ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Os seres humanos são dotados de movimentos desde a sua concepção. Essa habilidade vai se desenvolvendo e passa a ser dominada na medida em que o indivíduo adquire habilidades físicas, cognitivas e também interage com o outro no ambiente social.
Porque
Para a criança ainda muito pequena, movimentar-se significa muito mais que locomover-se no espaço ou explorar o próprio corpo: esse ato pode traduzir anseios que não consegue expressar por meio de palavras.
Diante do exposto, assinale a opção correta
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
Podemos definir “Alfabetização Matemática” como a ação inicial de ler e escrever matemática, isto é, de compreender e interpretar seus conteúdos básicos, bem como saber expressar-se através de sua linguagem específica. Assim, “uma pessoa é funcionalmente alfabetizada” quando:
apenas entender a lógica das primeiras noções de aritmética e geometria.
ela adquiriu o conhecimento e habilidades em leitura e escrita que a capacitam a engajar-se efetivamente em todas as atividades nas quais alfabetização é normalmente suposta em sua cultura ou grupo.
“decorar” todos os conceitos matemáticos, transmitidos pelo professor.
um conceito social, que altera em decorrência do tempo e do desenvolvimento do mundo.
calcular mentalmente todas as operações relacionadas com o seu meio.
O físico alemão Albert Einstein não falou até os quatro anos de idade; não conseguia ler até os nove. Falhou nos exames de admissão para o colegial e só conseguiu passar após um ano adicional de preparatório. Ao se dedicar à Física, no entanto, seu elevado grau de criatividade permitiu que ele alcançasse voos altos, criando conceitos revolucionários para a época. (REVISTA DA FOLHA. Confusão ao pé da letra. São Paulo, ano 13, n.627, 4 jul. 2004. Disponível em http://dislexia.zip.net/ acesso em 7 de fev. 2019).
De acordo com o texto acima, Freitas (2006, p. 157), acredita que “o educando pode ter sua capacidade estimulada. Isso, depende de o educador transmitir a seus alunos confiança para que eles efetivamente se expressem nas aulas.
Diante do que foi exposto no texto acima, como o professor de matemática deve proceder em suas aulas?
- Utilizar estratégias e materiais variados, desafiando o aluno e oportunizando o desenvolvimento cognitivo;
- Criar situações-problema, envolvendo os conceitos matemáticos estudados, relacionando-os com as situações cotidianas;
- Atuar nas aulas de matemática, com objetividade e clareza, demonstrando a importância dessa disciplina no dia a dia da sociedade.
- Evidenciar a presença da matemática em diversas situações como: jornais, revistas, panfletos de propaganda, dentre outros.
É correto o que se afirma em:
1 e 4 apenas.
1, 2, 3 e 4
2 e 3 apenas.
1, 2 e 3 apenas.
1 apenas.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais encontramos que [...] as necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam uma inteligência essencialmente prática, que permite reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões e, portanto desenvolver uma ampla capacidade para lidar com atividade matemática. (BRASIL, 1997, p. 30). A partir dessa citação, marque a alternativa correta:
A atividade matemática desenvolve nos alunos apenas problemas relacionados à escola.
A escola não tem o dever de potencializar a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, a responsabilidade é dos pais.
A aprendizagem cotidiana basta; desta forma o aluno não precisa frequentar a escola.
As necessidades cotidianas ajudam os alunos a desenvolver habilidades práticas apenas na tomada de decisões.
Quando esta capacidade é potencializada pela escola, a aprendizagem dos alunos gera melhores resultados.
A matemática, enquanto ciência, é considerada universal. Porém, a partir do momento que ela transforma e é transformada por sua aplicabilidade na sociedade, ela passa a ser denominada de Etnomatemática. Essas transformações estão relacionadas a diversos fatores que, de acordo com a cultura, com as particularidades da região, com o momento atual, dentre outros, influenciam a construção dos conceitos matemáticos e sua aplicação no cotidiano.
