A FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL NO SÉCULO XX


Leia com atenção:

“Na repressão à greve de 1917, em São Paulo, o Comitê de Defesa dos Direitos do Homem do Rio de Janeiro denunciou: Todos os componentes do Comitê de Defesa Proletária e os membros mais ativos dos sindicatos, das ligas, dos centros e dos periódicos libertários foram agarrados e encarcerados. As oficinas em que se fazia o seminário A Plebe foram invadidas, tendo sido o seu diretor preso. Para muitos presos, foi preparada a expulsão do território nacional.” (PINHEIRO, Paulo Sérgio e HALL, Michel. A classe operária no Brasil: 1889-1930. São Paulo: Brasiliense, 1981. v. 2.)

Após refletir sobre o tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(  ) Imprensa Operária - Tinha por objetivo a publicação de periódicos através dos quais eram difundidas informações sobre as condições de trabalho, os objetivos das lutas e as formas de organização política e sindical.

(  ) Greve de 1917 - Onda de manifestações ocorridas principalmente na cidade de São Paulo, levando milhares de trabalhadores às ruas, numa das maiores mobilizações operárias da história do Brasil.

(  ) Forma de repressão policial - Envio dos trabalhadores estrangeiros aos seus países de origem.

(  ) Grupos anarquistas - formados principalmente por imigrantes de origem europeia, e que participaram da organização dos primeiros sindicatos.

Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:




  • F; V; F; V

  • V; V; V; V

  • V; V; F; F

  • V; F; F; V

  • F; F; F; F