A FORMAÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA DO BRASIL NO SÉCULO XX


Leia atentamente:

Em todas as falas, seja no debate mais amplo que agitava o meio político nacional, seja nas disputas políticas menores do dia a dia, o conceito de “revolução” colocava-se claramente como central para todas as vozes envolvidas; isso se percebe nos variados registros (na imprensa, em anais, como em ensaios, memórias e até na literatura). Essa infinidade de fontes comprova a centralidade e a predominância do conceito em diferentes conteúdos, e essa “revolução” aparece quase que permanentemente adjetivada como “brasileira”. A expressão “questão social”, embora nem sempre de maneira explícita, alinhava-se à ideia de revolução: era para enfrentar esse problema maior da sociedade, por caminhos diversos e opostos, que se pretendia tomar o poder. [...] (BORGES, Vavy Pacheco. Anos Trinta e Política: História e Historiografia. In: FREITAS, Marcos Cezar (org.) Historiografia Brasileira em Perspectiva. São Paulo: Contexto, 1998.)

Após refletir sobre os apontamentos anteriores, assinale a alternativa que expressa coerentemente a essência da chamada “Revolução de 1930”.




  • Pretendia a superação das tenções raciais e a igualdade social entre negros e brancos.

  • Representa o fim dos privilégios sócio-políticos da classe de homens “bem nascidos” no Brasil.

  • Significou o nivelamento social através de um processo efetivo de reforma agrária.

  • Tratou-se de uma revolução de caráter socialista.

  • O que se costuma chamar de Revolução, foi um só um golpe da elite urbano-industrial.