Sabendo que a Etnomatemática pode ser traduzida como sendo a matemática do povo, assinale a alternativa que retrata os fatores que a influenciam:
textos científicos, pesquisas bibliográficas.
danças folclóricas e brinquedos diversificados.
artesanatos, brincadeiras, jogos, modo particular de pensar.
pesquisas na internet e games.
conhecimento científicos e estudos.
Ao brincar, o aluno apropria-se de um instrumento de aprendizagem e desenvolve aspectos: emocional, afetivo e cognitivo. Para Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor na aprendizagem da criança.
PORQUE
Os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas o meio que enriquece o desenvolvimento intelectual.
De acordo com as asserções acima, marque a seguir uma única alternativa correta.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, porém Piaget discorda do jogo na aprendizagem da criança.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A construção da noção de número atrela-se à própria produção da cultura humana, pois o número aparece como uma ferramenta produzida pela mente humana, como instrumento de facilitação da exploração da natureza de forma racional. (Freitas, 2016, p. 207).
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
Um número é um conceito abstrato usado para enumerar e mensurar coisas, é uma ideia de quantidade.
PORQUE
Ele pode ser representado de diversas formas, como mostrando os dedos das mãos ou dos pés, ou por meio dos numerais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
Para Danyluk (1998), o processo da aquisição da escrita em Matemática é altamente complexo, abrangendo a compreensão, a interpretação e a comunicação de idealidades matemáticas.
Nessa perspectiva, ressaltamos que a Matemática pode ser contextualizada por diferentes recursos utilizados pelo professor em sala de aula. Assinale nas afirmativas abaixo alguns desses recursos.
I. Contos e poesias
II. Músicas e cantigas de roda
III. Memorização (decoreba)
IV. Jogos e brincadeiras
Assinale abaixo a alternativa que condiz com a(s) assertiva(s) acima.
V, V, V, V
F, F, F, F
V, F, V, F
F, V, F, V
V, V, F, V
Grando (1995) citado em Passos (2006) afirma que a utilização dos jogos implica em vantagens e desvantagens. Leia atentamente os itens a seguir e julgue as afirmações em V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
Quando os jogos são mal utilizados existe o perigo de dar ao jogo um caráter puramente aleatório, tornando-se um “apêndice” em sala de aula.
I.O jogo favorece a socialização entre os alunos e a conscientização do trabalho em equipe.
II.O jogo somente despertará habilidades se, ao ser construído e aplicado pelo professor, for também planejado para não se tornar um “jogo por jogo”.
III.O professor deve ser um mediador e orientador, para que o aluno aprenda brincando.
IV.O jogo não requer a participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento.
A sequência correta, considerando a ordem de cima para baixo é:
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
Podemos definir “Alfabetização Matemática” como a ação inicial de ler e escrever matemática, isto é, de compreender e interpretar seus conteúdos básicos, bem como saber expressar-se através de sua linguagem específica. Assim, “uma pessoa é funcionalmente alfabetizada” quando:
apenas entender a lógica das primeiras noções de aritmética e geometria.
ela adquiriu o conhecimento e habilidades em leitura e escrita que a capacitam a engajar-se efetivamente em todas as atividades nas quais alfabetização é normalmente suposta em sua cultura ou grupo.
“decorar” todos os conceitos matemáticos, transmitidos pelo professor.
um conceito social, que altera em decorrência do tempo e do desenvolvimento do mundo.
calcular mentalmente todas as operações relacionadas com o seu meio.
O físico alemão Albert Einstein não falou até os quatro anos de idade; não conseguia ler até os nove. Falhou nos exames de admissão para o colegial e só conseguiu passar após um ano adicional de preparatório. Ao se dedicar à Física, no entanto, seu elevado grau de criatividade permitiu que ele alcançasse voos altos, criando conceitos revolucionários para a época. (REVISTA DA FOLHA. Confusão ao pé da letra. São Paulo, ano 13, n.627, 4 jul. 2004. Disponível em http://dislexia.zip.net/ acesso em 7 de fev. 2019).
De acordo com o texto acima, Freitas (2006, p. 157), acredita que “o educando pode ter sua capacidade estimulada. Isso, depende de o educador transmitir a seus alunos confiança para que eles efetivamente se expressem nas aulas.
