ANÁLISE DO DISCURSO


No livro de apoio, temos os conceitos de formação discursiva e formação ideológica. Vamos colocar em prática esses conceitos, a partir da análise de uma campanha publicitária de uma marca de cerveja, veiculada há uns 5 anos. Nessa campanha a atriz Juliana Paes é a garota propaganda. O slogan da publicidade é: “Antártica, a cerveja da Boa”. Analisando essa publicidade, podemos dizer que uma possível formação discursiva para esse slogan é que essa cerveja é de boa qualidade.

Entretanto a palavra Boa apresenta-se com letra maiúscula e, ainda, está acompanhada da preposição "da", remetendo à atriz com a ideia de “gostosa”. A partir dessa publicidade, houve campanhas não apoiando esse tipo de propaganda, que vulgariza a mulher. Essas campanhas ajudaram, também, a proibir essa visão machista da mulher .

Ao apontarmos essa segunda possibilidade, indicamos, também, para convicções que determinam uma formação discursiva, isto é,  enunciados ditos/escritos em determinada época e  determinado  lugar.

A partir dessas considerações e levando em conta a expressão “da Boa” referindo-se  à atriz, o objeto de comércio (cerveja), assinale a alternativa correta.




  • A publicidade usou recursos para vender bebidas diet.

  • A publicidade contém ideias machistas que depreciam a figura da mulher, julgando-a somente pela aparência sensual.

  • Pode-se afirmar que a publicidade respeita a figura da mulher brasileira, inclusive, determinando um tipo físico para ser imitado por outras mulheres.

  • A campanha publicitária diz respeito à igualdade de gêneros no Brasil.

     

  • As estratégias usadas na publicidade não ofendem as mulheres, mas enaltecem sua beleza física, sua sensualidade.