ANÁLISE DO DISCURSO


Conforme Abaurre e Pontara (1999), ler nas entrelinhas é perceber o que está implícito no texto, ou seja, é algo que está envolvido em um contexto, entretanto não é revelado, é apenas sugerido.

A seguir,  a presentamos um texto verbo-visual para análise.

Mas, o que é um texto verbo-visual?

"O texto verbo-visual tem sua construção realizada a partir da associação/conexão entre a linguagem escrita e a imagem. São exemplos que ilustram essa modalidade textual: os cartuns, as charges, as histórias em quadrinhos (HQs), as propagandas, as tirinhas etc. Todos esses textos trazem consigo uma construção linguística proveniente da união/vinculação da linguagem verbal [letras, palavras e frases] e da linguagem não verbal [imagem].

http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/portugues/0060.html

De acordo com os nossos estudos, a grande contribuição da Análise do Discurso para o ensino é fazer compreender que a linguagem, por se realizar na interação verbal entre interlocutores socialmente situados, não pode ser considerada independente de sua situação concreta de produção. Falar, ler, escrever, ouvir são práticas em que a linguagem, em seu uso social, chamamos de  materialização do discurso no contato entre o linguístico e o não-linguístico ( a exterioridade).

 

Após a leitura das reflexões, analise o texto verbo-visual, do gênero tira.Observe que todos os elementos do texto significam como: o título, a reação dos alunos, a posição do aluno Paulinho.

A primeira fala de Paulinho diante da turma e: “A professora faltou e não haverá mais  prova.”

A fala da professora é: “Paulinho, por que você está fora de sua carteira  no dia de prova?”

 

Leia atentamente as afirmações.

I A partir do título é possível compreender a situação ocorrida na sala de aula, pois ele possibilita a interação entre texto e leitor.

II A partir da  materialização do discurso pelos enunciados,  pelas imagens e, também, pelos conhecimentos do leitor, é possível inferir que Paulinho  estava mentindo.

III A exterioridade, ou seja, os fatos que envolvem o texto, não tem a mesma importância das sequências linguísticas durante a aula de leitura.

 IV Na aula de leitura, o professor deve sempre levar em consideração as condições de produção do texto: quem lê ou escuta, quando, onde, por quê...

É correto o que se afirma em.




  • Apenas afirmação I está correta.

     

  • Está correta apena s afirmação IV.

  • Estão corretas todas as afirmações.

  • Estão corretas as afirmações II, III e IV.

  • Estão corretas as afirmações I, II e IV.