SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA


A musicoterapia é uma ciência que tem sido amplamente explorada recentemente, embora seja utilizada desde a antiguidade. Ela consiste na utilização de música para a prevenção e terapia de algumas desordens, tais como depressão e disturbios neurodegenerativos. A respeito do assunto, leia os dois trechos a seguir:

TRECHO 1

"A terapia através da música, denominada musicoterapia, é considerada uma terapia não verbal, que possibilita o aumento da autoestima de um indivíduo, além de propiciar interações em grupo, auxiliar no tratamento de doenças, proporcionando melhor qualidade de vida.". (OLIVEIRA et. al, 2012)

 

TRECHO 2

"Nos primórdios, a doença era tida como uma influência sobrenatural e maligna sobre um indivíduo, portanto, os meios de cura utilizados eram relacionados a procedimentos religiosos, que incluíam músicas e danças. Até hoje os povos indígenas fazem danças por acreditar que ocorrerá a expulsão dos espíritos através da música (...)" (OLIVEIRA et. al, 2012)

 

Referência: OLIVEIRA, Glauber Correia de et al. A contribuição da musicoterapia na saúde do idoso. Cadernos Unifoa, Volta Redonda, Rj, n. 10, p. 85-94, dez. 2012.

 

Os trechos 1 e 2 referem-se, respectivamente, a quais olhares sobre a saúde/doença?

 




  • Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico ). 
  • Trecho 1: olhar social / trecho 2: olhar biológico. 
  • Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar social. 
  • Trecho 1: olhar mitológico (mágico ou místico) / trecho 2: olhar biológico. 
  • Trecho 1: olhar biológico / trecho 2: olhar mitológico (mágico ou místico).