Diante do que foi exposto no texto acima, como o professor de matemática deve proceder em suas aulas?
- Utilizar estratégias e materiais variados, desafiando o aluno e oportunizando o desenvolvimento cognitivo;
- Criar situações-problema, envolvendo os conceitos matemáticos estudados, relacionando-os com as situações cotidianas;
- Atuar nas aulas de matemática, com objetividade e clareza, demonstrando a importância dessa disciplina no dia a dia da sociedade.
- Evidenciar a presença da matemática em diversas situações como: jornais, revistas, panfletos de propaganda, dentre outros.
É correto o que se afirma em:
1 e 4 apenas.
1, 2, 3 e 4
2 e 3 apenas.
1, 2 e 3 apenas.
1 apenas.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais encontramos que [...] as necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam uma inteligência essencialmente prática, que permite reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões e, portanto desenvolver uma ampla capacidade para lidar com atividade matemática. (BRASIL, 1997, p. 30). A partir dessa citação, marque a alternativa correta:
A atividade matemática desenvolve nos alunos apenas problemas relacionados à escola.
A escola não tem o dever de potencializar a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, a responsabilidade é dos pais.
A aprendizagem cotidiana basta; desta forma o aluno não precisa frequentar a escola.
As necessidades cotidianas ajudam os alunos a desenvolver habilidades práticas apenas na tomada de decisões.
Quando esta capacidade é potencializada pela escola, a aprendizagem dos alunos gera melhores resultados.
A matemática, enquanto ciência, é considerada universal. Porém, a partir do momento que ela transforma e é transformada por sua aplicabilidade na sociedade, ela passa a ser denominada de Etnomatemática. Essas transformações estão relacionadas a diversos fatores que, de acordo com a cultura, com as particularidades da região, com o momento atual, dentre outros, influenciam a construção dos conceitos matemáticos e sua aplicação no cotidiano.
Sabendo que a Etnomatemática pode ser traduzida como sendo a matemática do povo, assinale a alternativa que retrata os fatores que a influenciam:
textos científicos, pesquisas bibliográficas.
danças folclóricas e brinquedos diversificados.
artesanatos, brincadeiras, jogos, modo particular de pensar.
pesquisas na internet e games.
conhecimento científicos e estudos.
Ao brincar, o aluno apropria-se de um instrumento de aprendizagem e desenvolve aspectos: emocional, afetivo e cognitivo. Para Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor na aprendizagem da criança.
PORQUE
Os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas o meio que enriquece o desenvolvimento intelectual.
De acordo com as asserções acima, marque a seguir uma única alternativa correta.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, porém Piaget discorda do jogo na aprendizagem da criança.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A construção da noção de número atrela-se à própria produção da cultura humana, pois o número aparece como uma ferramenta produzida pela mente humana, como instrumento de facilitação da exploração da natureza de forma racional. (Freitas, 2016, p. 207).
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
Um número é um conceito abstrato usado para enumerar e mensurar coisas, é uma ideia de quantidade.
PORQUE
Ele pode ser representado de diversas formas, como mostrando os dedos das mãos ou dos pés, ou por meio dos numerais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
Para Danyluk (1998), o processo da aquisição da escrita em Matemática é altamente complexo, abrangendo a compreensão, a interpretação e a comunicação de idealidades matemáticas.
Nessa perspectiva, ressaltamos que a Matemática pode ser contextualizada por diferentes recursos utilizados pelo professor em sala de aula. Assinale nas afirmativas abaixo alguns desses recursos.
I. Contos e poesias
II. Músicas e cantigas de roda
III. Memorização (decoreba)
IV. Jogos e brincadeiras
Assinale abaixo a alternativa que condiz com a(s) assertiva(s) acima.
V, V, V, V
F, F, F, F
V, F, V, F
F, V, F, V
V, V, F, V
Grando (1995) citado em Passos (2006) afirma que a utilização dos jogos implica em vantagens e desvantagens. Leia atentamente os itens a seguir e julgue as afirmações em V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
Quando os jogos são mal utilizados existe o perigo de dar ao jogo um caráter puramente aleatório, tornando-se um “apêndice” em sala de aula.
