SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA
A Epidemiologia nasceu da necessidade de compreender porque e como as doenças ocorrem. E o seu desenvolvimento colaborou para a organização dos serviços de saúde.
Analise as afirmativas abaixo sobre as origens da Epidemiologia, seu objeto de estudo e sua influência sobre os serviços de saúde.
I- A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um determinado evento e para a área de saúde, as doenças são o evento.
II- As doenças transmissíveis foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
III- Os agravos à saúde, ou seja, as doenças não ocorrem ao acaso na população.
IV- Carências nutricionais também chamaram a atenção dos primeiros epidemiologistas.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
I, II, III e IV
I, III e IV apenas
I e IV apenas
II, III e IV apenas
II e III apenas
As mudanças na composição etária da população são acompanhadas por mudanças na ocorrência das doenças transmissíveis e das doenças crônico-degenerativas. Esses fenômenos, conhecidos respectivamente por transição demográfica e transição epidemiológica são demonstrados através dos indicadores demográficos e indicadores de saúde.
Analise as afirmativas abaixo:
I- Na primeira fase da transição demográfica, a taxa de fecundidade é alta e a taxa de mortalidade é baixa.
II- Ao final da transição demográfica a mortalidade por doenças infecciosas é baixa, ao contrário da mortalidade por doenças crônico-degenerativas.
III- O coeficiente de mortalidade neonatal expressa a frequência de morte por causas relacionadas à gestação e ao parto.
IV- O coeficiente de incidência expressa a frequência de casos de uma doença existentes entre os indivíduos expostos ao risco de desenvolvê-la
São corretas as afirmativas contidas em:
II e III apenas
I e IV apenas
I, III e IV apenas
III e IV apenas
I, II, III e IV
Realizou-se um estudo com o objetivo de analisar a tendência da mortalidade por doenças neoplásicas, segundo sexo e faixa etária, no período de 1980 a 2000, em 10 capitais brasileiras. Procedeu-se um estudo de série temporal, utilizando dados de óbitos de indivíduos acima de 30 anos de ambos os sexos. Os dados de mortalidade foram obtidos do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS/DATASUS). Observou-se tendência crescente da mortalidade nas capitais analisadas, sendo maior nas capitais das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste e na população acima de 60 anos. A elevada mortalidade para o sexo masculino e a população idosa deve-se, provavelmente, à maior exposição aos fatores de risco ambientais e à maior prevalência de cânceres letais entre os homens. As capitais das regiões Sul e Sudeste seguem tendência crescente, porém com incremento menor comparado às demais, provavelmente devido aos maiores avanços no processo de transição demográfica e epidemiológica, e melhores serviços de assistência médica. Este estudo mostrou que a mortalidade por neoplasia aumentou ao longo da série temporal, podendo se tornar a principal causa de morte no Brasil.
(Disponível em . acessos em 02 out. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2005000400009.)
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo analítico aplicado na pesquisa epidemiológica descrita:
Estudo transversal
Estudo caso-controle
Estudo de coorte
Ensaio clínico randomizado
Estudo ecológico
Com o objetivo de investigar se antecedente de abuso sexual na infância está associado com transtornos alimentares na vida adulta, comparou-se um grupo de 120 mulheres com transtornos alimentares tratadas em ambulatório universitário especializado com um grupo de pacientes de clínica não psiquiátrica (ambulatório de oftalmologia). Este estudo mostrou forte associação da anorexia nervosa com antecedentes de abuso sexual na infância.
(Disponível em . acessos em 02 out. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832011000600002.)
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo analítico aplicado na pesquisa epidemiológica descrita:
Estudo transversal
Estudo caso-controle
Estudo de coorte
Ensaio clínico randomizado
Estudo ecológico
Promoção da saúde é um termo originalmente desenvolvido por Leavell e Clark (1976) e derivado do modelo da História Natural da Doença, proposto pelos mesmos autores.
Assinale a alternativa que apresenta um conceito correto de promoção da saúde.
É um conjunto de medidas com o objetivo de minimizar os danos de uma doença já instalada no organismo da pessoa e inclui o acesso ao serviço de saúde e ao tratamento médico ou cirúrgico adequado.
É um conjunto de medidas com o objetivo de proteger-se especificamente de determinadas doenças e inclui medidas como a vacinação e adição de iodo ao sal usado para temperar os alimentos.
É um conjunto de medidas com o objetivo de reintegrar à vida produtiva quem sofreu danos permanentes a saúde, com redução irreversível de suas capacidades e inclui estratégias com as desenvolvidas na terapia ocupacional.
É um conjunto de medidas com o objetivo de manter-se saudável e inclui a educação sanitária e as medidas básicas para uma vida saudável, como alimentação e habitação adequadas, emprego, salário digno, acesso ao lazer, entre outras.
É um conjunto de medidas com o objetivo de diagnosticar precocemente a doença a fim de evitar danos permanentes à saúde e inclui medidas como o rastreamento e a busca ativa de casos.
Ao iniciar o estudo da epidemiologia, você verificou que os método epidemiológicos podem ser aplicados a diferentes área, não apenas à saúde. Porém, sua aplicação exige o respeito a algumas premissas.
Assinale a alternativa que apresenta uma premissa básica para um estudo epidemiológico:
As ações de cuidado à saúde e de prevenção das doenças independem dos resultados de trabalhos epidemiológicos.
A distribuição desigual dos agravos à saúde não deve ocupar a atenção dos epidemiologistas.
A identificação dos fatores determinantes das doenças não afeta o resultado do estudo.
Os serviços de saúde organizam-se independentemente das informações epidemiológicas.
Os agravos à saúde não ocorrem ao acaso na população.
Um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas se reuniu aos integrantes de um projeto de pesquisa em saúde pública para investigar o número de casos novos de dengue entre a população exposta ao risco de adoecerem, em uma grande cidade brasileira, no período de janeiro a outubro de 2020. Como resultado, descobriram 80 casos para cada 100 mil habitantes.
A parir da análise dos objetivos do estudo e dos resultados obtidos, pode-se dizer que trata-se da investigação de:
mortalidade
comorbidade
prevalência
checagem
incidência
Analise as afirmativas abaixo sobre o desenvolvimento, as premissas básicas e as aplicações da epidemiologia.
I- A epidemiologia tem aplicação em diferentes áreas, além da área da saúde.
II- O estudo das doenças crônico-degenerativas requer abordagem epidemiológica diferente da aplicada ao estudo das doenças transmissíveis.
III- A ocorrência das doenças tem relação com fatores que se distribuem de forma desigual na população.
IV- As carências nutricionais e as doenças crônico-degenerativas foram os primeiros objetos de estudo da epidemiologia.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
I, II e IV apenas
I e II apenas
I, II, III e IV
I e III apenas
I, II e III apenas
A expansão urbana trouxe algumas consequências para a saúde, conforme discutido por diversos autores.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
A história recente da expansão urbana no mundo tem demonstrado um conjunto de ações afirmativas dos governos e de Organizações Não Governamentais (ONGs) que têm garantido uma qualidade de vida e saúde adequadas para toda a população.
