TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO


Nas últimas décadas do século XX e início do século XXI,

O movimento é acelerado. A atualização é permanente. Novas informações derrubam velhas certezas, implodem teorias, reformulam leis, transformam hábitos, alteram práticas, mudam as rotinas das pessoas. Informações que se deslocam velozmente por todo o mundo. Todos precisam estar em “estado constante de aprendizagem” sobre tudo. Sobretudo.

(KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e Ensino Presencial e a Distância. Campinas, SP: Papirus, 2015, p. 100)

 Neste novo contexto surgem as comunidades virtuais. Com relação às comunidades virtuais analise as afirmativas e coloque V para verdadeira e F para Falsas.

(   ) Uma comunidade virtual é construída sobre as afinidades de interesses e de conhecimento dos envolvidos.

(  ) Estabelece uma comunidade virtual a partir do momento em que se estabelecem regras, valores, limites, usos e costumes.

(  ) A comunidade virtual considera o aspecto físico-geográfico da definição territorial para agrupar pessoas.

(  ) As comunidades virtuais  ultrapassam as temporalidades regimentais estabelecidas pela cultura educacional

Assinale a alternativa que representa a sequência correta:


V – F – F – V


V – V – F – V


F - V – F – V


V – V – F – F


V – V – V – F

A cibercultura pode ser vista como herdeira legítima (embora distante) do projeto progressista dos filósofos do século XVII. De fato, ela valoriza a participação das pessoas em comunidades de debate e argumentação. Na linha reta das morais da igualdade, ela incentiva uma forma de reciprocidade essencial nas relações humanas. Desenvolveu-se a partir de uma prática assídua de trocas de informações e conhecimentos, coisa que os filósofos do Iluminismo viam como principal motor do progresso. (...) A cibercultura não seria pós-moderna, mas estaria inserida perfeitamente na continuidade dos ideais revolucionários e republicanos de liberdade, igualdade e fraternidade. A diferença é apenas que, na cibercultura, esses “valores” se encarnam em dispositivos técnicos concretos. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial.

LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p.3 (adaptado).

O desenvolvimento de redes de relacionamento por meio de computadores e a expansão da Internet abriram novas perspectivas para a cultura, a comunicação e a educação. De acordo com as ideias do texto acima, a cibercultura:



valorizou o isolamento dos indivíduos pela produção de softwares de codificação.


banalizou a ciência ao disseminar o conhecimento nas redes sociais.


constituiu negação dos valores progressistas defendidos pelos filósofos do Iluminismo.


representa uma modalidade de cultura pós-moderna de liberdade de comunicação e ação.


incorpora valores do Iluminismo ao favorecer o compartilhamento de informações e conhecimentos.

Leia o trecho, abaixo e analise sobre a importância do polo EaD. 

O polo de EaD é a unidade acadêmica e operacional descentralizada, instalada no território nacional ou no exterior para efetivar apoio político-pedagógico, tecnológico e administrativo às atividades educativas dos cursos e programas ofertados a distância, sendo responsabilidade da IES credenciada para EaD, constituindo-se, desse modo, em prolongamento orgânico e funcional da Instituição no âmbito local.  Sendo assim, analise as afirmativas e marque V para verdadeiro e F para falso.

  1. Os polos de EaD, em território nacional e no exterior, devem dispor de recursos humanos e infraestrutura física e tecnológica compatíveis com a missão institucional da IES, apoio pedagógico, tecnológico e administrativo às atividades educativas, observando o  PDI,  PPI,  mas não precisa seguir as  Diretrizes  Curriculares  Nacionais  e  o  PPC,  na  modalidade  EaD,  em consonância com a legislação vigente.
  2. Os polos de EaD de instituições credenciadas, em território nacional e no exterior, observado o PPC dos cursos que ofertam, podem ter organização própria e diferenciada, de acordo com suas especificidades, desde que definida e justificada nos documentos institucionais e acadêmicos, constantes do § 2º, do art. 2º, de forma que se considere as condições regionais de infraestrutura em informação e conhecimento (IC) expressos em ambiente virtual multimídia interativo, com efetivo acompanhamento pedagógico.
  3. A distinção entre polos, de que trata o parágrafo anterior, será especialmente considerada a partir dos modelos tecnológicos e digitais adotados pela IES, destinados ao aprendizado e descritos no PDI e PPI, compreendendo níveis diferenciados de atividades,  virtual  ou  eletrônica,  aplicados  aos  processos  de  ensino  e  aprendizagem, tipificação e natureza do acervo da biblioteca e dos equipamentos dos laboratórios, conteúdo pedagógico,  materiais  didático  e  de  apoio  e  interatividade  entre  professores,  tutores  e discentes.

 

Está correto o que afirma em:


V, V, V


F, F, F


F, V, V


V, F, V


F, V, F

Conforme nos apresenta José Armando Valente

Se a função do computador não for bem compreendida e ele for implementado na escola como um virador de páginas de um livro eletrônico, ou um recurso para fixar o conteúdo, corremos o risco de informatizar uma educação obsoleta, fossilizando-a definitivamente.” (VALENTE, 1996, p. 368)

VALENTE, José Armando (org.). Computadores e Conhecimento: repensando a educação. Campinas (SP): Unicamp-NIED, 1996.

Leia as proposições abaixo e identifique a opção correta.

I – A sociedade da informação promoveu uma ressignificação de saberes sobre o conhecimento e a utilização de tecnologias.

