ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS


As cercas de seis mil espécies de anêmonas-do-mar e corais (cf. Figura) que constituem os antozoários (classe Anthozoa) são todas marinhas. Diferentemente de outros cnidários, os antozoários não possuem o estágio de medusa no ciclo de vida.

Leia com atenção as frases abaixo:

Fonte: Acervo de Ricardo Baratella (2014).

I) Nos antozoários, o pólipo produz óvulos e espermatozoides, e o ovo fertilizado se desenvolve formando diretamente um outro pólipo. Muitas espécies também podem se reproduzir assexuadamente por brotamento ou fissão.

II) Os corais são geralmente sésseis e coloniais. Os pólipos da maioria dos corais secretam uma matriz de moléculas orgânicas sobre a qual se deposita o carbonato de cálcio, o esqueleto final da colônia de coral. As formas dos esqueletos de coral são espécie-específicas e altamente diversificadas.

III) As anêmonas-do-mar são solitárias. Elas são distribuídas em águas oceânicas tanto quentes como frias. Muitas anêmonas-do-mar são capazes de se arrastar lentamente sobre os discos por meio dos quais elas se fixam ao substrato. Algumas espécies conseguem nadar; outras conseguem escavar.

Assinale a alternativa CORRETA:


Apenas duas afirmativas estão corretas.


Apenas a afirmativa I está correta.


Todas as afirmativas estão corretas.


Apenas a afirmativa II está correta.


Apenas a afirmativa III está correta.

A maioria das 11.000 espécies conhecidas de Cnidaria é marinha e as formas coloniais fixas são as mais numerosas. Suas dimensões variam desde microscópicas, a exemplo dos pólipos da fauna intersticial psâmica, até 2m de diâmetro, em algumas águas-vivas, cujos tentáculos podem estender-se a 30m. São abundantes no plâncton e nos bentos, desde a região entremarés até as grandes profundidades abissais, do equador aos polos. A maior diversidade, entretanto, ocorre em águas tropicais rasas, onde se destacam as águas vivas, os corais pétreos, os zoantídeos e os octocorais. Em águas mais frias, os hidroides e as anêmonas-do-mar são os mais conspícuos representantes do filo. Em água doce, são encontradas as hidras e alguns hidroides.

Fonte: Acervo de Ricardo Baratella (2014).

Em relação aos cnidários, analise as afirmativas que se seguem.

I)  O ciclo de vida generalizado dos cnidários tem dois estágios distintos, o pólipo e a medusa, mas há espécies que não possuem um dos estágios.

II) O estágio séssil de pólipo possui um pedúnculo cilíndrico fixado ao substrato, com tentáculos ao redor de uma boca localizada no lado oposto ao ponto de fixação. Esse estágio é geralmente assexuado, mas pólipos individuais podem se reproduzir por brotamento, formando assim uma colônia.

III) A medusa (cf. Figura) é um estágio sexuado e livre-nadador, com a forma de um sino ou de um guarda-chuva. Tipicamente a medusa flutua com a boca e os tentáculos virados para baixo.

IV) As medusas produzem óvulos e espermatozoides e liberam-nos na água. Um óvulo, quando é fertilizado, desenvolve-se formando uma larva ciliada livre-nadadora chamada de plânula, a qual eventualmente se fixa no fundo e se transforma em um pólipo.

Está (ão) CORRETA (S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:


I, apenas.


I e II, apenas.


I, III e IV, apenas.


I, II, III e IV.


II, III e IV, apenas.

Apesar de o termo “Protozoa” ser utilizado por quase 200 anos e empregado no contexto de um filo por cerca de 100 anos, agora parece que ele define nada mais do que um agrupamento não coeso, ou grado, de organismos primariamente unicelulares, heterotróficos, eucariontes – ele não define um grupo monofilético que mereça o status de filo único. O Reino Protista (ou Protoctista) inclui aqueles organismos tradicionalmente denominados de protozoários, assim como alguns grupos autotróficos (BRUSCA; BRUSCA, 2011).

 

Em relação aos protozoários, foram feitas as seguintes afirmações.

