TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO


As transformações decorrentes do avanço das TIC têm cada vez mais exigido a formação de um professor com capacidades de mediar o processo de descoberta, assimilação e construção de novos conhecimentos. Esse professor seria o que inúmeros autores classificam como mediador.

Sobre mediação pedagógica, leia as proposições abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I - Uma prática, verdadeiramente mediadora, depende fundamentalmente dos meios tecnológicos, sem os quais se torna inviável o processo de interação.

II - A mediação é a característica da interação especialmente na experiência de aprendizagem e na transmissão cultural.

III - A mediação pedagógica não é possível em situações em que o professor utiliza técnicas didático-pedagógicas tradicionais.

IV - O uso das TIC não garante a qualificação da prática docente mediadora, podendo até mesmo ser um obstáculo a essa realização. 


Apenas as afirmativas I e III estão corretas. 


Apenas as afirmativas I e II estão corretas.


Apenas as afirmativas II e III estão corretas. 


Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.


Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. 

Sabemos que o conhecimento não é uma condição inata do ser humano, nem algo pronto e externo a si próprio. Tampouco nos contentamos em considera-lo como uma construção ordenada e linear.

Entendemos o conhecimento como o resultado de uma rede de relações sociais, culturais, físicas e simbólicas; em que diferentes influências e fatores constituem os objetos de conhecimento e os sujeitos cognoscentes. Assim, o home é criador e criatura da sociedade; produto de suas próprias produções e de suas instituições. E o conhecimento acontece em uma rede, com muitos fios e diferentes tramas.

LEITE. et al. Tecnología Educacional: Mitos e Possibilidades na Sociedade Tecnológica, Revista Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, ano XXVII, n. 148. jan.-mar., 2000. p. 1

 

Para que o professor possa utilizar as tecnologias no contexto educacional este profissional deve ter como preocupação central:


a forma de utilizar as tecnologias.


a seleção da tecnologia.


a construção do conhecimento.


o seu domínio da tecnologia a ser utilizada.


a seleção e o domínio da tecnologia empregada.

Segundo Pierre Lévy,

Uma comunidade virtual é construída sobre as afinidades de interesses, de conhecimento, sobre projetos mútuos, em um processo de cooperação ou de troca, tudo isso independentemente das proximidades geográficas e das filiações institucionais.

(LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999, p. 127)

Embora tenhamos múltiplas formas de integração virtual das pessoas conectadas nas comunidades virtuais, existem três possibilidades importantes para as comunidades que possuem fins educativos. Identifique nas proposições abaixo quais são essas três possibilidades:


a interação, a cooperação e a colaboração presencial.


a reprodução do conhecimento, a cooperação e a divulgação de informações.


a interação, a cooperação e a colaboração on-line.


a interação, o conhecimento individualizado e a colaboração on-line.


o acesso às informações, a cooperação e a colaboração on-line.

A oferta de cursos superiores na modalidade EaD, quando dos processos de credenciamento e recredenciamento institucional das IES, sujeitar-se-á a pedido de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento, dispensada a autorização para instituições que gozem de autonomia, exceto para os cursos referidos no art. 28, § 2º, do Decreto nº 5.773, de 2006, na forma da legislação. Assim, assinale a alternativa correta, conforme as afirmativas, abaixo:

 

A) As IES deverão estabelecer, em seu PDI/PPI, a previsão detalhada de áreas, cursos e programas de educação a distância, em ampla articulação com as ofertas presenciais, ficando vedada a autorização de cursos não constantes do projeto institucional das IES, respeitadas as IES que gozem de autonomia universitária, nos termos da legislação.

B) Os cursos e programas, ofertados na modalidade EaD, serão avaliados nos processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento.

C) Os  pedidos  de  autorização,  reconhecimento  e  renovação  de reconhecimento  de  cursos  superiores  na  modalidade  EaD  de  instituições  integrantes  do sistema federal devem tramitar perante os órgãos próprios do MEC.

D) Os cursos superiores, na modalidade EaD, ainda que análogos aos cursos superiores presenciais ofertados pela IES, serão submetidos a processos distintos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento.

E) Os  pedidos  de  autorização,  reconhecimento  e  renovação  de reconhecimento de cursos na modalidade EaD deverão cumprir os requisitos pertinentes aos demais cursos superiores, informando, em formulário eletrônico do sistema e-MEC, o projeto pedagógico, os professores, os tutores, os gestores e outras exigências legais para o ato regulatório.

 

Está correto o que afirma em:


Todas as afirmativas são falsas.


As afirmativas B, D e E, estão corretas.


As afirmativas A e B, estão corretas. 


As afirmativas A, C e E, estão corretas.


Todas as afirmativas estão corretas. 

A Resolução nº 1 (2016) destaca que “os profissionais da educação, que atuarem na EaD, devem ter formação condizente com a legislação em vigor e preparação específica para atuar nessa modalidade educacional”. Assim, assinale a alternativa correta, conforme as afirmativas, abaixo:

 

A) Entende-se como corpo docente da instituição, na modalidade EaD, todo profissional, a ela vinculado, que atue como: autor de materiais didáticos, coordenador de curso, professor responsável por disciplina, e outras funções que envolvam o conhecimento de conteúdo, avaliação, estratégias didáticas, organização metodológica, interação e mediação pedagógica, junto aos estudantes, descritas no PDI, PPI e PPC.

B) Entende-se como corpo docente da instituição, na modalidade EaD, o profissional, a ela vinculado, que atue apenas como: autor de materiais didáticos.

