ANÁLISE DO DISCURSO


A formação discursiva, segundo Pêcheux, no livro de apoio, parte de uma dada

situação, de determinados espaço e tempo, que pode ser articulada com dizeres em forma de sermão, conselhos, panfletos, exposições, debates etc.

A partir do enunciado a seguir, identifique em que formação discursiva ele se insere.

“Procure estudar com atenção os capítulos indicados. Faça um resumo, concentrando-se nas palavras-chave. Responda as questões preparatórias. A prova final está chegando.

Bons estudos!”

Assinale a opção correta.


Enunciado que pode estar presente, principalmente, nos discursos científicos.


Formação discursiva que emerge dos discursos políticos em campanhas partidárias.


Enunciado que emerge da formação discursiva que ocorre no interior dos discursos contra os preconceitos.


Formação discursiva que dialoga com o discurso escolar.


Formação discursiva que dialoga com os discursos religiosos.

Conforme Abaurre e Pontara (1999), ler nas entrelinhas é perceber o que está implícito no texto, ou seja, é algo que está envolvido em um contexto, entretanto não é revelado, é apenas sugerido.

A seguir,  a presentamos um texto verbo-visual para análise.

Mas, o que é um texto verbo-visual?

"O texto verbo-visual tem sua construção realizada a partir da associação/conexão entre a linguagem escrita e a imagem. São exemplos que ilustram essa modalidade textual: os cartuns, as charges, as histórias em quadrinhos (HQs), as propagandas, as tirinhas etc. Todos esses textos trazem consigo uma construção linguística proveniente da união/vinculação da linguagem verbal [letras, palavras e frases] e da linguagem não verbal [imagem].

http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/portugues/0060.html

De acordo com os nossos estudos, a grande contribuição da Análise do Discurso para o ensino é fazer compreender que a linguagem, por se realizar na interação verbal entre interlocutores socialmente situados, não pode ser considerada independente de sua situação concreta de produção. Falar, ler, escrever, ouvir são práticas em que a linguagem, em seu uso social, chamamos de  materialização do discurso no contato entre o linguístico e o não-linguístico ( a exterioridade).

 

Após a leitura das reflexões, analise o texto verbo-visual, do gênero tira.Observe que todos os elementos do texto significam como: o título, a reação dos alunos, a posição do aluno Paulinho.

A primeira fala de Paulinho diante da turma e: “A professora faltou e não haverá mais  prova.”

A fala da professora é: “Paulinho, por que você está fora de sua carteira  no dia de prova?”

 

Leia atentamente as afirmações.

I A partir do título é possível compreender a situação ocorrida na sala de aula, pois ele possibilita a interação entre texto e leitor.

II A partir da  materialização do discurso pelos enunciados,  pelas imagens e, também, pelos conhecimentos do leitor, é possível inferir que Paulinho  estava mentindo.

III A exterioridade, ou seja, os fatos que envolvem o texto, não tem a mesma importância das sequências linguísticas durante a aula de leitura.

 IV Na aula de leitura, o professor deve sempre levar em consideração as condições de produção do texto: quem lê ou escuta, quando, onde, por quê...

É correto o que se afirma em.


Apenas afirmação I está correta.

 


Está correta apena s afirmação IV.


Estão corretas todas as afirmações.


Estão corretas as afirmações II, III e IV.


Estão corretas as afirmações I, II e IV.

Segundo Pêcheux (1997), a formação discursiva parte de uma dada situação, de um determinado espaço, que pode ser articulado com dizeres em forma de sermão, panfleto, exposições, debates etc. Ela também faz parte de determinados discursos e não de outros. 

Observe o enunciado a seguir e identifique em que formação discursiva ele se insere.

“Ore, faça caridade, ame seu próximo e ame a Deus acima de tudo”.

Assinale a opção correta.


Formação discursiva que contraria os discursos religiosos.

 


Enunciado que pode estar presente, principalmente, nos discursos científicos.


Enunciado que emerge da formação discursiva que ocorre no interior dos discursos econômico-capitalista.