I.O jogo favorece a socialização entre os alunos e a conscientização do trabalho em equipe.
II.O jogo somente despertará habilidades se, ao ser construído e aplicado pelo professor, for também planejado para não se tornar um “jogo por jogo”.
III.O professor deve ser um mediador e orientador, para que o aluno aprenda brincando.
IV.O jogo não requer a participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento.
A sequência correta, considerando a ordem de cima para baixo é:
apenas entender a lógica das primeiras noções de aritmética e geometria.
ela adquiriu o conhecimento e habilidades em leitura e escrita que a capacitam a engajar-se efetivamente em todas as atividades nas quais alfabetização é normalmente suposta em sua cultura ou grupo.
“decorar” todos os conceitos matemáticos, transmitidos pelo professor.
um conceito social, que altera em decorrência do tempo e do desenvolvimento do mundo.
calcular mentalmente todas as operações relacionadas com o seu meio.
O físico alemão Albert Einstein não falou até os quatro anos de idade; não conseguia ler até os nove. Falhou nos exames de admissão para o colegial e só conseguiu passar após um ano adicional de preparatório. Ao se dedicar à Física, no entanto, seu elevado grau de criatividade permitiu que ele alcançasse voos altos, criando conceitos revolucionários para a época. (REVISTA DA FOLHA. Confusão ao pé da letra. São Paulo, ano 13, n.627, 4 jul. 2004. Disponível em http://dislexia.zip.net/ acesso em 7 de fev. 2019).
De acordo com o texto acima, Freitas (2006, p. 157), acredita que “o educando pode ter sua capacidade estimulada. Isso, depende de o educador transmitir a seus alunos confiança para que eles efetivamente se expressem nas aulas.
Diante do que foi exposto no texto acima, como o professor de matemática deve proceder em suas aulas?
- Utilizar estratégias e materiais variados, desafiando o aluno e oportunizando o desenvolvimento cognitivo;
- Criar situações-problema, envolvendo os conceitos matemáticos estudados, relacionando-os com as situações cotidianas;
- Atuar nas aulas de matemática, com objetividade e clareza, demonstrando a importância dessa disciplina no dia a dia da sociedade.
- Evidenciar a presença da matemática em diversas situações como: jornais, revistas, panfletos de propaganda, dentre outros.
É correto o que se afirma em:
1 e 4 apenas.
1, 2, 3 e 4
2 e 3 apenas.
1, 2 e 3 apenas.
1 apenas.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais encontramos que [...] as necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam uma inteligência essencialmente prática, que permite reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões e, portanto desenvolver uma ampla capacidade para lidar com atividade matemática. (BRASIL, 1997, p. 30). A partir dessa citação, marque a alternativa correta:
A atividade matemática desenvolve nos alunos apenas problemas relacionados à escola.
A escola não tem o dever de potencializar a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, a responsabilidade é dos pais.
A aprendizagem cotidiana basta; desta forma o aluno não precisa frequentar a escola.
As necessidades cotidianas ajudam os alunos a desenvolver habilidades práticas apenas na tomada de decisões.
Quando esta capacidade é potencializada pela escola, a aprendizagem dos alunos gera melhores resultados.
A matemática, enquanto ciência, é considerada universal. Porém, a partir do momento que ela transforma e é transformada por sua aplicabilidade na sociedade, ela passa a ser denominada de Etnomatemática. Essas transformações estão relacionadas a diversos fatores que, de acordo com a cultura, com as particularidades da região, com o momento atual, dentre outros, influenciam a construção dos conceitos matemáticos e sua aplicação no cotidiano.
Sabendo que a Etnomatemática pode ser traduzida como sendo a matemática do povo, assinale a alternativa que retrata os fatores que a influenciam:
textos científicos, pesquisas bibliográficas.
danças folclóricas e brinquedos diversificados.
artesanatos, brincadeiras, jogos, modo particular de pensar.
pesquisas na internet e games.
conhecimento científicos e estudos.