A queda da produção agrícola observada na passagem da fase pré-moderna para a fase moderna da transição demográfica, é responsável pela fome observada nos países subdesenvolvidos.
O envelhecimento da população, observado em países que se encontra na fase pós-industrial da transição demográfica condiciona um perfil epidemiológica de grande ocorrência de doenças infecciosas veiculadas pela água.
O crescimento desordenado das cidades, com a ocupação do meio natural sem planejamento, provoca alterações no padrão de distribuição das doenças infecciosas transmitidas por artrópodes.
O crescimento do agronegócio restringe a ocorrência das doenças transmitidas por vetores, às regiões limítrofes às Áreas de Preservação Permanente (APP).
A musicoterapia é uma ciência que tem sido amplamente explorada recentemente, embora seja utilizada desde a antiguidade. Ela consiste na utilização de música para a prevenção e terapia de algumas desordens, tais como depressão e disturbios neurodegenerativos. A respeito do assunto, leia os dois trechos a seguir:
TRECHO 1
"A terapia através da música, denominada musicoterapia, é considerada uma terapia não verbal, que possibilita o aumento da autoestima de um indivíduo, além de propiciar interações em grupo, auxiliar no tratamento de doenças, proporcionando melhor qualidade de vida.". (OLIVEIRA et. al, 2012)
TRECHO 2
"Nos primórdios, a doença era tida como uma influência sobrenatural e maligna sobre um indivíduo, portanto, os meios de cura utilizados eram relacionados a procedimentos religiosos, que incluíam músicas e danças. Até hoje os povos indígenas fazem danças por acreditar que ocorrerá a expulsão dos espíritos através da música (...)" (OLIVEIRA et. al, 2012)
Referência: OLIVEIRA, Glauber Correia de et al. A contribuição da musicoterapia na saúde do idoso. Cadernos Unifoa, Volta Redonda, Rj, n. 10, p. 85-94, dez. 2012.
Os trechos 1 e 2 referem-se, respectivamente, a quais olhares sobre a saúde/doença?
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico ).
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar social.
Trecho 1: olhar mitológico (mágico ou místico) / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico).
I, II, III e IV
I, III e IV apenas
I e IV apenas
II, III e IV apenas
II e III apenas
As mudanças na composição etária da população são acompanhadas por mudanças na ocorrência das doenças transmissíveis e das doenças crônico-degenerativas. Esses fenômenos, conhecidos respectivamente por transição demográfica e transição epidemiológica são demonstrados através dos indicadores demográficos e indicadores de saúde.
Analise as afirmativas abaixo:
I- Na primeira fase da transição demográfica, a taxa de fecundidade é alta e a taxa de mortalidade é baixa.
II- Ao final da transição demográfica a mortalidade por doenças infecciosas é baixa, ao contrário da mortalidade por doenças crônico-degenerativas.
III- O coeficiente de mortalidade neonatal expressa a frequência de morte por causas relacionadas à gestação e ao parto.
IV- O coeficiente de incidência expressa a frequência de casos de uma doença existentes entre os indivíduos expostos ao risco de desenvolvê-la
São corretas as afirmativas contidas em:
II e III apenas
I e IV apenas
I, III e IV apenas
III e IV apenas
I, II, III e IV
Realizou-se um estudo com o objetivo de analisar a tendência da mortalidade por doenças neoplásicas, segundo sexo e faixa etária, no período de 1980 a 2000, em 10 capitais brasileiras. Procedeu-se um estudo de série temporal, utilizando dados de óbitos de indivíduos acima de 30 anos de ambos os sexos. Os dados de mortalidade foram obtidos do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS/DATASUS). Observou-se tendência crescente da mortalidade nas capitais analisadas, sendo maior nas capitais das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste e na população acima de 60 anos. A elevada mortalidade para o sexo masculino e a população idosa deve-se, provavelmente, à maior exposição aos fatores de risco ambientais e à maior prevalência de cânceres letais entre os homens. As capitais das regiões Sul e Sudeste seguem tendência crescente, porém com incremento menor comparado às demais, provavelmente devido aos maiores avanços no processo de transição demográfica e epidemiológica, e melhores serviços de assistência médica. Este estudo mostrou que a mortalidade por neoplasia aumentou ao longo da série temporal, podendo se tornar a principal causa de morte no Brasil.
(Disponível em . acessos em 02 out. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2005000400009.)
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo analítico aplicado na pesquisa epidemiológica descrita:
Estudo transversal
Estudo caso-controle
Estudo de coorte
Ensaio clínico randomizado
Estudo ecológico
Com o objetivo de investigar se antecedente de abuso sexual na infância está associado com transtornos alimentares na vida adulta, comparou-se um grupo de 120 mulheres com transtornos alimentares tratadas em ambulatório universitário especializado com um grupo de pacientes de clínica não psiquiátrica (ambulatório de oftalmologia). Este estudo mostrou forte associação da anorexia nervosa com antecedentes de abuso sexual na infância.
(Disponível em . acessos em 02 out. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832011000600002.)
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo analítico aplicado na pesquisa epidemiológica descrita:
Estudo transversal
Estudo caso-controle
Estudo de coorte
Ensaio clínico randomizado
Estudo ecológico
Promoção da saúde é um termo originalmente desenvolvido por Leavell e Clark (1976) e derivado do modelo da História Natural da Doença, proposto pelos mesmos autores.
Assinale a alternativa que apresenta um conceito correto de promoção da saúde.
É um conjunto de medidas com o objetivo de minimizar os danos de uma doença já instalada no organismo da pessoa e inclui o acesso ao serviço de saúde e ao tratamento médico ou cirúrgico adequado.
É um conjunto de medidas com o objetivo de proteger-se especificamente de determinadas doenças e inclui medidas como a vacinação e adição de iodo ao sal usado para temperar os alimentos.
É um conjunto de medidas com o objetivo de reintegrar à vida produtiva quem sofreu danos permanentes a saúde, com redução irreversível de suas capacidades e inclui estratégias com as desenvolvidas na terapia ocupacional.
É um conjunto de medidas com o objetivo de manter-se saudável e inclui a educação sanitária e as medidas básicas para uma vida saudável, como alimentação e habitação adequadas, emprego, salário digno, acesso ao lazer, entre outras.
É um conjunto de medidas com o objetivo de diagnosticar precocemente a doença a fim de evitar danos permanentes à saúde e inclui medidas como o rastreamento e a busca ativa de casos.
Ao iniciar o estudo da epidemiologia, você verificou que os método epidemiológicos podem ser aplicados a diferentes área, não apenas à saúde. Porém, sua aplicação exige o respeito a algumas premissas.