II – Embora os recursos tecnológicos estejam cada vez mais desenvolvidos é essencial ter um planejamento adequado para inclusão no cotidiano escolar.

III – As tecnologias de informação e comunicação além de modificar as formas de aprender também obrigada a escola a repensar suas formas de ensinar e de aprender.

IV – Os saberes devem se interrelacionar utilizando-se das tecnologias para promover novas aprendizagens

Assinale a opção que identifica a opção correta:


Estão corretas apenas I, III e IV.


Estão corretas apenas I, II e III.


Estão corretas apenas II e IV.


Estão corretas apenas II e III.


Estão corretas I, II, III e IV.

Os avanços tecnológicos propiciaram possibilidades de comunicação e informação que vêm transformando a maneira de interagir, modificando comportamentos e relacionamentos, quebrando paradigmas de relacionamento entre indivíduos.  Nesse sentido, podemos elencar entre as características necessárias para que o professor atue neste novo contexto:

I – competências para utilizar-se de tecnologias.

II – conceber uma prática docente centrada no conhecimento.

III – preocupar-se com o desenvolvimento da sua disciplina na sala de aula

IV – posturas inovadoras e soluções diferentes diante de novos modelos de família e de autoridade, novas profissões, formas de expressão e até de uma nova relação com o tempo e o espaço.      

 

Assinale a opção em que todas as afirmativas estão corretas. 


I, II e III. 


II, III e IV.


II e III. 


I, II e IV. 


I e IV.     

Caberá ao Inep, em articulação com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), a Secretaria de Educação Superior (SESu), a Conaes, a Capes e o CNE, no prazo de 120 (cento e vinte) dias, a partir da data de publicação desta Resolução:

I  -  A  organização  de  padrões  e  parâmetros  de  qualidade  destinados  à modalidade de educação a distância, na perspectiva institucional prevista nesta Resolução;

II   -   A   definição   de   instrumento   de   avaliação   interna para   fins   de credenciamento e recredenciamento institucional, autorização e reconhecimento de cursos superiores na modalidade a distância;

III - O estabelecimento de processo avaliativo dos(as) estudantes concluintes em cursos superiores na modalidade a distância.

 

Está correto o que afirma em:


As afirmativas II e III estão corretas.
As afirmativas I e III, estão corretas. 
A afirmativa I está correta.
Todas as afirmativas são falsas.
As afirmativas I, II e III, estão corretas.

Podemos identificar um rol de recursos tecnológicos que foram desenvolvidos ao longo do tempo para facilitar ou solucionar alguma dificuldade do cotidiano tais como computador, televisão, rádio, vídeo, telefone, entre outros. Identifique nas opções abaixo qual das tecnologias promoveram também o aumento da velocidade de criação de inovações tecnológicas;


televisão.
rádio.
vídeo.
computador.
cinema.

O que se vê na prática escolar, nas escolas que já utilizam os equipamentos tecnológicos de última geração, é que, apesar deles, muita pouca coisa se alterou no processo de ensino (KENSKI, 2003, p. 73).  Dessa forma, leia as afirmativas, a seguir, e coloque V para verdadeira e F para falsa.

(           ) As escolas permanecem com as mesmas propostas e grades curriculares; a mesma segmentação disciplinar dos conteúdos; a mesma carga horária e a mesma divisão dos alunos em grades turmas.

(           ) O uso do computador e da Internet no curto tempo da “aula” e para um número exorbitante de alunos é totalmente viável.

(           ) Ao alterar a estrutura da escola e do ensino para poder contemplar as especificidades de uso dessannova tecnologia, a escola compromete seu ensino e qualifica o meio digital como um recurso caro, sofistificado e que, mais uma vez, não funciona.

(           ) Para que as novas tecnologias não sejam vistas como apenas mais um modismo, mas com a relevância e o poder educacional transformador que elas possuem, é preciso refletir sobre o processo de ensino de maneira global. 

 

As afirmativas corretas estão nos itens:


 F, V, F, V
V, F, F, V
V, F, V, F
 F, F, V, F
 V, V, F, V

A escola, por sua vez, vê nos meios de comunicação um instrumento que ajuda a formar o julgamento, o senso crítico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e de pesquisa [...], a imaginação, a leitura e a análise de textos e de imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação.

PERRENOUD, Philippe. 10 Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Entretanto é essencial observar que além de inserir tecnologias no contexto educacional é essencial que, antes de tudo, seja desenvolvida qual das ações abaixo:


formação do docente.
definição das tecnologias a serem utilizadas na escola.
identificação do conhecimento dos alunos sobre tecnologias.
estruturação do laboratório de informática.
organização da gestão escolar.

No contexto social e educacional da atualidade

O aluno precisa ultrapassar o papel de passivo, de escutar, ler, decorar e de repetidor fiel dos ensinamentos do professor e tornar-se criativo, critico pesquisador e atuante, para conduzir conhecimento. [...] Portanto, professores e alunos precisam aprender a aprender como acessar a informação, onde buscá-la e o que fazer com ela.

BEHRENS, Maria A. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000, p. 70.

 

Desta forma, para haja um trabalho docente capaz de promover inovações na prática pedagógica com a utilização de tecnologias é necessário:


a eliminação da educação bancária.
o desenvolvimento de estratégias de memorização.
o professor centralize as informações disponibilizadas na sala de aula.
o aluno esteja apto para receber o conhecimento apresentado.
a elaboração de provas adequadas para verificação do conteúdo apresentado.
Páginas: 123456