ZOOLOGIA


A cor dos artrópodes resulta comumente da deposição de pigmentos de melanina marrom, amarela, laranja e vermelha dentro da cutícula. No entanto, os verdes, roxos e outras cores iridescentes resultam de estriações finas da epicutícula, que causam uma refração luminosa e dão a aparência da cor. Frequentemente, a coloração corporal não se origina diretamente na cutícula, mas em vez disso é produzida por células pigmentares subcuticulares (cromatóforos) ou é causada por pigmentos sanguíneos e teciduais, que ficam visíveis por meio de uma cutícula fina e transparente. São características GERAIS dos artrópodes:

 


aparelho bucal lambedor e 12 patas.  


patas articuladas e exoesqueleto de quitina.


patas articuladas e aparelho bucal sugador.   


aparelho bucal mastigador e endoesqueleto.   


aparelho bucal sugador picador e 24 patas.

Os moluscos constituem um dos grupos mais dificilmente definíveis do Reino Animal, graças à extraordinária variabilidade de forma e às adaptações funcionais e ambientais apresentadas pelos seus representantes. Encontram-se entre os Celomata Bilateria, sendo a assimetria e a redução do celoma, encontradas em grande número de famílias e ordens, uma alteração secundária adquirida ao longo da evolução do filo. Os demais caracteres normalmente destacados nas definições dos filos apresentam em Mollusca tão grande diversidade que torna indispensável a discussão das exceções, sempre que uma qualquer característica é mencionada e definida.

 

Sobre os moluscos, jugue os itens a seguir em V para VERDADEIROS e F para FALSOS:

 

I) A superfície ventral é achatada e muscular formando uma sola rastejante ou pé.

II) A superfície dorsal é coberta por uma concha oval, convexa e em forma de escudo, que protege os órgãos internos subjacentes ou a massa visceral.

III) A epiderme subjacente (chamada de manto ou pálio) secreta a concha do animal, e a secreção mais ativa ocorre ao redor da borda do manto, embora um pouco de material novo seja acrescentado às porções mais velhas das conchas.

A sequência CORRETA está contida em:


V – V – V.


V – F – V.


F – F – V.


V – V – F.


F – V – F.

De todos os filos bilaterais, os vermes chatos de vida livre do filo Platyhelminthes são considerados há muito tempo os mais primitivos. Embora essa suposição seja sustentada por análises preliminares de sequências genéticas, alguns zoólogos questionam essa visão, porque atualmente acredita-se que vários atributos dos vermes chatos anteriormente acreditados como indicativos da primitividade do filo sejam o resultado do pequeno tamanho do corpo, uma característica geral dos vermes chatos. (BARNES; RUPPERT, 1996).

 

Dentre as características abaixo, julgue em V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS:

 

    1. Simetria bilateral, com diferenciação anteroposterior e dorsoventralmente.
    2. Presença de protonefrídios.
    3. Uso dos músculos para sua locomoção. 
    4. Presença de sistema circulatório.

 

A sequência CORRETA está contida em:


V – V – F – F.


V – V – F – V.


V – F – F – V.


F – V – F – V.


F – V – V – F.

Observe a figura a seguir:

 

Figura: Ouriço-do-mar.

 

Os equinoides são equinodermos de movimentos livres comumente conhecidos como ouriços-do-mar, corações-do-mar e bolachas-do-mar. Sobre as características dos equinoides, julgue os itens a seguir em V para as assertivas VERDADEIRAS e F para as FALSAS:

 

(              ) O nome Echinoidea, que significa “semelhante a um ouriço (porco-espinho)”, refere-se aos espinhos móveis que recobrem os corpos desses animais.

(              ) O corpo dos equinoideos apresenta braços. Sua forma é circular ou oval, e o corpo é esférico ou grandemente achatado ao longo do eixo oral/aboral.

(              ) A estrutura dos equinoideos apresenta o achatamento e a sutura conjunta dos ossículos esqueléticos no interior de um estojo sólido.

 

A sequência CORRETA está contida em:


V – V – F


F – V – V


F – V – F


V – V – V


V – F – V

Os equinodermos são poucos usados como alimento, no entanto, habitantes da bacia do Mediterrâneo comem, assadas ou cruas, as gônadas do ouriço do -mar. As paredes do corpo do pepino-do-mar, após serem fervidas e secas, produzem o “trepang” usado para fazer as sopas.

Sobre as características reprodutivas dos equinodermos, julgue os itens a seguir:

 

I) sexos separados

II) dimorfismo sexual

III) fecundação externa

IV) desenvolvimento indireto

 

Estão CORRETOS os itens contidos em:


I, III e IV, apenas.