Assinale a alternativa que apresenta uma premissa básica para um estudo epidemiológico:
As ações de cuidado à saúde e de prevenção das doenças independem dos resultados de trabalhos epidemiológicos.
A distribuição desigual dos agravos à saúde não deve ocupar a atenção dos epidemiologistas.
A identificação dos fatores determinantes das doenças não afeta o resultado do estudo.
Os serviços de saúde organizam-se independentemente das informações epidemiológicas.
Os agravos à saúde não ocorrem ao acaso na população.
Um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas se reuniu aos integrantes de um projeto de pesquisa em saúde pública para investigar o número de casos novos de dengue entre a população exposta ao risco de adoecerem, em uma grande cidade brasileira, no período de janeiro a outubro de 2020. Como resultado, descobriram 80 casos para cada 100 mil habitantes.
A parir da análise dos objetivos do estudo e dos resultados obtidos, pode-se dizer que trata-se da investigação de:
mortalidade
comorbidade
prevalência
checagem
incidência
Analise as afirmativas abaixo sobre o desenvolvimento, as premissas básicas e as aplicações da epidemiologia.
I- A epidemiologia tem aplicação em diferentes áreas, além da área da saúde.
II- O estudo das doenças crônico-degenerativas requer abordagem epidemiológica diferente da aplicada ao estudo das doenças transmissíveis.
III- A ocorrência das doenças tem relação com fatores que se distribuem de forma desigual na população.
IV- As carências nutricionais e as doenças crônico-degenerativas foram os primeiros objetos de estudo da epidemiologia.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
I, II e IV apenas
I e II apenas
I, II, III e IV
I e III apenas
I, II e III apenas
A expansão urbana trouxe algumas consequências para a saúde, conforme discutido por diversos autores.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
A história recente da expansão urbana no mundo tem demonstrado um conjunto de ações afirmativas dos governos e de Organizações Não Governamentais (ONGs) que têm garantido uma qualidade de vida e saúde adequadas para toda a população.
A queda da produção agrícola observada na passagem da fase pré-moderna para a fase moderna da transição demográfica, é responsável pela fome observada nos países subdesenvolvidos.
O envelhecimento da população, observado em países que se encontra na fase pós-industrial da transição demográfica condiciona um perfil epidemiológica de grande ocorrência de doenças infecciosas veiculadas pela água.
O crescimento desordenado das cidades, com a ocupação do meio natural sem planejamento, provoca alterações no padrão de distribuição das doenças infecciosas transmitidas por artrópodes.
O crescimento do agronegócio restringe a ocorrência das doenças transmitidas por vetores, às regiões limítrofes às Áreas de Preservação Permanente (APP).
A musicoterapia é uma ciência que tem sido amplamente explorada recentemente, embora seja utilizada desde a antiguidade. Ela consiste na utilização de música para a prevenção e terapia de algumas desordens, tais como depressão e disturbios neurodegenerativos. A respeito do assunto, leia os dois trechos a seguir:
TRECHO 1
"A terapia através da música, denominada musicoterapia, é considerada uma terapia não verbal, que possibilita o aumento da autoestima de um indivíduo, além de propiciar interações em grupo, auxiliar no tratamento de doenças, proporcionando melhor qualidade de vida.". (OLIVEIRA et. al, 2012)
TRECHO 2
"Nos primórdios, a doença era tida como uma influência sobrenatural e maligna sobre um indivíduo, portanto, os meios de cura utilizados eram relacionados a procedimentos religiosos, que incluíam músicas e danças. Até hoje os povos indígenas fazem danças por acreditar que ocorrerá a expulsão dos espíritos através da música (...)" (OLIVEIRA et. al, 2012)
Referência: OLIVEIRA, Glauber Correia de et al. A contribuição da musicoterapia na saúde do idoso. Cadernos Unifoa, Volta Redonda, Rj, n. 10, p. 85-94, dez. 2012.
Os trechos 1 e 2 referem-se, respectivamente, a quais olhares sobre a saúde/doença?
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico ).
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar social.
Trecho 1: olhar mitológico (mágico ou místico) / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico).
II e III apenas
I e IV apenas
I, III e IV apenas
III e IV apenas
I, II, III e IV
Realizou-se um estudo com o objetivo de analisar a tendência da mortalidade por doenças neoplásicas, segundo sexo e faixa etária, no período de 1980 a 2000, em 10 capitais brasileiras. Procedeu-se um estudo de série temporal, utilizando dados de óbitos de indivíduos acima de 30 anos de ambos os sexos. Os dados de mortalidade foram obtidos do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS/DATASUS). Observou-se tendência crescente da mortalidade nas capitais analisadas, sendo maior nas capitais das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste e na população acima de 60 anos. A elevada mortalidade para o sexo masculino e a população idosa deve-se, provavelmente, à maior exposição aos fatores de risco ambientais e à maior prevalência de cânceres letais entre os homens. As capitais das regiões Sul e Sudeste seguem tendência crescente, porém com incremento menor comparado às demais, provavelmente devido aos maiores avanços no processo de transição demográfica e epidemiológica, e melhores serviços de assistência médica. Este estudo mostrou que a mortalidade por neoplasia aumentou ao longo da série temporal, podendo se tornar a principal causa de morte no Brasil.
(Disponível em . acessos em 02 out. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S1415-790X2005000400009.)
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo analítico aplicado na pesquisa epidemiológica descrita:
Estudo transversal
Estudo caso-controle
Estudo de coorte
Ensaio clínico randomizado
Estudo ecológico
Com o objetivo de investigar se antecedente de abuso sexual na infância está associado com transtornos alimentares na vida adulta, comparou-se um grupo de 120 mulheres com transtornos alimentares tratadas em ambulatório universitário especializado com um grupo de pacientes de clínica não psiquiátrica (ambulatório de oftalmologia). Este estudo mostrou forte associação da anorexia nervosa com antecedentes de abuso sexual na infância.
(Disponível em . acessos em 02 out. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832011000600002.)
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo analítico aplicado na pesquisa epidemiológica descrita:
Estudo transversal
Estudo caso-controle
Estudo de coorte
Ensaio clínico randomizado
Estudo ecológico
Promoção da saúde é um termo originalmente desenvolvido por Leavell e Clark (1976) e derivado do modelo da História Natural da Doença, proposto pelos mesmos autores.
Assinale a alternativa que apresenta um conceito correto de promoção da saúde.
É um conjunto de medidas com o objetivo de minimizar os danos de uma doença já instalada no organismo da pessoa e inclui o acesso ao serviço de saúde e ao tratamento médico ou cirúrgico adequado.
É um conjunto de medidas com o objetivo de proteger-se especificamente de determinadas doenças e inclui medidas como a vacinação e adição de iodo ao sal usado para temperar os alimentos.