Ao brincar, o aluno apropria-se de um instrumento de aprendizagem e desenvolve aspectos: emocional, afetivo e cognitivo. Para Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor na aprendizagem da criança.
PORQUE
Os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas o meio que enriquece o desenvolvimento intelectual.
De acordo com as asserções acima, marque a seguir uma única alternativa correta.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, porém Piaget discorda do jogo na aprendizagem da criança.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A construção da noção de número atrela-se à própria produção da cultura humana, pois o número aparece como uma ferramenta produzida pela mente humana, como instrumento de facilitação da exploração da natureza de forma racional. (Freitas, 2016, p. 207).
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
Um número é um conceito abstrato usado para enumerar e mensurar coisas, é uma ideia de quantidade.
PORQUE
Ele pode ser representado de diversas formas, como mostrando os dedos das mãos ou dos pés, ou por meio dos numerais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
Para Danyluk (1998), o processo da aquisição da escrita em Matemática é altamente complexo, abrangendo a compreensão, a interpretação e a comunicação de idealidades matemáticas.
Nessa perspectiva, ressaltamos que a Matemática pode ser contextualizada por diferentes recursos utilizados pelo professor em sala de aula. Assinale nas afirmativas abaixo alguns desses recursos.
I. Contos e poesias
II. Músicas e cantigas de roda
III. Memorização (decoreba)
IV. Jogos e brincadeiras
Assinale abaixo a alternativa que condiz com a(s) assertiva(s) acima.
V, V, V, V
F, F, F, F
V, F, V, F
F, V, F, V
V, V, F, V
Grando (1995) citado em Passos (2006) afirma que a utilização dos jogos implica em vantagens e desvantagens. Leia atentamente os itens a seguir e julgue as afirmações em V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
Quando os jogos são mal utilizados existe o perigo de dar ao jogo um caráter puramente aleatório, tornando-se um “apêndice” em sala de aula.
I.O jogo favorece a socialização entre os alunos e a conscientização do trabalho em equipe.
II.O jogo somente despertará habilidades se, ao ser construído e aplicado pelo professor, for também planejado para não se tornar um “jogo por jogo”.
III.O professor deve ser um mediador e orientador, para que o aluno aprenda brincando.
IV.O jogo não requer a participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento.
A sequência correta, considerando a ordem de cima para baixo é:
1 e 4 apenas.
1, 2, 3 e 4
2 e 3 apenas.
1, 2 e 3 apenas.
1 apenas.
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais encontramos que [...] as necessidades cotidianas fazem com que os alunos desenvolvam uma inteligência essencialmente prática, que permite reconhecer problemas, buscar e selecionar informações, tomar decisões e, portanto desenvolver uma ampla capacidade para lidar com atividade matemática. (BRASIL, 1997, p. 30). A partir dessa citação, marque a alternativa correta:
A atividade matemática desenvolve nos alunos apenas problemas relacionados à escola.
A escola não tem o dever de potencializar a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, a responsabilidade é dos pais.
A aprendizagem cotidiana basta; desta forma o aluno não precisa frequentar a escola.
As necessidades cotidianas ajudam os alunos a desenvolver habilidades práticas apenas na tomada de decisões.
Quando esta capacidade é potencializada pela escola, a aprendizagem dos alunos gera melhores resultados.
A matemática, enquanto ciência, é considerada universal. Porém, a partir do momento que ela transforma e é transformada por sua aplicabilidade na sociedade, ela passa a ser denominada de Etnomatemática. Essas transformações estão relacionadas a diversos fatores que, de acordo com a cultura, com as particularidades da região, com o momento atual, dentre outros, influenciam a construção dos conceitos matemáticos e sua aplicação no cotidiano.
Sabendo que a Etnomatemática pode ser traduzida como sendo a matemática do povo, assinale a alternativa que retrata os fatores que a influenciam:
textos científicos, pesquisas bibliográficas.
danças folclóricas e brinquedos diversificados.
artesanatos, brincadeiras, jogos, modo particular de pensar.
pesquisas na internet e games.
conhecimento científicos e estudos.