Formação discursiva que emerge dos discursos políticos em campanhas partidárias.


Formação discursiva que dialoga com os discursos religiosos.

No livro de apoio,  temos os conceitos de formação discursiva e formação ideológica.Vamos colocar em prática esses conceitos, a partir da análise de uma campanha publicitária de uma marca de cerveja, veiculada há uns 5 anos. Nessa campanha a atriz Juliana Paes é a garota propaganda. O slogan da publicidade é: “Antártica, a cerveja da Boa”. Analisando essa publicidade, podemos dizer que uma possível formação discursiva para esse slogan é que essa cerveja é de boa qualidade. Entretanto a palavra Boa apresenta-se com letra maiúscula e, ainda, está acompanhada  da preposição "da", remetendo à atriz com a ideia de “gostosa”. Ao apontarmos essa segunda possibilidade, apontamos,também, para uma formação ideológica, que determina a formação discursiva.

A partir dessas considerações e levando em conta a expressão  “da Boa”, a atriz, o objeto de comércio (cerveja), assinale a alternativa correta:


As estratégias usadas na publicidade não ofendem as mulheres, mas enaltecem sua beleza física.


A campanha publicitária  diz respeito à igualdade de gêneros no Brasil..


Pode-se afirmar que a publicidade respeita a figura da mulher brasileira.


A publicidade contém ideias machistas que depreciam a figura da mulher.


A publicidade usou recursos aceitáveis para vender.

Outra concepção importante para a Análise do Discurso é a de formação discursiva, que refere-se ao  que se pode falar, escrever em determinada época e espaço social, a partir das condições de produção. Isso significa dizer que os sentidos emergem de acordo com as formações ideológicas (crenças, convicções de uma sociedade em um tempo e espaço específicos). Por exemplo, em um artigo de opinião de um determinado jornalista, os enunciados, que formam o texto, refletem as ideias desse jornalista. Tendo em vista essa concepção, veja as afirmações.

I Em um culto religioso cristão, deve-se predominar a formação ideológica religiosa que crê em Deus, em Jesus Cristo e as formações discursivas se articulam com as ideológicas.

II Em uma greve de professores, a formação discursiva vai elencar termos, expressões, questionamentos, imagens, que implicam questões salariais, plano de carreira, relações escola comunidade, de acordo com as convicções do grupo envolvido.

III Em uma publicidade de carro de luxo, as formações discursivas vão circular em torno das ideias de poder, de riqueza, de aparências, de competição, de classe social, envolvendo o universo capitalista.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.


I, II e III.


I e II, apenas.


 III, apenas.


I, apenas.


II e III, apenas.

A partir do que você estudou sobre a Semântica da Enunciação, no livro de apoio, parte “Origens, conceituação e desenvolvimento”, coloque V para o que for verdadeiro e F para o que for falso nas afirmativas a seguir:

I – Austin tenta estabelecer critérios para definir o caráter performativo da linguagem, isto é, o poder que a linguagem tem de praticar ações por meio de atos de fala, pelo uso efetivo da língua, como ação tipicamente humana, social e intencional.

II – Austin defende que a linguagem não pode ser definida como uma ação sobre o outro.

III – Austin acredita que todos os enunciados sejam performativos, pois a linguagem  tem a força de praticar ações por meio dos atos de fala.  

IV – Para o autor, os enunciados performativos devem ser avaliados não em termos de verdade ou falsidade, mas de condições de felicidade ou infelicidade.

V – O sujeito, para Austin, não é um sujeito individual, mas social, com papéis definidos socialmente.

Marque a sequência correta.


F, F, V, V, V.


F, V, V, V, V.


F, V, V, V, V.


V, V, F, V, V.


V, F, V, V, V.