É um conjunto de medidas com o objetivo de reintegrar à vida produtiva quem sofreu danos permanentes a saúde, com redução irreversível de suas capacidades e inclui estratégias com as desenvolvidas na terapia ocupacional.
É um conjunto de medidas com o objetivo de manter-se saudável e inclui a educação sanitária e as medidas básicas para uma vida saudável, como alimentação e habitação adequadas, emprego, salário digno, acesso ao lazer, entre outras.
É um conjunto de medidas com o objetivo de diagnosticar precocemente a doença a fim de evitar danos permanentes à saúde e inclui medidas como o rastreamento e a busca ativa de casos.
Ao iniciar o estudo da epidemiologia, você verificou que os método epidemiológicos podem ser aplicados a diferentes área, não apenas à saúde. Porém, sua aplicação exige o respeito a algumas premissas.
Assinale a alternativa que apresenta uma premissa básica para um estudo epidemiológico:
As ações de cuidado à saúde e de prevenção das doenças independem dos resultados de trabalhos epidemiológicos.
A distribuição desigual dos agravos à saúde não deve ocupar a atenção dos epidemiologistas.
A identificação dos fatores determinantes das doenças não afeta o resultado do estudo.
Os serviços de saúde organizam-se independentemente das informações epidemiológicas.
Os agravos à saúde não ocorrem ao acaso na população.
Um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas se reuniu aos integrantes de um projeto de pesquisa em saúde pública para investigar o número de casos novos de dengue entre a população exposta ao risco de adoecerem, em uma grande cidade brasileira, no período de janeiro a outubro de 2020. Como resultado, descobriram 80 casos para cada 100 mil habitantes.
A parir da análise dos objetivos do estudo e dos resultados obtidos, pode-se dizer que trata-se da investigação de:
mortalidade
comorbidade
prevalência
checagem
incidência
Analise as afirmativas abaixo sobre o desenvolvimento, as premissas básicas e as aplicações da epidemiologia.
I- A epidemiologia tem aplicação em diferentes áreas, além da área da saúde.
II- O estudo das doenças crônico-degenerativas requer abordagem epidemiológica diferente da aplicada ao estudo das doenças transmissíveis.
III- A ocorrência das doenças tem relação com fatores que se distribuem de forma desigual na população.
IV- As carências nutricionais e as doenças crônico-degenerativas foram os primeiros objetos de estudo da epidemiologia.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
I, II e IV apenas
I e II apenas
I, II, III e IV
I e III apenas
I, II e III apenas
A expansão urbana trouxe algumas consequências para a saúde, conforme discutido por diversos autores.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
A história recente da expansão urbana no mundo tem demonstrado um conjunto de ações afirmativas dos governos e de Organizações Não Governamentais (ONGs) que têm garantido uma qualidade de vida e saúde adequadas para toda a população.
A queda da produção agrícola observada na passagem da fase pré-moderna para a fase moderna da transição demográfica, é responsável pela fome observada nos países subdesenvolvidos.
O envelhecimento da população, observado em países que se encontra na fase pós-industrial da transição demográfica condiciona um perfil epidemiológica de grande ocorrência de doenças infecciosas veiculadas pela água.
O crescimento desordenado das cidades, com a ocupação do meio natural sem planejamento, provoca alterações no padrão de distribuição das doenças infecciosas transmitidas por artrópodes.
O crescimento do agronegócio restringe a ocorrência das doenças transmitidas por vetores, às regiões limítrofes às Áreas de Preservação Permanente (APP).
A musicoterapia é uma ciência que tem sido amplamente explorada recentemente, embora seja utilizada desde a antiguidade. Ela consiste na utilização de música para a prevenção e terapia de algumas desordens, tais como depressão e disturbios neurodegenerativos. A respeito do assunto, leia os dois trechos a seguir:
TRECHO 1
"A terapia através da música, denominada musicoterapia, é considerada uma terapia não verbal, que possibilita o aumento da autoestima de um indivíduo, além de propiciar interações em grupo, auxiliar no tratamento de doenças, proporcionando melhor qualidade de vida.". (OLIVEIRA et. al, 2012)
TRECHO 2
"Nos primórdios, a doença era tida como uma influência sobrenatural e maligna sobre um indivíduo, portanto, os meios de cura utilizados eram relacionados a procedimentos religiosos, que incluíam músicas e danças. Até hoje os povos indígenas fazem danças por acreditar que ocorrerá a expulsão dos espíritos através da música (...)" (OLIVEIRA et. al, 2012)
Referência: OLIVEIRA, Glauber Correia de et al. A contribuição da musicoterapia na saúde do idoso. Cadernos Unifoa, Volta Redonda, Rj, n. 10, p. 85-94, dez. 2012.
Os trechos 1 e 2 referem-se, respectivamente, a quais olhares sobre a saúde/doença?
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico ).
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar social.
Trecho 1: olhar mitológico (mágico ou místico) / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico).
Estudo transversal
Estudo caso-controle
Estudo de coorte
Ensaio clínico randomizado
Estudo ecológico
Com o objetivo de investigar se antecedente de abuso sexual na infância está associado com transtornos alimentares na vida adulta, comparou-se um grupo de 120 mulheres com transtornos alimentares tratadas em ambulatório universitário especializado com um grupo de pacientes de clínica não psiquiátrica (ambulatório de oftalmologia). Este estudo mostrou forte associação da anorexia nervosa com antecedentes de abuso sexual na infância.
(Disponível em . acessos em 02 out. 2014. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-60832011000600002.)
Assinale a alternativa que apresenta o tipo de estudo analítico aplicado na pesquisa epidemiológica descrita:
Estudo transversal
Estudo caso-controle
Estudo de coorte
Ensaio clínico randomizado
Estudo ecológico
Promoção da saúde é um termo originalmente desenvolvido por Leavell e Clark (1976) e derivado do modelo da História Natural da Doença, proposto pelos mesmos autores.
Assinale a alternativa que apresenta um conceito correto de promoção da saúde.
É um conjunto de medidas com o objetivo de minimizar os danos de uma doença já instalada no organismo da pessoa e inclui o acesso ao serviço de saúde e ao tratamento médico ou cirúrgico adequado.
É um conjunto de medidas com o objetivo de proteger-se especificamente de determinadas doenças e inclui medidas como a vacinação e adição de iodo ao sal usado para temperar os alimentos.
É um conjunto de medidas com o objetivo de reintegrar à vida produtiva quem sofreu danos permanentes a saúde, com redução irreversível de suas capacidades e inclui estratégias com as desenvolvidas na terapia ocupacional.
É um conjunto de medidas com o objetivo de manter-se saudável e inclui a educação sanitária e as medidas básicas para uma vida saudável, como alimentação e habitação adequadas, emprego, salário digno, acesso ao lazer, entre outras.
É um conjunto de medidas com o objetivo de diagnosticar precocemente a doença a fim de evitar danos permanentes à saúde e inclui medidas como o rastreamento e a busca ativa de casos.