Ao brincar, o aluno apropria-se de um instrumento de aprendizagem e desenvolve aspectos: emocional, afetivo e cognitivo. Para Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor na aprendizagem da criança.
PORQUE
Os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas o meio que enriquece o desenvolvimento intelectual.
De acordo com as asserções acima, marque a seguir uma única alternativa correta.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, porém Piaget discorda do jogo na aprendizagem da criança.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A construção da noção de número atrela-se à própria produção da cultura humana, pois o número aparece como uma ferramenta produzida pela mente humana, como instrumento de facilitação da exploração da natureza de forma racional. (Freitas, 2016, p. 207).
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
Um número é um conceito abstrato usado para enumerar e mensurar coisas, é uma ideia de quantidade.
PORQUE
Ele pode ser representado de diversas formas, como mostrando os dedos das mãos ou dos pés, ou por meio dos numerais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
Para Danyluk (1998), o processo da aquisição da escrita em Matemática é altamente complexo, abrangendo a compreensão, a interpretação e a comunicação de idealidades matemáticas.
Nessa perspectiva, ressaltamos que a Matemática pode ser contextualizada por diferentes recursos utilizados pelo professor em sala de aula. Assinale nas afirmativas abaixo alguns desses recursos.
I. Contos e poesias
II. Músicas e cantigas de roda
III. Memorização (decoreba)
IV. Jogos e brincadeiras
Assinale abaixo a alternativa que condiz com a(s) assertiva(s) acima.
V, V, V, V
F, F, F, F
V, F, V, F
F, V, F, V
V, V, F, V
Grando (1995) citado em Passos (2006) afirma que a utilização dos jogos implica em vantagens e desvantagens. Leia atentamente os itens a seguir e julgue as afirmações em V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
Quando os jogos são mal utilizados existe o perigo de dar ao jogo um caráter puramente aleatório, tornando-se um “apêndice” em sala de aula.
I.O jogo favorece a socialização entre os alunos e a conscientização do trabalho em equipe.
II.O jogo somente despertará habilidades se, ao ser construído e aplicado pelo professor, for também planejado para não se tornar um “jogo por jogo”.
III.O professor deve ser um mediador e orientador, para que o aluno aprenda brincando.
IV.O jogo não requer a participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento.
A sequência correta, considerando a ordem de cima para baixo é:
A atividade matemática desenvolve nos alunos apenas problemas relacionados à escola.
A escola não tem o dever de potencializar a aprendizagem dos alunos. Sendo assim, a responsabilidade é dos pais.
A aprendizagem cotidiana basta; desta forma o aluno não precisa frequentar a escola.
As necessidades cotidianas ajudam os alunos a desenvolver habilidades práticas apenas na tomada de decisões.
Quando esta capacidade é potencializada pela escola, a aprendizagem dos alunos gera melhores resultados.
A matemática, enquanto ciência, é considerada universal. Porém, a partir do momento que ela transforma e é transformada por sua aplicabilidade na sociedade, ela passa a ser denominada de Etnomatemática. Essas transformações estão relacionadas a diversos fatores que, de acordo com a cultura, com as particularidades da região, com o momento atual, dentre outros, influenciam a construção dos conceitos matemáticos e sua aplicação no cotidiano.
Sabendo que a Etnomatemática pode ser traduzida como sendo a matemática do povo, assinale a alternativa que retrata os fatores que a influenciam:
textos científicos, pesquisas bibliográficas.
danças folclóricas e brinquedos diversificados.
artesanatos, brincadeiras, jogos, modo particular de pensar.
pesquisas na internet e games.
conhecimento científicos e estudos.
Ao brincar, o aluno apropria-se de um instrumento de aprendizagem e desenvolve aspectos: emocional, afetivo e cognitivo. Para Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor na aprendizagem da criança.
PORQUE
Os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas o meio que enriquece o desenvolvimento intelectual.
De acordo com as asserções acima, marque a seguir uma única alternativa correta.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, porém Piaget discorda do jogo na aprendizagem da criança.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A construção da noção de número atrela-se à própria produção da cultura humana, pois o número aparece como uma ferramenta produzida pela mente humana, como instrumento de facilitação da exploração da natureza de forma racional. (Freitas, 2016, p. 207).
