
Convidei os meus amigos para o meu aniversário.
A leitura implícita é aquela que envolve algo que está no contexto, mas não é revelado, é deixado subentendido, é apenas sugerido.
Pode-se dizer, também, que é alguma ideia que está contida numa proposição, numa afirmação, mas não está expressa formalmente; não declaradamente apresentada, ou seja, está subentendida.
Para isso, é preciso ter um conhecimento de mundo amplo, leituras variadas, navegar pelo universo dos mais importantes escritores da literatura mundial.
Leia com atenção o poema de Fernando Pessoa para fazer a interpretação.
No poema de Fernando Pessoa
http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/jp000001.pdf
Navegar é Preciso
Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:
"Navegar é preciso; viver não é preciso.
Quero para mim o espírito desta frase, transformada.
A forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar.”
Com base na ideia de que o autor amplia o sentido da palvra navegar, assinale a alternativa correta.
Mais que viver é necessário criar, gozar a vida: navegar.
Mais que viver é necessário navegar pelos mares e conhecer terras.
O autor desejava casar e navegar com a família.
O autor não queria mais viver.
Mais que navegar é necessário viver.
Em nossos estudos, vocês refletiram sobre um conjunto de representações, de crenças, de valores, de normas que indicam o modo de pensar de uma sociedade. A partir dessa reflexão, marque a alternativa, que aponta o posicionamento de crenças, de pontos de vista presentes nesta manchete de jornal “Vigia de supermercado espanca jovem negro ao desconfiar que ele estava mexendo nas mercadorias.”
Analisando a manchete de jornal, assinale a opção correta.
A manchete apresenta uma prática social, que revela a discriminação de escolaridade.
Há uma prática social, presente no enunciado, que revela a discriminação de gênero.
Observa-se, na manchete, uma prática social que aponta para a discriminação, o preconceito racial.
Observa-se na manchete uma prática social que aponta para as diferenças sociais estabelecidas em países pobres.
A luta pelos diretos da mulher, do jovem dos negros deve ser constante e envolver toda a sociedade.
Nos estudos da Análise do Discurso, apresentados em nosso livro de apoio, o conceito de sujeito (locutor/interlocutor) deve ser esclarecido, para evitar equívocos teóricos. Para algumas teorias linguísticas o sujeito é apenas uma pessoa física. Já para a Análise do Discurso, é preciso saber que o sujeito é discursivo, pois vive em sociedade, tem uma história, portanto não se trata de indivíduos, seres humanos individualizados.
Observe os três conceitos de sujeito discursivo:
I O sujeito discursivo é atravessado pelos vários discursos que permeiam os espaços sociais e a história.
II A compreensão do sujeito discursivo exige o entendimento de quais vozes sociais estão presentes na voz do sujeito, isto é, a voz da religião, da política, das experiências de leitura.
III Para identificar o sujeito discursivo basta analisar sintaticamente uma sequência linguística.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
I e II.
I, apenas.
III, apenas
I e III.
I, II e III.
Sabe-se que toda teoria é elaborada ao longo do tempo, a partir de outros conhecimentos e que tem estudiosos responsáveis pelas primeiras ideias e o desenvolvimento delas.
Com base em seus estudos, é correto afirmar que o principal representante da AD de linha francesa é.
Assinale a resposta correta.
Mais que viver é necessário criar, gozar a vida: navegar.
Mais que viver é necessário navegar pelos mares e conhecer terras.
O autor desejava casar e navegar com a família.
O autor não queria mais viver.
Mais que navegar é necessário viver.
Em nossos estudos, vocês refletiram sobre um conjunto de representações, de crenças, de valores, de normas que indicam o modo de pensar de uma sociedade. A partir dessa reflexão, marque a alternativa, que aponta o posicionamento de crenças, de pontos de vista presentes nesta manchete de jornal “Vigia de supermercado espanca jovem negro ao desconfiar que ele estava mexendo nas mercadorias.”
Analisando a manchete de jornal, assinale a opção correta.
A manchete apresenta uma prática social, que revela a discriminação de escolaridade.
Há uma prática social, presente no enunciado, que revela a discriminação de gênero.
Observa-se, na manchete, uma prática social que aponta para a discriminação, o preconceito racial.
Observa-se na manchete uma prática social que aponta para as diferenças sociais estabelecidas em países pobres.
A luta pelos diretos da mulher, do jovem dos negros deve ser constante e envolver toda a sociedade.
Nos estudos da Análise do Discurso, apresentados em nosso livro de apoio, o conceito de sujeito (locutor/interlocutor) deve ser esclarecido, para evitar equívocos teóricos. Para algumas teorias linguísticas o sujeito é apenas uma pessoa física. Já para a Análise do Discurso, é preciso saber que o sujeito é discursivo, pois vive em sociedade, tem uma história, portanto não se trata de indivíduos, seres humanos individualizados.
Observe os três conceitos de sujeito discursivo:
I O sujeito discursivo é atravessado pelos vários discursos que permeiam os espaços sociais e a história.
II A compreensão do sujeito discursivo exige o entendimento de quais vozes sociais estão presentes na voz do sujeito, isto é, a voz da religião, da política, das experiências de leitura.
III Para identificar o sujeito discursivo basta analisar sintaticamente uma sequência linguística.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
I e II.
I, apenas.
III, apenas
I e III.
I, II e III.
Sabe-se que toda teoria é elaborada ao longo do tempo, a partir de outros conhecimentos e que tem estudiosos responsáveis pelas primeiras ideias e o desenvolvimento delas.
Com base em seus estudos, é correto afirmar que o principal representante da AD de linha francesa é.
Assinale a resposta correta.
A manchete apresenta uma prática social, que revela a discriminação de escolaridade.
Há uma prática social, presente no enunciado, que revela a discriminação de gênero.
Observa-se, na manchete, uma prática social que aponta para a discriminação, o preconceito racial.
Observa-se na manchete uma prática social que aponta para as diferenças sociais estabelecidas em países pobres.
A luta pelos diretos da mulher, do jovem dos negros deve ser constante e envolver toda a sociedade.
Nos estudos da Análise do Discurso, apresentados em nosso livro de apoio, o conceito de sujeito (locutor/interlocutor) deve ser esclarecido, para evitar equívocos teóricos. Para algumas teorias linguísticas o sujeito é apenas uma pessoa física. Já para a Análise do Discurso, é preciso saber que o sujeito é discursivo, pois vive em sociedade, tem uma história, portanto não se trata de indivíduos, seres humanos individualizados.
Observe os três conceitos de sujeito discursivo:
I O sujeito discursivo é atravessado pelos vários discursos que permeiam os espaços sociais e a história.
II A compreensão do sujeito discursivo exige o entendimento de quais vozes sociais estão presentes na voz do sujeito, isto é, a voz da religião, da política, das experiências de leitura.
III Para identificar o sujeito discursivo basta analisar sintaticamente uma sequência linguística.
Assinale a alternativa que contém a(s) afirmativa(s) correta(s).
I e II.
I, apenas.
III, apenas
I e III.
I, II e III.
Sabe-se que toda teoria é elaborada ao longo do tempo, a partir de outros conhecimentos e que tem estudiosos responsáveis pelas primeiras ideias e o desenvolvimento delas.
Com base em seus estudos, é correto afirmar que o principal representante da AD de linha francesa é.
Assinale a resposta correta.
I e II.
I, apenas.
III, apenas
I e III.
I, II e III.