A FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL NO SÉCULO XX


Toda a estrutura do que costumamos chamar de República Oligárquica repousa sobre uma ordem de manipulação do sistema eleitoral que se pauta pela fraude dos resultados e, sobretudo, o controle das preferências dos eleitores, é o Voto do Cabresto. Assim sendo, torna-se possível afirmar que a principal personagem desse mecanismo eram os:


Coronéis (proprietários de enormes latifúndios)


Funcionários públicos.


Jagunços e capatazes.


Governadores de estado.


Militares do primeiro escalão.

A crise dos anos vinte, sobretudo, as manifestações tenentistas, desembocam na quebra do sistema político quando vários pontos de atrito chegam à fusão. Sobre esse processo é possível afirmar que (Marque V para verdadeiro e F para falso):

(  ) as oligarquias regionais foram arrastadas à luta pelas disputas políticas acumuladas ao longo da República;

(  ) o descontentamento militar se espraiava dentro da corporação em associação com a oligarquia dissidente;

(  ) a fermentação das manifestações urbanas, com o operariado favorável ao fim do sistema repressivo, mostra que há um setor social politicamente significativo a favor da revolução.

(  ) o tenentismo se constituiu um dos principais agentes históricos responsáveis pelo colapso da Primeira República, , esteve inserido no processo de crise da sociedade agroexportadora 

Agora, assinale a alternativa contendo a sequência correta:


F; F; F; V


V; V; V; F


F; F; V; V


V; V; V; V


F; V; F; V

Sobre o Movimento operário brasileiro, sobretudo o que se deu nos anos 20 do séc. XX, é correto afirmar que:


defendendo princípios oligárquicos e difundindo ideais vinculados ao totalitarismo, os operários imigrantes tiveram participação na organização política do país.


objetivo da classe operária era enfrentar a questão social dos baixos salários, tendo como principal conquista a criação do Ministério do Trabalho.


as grandes greves em montadoras de automóveis do estado de São Paulo deram início ao sindicalismo brasileiro.


a fixação de jornada de trabalho diária de oito horas e a proibição do trabalho infantil até os 12 anos eram as grandes causas da organização sindical no Brasil da República Velha.


o anarquismo, que fomentou a criação do Partido Comunista Brasileiro em 1932, recebeu forte influência dos ideiais burguesas europeus.

Os movimentos sociais por conquistas trabalhistas abalaram a sociedade paulistana, sobretudo, em 1917. Sobre esse levante popular é possível afirmar que:


o caráter pacífico e ordeiro do movimento operário é a razão das rápidas conquistas alcançadas.


as organizações de ideologia anarquistas foram francamente combatidas pelas agremiações sindicais.


o anarcosindicalismo de muitos imigrantes lhes custaram a liberdade e, inclusive, a permanência no Brasil


uma legislação trabalhista regulamentou imediatamente as organizações sindicais.


o liberalismo econômico e político norteou as ações dos sindicalistas.

Leia atentamente o texto seguinte:

A partir do fim do século XIX, a cotação do café no mercado internacional havia começado a cair, pois outros países também produziram café. O excesso de oferta do produto derrubou os preços. Os produtores brasileiros não se conformavam com a queda na cotação do produto. Em 1906, os governadores de São Paulo, Monas Gerais e Rio de janeiro reuniram-se para tratar da situação. (LOPEZ, Adriana. MOTA, Carlos Guilherme. História do Brasil: uma interpretação. Editora Senac, São Paulo, 2008.)

Como ficou conhecida no meio dos historiadores o evento a que se refere o trecho anterior:


Revolta tenentista – os oficiais de baixa patente do exército exigem a valorização das exportações de café.


Coluna Prestes – Militares gaúchos reivindicam medidas para salvar a cafeicultura brasileira.


Revolução constitucionalista – Os cafeicultores paulistas se rebelam contra a política café com leite.


Crack da bolsa de valores em Nova Yorke – EUA cancela suas importações.


Convênio de Taubaté – o governo compra o excedente de produção cafeeira para valorizar o produto.

Leia o documento seguinte:

Ao assumir seu mandato na Câmara, passou a explorar as divergências surgidas entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, tradicionais parceiros na condução da política federal, a partir da indicação do paulista Júlio Prestes como candidato oficial à sucessão de Washington Luís, em detrimento de um nome de Minas Gerais. Nesse sentido, vislumbrando a ampliação do espaço ocupado pelo Rio Grande do Sul na política nacional, João Neves foi o representante gaúcho nas conversações com o governo mineiro em torno da eleição presidencial de 1930. O acordo entre os dois Estados - firmado no Pacto do Hotel Glória, em junho de 1929 – estabelecia a rejeição ao nome de Júlio Prestes e o apoio a uma candidatura gaúcha nas eleições presidenciais do ano seguinte. Em setembro, foi formalizada a criação da Aliança Liberal, que além do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, contava ainda com o apoio do governo paraibano e dos setores oposicionistas dos demais Estados, em torno da chapa presidencial de Getúlio Vargas e João Pessoa. Nesse contexto, João Neves mostrou-se contrário às iniciativas de Vargas no sentido de buscar um acordo com Washington Luís em torno do processo sucessório e participou ativamente da campanha eleitoral, integrando a caravana da Aliança Liberal que percorreu os Estados do Norte e Nordeste. (Biografia - CPDOC)

O que se pode afirmar sobre o sentido histórico (no contexto da revolução de 1930) desse documento? Marque v para Verdadeiro e F para falso:

(  ) o documento anterior nos dá a dimensão da interferência do estado do Rio Grande do Sul em oposição às eleições presidenciais no país em 1930,

(  ) nos permite vislumbrar a formação do Partido Liberal em oposição a política estabelecida de comum acordo entre os outros estados brasileiros.