Ao iniciar o estudo da epidemiologia, você verificou que os método epidemiológicos podem ser aplicados a diferentes área, não apenas à saúde. Porém, sua aplicação exige o respeito a algumas premissas.
Assinale a alternativa que apresenta uma premissa básica para um estudo epidemiológico:
As ações de cuidado à saúde e de prevenção das doenças independem dos resultados de trabalhos epidemiológicos.
A distribuição desigual dos agravos à saúde não deve ocupar a atenção dos epidemiologistas.
A identificação dos fatores determinantes das doenças não afeta o resultado do estudo.
Os serviços de saúde organizam-se independentemente das informações epidemiológicas.
Os agravos à saúde não ocorrem ao acaso na população.
Um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas se reuniu aos integrantes de um projeto de pesquisa em saúde pública para investigar o número de casos novos de dengue entre a população exposta ao risco de adoecerem, em uma grande cidade brasileira, no período de janeiro a outubro de 2020. Como resultado, descobriram 80 casos para cada 100 mil habitantes.
A parir da análise dos objetivos do estudo e dos resultados obtidos, pode-se dizer que trata-se da investigação de:
mortalidade
comorbidade
prevalência
checagem
incidência
Analise as afirmativas abaixo sobre o desenvolvimento, as premissas básicas e as aplicações da epidemiologia.
I- A epidemiologia tem aplicação em diferentes áreas, além da área da saúde.
II- O estudo das doenças crônico-degenerativas requer abordagem epidemiológica diferente da aplicada ao estudo das doenças transmissíveis.
III- A ocorrência das doenças tem relação com fatores que se distribuem de forma desigual na população.
IV- As carências nutricionais e as doenças crônico-degenerativas foram os primeiros objetos de estudo da epidemiologia.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
I, II e IV apenas
I e II apenas
I, II, III e IV
I e III apenas
I, II e III apenas
A expansão urbana trouxe algumas consequências para a saúde, conforme discutido por diversos autores.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
A história recente da expansão urbana no mundo tem demonstrado um conjunto de ações afirmativas dos governos e de Organizações Não Governamentais (ONGs) que têm garantido uma qualidade de vida e saúde adequadas para toda a população.
A queda da produção agrícola observada na passagem da fase pré-moderna para a fase moderna da transição demográfica, é responsável pela fome observada nos países subdesenvolvidos.
O envelhecimento da população, observado em países que se encontra na fase pós-industrial da transição demográfica condiciona um perfil epidemiológica de grande ocorrência de doenças infecciosas veiculadas pela água.
O crescimento desordenado das cidades, com a ocupação do meio natural sem planejamento, provoca alterações no padrão de distribuição das doenças infecciosas transmitidas por artrópodes.
O crescimento do agronegócio restringe a ocorrência das doenças transmitidas por vetores, às regiões limítrofes às Áreas de Preservação Permanente (APP).
A musicoterapia é uma ciência que tem sido amplamente explorada recentemente, embora seja utilizada desde a antiguidade. Ela consiste na utilização de música para a prevenção e terapia de algumas desordens, tais como depressão e disturbios neurodegenerativos. A respeito do assunto, leia os dois trechos a seguir:
TRECHO 1
"A terapia através da música, denominada musicoterapia, é considerada uma terapia não verbal, que possibilita o aumento da autoestima de um indivíduo, além de propiciar interações em grupo, auxiliar no tratamento de doenças, proporcionando melhor qualidade de vida.". (OLIVEIRA et. al, 2012)
TRECHO 2
"Nos primórdios, a doença era tida como uma influência sobrenatural e maligna sobre um indivíduo, portanto, os meios de cura utilizados eram relacionados a procedimentos religiosos, que incluíam músicas e danças. Até hoje os povos indígenas fazem danças por acreditar que ocorrerá a expulsão dos espíritos através da música (...)" (OLIVEIRA et. al, 2012)
Referência: OLIVEIRA, Glauber Correia de et al. A contribuição da musicoterapia na saúde do idoso. Cadernos Unifoa, Volta Redonda, Rj, n. 10, p. 85-94, dez. 2012.
Os trechos 1 e 2 referem-se, respectivamente, a quais olhares sobre a saúde/doença?
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico ).
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar social.
Trecho 1: olhar mitológico (mágico ou místico) / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico).
Estudo transversal
Estudo caso-controle
Estudo de coorte
Ensaio clínico randomizado
Estudo ecológico
Promoção da saúde é um termo originalmente desenvolvido por Leavell e Clark (1976) e derivado do modelo da História Natural da Doença, proposto pelos mesmos autores.
Assinale a alternativa que apresenta um conceito correto de promoção da saúde.
É um conjunto de medidas com o objetivo de minimizar os danos de uma doença já instalada no organismo da pessoa e inclui o acesso ao serviço de saúde e ao tratamento médico ou cirúrgico adequado.
É um conjunto de medidas com o objetivo de proteger-se especificamente de determinadas doenças e inclui medidas como a vacinação e adição de iodo ao sal usado para temperar os alimentos.
É um conjunto de medidas com o objetivo de reintegrar à vida produtiva quem sofreu danos permanentes a saúde, com redução irreversível de suas capacidades e inclui estratégias com as desenvolvidas na terapia ocupacional.
É um conjunto de medidas com o objetivo de manter-se saudável e inclui a educação sanitária e as medidas básicas para uma vida saudável, como alimentação e habitação adequadas, emprego, salário digno, acesso ao lazer, entre outras.
É um conjunto de medidas com o objetivo de diagnosticar precocemente a doença a fim de evitar danos permanentes à saúde e inclui medidas como o rastreamento e a busca ativa de casos.
Ao iniciar o estudo da epidemiologia, você verificou que os método epidemiológicos podem ser aplicados a diferentes área, não apenas à saúde. Porém, sua aplicação exige o respeito a algumas premissas.
Assinale a alternativa que apresenta uma premissa básica para um estudo epidemiológico:
As ações de cuidado à saúde e de prevenção das doenças independem dos resultados de trabalhos epidemiológicos.
A distribuição desigual dos agravos à saúde não deve ocupar a atenção dos epidemiologistas.
A identificação dos fatores determinantes das doenças não afeta o resultado do estudo.
Os serviços de saúde organizam-se independentemente das informações epidemiológicas.
Os agravos à saúde não ocorrem ao acaso na população.
Um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas se reuniu aos integrantes de um projeto de pesquisa em saúde pública para investigar o número de casos novos de dengue entre a população exposta ao risco de adoecerem, em uma grande cidade brasileira, no período de janeiro a outubro de 2020. Como resultado, descobriram 80 casos para cada 100 mil habitantes.