C) Entende-se por tutor da instituição, na modalidade EaD, todo profissional de nível superior, a ela vinculado, que atue na área de conhecimento de sua formação, como suporte às atividades dos docentes e mediação pedagógica, junto a estudantes, na modalidade de EaD.

D) Entende-se por tutor da instituição, na modalidade EaD, todo profissional que está em formação de nível superior.

E) A política de pessoal de cada IES definirá os elementos descritivos dos quadros profissionais que possui, no que concerne à caracterização, limites de atuação, regime de trabalho, atribuições, carga horária, salário, consolidado em plano de carreira homologado, entre outros, necessários ao desenvolvimento acadêmico na modalidade EaD, de acordo com a legislação em vigor, respeitadas as prerrogativas de autonomia universitária e ressalvadas as peculiaridades do Sistema UAB, instituído pelo Decreto nº 5.800, de 2006.

 

Está correto o que afirma em:


As afirmativas B e D, estão corretas.


Todas as afirmativas são falsas.


Todas as afirmativas estão corretas. 


As afirmativas A e B, estão corretas. 


As afirmativas A, C e E, estão corretas.

A interatividade ganha centralidade na cibercultura, pois ocorre a mudança de paradigmas, passando da transição da lógica da distribuição (transmissão) para a lógica da comunicação (interatividade), causando uma modificação radical no esquema clássico de informação baseado na ligação unilateral emissor-mensagem-receptor.

(TEIXEIRA, Ana Claudia Teixeira. Novas Formas de Produção de Conhecimento: utilização de ferramentas da web 2.0 como recurso pedagógico. Revista UDESC Virtu@l. v. 1, n. 2. 2008.)

A característica acima refere-se a:


wiki


ambientes virtuais de aprendizagem


blogs


Facebook


web 2.0

Considerando a evolução tecnológica, a web passa a ser encarada como uma plataforma na qual tudo está facilmente acessível e em que publicar online deixa de exigir a criação de páginas e de saber alojá-las em um servidor. O conceito apresentado acima, refere-se a:


web 2.0.


ambientes virtuais de aprendizagem.


redes sociais.


wiki.


blogs.

Segundo Tomas Kuhn (1989, p. 116)

A transição de um paradigma em crise para um novo do qual pode surgir uma nova tradição de ciência normal está longe de ser um processo cumulativo obtido através de uma articulação do velho paradigma. É antes uma reconstrução da área de estudos a partir de novos princípios, reconstrução que altera algumas das generalizações teóricas mais elementares do paradigma, bem como muitos de seus métodos e aplicações.

KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1989.

Nesta perspectiva podemos afirmar que as ciências:


sofrem uma revolução científica passando para ser analisada e investigada em uma abordagem sistêmica.


embora tenham sofrido modificações manteve sua abordagem tradicional com a inclusão de tecnologias.


desenvolveu recursos tecnológicos que reforçaram a compartimentalização dos conhecimentos.


sua neutralidade científica foi aprimorada com a utilização dos recursos tecnológicos.


a racionalidade técnica foi essencial para revolução científica. 

Dificilmente alguém discordaria de que a sociedade da informação é o principal traço característico do debate público sobre desenvolvimento, seja em nível local ou global, neste alvorecer do século XXI. Das propostas políticas oriundas dos países industrializados e das discussões acadêmicas, a expressão “sociedade de informação” transformou-se rapidamente em jargão nos meios de comunicação, alcançando, de forma conceitualmente imprecisa, o universo vocabular do cidadão.

WERTHEIN, Jorge. A sociedade da informação e seus desafios. Ci. Inf., Brasília, v. 29, n. 2, p. 71-77, ago. 2000.

O trecho acima se refere à definição e às características da sociedade de informação, identifique nas proposições abaixo quais são verdadeiras (V) e quais são falsas (F):

( ) A sociedade da informação foi centralizada na utilização do computador.

( ) A aprendizagem na sociedade da informação continuou a ser centrada no conteúdo.

( ) As ciências sofrem uma reestruturação promovendo uma interligação dos saberes.

( ) Embora receba a denominação de sociedade da informação há uma modificação das formas de aprender e ensinar em prol da construção do conhecimento.

Assinale a alternativa correta:


F – F – V – V. 


V – V – F – F.


F – V – F – F.


V – F – V – V. 


V – F – F – V.

O que se vê na prática escolar, nas escolas que já utilizam os equipamentos tecnológicos de última geração, é que, apesar deles, muita pouca coisa se alterou no processo de ensino (KENSKI, 2003, p. 73).  Dessa forma, leia as afirmativas, a seguir, e coloque V para verdadeira e F para falsa.

(           ) As escolas permanecem com as mesmas propostas e grades curriculares; a mesma segmentação disciplinar dos conteúdos; a mesma carga horária e a mesma divisão dos alunos em grade.

(           ) O uso do computador e da Internet no curto tempo da “aula” e para um número exorbitante de alunos é totalmente viável.

(           ) Ao alterar a estrutura da escola e do ensino para poder contemplar as especificidades de uso dessannova tecnologia, a escola compromete seu ensino e qualifica o meio digital como um recurso caro, sofistificado e que, mais uma vez, não funciona.

(           ) Para que as novas tecnologias não sejam vistas como apenas mais um modismo, mas com a relevância e o poder educacional transformador que elas possuem, é preciso refletir sobre o processo de ensino de maneira global. 

 

As afirmativas corretas estão nos itens:


V, F, V, F


 F, F, V, F


 F, V, F, V


 V, V, F, V


V, F, F, V

Páginas: 123