No livro de apoio, encontramos a forma como Bakhtin (1997) concebe a língua. Para esse estudioso, a língua é um produto sócio-histórico, uma forma de interação verbal realizada por meio de enunciações(acontecimentos) e não apenas marcas formais. Esse conceito de língua como interação social tem como princípio que a linguagem é ação e não mero instrumento de comunicação e traz para os estudos da linguagem a reflexão sobre a noção de sujeito. Essa visão apresenta diferentes significados como:

I Deixa de lado a perspectiva de que a língua é apenas estrutura gramatical, ou seja, o que se diz não é neutro, porque depende de convicções, crenças, de experiências de leituras.

II O sujeito, ao dizer, não apenas comunica, mas também interage, se posiciona.

III Pela linguagem, o sujeito é capaz de agir sobre o outro.

IV A língua é somente um instrumento de comunicação, de informação.

Estão corretas as afirmações.


I, II, III e IV.


Apenas I.


III e IV.


I, II e III.


II e IV.

Em nosso livro de apoio, encontramos a posição de escritor Bakhtin (2003) que diz que o fundamental da linguagem é a sua posição de diálogo, de contato e de interação entre os sujeitos.

A partir dessa ideia, leia com atenção as duas asserções(afirmações) a respeito da forma como Bakhtin abordou a linguagem.

I Para Bakhtin, a realidade essencial da linguagem é o seu caráter dialógico e todo enunciado é um diálogo

PORQUE

II Faz parte de um processo de comunicação ininterrupto e se relaciona com outros enunciados já ditos e que estão por dizer.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


As asserções I e II apresentam proposições verdadeiras, e a II não justifica a I.


As asserções I e II apresentam proposições falsas.


As asserções I e II apresentam proposições verdadeiras, e a II justifica a I.


A asserção II apresenta proposição contraditória à asserção I.


A asserção I apresenta proposição verdadeira, e a II apresenta proposição falsa.

Bakhtin (Freitas, 2011) defende que o estudo da natureza do enunciado e da diversidade dos gêneros de enunciados, que circulam na sociedade (propagandas, panfletos, contos etc), nas diferentes esferas da atividade humana, têm grande importância para todas as áreas da Linguística, pois para ele, a língua penetra na vida, por meio de enunciados concretos-escritos ou orais, que a realizam e é, também, por meio dos enunciados concretos, que a vida penetra na língua.

O autor define gênero como “cada esfera de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, sendo isso denominado de gêneros do discurso.” (Bhaktin(1997, p. 290). Os gêneros textuais definem as práticas discursivas: na escola, no futebol, na televisão etc.

A partir dessa reflexão, podemos observar que a diversidade de gêneros ocorre de acordo com o que os sujeitos precisam, já que a língua penetra na vida. Por exemplo, contos, romances, relatórios, artigos de jornal, artigos científicos etc.

Pensando nisso, a vida moderna, atual, possibilitou a criação de diferentes gêneros, conforme a necessidade de seus usuários.

Assinale a opção que aponta somente para gêneros que atendem ao universo tecnológico.


Sites, e-mails, blogs, facebook, whatsapp.


es, e-mails, blogs, carta comercial enviada pelo correio, whatsapp.


Sites, e-mails, blogs,  whatsapp, extrato bancário enviado via correio.


Sites, e-mails, blogs, facebook, whatsapp, avisos escritos do mundo corporativo.


Sites, e-mails, cadernos em espiral de diários, facebook, whatsapp.

 

Possenti (2002), no livro de apoio, afirma que entre a grande contribuição da Análise do Discurso francesa está na sua formulação peculiar da noção de interdiscurso. Para esse autor a ideia de interdiscurso está presente na seguinte afirmação.

Aponte a opção correta.


Relação entre os efeitos de sentido e os sujeitos envolvidos em uma situação  marcada.

 


Relação de um discurso com outros discursos, que não têm origem em momentos históricos e em  lugares sociais presentes na Formação Discursiva.


Relação das crenças, dos julgamentos, das convicções e aquilo que não é dito pelo locutor.


Relação das condições de produção e os sujeitos fora de uma determinada situação social.


Relação de um discurso com outros discursos, que têm origem em diferentes momentos históricos e em diferentes lugares sociais em uma Formação Discursiva.

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