(  ) Expressa o fortalecimento das vertentes socialistas no seio da elite industrial gaúcha.

Agora, assinale a alternativa contendo a sequência correta:


F; F; F


F; V; F


V; V; V


F; F; V


V; V; F

Leia atentamente:

Em todas as falas, seja no debate mais amplo que agitava o meio político nacional, seja nas disputas políticas menores do dia a dia, o conceito de “revolução” colocava-se claramente como central para todas as vozes envolvidas; isso se percebe nos variados registros (na imprensa, em anais, como em ensaios, memórias e até na literatura). Essa infinidade de fontes comprova a centralidade e a predominância do conceito em diferentes conteúdos, e essa “revolução” aparece quase que permanentemente adjetivada como “brasileira”. A expressão “questão social”, embora nem sempre de maneira explícita, alinhava-se à ideia de revolução: era para enfrentar esse problema maior da sociedade, por caminhos diversos e opostos, que se pretendia tomar o poder. [...] (BORGES, Vavy Pacheco. Anos Trinta e Política: História e Historiografia. In: FREITAS, Marcos Cezar (org.) Historiografia Brasileira em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998.)

Após refletir sobre os apontamentos anteriores, assinale a alternativa que expressa coerentemente a essência da chamada “Revolução de 1930”.


Pretendia a superação das tenções raciais e a igualdade social entre negros e brancos.


Representa o fim dos privilégios sócio-políticos da classe de homens “bem nascidos” no Brasil.


Significou o nivelamento social através de um processo efetivo de reforma agrária.


Tratou-se de uma revolução de caráter socialista.


O que se costuma chamar de Revolução, foi um só um golpe da elite urbano-industrial.

Leia com atenção:

“Na repressão à greve de 1917, em São Paulo, o Comitê de Defesa dos Direitos do Homem do Rio de Janeiro denunciou: Todos os componentes do Comitê de Defesa Proletária e os membros mais ativos dos sindicatos, das ligas, dos centros e dos periódicos libertários foram agarrados e encarcerados. As oficinas em que se fazia o seminário A Plebe foram invadidas, tendo sido o seu diretor preso. Para muitos presos, foi preparada a expulsão do território nacional.” (PINHEIRO, Paulo Sérgio e HALL, Michel. A classe operária no Brasil: 1889-1930. São Paulo: Brasiliense, 1981. v. 2.)

Após refletir sobre o tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(  ) Imprensa Operária - Tinha por objetivo a publicação de periódicos através dos quais eram difundidas informações sobre as condições de trabalho, os objetivos das lutas e as formas de organização política e sindical.

(  ) Greve de 1917 - Onda de manifestações ocorridas principalmente na cidade de São Paulo, levando milhares de trabalhadores às ruas, numa das maiores mobilizações operárias da história do Brasil.

(  ) Forma de repressão policial - Envio dos trabalhadores estrangeiros aos seus países de origem.

(  ) Grupos anarquistas - formados principalmente por imigrantes de origem europeia, e que participaram da organização dos primeiros sindicatos.

Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:


F; V; F; V


V; V; V; V


V; V; F; F


V; F; F; V


F; F; F; F

A crise dos anos vinte, sobretudo, as manifestações tenentistas, desembocam na quebra do sistema político quando vários pontos de atrito chegam à fusão. Sobre esse processo é possível afirmar que (Aponte as afirmativas corretas):

I. as oligarquias regionais foram arrastadas à luta pela manutenção do modus operandi da República Velha.

II. o descontentamento militar se espraiava dentro da corporação em associação com a oligarquia dissidente;

III. a fermentação das manifestações urbanas, com o operariado favorável ao fim do sistema repressivo, mostra que há um setor social politicamente significativo a favor das mudanças.

Agora, aponte a alternativa com a sequência correta:    


I apenas.


III apenas.


I e II apenas.


II apenas.


I, II e III apenas.

Recebendo o poder da Junta Governativa, na condição de chefe do Governo Provisório, Getúlio Vargas procurou atender às reivindicações das forças políticas que lhe deram sustentação.

Assim, podemos dizer que uma das primeiras medidas políticas do Governo Provisório foi: Assinale a alternativa correta.


Abolir os direitos trabalhistas e instituir a jornada de trabalho de 12 horas, além de extinguir todas as organizações sindicais.


Antecipar a participação política de 18 para 16 anos, dando direitos plenos (o voto e o reconhecimento da candidatura).


Reativar a Guarda Nacional como força paralela ao exército e representante dos interesses urbano-industriais.


substituir a Constituição de 1891, pelo Decreto no 19.398, que dissolveu o Legislativo nas instâncias federal, estadual e municipal.


Excluir os analfabetos do quadro de eleitores autorizados a participar do processos democrático.

Páginas: 12345