ANÁLISE DO DISCURSO
Bakhtin (Freitas, 2011) defende que o estudo da natureza do enunciado e da diversidade dos gêneros de enunciados, que circulam na sociedade (propagandas, panfletos, contos etc), nas diferentes esferas da atividade humana, têm grande importância para todas as áreas da Linguística, pois para ele, a língua penetra na vida, por meio de enunciados concretos-escritos ou orais, que a realizam e é, também, por meio dos enunciados concretos, que a vida penetra na língua.
O autor define gênero como “cada esfera de utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, sendo isso denominado de gêneros do discurso.” (Bhaktin(1997, p. 290). Os gêneros textuais definem as práticas discursivas: na escola, no futebol, na televisão etc.
A partir dessa reflexão, podemos observar que a diversidade de gêneros ocorre de acordo com o que os sujeitos precisam, já que a língua penetra na vida. Por exemplo, contos, romances, relatórios, artigos de jornal, artigos científicos etc.
Pensando nisso, a vida moderna, atual, possibilitou a criação de diferentes gêneros, conforme a necessidade de seus usuários.
Assinale a opção que aponta somente para gêneros que atendem ao universo tecnológico.