A parir da análise dos objetivos do estudo e dos resultados obtidos, pode-se dizer que trata-se da investigação de:
mortalidade
comorbidade
prevalência
checagem
incidência
Analise as afirmativas abaixo sobre o desenvolvimento, as premissas básicas e as aplicações da epidemiologia.
I- A epidemiologia tem aplicação em diferentes áreas, além da área da saúde.
II- O estudo das doenças crônico-degenerativas requer abordagem epidemiológica diferente da aplicada ao estudo das doenças transmissíveis.
III- A ocorrência das doenças tem relação com fatores que se distribuem de forma desigual na população.
IV- As carências nutricionais e as doenças crônico-degenerativas foram os primeiros objetos de estudo da epidemiologia.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
I, II e IV apenas
I e II apenas
I, II, III e IV
I e III apenas
I, II e III apenas
A expansão urbana trouxe algumas consequências para a saúde, conforme discutido por diversos autores.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
A história recente da expansão urbana no mundo tem demonstrado um conjunto de ações afirmativas dos governos e de Organizações Não Governamentais (ONGs) que têm garantido uma qualidade de vida e saúde adequadas para toda a população.
A queda da produção agrícola observada na passagem da fase pré-moderna para a fase moderna da transição demográfica, é responsável pela fome observada nos países subdesenvolvidos.
O envelhecimento da população, observado em países que se encontra na fase pós-industrial da transição demográfica condiciona um perfil epidemiológica de grande ocorrência de doenças infecciosas veiculadas pela água.
O crescimento desordenado das cidades, com a ocupação do meio natural sem planejamento, provoca alterações no padrão de distribuição das doenças infecciosas transmitidas por artrópodes.
O crescimento do agronegócio restringe a ocorrência das doenças transmitidas por vetores, às regiões limítrofes às Áreas de Preservação Permanente (APP).
A musicoterapia é uma ciência que tem sido amplamente explorada recentemente, embora seja utilizada desde a antiguidade. Ela consiste na utilização de música para a prevenção e terapia de algumas desordens, tais como depressão e disturbios neurodegenerativos. A respeito do assunto, leia os dois trechos a seguir:
TRECHO 1
"A terapia através da música, denominada musicoterapia, é considerada uma terapia não verbal, que possibilita o aumento da autoestima de um indivíduo, além de propiciar interações em grupo, auxiliar no tratamento de doenças, proporcionando melhor qualidade de vida.". (OLIVEIRA et. al, 2012)
TRECHO 2
"Nos primórdios, a doença era tida como uma influência sobrenatural e maligna sobre um indivíduo, portanto, os meios de cura utilizados eram relacionados a procedimentos religiosos, que incluíam músicas e danças. Até hoje os povos indígenas fazem danças por acreditar que ocorrerá a expulsão dos espíritos através da música (...)" (OLIVEIRA et. al, 2012)
Referência: OLIVEIRA, Glauber Correia de et al. A contribuição da musicoterapia na saúde do idoso. Cadernos Unifoa, Volta Redonda, Rj, n. 10, p. 85-94, dez. 2012.
Os trechos 1 e 2 referem-se, respectivamente, a quais olhares sobre a saúde/doença?
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico ).
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar social.
Trecho 1: olhar mitológico (mágico ou místico) / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico).
É um conjunto de medidas com o objetivo de minimizar os danos de uma doença já instalada no organismo da pessoa e inclui o acesso ao serviço de saúde e ao tratamento médico ou cirúrgico adequado.
É um conjunto de medidas com o objetivo de proteger-se especificamente de determinadas doenças e inclui medidas como a vacinação e adição de iodo ao sal usado para temperar os alimentos.
É um conjunto de medidas com o objetivo de reintegrar à vida produtiva quem sofreu danos permanentes a saúde, com redução irreversível de suas capacidades e inclui estratégias com as desenvolvidas na terapia ocupacional.
É um conjunto de medidas com o objetivo de manter-se saudável e inclui a educação sanitária e as medidas básicas para uma vida saudável, como alimentação e habitação adequadas, emprego, salário digno, acesso ao lazer, entre outras.
É um conjunto de medidas com o objetivo de diagnosticar precocemente a doença a fim de evitar danos permanentes à saúde e inclui medidas como o rastreamento e a busca ativa de casos.
Ao iniciar o estudo da epidemiologia, você verificou que os método epidemiológicos podem ser aplicados a diferentes área, não apenas à saúde. Porém, sua aplicação exige o respeito a algumas premissas.
Assinale a alternativa que apresenta uma premissa básica para um estudo epidemiológico:
As ações de cuidado à saúde e de prevenção das doenças independem dos resultados de trabalhos epidemiológicos.
A distribuição desigual dos agravos à saúde não deve ocupar a atenção dos epidemiologistas.
A identificação dos fatores determinantes das doenças não afeta o resultado do estudo.
Os serviços de saúde organizam-se independentemente das informações epidemiológicas.
Os agravos à saúde não ocorrem ao acaso na população.
Um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas se reuniu aos integrantes de um projeto de pesquisa em saúde pública para investigar o número de casos novos de dengue entre a população exposta ao risco de adoecerem, em uma grande cidade brasileira, no período de janeiro a outubro de 2020. Como resultado, descobriram 80 casos para cada 100 mil habitantes.
A parir da análise dos objetivos do estudo e dos resultados obtidos, pode-se dizer que trata-se da investigação de:
mortalidade
comorbidade
prevalência
checagem
incidência
Analise as afirmativas abaixo sobre o desenvolvimento, as premissas básicas e as aplicações da epidemiologia.
I- A epidemiologia tem aplicação em diferentes áreas, além da área da saúde.
II- O estudo das doenças crônico-degenerativas requer abordagem epidemiológica diferente da aplicada ao estudo das doenças transmissíveis.
III- A ocorrência das doenças tem relação com fatores que se distribuem de forma desigual na população.
IV- As carências nutricionais e as doenças crônico-degenerativas foram os primeiros objetos de estudo da epidemiologia.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
I, II e IV apenas
I e II apenas
I, II, III e IV
I e III apenas
I, II e III apenas
A expansão urbana trouxe algumas consequências para a saúde, conforme discutido por diversos autores.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
A história recente da expansão urbana no mundo tem demonstrado um conjunto de ações afirmativas dos governos e de Organizações Não Governamentais (ONGs) que têm garantido uma qualidade de vida e saúde adequadas para toda a população.
A queda da produção agrícola observada na passagem da fase pré-moderna para a fase moderna da transição demográfica, é responsável pela fome observada nos países subdesenvolvidos.
O envelhecimento da população, observado em países que se encontra na fase pós-industrial da transição demográfica condiciona um perfil epidemiológica de grande ocorrência de doenças infecciosas veiculadas pela água.
O crescimento desordenado das cidades, com a ocupação do meio natural sem planejamento, provoca alterações no padrão de distribuição das doenças infecciosas transmitidas por artrópodes.
