ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA


O físico alemão Albert Einstein não falou até os quatro anos de idade; não conseguia ler até os nove. Falhou nos exames de admissão para o colegial e só conseguiu passar após um ano adicional de preparatório. Ao se dedicar à Física, no entanto, seu elevado grau de criatividade permitiu que ele alcançasse voos altos, criando conceitos revolucionários para a época.  (REVISTA DA FOLHA. Confusão ao pé da letra. São Paulo, ano 13, n.627, 4 jul. 2004. Disponível em http://dislexia.zip.net/ acesso em 7 de fev. 2019).

 

De acordo com o texto acima, Freitas (2006, p. 157), acredita que “o educando pode ter sua capacidade estimulada. Isso, depende de o educador transmitir a seus alunos confiança para que eles efetivamente se expressem nas aulas. 

Diante do que foi exposto no texto acima, como o professor de matemática deve proceder em suas aulas?

 

  1. Utilizar estratégias e materiais variados, desafiando o aluno e oportunizando o desenvolvimento cognitivo;
  2. Criar situações-problema, envolvendo os conceitos matemáticos estudados, relacionando-os com as situações cotidianas;
  3. Atuar nas aulas de matemática, com objetividade e clareza, demonstrando a importância dessa disciplina no dia a dia da sociedade.
  4. Evidenciar a presença da matemática em diversas situações como: jornais, revistas, panfletos de propaganda, dentre outros. 

É correto o que se afirma em:

 




  • 1 e 4 apenas.

  • 1, 2, 3 e 4

  • 2 e 3 apenas.

  • 1, 2 e 3 apenas.

  • 1 apenas.