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
Um número é um conceito abstrato usado para enumerar e mensurar coisas, é uma ideia de quantidade.
PORQUE
Ele pode ser representado de diversas formas, como mostrando os dedos das mãos ou dos pés, ou por meio dos numerais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
Para Danyluk (1998), o processo da aquisição da escrita em Matemática é altamente complexo, abrangendo a compreensão, a interpretação e a comunicação de idealidades matemáticas.
Nessa perspectiva, ressaltamos que a Matemática pode ser contextualizada por diferentes recursos utilizados pelo professor em sala de aula. Assinale nas afirmativas abaixo alguns desses recursos.
I. Contos e poesias
II. Músicas e cantigas de roda
III. Memorização (decoreba)
IV. Jogos e brincadeiras
Assinale abaixo a alternativa que condiz com a(s) assertiva(s) acima.
V, V, V, V
F, F, F, F
V, F, V, F
F, V, F, V
V, V, F, V
Grando (1995) citado em Passos (2006) afirma que a utilização dos jogos implica em vantagens e desvantagens. Leia atentamente os itens a seguir e julgue as afirmações em V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
Quando os jogos são mal utilizados existe o perigo de dar ao jogo um caráter puramente aleatório, tornando-se um “apêndice” em sala de aula.
I.O jogo favorece a socialização entre os alunos e a conscientização do trabalho em equipe.
II.O jogo somente despertará habilidades se, ao ser construído e aplicado pelo professor, for também planejado para não se tornar um “jogo por jogo”.
III.O professor deve ser um mediador e orientador, para que o aluno aprenda brincando.
IV.O jogo não requer a participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento.
A sequência correta, considerando a ordem de cima para baixo é:
textos científicos, pesquisas bibliográficas.
danças folclóricas e brinquedos diversificados.
artesanatos, brincadeiras, jogos, modo particular de pensar.
pesquisas na internet e games.
conhecimento científicos e estudos.
Ao brincar, o aluno apropria-se de um instrumento de aprendizagem e desenvolve aspectos: emocional, afetivo e cognitivo. Para Piaget (1994), o jogo assume a característica de promotor na aprendizagem da criança.
PORQUE
Os jogos não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas o meio que enriquece o desenvolvimento intelectual.
De acordo com as asserções acima, marque a seguir uma única alternativa correta.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, porém Piaget discorda do jogo na aprendizagem da criança.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A construção da noção de número atrela-se à própria produção da cultura humana, pois o número aparece como uma ferramenta produzida pela mente humana, como instrumento de facilitação da exploração da natureza de forma racional. (Freitas, 2016, p. 207).
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
Um número é um conceito abstrato usado para enumerar e mensurar coisas, é uma ideia de quantidade.
PORQUE
Ele pode ser representado de diversas formas, como mostrando os dedos das mãos ou dos pés, ou por meio dos numerais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
Para Danyluk (1998), o processo da aquisição da escrita em Matemática é altamente complexo, abrangendo a compreensão, a interpretação e a comunicação de idealidades matemáticas.
Nessa perspectiva, ressaltamos que a Matemática pode ser contextualizada por diferentes recursos utilizados pelo professor em sala de aula. Assinale nas afirmativas abaixo alguns desses recursos.
I. Contos e poesias
II. Músicas e cantigas de roda
III. Memorização (decoreba)
IV. Jogos e brincadeiras
Assinale abaixo a alternativa que condiz com a(s) assertiva(s) acima.
V, V, V, V
F, F, F, F
V, F, V, F
F, V, F, V
V, V, F, V
Grando (1995) citado em Passos (2006) afirma que a utilização dos jogos implica em vantagens e desvantagens. Leia atentamente os itens a seguir e julgue as afirmações em V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
Quando os jogos são mal utilizados existe o perigo de dar ao jogo um caráter puramente aleatório, tornando-se um “apêndice” em sala de aula.