O crescimento do agronegócio restringe a ocorrência das doenças transmitidas por vetores, às regiões limítrofes às Áreas de Preservação Permanente (APP).
A musicoterapia é uma ciência que tem sido amplamente explorada recentemente, embora seja utilizada desde a antiguidade. Ela consiste na utilização de música para a prevenção e terapia de algumas desordens, tais como depressão e disturbios neurodegenerativos. A respeito do assunto, leia os dois trechos a seguir:
TRECHO 1
"A terapia através da música, denominada musicoterapia, é considerada uma terapia não verbal, que possibilita o aumento da autoestima de um indivíduo, além de propiciar interações em grupo, auxiliar no tratamento de doenças, proporcionando melhor qualidade de vida.". (OLIVEIRA et. al, 2012)
TRECHO 2
"Nos primórdios, a doença era tida como uma influência sobrenatural e maligna sobre um indivíduo, portanto, os meios de cura utilizados eram relacionados a procedimentos religiosos, que incluíam músicas e danças. Até hoje os povos indígenas fazem danças por acreditar que ocorrerá a expulsão dos espíritos através da música (...)" (OLIVEIRA et. al, 2012)
Referência: OLIVEIRA, Glauber Correia de et al. A contribuição da musicoterapia na saúde do idoso. Cadernos Unifoa, Volta Redonda, Rj, n. 10, p. 85-94, dez. 2012.
Os trechos 1 e 2 referem-se, respectivamente, a quais olhares sobre a saúde/doença?
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico ).
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar social.
Trecho 1: olhar mitológico (mágico ou místico) / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico).
As ações de cuidado à saúde e de prevenção das doenças independem dos resultados de trabalhos epidemiológicos.
A distribuição desigual dos agravos à saúde não deve ocupar a atenção dos epidemiologistas.
A identificação dos fatores determinantes das doenças não afeta o resultado do estudo.
Os serviços de saúde organizam-se independentemente das informações epidemiológicas.
Os agravos à saúde não ocorrem ao acaso na população.
Um grupo de alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas se reuniu aos integrantes de um projeto de pesquisa em saúde pública para investigar o número de casos novos de dengue entre a população exposta ao risco de adoecerem, em uma grande cidade brasileira, no período de janeiro a outubro de 2020. Como resultado, descobriram 80 casos para cada 100 mil habitantes.
A parir da análise dos objetivos do estudo e dos resultados obtidos, pode-se dizer que trata-se da investigação de:
mortalidade
comorbidade
prevalência
checagem
incidência
Analise as afirmativas abaixo sobre o desenvolvimento, as premissas básicas e as aplicações da epidemiologia.
I- A epidemiologia tem aplicação em diferentes áreas, além da área da saúde.
II- O estudo das doenças crônico-degenerativas requer abordagem epidemiológica diferente da aplicada ao estudo das doenças transmissíveis.
III- A ocorrência das doenças tem relação com fatores que se distribuem de forma desigual na população.
IV- As carências nutricionais e as doenças crônico-degenerativas foram os primeiros objetos de estudo da epidemiologia.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
I, II e IV apenas
I e II apenas
I, II, III e IV
I e III apenas
I, II e III apenas
A expansão urbana trouxe algumas consequências para a saúde, conforme discutido por diversos autores.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
A história recente da expansão urbana no mundo tem demonstrado um conjunto de ações afirmativas dos governos e de Organizações Não Governamentais (ONGs) que têm garantido uma qualidade de vida e saúde adequadas para toda a população.
A queda da produção agrícola observada na passagem da fase pré-moderna para a fase moderna da transição demográfica, é responsável pela fome observada nos países subdesenvolvidos.
O envelhecimento da população, observado em países que se encontra na fase pós-industrial da transição demográfica condiciona um perfil epidemiológica de grande ocorrência de doenças infecciosas veiculadas pela água.
O crescimento desordenado das cidades, com a ocupação do meio natural sem planejamento, provoca alterações no padrão de distribuição das doenças infecciosas transmitidas por artrópodes.
O crescimento do agronegócio restringe a ocorrência das doenças transmitidas por vetores, às regiões limítrofes às Áreas de Preservação Permanente (APP).
A musicoterapia é uma ciência que tem sido amplamente explorada recentemente, embora seja utilizada desde a antiguidade. Ela consiste na utilização de música para a prevenção e terapia de algumas desordens, tais como depressão e disturbios neurodegenerativos. A respeito do assunto, leia os dois trechos a seguir:
TRECHO 1
"A terapia através da música, denominada musicoterapia, é considerada uma terapia não verbal, que possibilita o aumento da autoestima de um indivíduo, além de propiciar interações em grupo, auxiliar no tratamento de doenças, proporcionando melhor qualidade de vida.". (OLIVEIRA et. al, 2012)
TRECHO 2
"Nos primórdios, a doença era tida como uma influência sobrenatural e maligna sobre um indivíduo, portanto, os meios de cura utilizados eram relacionados a procedimentos religiosos, que incluíam músicas e danças. Até hoje os povos indígenas fazem danças por acreditar que ocorrerá a expulsão dos espíritos através da música (...)" (OLIVEIRA et. al, 2012)
Referência: OLIVEIRA, Glauber Correia de et al. A contribuição da musicoterapia na saúde do idoso. Cadernos Unifoa, Volta Redonda, Rj, n. 10, p. 85-94, dez. 2012.
Os trechos 1 e 2 referem-se, respectivamente, a quais olhares sobre a saúde/doença?
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico ).
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar social.
Trecho 1: olhar mitológico (mágico ou místico) / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico).
mortalidade
comorbidade
prevalência
checagem
incidência
Analise as afirmativas abaixo sobre o desenvolvimento, as premissas básicas e as aplicações da epidemiologia.
I- A epidemiologia tem aplicação em diferentes áreas, além da área da saúde.
II- O estudo das doenças crônico-degenerativas requer abordagem epidemiológica diferente da aplicada ao estudo das doenças transmissíveis.
III- A ocorrência das doenças tem relação com fatores que se distribuem de forma desigual na população.
IV- As carências nutricionais e as doenças crônico-degenerativas foram os primeiros objetos de estudo da epidemiologia.
São verdadeiras as afirmativas contidas em:
I, II e IV apenas
I e II apenas
I, II, III e IV
I e III apenas
I, II e III apenas
A expansão urbana trouxe algumas consequências para a saúde, conforme discutido por diversos autores.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
A história recente da expansão urbana no mundo tem demonstrado um conjunto de ações afirmativas dos governos e de Organizações Não Governamentais (ONGs) que têm garantido uma qualidade de vida e saúde adequadas para toda a população.
A queda da produção agrícola observada na passagem da fase pré-moderna para a fase moderna da transição demográfica, é responsável pela fome observada nos países subdesenvolvidos.
O envelhecimento da população, observado em países que se encontra na fase pós-industrial da transição demográfica condiciona um perfil epidemiológica de grande ocorrência de doenças infecciosas veiculadas pela água.
