ANÁLISE DO DISCURSO


Conforme Bakhtin, em nosso livro de apoio (2011), todo discurso é tecido pelo discurso do outro, pois os múltiplos sentidos de um mesmo texto remetem à ideia de que diferentes vozes atravessam o texto (noção de polifonia).

A partir dessa ideia e fazendo uma leitura crítica de uma tira ( gênero textual com sequências de quadros com imagens e signos linguísticos), a seguir, podemos afirmar que diferentes vozes do leitor se apresentam como possíveis leituras, tendo como referência o uso dependente das tecnologias. Observe que tanto as sequências linguísticas quanto as imagens revelam sentidos.


 (Produção EAD-Uniube)

Assinale a alternativa correta, que aponte uma visão crítica do leitura da tira.

É correto o que se afirma em.




  • Diferentes discursos atravessam a leitura da charge, apontando para vozes, que concordam quanto à formação técnica de determinados profissionais e a dependência às novas tecnologias.

     

     

  • Observa-se que muitos leitores podem fazer um julgamento positivo a muitos profissionais que conseguem realizar suas atividades somente com o uso da tecnologia.

  • No primeiro quadro, um médico, em uma sala de cirurgia, solicita aos seus auxiliares qual o procedimento adequado, de acordo com a internet, para tirar a vesícula inflamada do paciente, o que expõe um conhecimento frágil e até perigoso desse profissional. O mesmo ocorre nos outros quadros; secretária e paciente ficam assustados com a solicitação do dentista para verificar na internet como arrancar um pré-molar.

     

  • Há nos três quadros uma posição positiva referindo-se a alguns profissionais que dependem de tecnologias para resolver suas práticas do dia a dia. No último quadro, por exemplo, a professora desconhece como se escreve a palavra compreensão e vai buscar na internet a grafia correta.

     

  • A charge traz vozes que elogiam profissionais ligados às tecnologias.