I, II e IV, apenas.


II, III e IV, apenas.


II e III, apenas.


I e II, apenas. 

Os artrópodes constituem um agrupamento de animais. Foram descritos pelo menos três quartos de um milhão de espécies – mais do que três vezes o número de todas as outras espécies animais combinadas. Sobre os artrópodes, julgue os itens a seguir com V para as asserções VERDADEIRAS e F para as FALSAS:

 

I) As borboletas apresentam corpo dividido em cefalotórax e abdômen.

II) Os escorpiões possuem o corpo dividido em cabeça, tórax e abdome. Na cabeça há um par de antenas e dois olhos compostos.

III) O crescimento nos artrópodes não é contínuo, como nos outros animais. O exoesqueleto sofre mudas ou ecdises ao longo do crescimento.

 

A sequência CORRETA está contida em:


F – V – F.


F – V – V.


V – F – V.


V – V – V.


F – F – V.

O filo Arthropoda contém a maioria dos animais conhecidos. Inclui as Classes: Insecta, Arachnida, Crustacea, Chilopoda e Diplopoda. O filo é um dos mais importantes ecologicamente, pois domina todos os ecossistemas terrestres e aquáticos em número de espécies ou de indivíduos ou em ambos. Assinale a alternativa que apresenta a classe e um exemplo correspondente a mesma.


Arachnida – escorpião


Insecta – aranha


Crustacea – besouro


Diplopoda - centopeias


Arachnida - caranguejo

As classes maiores, mais conhecidas são: Gastropoda, Bivalvia e Cephalopoda, sendo a última constituída por moluscos exclusivamente marinhos, a intermediária por espécies exclusivamente limitadas ao meio aquático e a primeira, que reúne o maior número de espécies viventes, habita todos os ambientes. Os moluscos formam, depois dos artrópodes, o segundo maior filo dos metazoários em números de espécies. São características que ocorrem em TODOS os representantes dos moluscos:


sistema nervoso dorsal e cabeça diferenciada.


sistema circulatório aberto e manto.


sistema digestório completo e brânquias.


cabeça, pé e massa visceral.


rádula e massa visceral.

Observe a figura a seguir:

Figura: Minhoca.

Os anelídeos representam um progresso filogenético em relação aos platelmintos, pois mostram uma maior complexidade estrutural. Eles são animais com o corpo formado por muitos segmentos ou metâmeros e que apresentam como características obrigatórias:

 

I) Sistema excretor com um par de nefrídios por segmento.

II) Respiração pulmonar.

III) Sistema digestório completo.

IV) Sistema circulatório aberto.

 

Estão CORRETAS as assertivas:


I, III e IV, apenas.


II e IV, apenas.


I, II, III e IV.


I e III, apenas.


II, III e IV, apenas.

Esferas minúsculas podem se tornar uma arma contra a Leishmaniose visceral, doença causada pelo protozoário Leishmania chagasi que, sem tratamento, é fatal em 90% dos casos. A principal terapia disponível emprega antimônio, um metal bastante tóxico para o paciente. Agora um grupo coordenado pelo farmacologista André Gustavo Tampone, do Instituto Adolfo Lutz, testou com sucesso a furazolidona, um medicamento usado contra a giardíase, uma parasitose intestinal, e contra a Helicobacter pylori, bactéria causadora da úlcera gástrica.

(Revista Pesquisa Fapesp, junho de 2010, p. 42)

 

Considerando as informações acima e as características gerais dos protozoários, assinale a alternativa CORRETA.


Os protozoários são invertebrados fixos, diblásticos, sem órgãos, com digestão exclusivamente intracelular, com larva ciliada livre e natante.


A Leishmaniose visceral é uma doença extremamente contagiosa, causada por protozoários pertencentes ao gênero Leishmania. A Leishmania é transmitida para o invertebrado por meio da picada de um inseto hematófago.


O filo Flagellata compreende os protozoários que se locomovem por meio de estruturas filamentosas em forma de chicote, os flagelos. Cada flagelado tem geralmente um ou dois flagelos, mas algumas espécies podem ter dezenas.


Os protozoários não possuem organelas locomotoras e são desprovidos de vacúolos pulsáteis. Alimentam-se por difusão e são todos parasitas.


O Giardia lamblia é um protozoário flagelado que habita o tubo digestório dos cupins de madeira, produzindo enzimas necessárias à digestão da celulose, o principal alimento desses insetos.

Páginas: 123