 

I) As amebas são protozoários do filo Rhizopoda e se movimentam por meio de pseudópodes.

II) Os protozoários de água doce possuem vesículas de expulsão de água, frequentemente chamadas de vacúolos pulsáteis ou contráteis, que permitem a digestão por meio da clasmocitose.

III) Os paramécios são protozoários do filo Euglenida e se locomovem por meio de cílios.

IV) Os protozoários vivem na água ou no solo, livres ou em associações com outros seres vivos.

 

Está (ão) CORRETA (S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:


I, II, III e IV.


II e III, apenas.


II, apenas.


I, III e IV, apenas.


I e IV, apenas.

Todo ser vivo está submetido às condições ecológicas de uma determinada área, que podem tanto ser positivas como negativas ao seu desenvolvimento. O que varia é a capacidade adaptativa de um grupo em relação a uma adversidade e suas exigências. O ser humano, por exemplo, tem altíssima capacidade de adaptar-se e de modificar o meio, ajustando-o às suas exigências biológicas. Sobre os seres vivos e sua relação com os fatores ambientais, analise as afirmativas a seguir:

1) O limite de tolerância a uma adversidade é igual para todas as espécies. Portanto, onde um determinado grupo não consegue sobreviver, necessariamente será inóspito para outras espécies. A capacidade de adaptação nestes casos é irrelevante.

2) Para cada espécie existe um limite de tolerância mínimo e máximo na sua capacidade de suportar ou de desenvolver alternativas para conviver com um determinado problema. Isso pode, muitas vezes, causar a migração do grupo, sua extinção, ou promover um processo seletivo.

3) O tamanho de uma determinada população e sua área de sobrevivência pode ter íntima relação com os limites impostos por fatores ambientais que, tanto podem ser conjugados (vários fatores ao mesmo tempo) ou apenas um, de tamanha importância, que definirá novos rumos à população.

4) Quando um fator ecológico é favorável a uma população pode ser desfavorável à outra, ainda que indiretamente, pois se uma população predadora tem sua população aumentada, a outra pode sofrer drástica redução, por servir de alimento à primeira.

5) A interferência antrópica em um determinado ambiente pode levá-lo a um desequilíbrio, provocando a redução ou mesmo o extermínio de determinadas populações. Esse desequilíbrio tanto pode ter consequências locais quanto globais.

São CORRETAS as afirmativas:


2, 3 e 5, apenas.


3, 4 e 5, apenas.


2, 3 e 4, apenas.


1, 3, 4 e 5, apenas.


2, 3, 4 e 5, apenas.

A formação de barreiras geográficas provocada pelo tectonismo é um dos eventos envolvidos no processo de especiação. A este processo de especiação, que ocorre com a formação de barreiras geográficas, damos o nome de especiação alopátrica. O conceito de especiação alopátrica vicariante e um exemplo desse tipo de especiação, está corretamente correlacionado em:


Especiação alopátrica vicariante ocorre quando um grupo de seres vivos de uma população migram para habitar outras regiões e se isolam reprodutivamente da população original. Um exemplo são as abelhas.


Especiação alopátrica vicariante ocorre quando um grupo de seres vivos de uma população migra e se encontra com outra população de espécies diferentes, gerando um fluxo gênico.  Um exemplo são os jabutis em Galápagos.


Especiação alopátrica vicariante ocorre quando barreiras geográficas tornam inviável a adaptação dos seres vivos em ambientes diferentes. Um exemplo são os cangurus.


Especiação alopátrica vicariante ocorre quando barreiras geográficas possibilitam o fluxo gênico entre seres de uma população. Um exemplo são as baleias do ártico.


Especiação alopátrica vicariante ocorre quando barreiras geográficas impedem o fluxo gênico entre seres de uma população. Um exemplo de especiação alopátrica ocorreu entre os monotremados australianos.

Os protozoários são organismos primitivos unicelulares, um grupo heterogêneo, cujos primeiros exemplares foram descobertos em meados do século XVII por Anton van Leeuwenhoek ao examinar uma amostra de águas poluídas em seu microscópio. Os protozoários podem ser divididos em dois grupos, segundo o modo que apresentam: livres ou associados. Uma das formas parasitas é o Trypanosoma cruzi, causador da Doença de Chagas.

 

Uma das formas de controle da Doença de Chagas é a fiscalização nos bancos de sangue e esse procedimento é importante, já que o parasito apresenta:


vacúolos pulsáteis e não possui organelas locomotoras.


muitas organelas semelhantes a cílios, em disposição oblíqua.


multicelularidade com uma certa seletividade para os glóbulos brancos.


possui cílios e tentáculos para a locomoção, em pelo menos uma fase da vida.


uma fase sanguínea, como protozoário flagelado.

Os protozoários respondem normalmente às reações do meio por meio de tactismos, isto é, mudanças na direção de deslocamento. Os tactismos são positivos e negativos, segundo o animal se dirige ou se afasta do estímulo.

 

Considerando os tactismos nos protozoários, analise as afirmações abaixo:

 

I) O paramécio possui quimiotactismo positivo em relação a ácidos em fraca concentração. Em relação ao cloreto de sódio mostram quimiotactismo negativo.

II) Nas amebas, observa-se tactismo negativo para o cloreto de sódio, ácido acético e gás carbônico, e positivo para o oxigênio.

III) No paramécio, observa-se facilmente o tigmotactismo. Quando está em deslocamento, e encontra-se um obstáculo sólido como um grão de areia; ele para, inverte o movimento ciliar e retrocede até certa distância, girando então em certo ângulo.

 

Está (ão) CORRETA (S) a(s) afirmativa(s) contida(s) em:


I, II e III.


I e II, apenas.


III, apenas.


II e III, apenas.


I e III, apenas.

Em alguns estudos científicos, verificou-se o potencial biótico da “Broca do café”, uma das pragas mais importantes da cafeicultura, em virtude das influências da temperatura. Conceitualmente, potencial biótico é:


A capacidade de uma população de diminuir o seu número de indivíduos em condições limitantes.


A capacidade de uma população aumentar seu número de indivíduos em condições não-limitantes.


A capacidade de uma população de controlar de forma induzida o tamanho de suas populações.


A capacidade de uma população de se adaptar a diferentes meios, ampliando a sua distribuição geográfica.


A capacidade dos indivíduos de uma população de controlar naturalmente o tamanho de suas próprias populações.

Os _____1_____ são uma classe de cerca de 900 equinodermos conhecidos como _____2_____. Como os equinoides, o corpo desses animais não dá origem a braços, e a boca e o ânus localizam-se em polos opostos. Também existem áreas ambulacrais e interambulacrais dispostas meridionalmente ao redor do eixo polar. A classe é adicionalmente distinguida dos outros equinodermos pela redução do esqueleto a ossículos microscópicos e pela transformação dos pés ambulacrais bucais em um círculo de tentáculos ao redor da boca (BARNES; RUPPERT, 1996).

As palavras que completam CORRETAMENTE o texto acima estão indicadas em:


1. holoturoides; 2. lírios-do-mar.


1. holoturoides; 2. pepinos-do-mar.


1. equinoides; 2. pepinos-do-mar.


1. holoturoides; 2. ouriços-do-mar.


1. equinoides; 2. ouriços-do-mar.

As estrelas-do-mar são equinodermos de movimentos livres, nos quais o corpo é composto de raios ou braços, que se projetam a partir de um disco central. As 1.500 espécies descritas são animais comuns e familiares, que rastejam sobre rochas e conchas ou vivem em fundos arenosos ou lamacentos. São encontradas por todo o mundo, principalmente em águas costeiras, mas o nordeste do Pacífico (particularmente do Estreito de Puger até as Ilhas Aleutas) possui a maior concentração de espécies dessa classe. Setenta espécies são endêmicas somente da área da Ilha de Vancouver. 

As estrelas-do-mar são comumente vermelhas, alaranjadas, azuis, roxas ou verdes ou exibem combinações de cores e constituem uma classe de animais denominada:


Holothuroidea.


Ophiuroidea.


Asteroidea.


Crinoidea.


Echinoidea.

Páginas: 1234567