O crescimento desordenado das cidades, com a ocupação do meio natural sem planejamento, provoca alterações no padrão de distribuição das doenças infecciosas transmitidas por artrópodes.
O crescimento do agronegócio restringe a ocorrência das doenças transmitidas por vetores, às regiões limítrofes às Áreas de Preservação Permanente (APP).
A musicoterapia é uma ciência que tem sido amplamente explorada recentemente, embora seja utilizada desde a antiguidade. Ela consiste na utilização de música para a prevenção e terapia de algumas desordens, tais como depressão e disturbios neurodegenerativos. A respeito do assunto, leia os dois trechos a seguir:
TRECHO 1
"A terapia através da música, denominada musicoterapia, é considerada uma terapia não verbal, que possibilita o aumento da autoestima de um indivíduo, além de propiciar interações em grupo, auxiliar no tratamento de doenças, proporcionando melhor qualidade de vida.". (OLIVEIRA et. al, 2012)
TRECHO 2
"Nos primórdios, a doença era tida como uma influência sobrenatural e maligna sobre um indivíduo, portanto, os meios de cura utilizados eram relacionados a procedimentos religiosos, que incluíam músicas e danças. Até hoje os povos indígenas fazem danças por acreditar que ocorrerá a expulsão dos espíritos através da música (...)" (OLIVEIRA et. al, 2012)
Referência: OLIVEIRA, Glauber Correia de et al. A contribuição da musicoterapia na saúde do idoso. Cadernos Unifoa, Volta Redonda, Rj, n. 10, p. 85-94, dez. 2012.
Os trechos 1 e 2 referem-se, respectivamente, a quais olhares sobre a saúde/doença?
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico ).
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar social.
Trecho 1: olhar mitológico (mágico ou místico) / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico).
I, II e IV apenas
I e II apenas
I, II, III e IV
I e III apenas
I, II e III apenas
A expansão urbana trouxe algumas consequências para a saúde, conforme discutido por diversos autores.
Assinale a alternativa correta sobre esse tema:
A história recente da expansão urbana no mundo tem demonstrado um conjunto de ações afirmativas dos governos e de Organizações Não Governamentais (ONGs) que têm garantido uma qualidade de vida e saúde adequadas para toda a população.
A queda da produção agrícola observada na passagem da fase pré-moderna para a fase moderna da transição demográfica, é responsável pela fome observada nos países subdesenvolvidos.
O envelhecimento da população, observado em países que se encontra na fase pós-industrial da transição demográfica condiciona um perfil epidemiológica de grande ocorrência de doenças infecciosas veiculadas pela água.
O crescimento desordenado das cidades, com a ocupação do meio natural sem planejamento, provoca alterações no padrão de distribuição das doenças infecciosas transmitidas por artrópodes.
O crescimento do agronegócio restringe a ocorrência das doenças transmitidas por vetores, às regiões limítrofes às Áreas de Preservação Permanente (APP).
A musicoterapia é uma ciência que tem sido amplamente explorada recentemente, embora seja utilizada desde a antiguidade. Ela consiste na utilização de música para a prevenção e terapia de algumas desordens, tais como depressão e disturbios neurodegenerativos. A respeito do assunto, leia os dois trechos a seguir:
TRECHO 1
"A terapia através da música, denominada musicoterapia, é considerada uma terapia não verbal, que possibilita o aumento da autoestima de um indivíduo, além de propiciar interações em grupo, auxiliar no tratamento de doenças, proporcionando melhor qualidade de vida.". (OLIVEIRA et. al, 2012)
TRECHO 2
"Nos primórdios, a doença era tida como uma influência sobrenatural e maligna sobre um indivíduo, portanto, os meios de cura utilizados eram relacionados a procedimentos religiosos, que incluíam músicas e danças. Até hoje os povos indígenas fazem danças por acreditar que ocorrerá a expulsão dos espíritos através da música (...)" (OLIVEIRA et. al, 2012)
Referência: OLIVEIRA, Glauber Correia de et al. A contribuição da musicoterapia na saúde do idoso. Cadernos Unifoa, Volta Redonda, Rj, n. 10, p. 85-94, dez. 2012.
Os trechos 1 e 2 referem-se, respectivamente, a quais olhares sobre a saúde/doença?
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico ).
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar social.
Trecho 1: olhar mitológico (mágico ou místico) / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico).
A história recente da expansão urbana no mundo tem demonstrado um conjunto de ações afirmativas dos governos e de Organizações Não Governamentais (ONGs) que têm garantido uma qualidade de vida e saúde adequadas para toda a população.
A queda da produção agrícola observada na passagem da fase pré-moderna para a fase moderna da transição demográfica, é responsável pela fome observada nos países subdesenvolvidos.
O envelhecimento da população, observado em países que se encontra na fase pós-industrial da transição demográfica condiciona um perfil epidemiológica de grande ocorrência de doenças infecciosas veiculadas pela água.
O crescimento desordenado das cidades, com a ocupação do meio natural sem planejamento, provoca alterações no padrão de distribuição das doenças infecciosas transmitidas por artrópodes.
O crescimento do agronegócio restringe a ocorrência das doenças transmitidas por vetores, às regiões limítrofes às Áreas de Preservação Permanente (APP).
A musicoterapia é uma ciência que tem sido amplamente explorada recentemente, embora seja utilizada desde a antiguidade. Ela consiste na utilização de música para a prevenção e terapia de algumas desordens, tais como depressão e disturbios neurodegenerativos. A respeito do assunto, leia os dois trechos a seguir:
TRECHO 1
"A terapia através da música, denominada musicoterapia, é considerada uma terapia não verbal, que possibilita o aumento da autoestima de um indivíduo, além de propiciar interações em grupo, auxiliar no tratamento de doenças, proporcionando melhor qualidade de vida.". (OLIVEIRA et. al, 2012)
TRECHO 2
"Nos primórdios, a doença era tida como uma influência sobrenatural e maligna sobre um indivíduo, portanto, os meios de cura utilizados eram relacionados a procedimentos religiosos, que incluíam músicas e danças. Até hoje os povos indígenas fazem danças por acreditar que ocorrerá a expulsão dos espíritos através da música (...)" (OLIVEIRA et. al, 2012)
Referência: OLIVEIRA, Glauber Correia de et al. A contribuição da musicoterapia na saúde do idoso. Cadernos Unifoa, Volta Redonda, Rj, n. 10, p. 85-94, dez. 2012.
Os trechos 1 e 2 referem-se, respectivamente, a quais olhares sobre a saúde/doença?
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico ).
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar social.
Trecho 1: olhar mitológico (mágico ou místico) / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico).
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico ).
Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar social.
Trecho 1: olhar mitológico (mágico ou místico) / trecho 2: olhar biológico.
Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico).