TEORIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS


Leia com atenção:

Um resultado importante da atuação recente dos movimentos é a edição da Lei Nº 12.288, de 20 de julho de 2010, Estatuto da Igualdade Racial, que estava em trâmite desde 1998. Destina-se o Estatuto a garantir à população negra a efetivação da igualdade de oportunidades, a defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica. (AIDAR, Maria Aura Marques. Relações étnico raciais: algo sobre os brasileiros, 2012, p.10)

 

O Estatuto da Igualdade Racial foi considerado um marco jurídico cuja efetivação confere nova estatura ao nosso país, tornando-o mais democrático, justo e igualitário. Sobre o papel do Estado em promover a igualdade e combater a discriminação, considere as afirmativas a seguir:

 

I - Reprimir a discriminação, inclusive por meio de leis penais, é importante, mas não resolve o problema institucional do racismo no Brasil.

II - O poder público assume uma postura passiva, somente atuando depois que ocorre a discriminação.

III - O Estado deve assegurar os direitos sociais que visam garantir a justiça e evitar a exclusão social, minimizando, assim, as desigualdades percebidas na sociedade.

IV - O princípio jurídico da promoção da igualdade (ação afirmativa), significa que em todas as áreas de política pública o Estado deve preocupar-se em garantir que a população negra tenha as mesmas oportunidades e o mesmo tratamento: na prática e não apenas no papel.

 

É CORRETO o que se afirma em:

 


I, II, III e IV.


I e II, apenas.


I, III e IV, apenas.


II e III, apenas.


II, III e IV, apenas.

Uma atuação recente do movimento negro foi a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, que contempla algumas das bandeiras importantes, entre as quais destacamos:

 

I - A obrigatoriedade do ensino da disciplina de História África e Afro-brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio.

II - A defesa dos direitos étnicos individuais, coletivos e difusos e o combate à discriminação e às demais formas de intolerância étnica.

III - A organização de uma Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, visando garantir o direito à saúde mediante políticas universais, sociais e econômicas.

 

É correto o que se afirma em:

 


I, apenas.


I, II e III.


I e II, apenas.


II, apenas.


I e III, apenas.

Leia com atenção:

No que diz respeito a atores sociais, entendo por identidade o processo de construção de significado com base em um atributo cultural, ou ainda um conjunto de atributos culturais inter-relacionados, o(s) qual(is) prevalece(m) sobre outras fontes de significado. Para um determinado indivíduo ou ainda um ator coletivo, pode haver identidades múltiplas [...]. Identidades, por sua vez, constituem fontes de significado para os próprios atores, por eles originadas e construídas por meio de individuação. Embora as identidades também possam ser formadas a partir de instituições dominantes, somente assumem tal condição quando e se os atores sociais a internalizam [...]. Em termos genéricos pode-se dizer que identidades organizam significados, enquanto papéis organizam funções. (CASTELLS, 1999, p. 22-23)

 

A frase que melhor se associa à análise do autor nesse trecho é:

 


A construção de identidades pressupõe homogeneizar a diferença entre grupos, permitindo, assim, que a diversidade possa ser vivenciada de forma real.


As instituições políticas e sociais têm grande facilidade para lidar com as situações geradas pela aceitação da diferença.


A busca por identidade dentro dos espaços públicos gera cada vez mais um processo de exclusão social e cultural.


A superioridade cultural e identitária de um determinado grupo deve ser valorizada para se conviver em harmonia dentro das sociedades democráticas.


A formação do coletivo está diretamente ligada aos processos de formação de identidades e interação das subjetividades individuais e dos grupos.

O papel dos movimentos sociais na constituição da democracia, da cidadania e na instituição de direitos humanos e sociais no Brasil, ou em qualquer outro país, é determinante. Nesse sentido, entende-se como movimentos sociais:

 

I – um conjunto de ações empreendidas por diferentes classes e categorias sociais.

II – as lutas pela conquista de direitos.

III – as lutas por correção de injustiças sociais.

IV – as ações de contenção de excessos e abusos de poder cometidos pelo Estado.

 

É correto o que se afirma em:

 


II e III, apenas.


II, III e IV, apenas.


I, II, III e IV.


I, III e IV, apenas.


I e II, apenas.

Leia com atenção:

Demandas, mobilizações e greves para a contratação de professores, mais verbas para a educação, contra os reajustes das mensalidades nas faculdades particulares, assim como expansão e acesso ao ensino universitário; cotas para os excluídos socioeconomicamente ou por questões de cor ou etnia; tarifas de transportes e de restaurantes universitários.

 

As demandas em destaque no trecho dizem respeito às ações do seguinte movimento social:

 


Movimentos pela educação no setor não formal.


Movimentos pela educação no setor formal.


Movimentos ao redor da questão urbana.


Movimentos culturais de jovens.


Movimentos de demandas na área dos direitos.

De acordo com Maria da Glória Gohn, Movimentos sociais são ações sociopolíticas construídas por atores sociais coletivos, pertencentes a diferentes classes e camadas sociais, articuladas em certos cenários da conjuntura socioeconômica e política de um país, criando um campo político de força social na sociedade civil. [...] Os movimentos participam, portanto, da mudança social histórica de um país e o caráter das transformações geradas poderá ser tanto progressista como conservadora ou reacionária, dependendo das forças sociopolíticas a que estão articulados em suas densas redes e dos projetos políticos que constroem em suas ações. (GOHN, Maria da Glória. Teorias dos Movimentos Sociais - Paradigmas Clássicos e Contemporâneos. São Paulo: Edições Loyola, 1997).

 

A partir da definição da autora e, considerando o panorama latino-americano no século XX, são considerados movimentos sociais os seguintes episódios:

 

I. A revolução dos camponeses e operários zapatistas, no México.

II. A luta pelos direitos civis dos negros, nos EUA.

III. A guerrilha rural do Sendero Luminoso, no Peru.

IV. A luta por direitos humanos das Mães da Praça de Maio, na Argentina.

V. A criação do Partido dos Trabalhadores no Brasil.

 

É correto apenas o que se afirma em:

 


I, II e V


I, III e IV


II, IV e V


III e IV


II e IV

Tendo em vista os estudos sobres os movimentos sociais na América Latina, entre os principais pontos a serem considerados na formulação de um paradigma latino-americano são, segundo GOHN (1997), destacam-se:

 

I – A diversidade de movimentos em relação aos mesmos temas e problemas.

II – A maioria dos movimentos populares lutaram por terra, casa, comida, equipamentos coletivos básicos, ou seja, necessidades sociais básicas à sobrevivência e direitos sociais básicos elementares.

III – A distinção entre os movimentos populares, como formas de resistência e os novos movimentos sociais, como as lutas pela inclusão e não pela integração social.

IV – A diversidade das estratégias e táticas, que variam de ações violentas, características dos movimentos da chamada fase pré-política, à formas de ação modernas, como os computadores, a Internet e a mídia, além da televisão e dos jornais.

 

É correto o que se afirma em:

 


I e III, apenas.


I, II, III, IV.


I, II e III, apenas.


II e IV, apenas.


I, II e IV, apenas.

Páginas: 123