TEORIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS


Leia com atenção:

No que diz respeito a atores sociais, entendo por identidade o processo de construção de significado com base em um atributo cultural, ou ainda um conjunto de atributos culturais inter-relacionados, o(s) qual(is) prevalece(m) sobre outras fontes de significado. Para um determinado indivíduo ou ainda um ator coletivo, pode haver identidades múltiplas [...]. Identidades, por sua vez, constituem fontes de significado para os próprios atores, por eles originadas e construídas por meio de individuação. Embora as identidades também possam ser formadas a partir de instituições dominantes, somente assumem tal condição quando e se os atores sociais a internalizam [...]. Em termos genéricos pode-se dizer que identidades organizam significados, enquanto papéis organizam funções. (CASTELLS, 1999, p. 22-23)

 

A frase que melhor se associa à análise do autor nesse trecho é:

 




  • A construção de identidades pressupõe homogeneizar a diferença entre grupos, permitindo, assim, que a diversidade possa ser vivenciada de forma real.

  • As instituições políticas e sociais têm grande facilidade para lidar com as situações geradas pela aceitação da diferença.

  • A busca por identidade dentro dos espaços públicos gera cada vez mais um processo de exclusão social e cultural.

  • A superioridade cultural e identitária de um determinado grupo deve ser valorizada para se conviver em harmonia dentro das sociedades democráticas.

  • A formação do coletivo está diretamente ligada aos processos de formação de identidades e interação das subjetividades individuais e dos grupos.