I.O jogo favorece a socialização entre os alunos e a conscientização do trabalho em equipe.
II.O jogo somente despertará habilidades se, ao ser construído e aplicado pelo professor, for também planejado para não se tornar um “jogo por jogo”.
III.O professor deve ser um mediador e orientador, para que o aluno aprenda brincando.
IV.O jogo não requer a participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento.
A sequência correta, considerando a ordem de cima para baixo é:
Tanto a primeira quanto a segunda asserções falsas.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas são proposições verdadeiras, porém Piaget discorda do jogo na aprendizagem da criança.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
A construção da noção de número atrela-se à própria produção da cultura humana, pois o número aparece como uma ferramenta produzida pela mente humana, como instrumento de facilitação da exploração da natureza de forma racional. (Freitas, 2016, p. 207).
Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
Um número é um conceito abstrato usado para enumerar e mensurar coisas, é uma ideia de quantidade.
PORQUE
Ele pode ser representado de diversas formas, como mostrando os dedos das mãos ou dos pés, ou por meio dos numerais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
Para Danyluk (1998), o processo da aquisição da escrita em Matemática é altamente complexo, abrangendo a compreensão, a interpretação e a comunicação de idealidades matemáticas.
Nessa perspectiva, ressaltamos que a Matemática pode ser contextualizada por diferentes recursos utilizados pelo professor em sala de aula. Assinale nas afirmativas abaixo alguns desses recursos.
I. Contos e poesias
II. Músicas e cantigas de roda
III. Memorização (decoreba)
IV. Jogos e brincadeiras
Assinale abaixo a alternativa que condiz com a(s) assertiva(s) acima.
V, V, V, V
F, F, F, F
V, F, V, F
F, V, F, V
V, V, F, V
Grando (1995) citado em Passos (2006) afirma que a utilização dos jogos implica em vantagens e desvantagens. Leia atentamente os itens a seguir e julgue as afirmações em V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
Quando os jogos são mal utilizados existe o perigo de dar ao jogo um caráter puramente aleatório, tornando-se um “apêndice” em sala de aula.
I.O jogo favorece a socialização entre os alunos e a conscientização do trabalho em equipe.
II.O jogo somente despertará habilidades se, ao ser construído e aplicado pelo professor, for também planejado para não se tornar um “jogo por jogo”.
III.O professor deve ser um mediador e orientador, para que o aluno aprenda brincando.
IV.O jogo não requer a participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento.
A sequência correta, considerando a ordem de cima para baixo é:
As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
Para Danyluk (1998), o processo da aquisição da escrita em Matemática é altamente complexo, abrangendo a compreensão, a interpretação e a comunicação de idealidades matemáticas.
Nessa perspectiva, ressaltamos que a Matemática pode ser contextualizada por diferentes recursos utilizados pelo professor em sala de aula. Assinale nas afirmativas abaixo alguns desses recursos.
I. Contos e poesias
II. Músicas e cantigas de roda
III. Memorização (decoreba)
IV. Jogos e brincadeiras
Assinale abaixo a alternativa que condiz com a(s) assertiva(s) acima.
V, V, V, V
F, F, F, F
V, F, V, F
F, V, F, V
V, V, F, V
Grando (1995) citado em Passos (2006) afirma que a utilização dos jogos implica em vantagens e desvantagens. Leia atentamente os itens a seguir e julgue as afirmações em V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
Quando os jogos são mal utilizados existe o perigo de dar ao jogo um caráter puramente aleatório, tornando-se um “apêndice” em sala de aula.
I.O jogo favorece a socialização entre os alunos e a conscientização do trabalho em equipe.
II.O jogo somente despertará habilidades se, ao ser construído e aplicado pelo professor, for também planejado para não se tornar um “jogo por jogo”.
III.O professor deve ser um mediador e orientador, para que o aluno aprenda brincando.
IV.O jogo não requer a participação ativa do aluno na construção do seu próprio conhecimento.
A sequência correta, considerando a ordem de cima para baixo é:
V, V, V, V
F, F, F, F
V, F, V, F
F, V, F, V
V, V, F, V