SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA
Leia atentamente ao texto que segue:
“Durante a Idade Média os leprosários se multiplicaram em toda a Europa, chegando talvez a vinte mil. Mas, no começo da Idade Moderna, estes estabelecimentos fecham suas portas. Não se tratava evidentemente de resultado de terapia; uma das causas poderia ser a interrupção do contato com os focos orientais da doença, o que aconteceu após a tomada de Constantinopla pelos turcos. De qualquer forma, parece evidente que a lepra passou a ser menos diagnosticada a partir do século 16 e que a sífilis tomou o seu lugar. O aumento de casos desta doença talvez fosse real, e explicável pelas grandes transformações sociais, políticas e econômicas da época. A valorização da liberdade (resultante, entre outras coisas da difusão das idéias impressas); o clima cinismo, exemplificado na política por um Maquiavel: a conduta mundana dos pontífices, desmoralizando a igreja católica; as guerras, o movimento de populações expulsas (os judeus, da Espanha) ou deslocados pelos conflitos bélicos; o relaxamento de costumes que seguiu à Peste Negra – tudo isto pode ter favorecido a difusão das doenças venéreas, e especialmente da sífilis”.
Fonte: SCLIAR, Moacyr. Do mágico ao social: A Trajetória da Saúde Pública. Disponível em: <http://www.farmacia.ufrj.br/consumo/leituras/lp_domagicoaosocial.pdf>. Acesso em 04 jun. 2018.
O texto expressa um momento histórico fortemente influenciado pelo olhar:
Biomédico-social
Sócio antropológico
Sociocultural
Empírico-biológico
Científico-mitológico
Leia atentamente ao texto que segue:
A Idade Média pode ser considerada como uma época de pestilências. Epidemias naturalmente já tinham sido registradas, tanto no Oriente como na Grécia e no Império Romano: Tucídides em Atenas (430 a.C.) e Galeno em Roma (164) faziam menção a elas, sem falar no próprio Hipócrates. Mas os movimentos populacionais, a miséria, a promiscuidade e a falta de higiene dos burgos medievais, os conflitos militares, tudo isso criou condições para explosão dos surtos epidêmicos: por exemplo, as repetidas epidemias de peste. Doença causada por uma bactéria, Pasteurella pestis, a peste é em geral transmitida por pulgas de ratos. Manifesta-se por febre, aumento dos gânglios linfáticos (bubões), que podem supurar; ou por pneumonia grave; ou por septicemia. Ainda hoje a letalidade é alta, e pode atingir 50% dos casos. Três grandes surtos mundiais (pandemias) de peste bubônica ocorreram na Idade Média: o segundo destes surtos (1347), conhecido como a “Peste Negra”, pode ter matado 25 milhões de pessoas, a um quarto da população européia de então.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o fenômeno relacionado aos movimentos populacionais ocorridos ainda na Idade Média, que promoveram surtos epidemiológicos de diferentes doenças.
Surto epidemiológico
Naturalização do espaço urbano
Transição demográfica
Correntes migratórias sedentaristas
Expansão urbana
Na evolução da previdência social no Brasil, foram criadas diferentes organizações. Primeiramente criaram-se as Caixa de Aposentadoria e Pensão - CAPs, em seguida os Institutos de Aposentadorias e Pensões – IAPs e posteriormente o Instituto Nacional de Previdência Social – INPS.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o público atendido pelos IAPs:
Cada IAP atendia aos trabalhadores de uma determinada categoria profissional, a qual era vinculada.
Cada IAP atendia um pequeno grupo de categorias profissionais, através da contribuição direta ao governo federal.
Os IAPs atendiam apenas os trabalhadores da indústria, com contrato de trabalho legalmente reconhecido.
Os IAPs atendiam os trabalhadores ferroviários e os funcionários públicos que contribuíssem financeiramente através do seu respectivo sindicato.
Cada IAP atendia trabalhadores de diferentes categorias profissionais desde que residissem na mesma unidade da federação.
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) foi um órgão público federal brasileiro, criado em 1966 e representava a previdência social em nosso país durante sua existência.
Assinale a alternativa correta sobre os INPS:
O INPS nasceu da fusão de diferentes CAPS e por isso atendia a todos os trabalhadores, independente do sindicato ao qual estavam vinculados.
O INPS foi criado para atender a todos trabalhador de atividade urbana ou rural, inclusive aqueles que não contribuíssem para a manutenção do instituto.
O INPS atendia a todos os trabalhadores que contribuíam financeiramente para a sua manutenção, independente da empresa na qual trabalhava ou a qual categoria profissional pertencia.
O INPS atendia a todos os trabalhadores brasileiros independente da relação contratual de trabalho ou da categoria profissional a qual pertenciam.
O INPS foi criado para atender aos trabalhadores do setor urbano e apenas dez anos depois de sua criação, estendeu o atendimento aos trabalhadores rurais.
Um dos campos de estudo da Saúde Coletiva é a evolução histórica dos serviços de saúde.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta sobre a história da Saúde Coletiva no Brasil:
Em 1986, teve início o Movimento da Reforma Sanitária, que culminou com a criação do Sistema Único de Saúde na Constituição Federal de 1988.
Na primeira república, havia o Departamento Nacional de Saúde que estava ligado ao Ministério da Educação.
No governo de Getúlio Vargas as Caixas de Aposentadoria e Pensão- que eram vinculadas às empresas, foram substituídas pelos Institutos de Aposentadorias e Pensões- que foram vinculados à categoria profissional.
Na década de 1920, Carlos Chagas criou o Departamento Nacional de Endemias Rurais para proporcionar atendimento a saúde dos trabalhadores rurais.
Em 1978 foi criado o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, que impedia a participação do setor privado na atenção a saúde dos trabalhadores que contribuíam para manutenção dos serviços públicos de saúde.
O Sistema Único de Saúde- SUS- criado na década de oitenta, tem suas raízes no Movimento da Reforma Sanitária, também chamado Movimento Sanitarista.
Analise as assertivas que seguem sobre o Movimento da Reforma Sanitária:
I. Surgiu no ambiente acadêmico no início da década de 70, como forma de oposição ao regime militar.
II. Nasceu no setor de saúde, mas por ser um movimento de oposição ao regime militar, foi acolhido apenas no meio acadêmico.
III. Surgiu como resposta às decisões tomadas na VIII Conferência Nacional de Saúde.
IV. Foi um movimento popular, liderado pelos partidos políticos que estavam na clandestinidade durante o governo de Getúlio Vargas.
V. As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
II, III e IV.
I, II, III e V.
II, IV e V.
I, II e III.
I e V.
A transição demográfica tem relação direta com o desenvolvimento tecnológico, a industrialização e também ao acesso a tecnologia de saúde. Esta última favorece a redução das taxas de mortalidade.
Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
Na fase pré-moderna da transição demográfica, as sociedades são rurais, dependem da exploração dos recursos naturais, ficam a mercê da variabilidade climática e possuem pouca tecnologia de acesso a saúde, favorecendo alta taxas de mortalidade.
Na fase moderna da transição demográfica as sociedades têm economia industrial e já se estabeleceram baixas taxas de natalidade e também de mortalidade, devido ao acesso a tecnologia de saúde.
Na fase moderna, na qual se encontram vários países do continente Africano, a agricultura ainda é a base da economia, com grande dependência da agricultura de subsistência, sem comprometimento da sustentabilidade.
Na fase pós- industrial, na qual se encontra o Brasil, a economia é essencialmente industrial, porém com grande preocupação com a sustentabilidade, favorecendo a expansão adequada das cidades.
Na fase industrial madura, a alta concentração de renda dificulta o acesso a tecnologia de saúde, favorecendo altas taxas de natalidade e levando ao crescimento acelerado da população, promovendo o crescimento desordenado das cidades.
As bases da epidemiologia remontam ao século XVI. Desde então, a epidemiologia evoluiu aumentando em complexidade e ampliando suas aplicações a ponto de assumir o status de disciplina no século XX.
Assinale a afirmativa correta sobre a epidemiologia:
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.
Ao longo da evolução das teorias sobre a saúde, a Sociologia desenvolveu um olhar próprio sobre o tema, colaborando para a compreensão do processo de adoecimento e para o desenvolvimento de estratégias para a manutenção da saúde. Leia as afirmativas abaixo e assinale aquela que corresponde a abordagem segundo o olhar social.
Soma o corpo social ao corpo biológico e ao ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e elege o corpo biológico como único cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo biológico ao corpo mágico para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Elege o corpo social e o corpo biológico como cenários em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e soma o corpo biológico e o ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
As estratégias de sobrevivência desenvolvidas pelo homem em cada fase de sua história refletem em como vivemos e na maneira que ocupamos o espaço natural na atualidade.
Considerando essas influências, é correto afirmar que:
O desenvolvimento da escrita no período paleolítico permitiu armazenar e transmitir informações às gerações seguintes influenciando a organização social futura.
O desenvolvimento da escrita e das técnicas de fundição permitiram ao homem da Pré-história organizar as primeiras cidades.
A domesticação de animais permitiu ao homem da Pré-história deixar o comportamento nômade, iniciando a História proprimamente dita.
O domínio das técnicas de fundição permitiu ao homem desenvolver utensílios e armamentos, determinando o fim da Pré-História.
O desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais durante o Período Neolítico, marcaram o início da fixação do homem, que antes era nômade.
Biomédico-social
Sócio antropológico
Sociocultural
Empírico-biológico
Científico-mitológico
Leia atentamente ao texto que segue:
A Idade Média pode ser considerada como uma época de pestilências. Epidemias naturalmente já tinham sido registradas, tanto no Oriente como na Grécia e no Império Romano: Tucídides em Atenas (430 a.C.) e Galeno em Roma (164) faziam menção a elas, sem falar no próprio Hipócrates. Mas os movimentos populacionais, a miséria, a promiscuidade e a falta de higiene dos burgos medievais, os conflitos militares, tudo isso criou condições para explosão dos surtos epidêmicos: por exemplo, as repetidas epidemias de peste. Doença causada por uma bactéria, Pasteurella pestis, a peste é em geral transmitida por pulgas de ratos. Manifesta-se por febre, aumento dos gânglios linfáticos (bubões), que podem supurar; ou por pneumonia grave; ou por septicemia. Ainda hoje a letalidade é alta, e pode atingir 50% dos casos. Três grandes surtos mundiais (pandemias) de peste bubônica ocorreram na Idade Média: o segundo destes surtos (1347), conhecido como a “Peste Negra”, pode ter matado 25 milhões de pessoas, a um quarto da população européia de então.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o fenômeno relacionado aos movimentos populacionais ocorridos ainda na Idade Média, que promoveram surtos epidemiológicos de diferentes doenças.
Surto epidemiológico
Naturalização do espaço urbano
Transição demográfica
Correntes migratórias sedentaristas
Expansão urbana
Na evolução da previdência social no Brasil, foram criadas diferentes organizações. Primeiramente criaram-se as Caixa de Aposentadoria e Pensão - CAPs, em seguida os Institutos de Aposentadorias e Pensões – IAPs e posteriormente o Instituto Nacional de Previdência Social – INPS.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o público atendido pelos IAPs:
Cada IAP atendia aos trabalhadores de uma determinada categoria profissional, a qual era vinculada.
Cada IAP atendia um pequeno grupo de categorias profissionais, através da contribuição direta ao governo federal.
Os IAPs atendiam apenas os trabalhadores da indústria, com contrato de trabalho legalmente reconhecido.
Os IAPs atendiam os trabalhadores ferroviários e os funcionários públicos que contribuíssem financeiramente através do seu respectivo sindicato.
Cada IAP atendia trabalhadores de diferentes categorias profissionais desde que residissem na mesma unidade da federação.
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) foi um órgão público federal brasileiro, criado em 1966 e representava a previdência social em nosso país durante sua existência.
Assinale a alternativa correta sobre os INPS:
O INPS nasceu da fusão de diferentes CAPS e por isso atendia a todos os trabalhadores, independente do sindicato ao qual estavam vinculados.
O INPS foi criado para atender a todos trabalhador de atividade urbana ou rural, inclusive aqueles que não contribuíssem para a manutenção do instituto.
O INPS atendia a todos os trabalhadores que contribuíam financeiramente para a sua manutenção, independente da empresa na qual trabalhava ou a qual categoria profissional pertencia.
O INPS atendia a todos os trabalhadores brasileiros independente da relação contratual de trabalho ou da categoria profissional a qual pertenciam.
O INPS foi criado para atender aos trabalhadores do setor urbano e apenas dez anos depois de sua criação, estendeu o atendimento aos trabalhadores rurais.
Um dos campos de estudo da Saúde Coletiva é a evolução histórica dos serviços de saúde.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta sobre a história da Saúde Coletiva no Brasil:
Em 1986, teve início o Movimento da Reforma Sanitária, que culminou com a criação do Sistema Único de Saúde na Constituição Federal de 1988.
Na primeira república, havia o Departamento Nacional de Saúde que estava ligado ao Ministério da Educação.
No governo de Getúlio Vargas as Caixas de Aposentadoria e Pensão- que eram vinculadas às empresas, foram substituídas pelos Institutos de Aposentadorias e Pensões- que foram vinculados à categoria profissional.
Na década de 1920, Carlos Chagas criou o Departamento Nacional de Endemias Rurais para proporcionar atendimento a saúde dos trabalhadores rurais.
Em 1978 foi criado o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, que impedia a participação do setor privado na atenção a saúde dos trabalhadores que contribuíam para manutenção dos serviços públicos de saúde.
O Sistema Único de Saúde- SUS- criado na década de oitenta, tem suas raízes no Movimento da Reforma Sanitária, também chamado Movimento Sanitarista.
Analise as assertivas que seguem sobre o Movimento da Reforma Sanitária:
I. Surgiu no ambiente acadêmico no início da década de 70, como forma de oposição ao regime militar.
II. Nasceu no setor de saúde, mas por ser um movimento de oposição ao regime militar, foi acolhido apenas no meio acadêmico.
III. Surgiu como resposta às decisões tomadas na VIII Conferência Nacional de Saúde.
IV. Foi um movimento popular, liderado pelos partidos políticos que estavam na clandestinidade durante o governo de Getúlio Vargas.
V. As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
II, III e IV.
I, II, III e V.
II, IV e V.
I, II e III.
I e V.
A transição demográfica tem relação direta com o desenvolvimento tecnológico, a industrialização e também ao acesso a tecnologia de saúde. Esta última favorece a redução das taxas de mortalidade.
Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
Na fase pré-moderna da transição demográfica, as sociedades são rurais, dependem da exploração dos recursos naturais, ficam a mercê da variabilidade climática e possuem pouca tecnologia de acesso a saúde, favorecendo alta taxas de mortalidade.
Na fase moderna da transição demográfica as sociedades têm economia industrial e já se estabeleceram baixas taxas de natalidade e também de mortalidade, devido ao acesso a tecnologia de saúde.
Na fase moderna, na qual se encontram vários países do continente Africano, a agricultura ainda é a base da economia, com grande dependência da agricultura de subsistência, sem comprometimento da sustentabilidade.
Na fase pós- industrial, na qual se encontra o Brasil, a economia é essencialmente industrial, porém com grande preocupação com a sustentabilidade, favorecendo a expansão adequada das cidades.
Na fase industrial madura, a alta concentração de renda dificulta o acesso a tecnologia de saúde, favorecendo altas taxas de natalidade e levando ao crescimento acelerado da população, promovendo o crescimento desordenado das cidades.
As bases da epidemiologia remontam ao século XVI. Desde então, a epidemiologia evoluiu aumentando em complexidade e ampliando suas aplicações a ponto de assumir o status de disciplina no século XX.
Assinale a afirmativa correta sobre a epidemiologia:
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.
Ao longo da evolução das teorias sobre a saúde, a Sociologia desenvolveu um olhar próprio sobre o tema, colaborando para a compreensão do processo de adoecimento e para o desenvolvimento de estratégias para a manutenção da saúde. Leia as afirmativas abaixo e assinale aquela que corresponde a abordagem segundo o olhar social.
Soma o corpo social ao corpo biológico e ao ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e elege o corpo biológico como único cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo biológico ao corpo mágico para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Elege o corpo social e o corpo biológico como cenários em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e soma o corpo biológico e o ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
As estratégias de sobrevivência desenvolvidas pelo homem em cada fase de sua história refletem em como vivemos e na maneira que ocupamos o espaço natural na atualidade.
Considerando essas influências, é correto afirmar que:
O desenvolvimento da escrita no período paleolítico permitiu armazenar e transmitir informações às gerações seguintes influenciando a organização social futura.
O desenvolvimento da escrita e das técnicas de fundição permitiram ao homem da Pré-história organizar as primeiras cidades.
A domesticação de animais permitiu ao homem da Pré-história deixar o comportamento nômade, iniciando a História proprimamente dita.
O domínio das técnicas de fundição permitiu ao homem desenvolver utensílios e armamentos, determinando o fim da Pré-História.
O desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais durante o Período Neolítico, marcaram o início da fixação do homem, que antes era nômade.
Surto epidemiológico
Naturalização do espaço urbano
Transição demográfica
Correntes migratórias sedentaristas
Expansão urbana
Na evolução da previdência social no Brasil, foram criadas diferentes organizações. Primeiramente criaram-se as Caixa de Aposentadoria e Pensão - CAPs, em seguida os Institutos de Aposentadorias e Pensões – IAPs e posteriormente o Instituto Nacional de Previdência Social – INPS.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o público atendido pelos IAPs:
Cada IAP atendia aos trabalhadores de uma determinada categoria profissional, a qual era vinculada.
Cada IAP atendia um pequeno grupo de categorias profissionais, através da contribuição direta ao governo federal.
Os IAPs atendiam apenas os trabalhadores da indústria, com contrato de trabalho legalmente reconhecido.
Os IAPs atendiam os trabalhadores ferroviários e os funcionários públicos que contribuíssem financeiramente através do seu respectivo sindicato.
Cada IAP atendia trabalhadores de diferentes categorias profissionais desde que residissem na mesma unidade da federação.
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) foi um órgão público federal brasileiro, criado em 1966 e representava a previdência social em nosso país durante sua existência.
Assinale a alternativa correta sobre os INPS:
O INPS nasceu da fusão de diferentes CAPS e por isso atendia a todos os trabalhadores, independente do sindicato ao qual estavam vinculados.
O INPS foi criado para atender a todos trabalhador de atividade urbana ou rural, inclusive aqueles que não contribuíssem para a manutenção do instituto.
O INPS atendia a todos os trabalhadores que contribuíam financeiramente para a sua manutenção, independente da empresa na qual trabalhava ou a qual categoria profissional pertencia.
O INPS atendia a todos os trabalhadores brasileiros independente da relação contratual de trabalho ou da categoria profissional a qual pertenciam.
O INPS foi criado para atender aos trabalhadores do setor urbano e apenas dez anos depois de sua criação, estendeu o atendimento aos trabalhadores rurais.
Um dos campos de estudo da Saúde Coletiva é a evolução histórica dos serviços de saúde.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta sobre a história da Saúde Coletiva no Brasil:
Em 1986, teve início o Movimento da Reforma Sanitária, que culminou com a criação do Sistema Único de Saúde na Constituição Federal de 1988.
Na primeira república, havia o Departamento Nacional de Saúde que estava ligado ao Ministério da Educação.
No governo de Getúlio Vargas as Caixas de Aposentadoria e Pensão- que eram vinculadas às empresas, foram substituídas pelos Institutos de Aposentadorias e Pensões- que foram vinculados à categoria profissional.
Na década de 1920, Carlos Chagas criou o Departamento Nacional de Endemias Rurais para proporcionar atendimento a saúde dos trabalhadores rurais.
Em 1978 foi criado o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, que impedia a participação do setor privado na atenção a saúde dos trabalhadores que contribuíam para manutenção dos serviços públicos de saúde.
O Sistema Único de Saúde- SUS- criado na década de oitenta, tem suas raízes no Movimento da Reforma Sanitária, também chamado Movimento Sanitarista.
Analise as assertivas que seguem sobre o Movimento da Reforma Sanitária:
I. Surgiu no ambiente acadêmico no início da década de 70, como forma de oposição ao regime militar.
II. Nasceu no setor de saúde, mas por ser um movimento de oposição ao regime militar, foi acolhido apenas no meio acadêmico.
III. Surgiu como resposta às decisões tomadas na VIII Conferência Nacional de Saúde.
IV. Foi um movimento popular, liderado pelos partidos políticos que estavam na clandestinidade durante o governo de Getúlio Vargas.
V. As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
II, III e IV.
I, II, III e V.
II, IV e V.
I, II e III.
I e V.
A transição demográfica tem relação direta com o desenvolvimento tecnológico, a industrialização e também ao acesso a tecnologia de saúde. Esta última favorece a redução das taxas de mortalidade.
Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
Na fase pré-moderna da transição demográfica, as sociedades são rurais, dependem da exploração dos recursos naturais, ficam a mercê da variabilidade climática e possuem pouca tecnologia de acesso a saúde, favorecendo alta taxas de mortalidade.
Na fase moderna da transição demográfica as sociedades têm economia industrial e já se estabeleceram baixas taxas de natalidade e também de mortalidade, devido ao acesso a tecnologia de saúde.
Na fase moderna, na qual se encontram vários países do continente Africano, a agricultura ainda é a base da economia, com grande dependência da agricultura de subsistência, sem comprometimento da sustentabilidade.
Na fase pós- industrial, na qual se encontra o Brasil, a economia é essencialmente industrial, porém com grande preocupação com a sustentabilidade, favorecendo a expansão adequada das cidades.
Na fase industrial madura, a alta concentração de renda dificulta o acesso a tecnologia de saúde, favorecendo altas taxas de natalidade e levando ao crescimento acelerado da população, promovendo o crescimento desordenado das cidades.
As bases da epidemiologia remontam ao século XVI. Desde então, a epidemiologia evoluiu aumentando em complexidade e ampliando suas aplicações a ponto de assumir o status de disciplina no século XX.
Assinale a afirmativa correta sobre a epidemiologia:
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.
Ao longo da evolução das teorias sobre a saúde, a Sociologia desenvolveu um olhar próprio sobre o tema, colaborando para a compreensão do processo de adoecimento e para o desenvolvimento de estratégias para a manutenção da saúde. Leia as afirmativas abaixo e assinale aquela que corresponde a abordagem segundo o olhar social.
Soma o corpo social ao corpo biológico e ao ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e elege o corpo biológico como único cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo biológico ao corpo mágico para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Elege o corpo social e o corpo biológico como cenários em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e soma o corpo biológico e o ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
As estratégias de sobrevivência desenvolvidas pelo homem em cada fase de sua história refletem em como vivemos e na maneira que ocupamos o espaço natural na atualidade.
Considerando essas influências, é correto afirmar que:
O desenvolvimento da escrita no período paleolítico permitiu armazenar e transmitir informações às gerações seguintes influenciando a organização social futura.
O desenvolvimento da escrita e das técnicas de fundição permitiram ao homem da Pré-história organizar as primeiras cidades.
A domesticação de animais permitiu ao homem da Pré-história deixar o comportamento nômade, iniciando a História proprimamente dita.
O domínio das técnicas de fundição permitiu ao homem desenvolver utensílios e armamentos, determinando o fim da Pré-História.
O desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais durante o Período Neolítico, marcaram o início da fixação do homem, que antes era nômade.
Cada IAP atendia aos trabalhadores de uma determinada categoria profissional, a qual era vinculada.
Cada IAP atendia um pequeno grupo de categorias profissionais, através da contribuição direta ao governo federal.
Os IAPs atendiam apenas os trabalhadores da indústria, com contrato de trabalho legalmente reconhecido.
Os IAPs atendiam os trabalhadores ferroviários e os funcionários públicos que contribuíssem financeiramente através do seu respectivo sindicato.
Cada IAP atendia trabalhadores de diferentes categorias profissionais desde que residissem na mesma unidade da federação.
O Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) foi um órgão público federal brasileiro, criado em 1966 e representava a previdência social em nosso país durante sua existência.
Assinale a alternativa correta sobre os INPS:
O INPS nasceu da fusão de diferentes CAPS e por isso atendia a todos os trabalhadores, independente do sindicato ao qual estavam vinculados.
O INPS foi criado para atender a todos trabalhador de atividade urbana ou rural, inclusive aqueles que não contribuíssem para a manutenção do instituto.
O INPS atendia a todos os trabalhadores que contribuíam financeiramente para a sua manutenção, independente da empresa na qual trabalhava ou a qual categoria profissional pertencia.
O INPS atendia a todos os trabalhadores brasileiros independente da relação contratual de trabalho ou da categoria profissional a qual pertenciam.
O INPS foi criado para atender aos trabalhadores do setor urbano e apenas dez anos depois de sua criação, estendeu o atendimento aos trabalhadores rurais.
Um dos campos de estudo da Saúde Coletiva é a evolução histórica dos serviços de saúde.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta sobre a história da Saúde Coletiva no Brasil:
Em 1986, teve início o Movimento da Reforma Sanitária, que culminou com a criação do Sistema Único de Saúde na Constituição Federal de 1988.
Na primeira república, havia o Departamento Nacional de Saúde que estava ligado ao Ministério da Educação.
No governo de Getúlio Vargas as Caixas de Aposentadoria e Pensão- que eram vinculadas às empresas, foram substituídas pelos Institutos de Aposentadorias e Pensões- que foram vinculados à categoria profissional.
Na década de 1920, Carlos Chagas criou o Departamento Nacional de Endemias Rurais para proporcionar atendimento a saúde dos trabalhadores rurais.
Em 1978 foi criado o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, que impedia a participação do setor privado na atenção a saúde dos trabalhadores que contribuíam para manutenção dos serviços públicos de saúde.
O Sistema Único de Saúde- SUS- criado na década de oitenta, tem suas raízes no Movimento da Reforma Sanitária, também chamado Movimento Sanitarista.
Analise as assertivas que seguem sobre o Movimento da Reforma Sanitária:
I. Surgiu no ambiente acadêmico no início da década de 70, como forma de oposição ao regime militar.
II. Nasceu no setor de saúde, mas por ser um movimento de oposição ao regime militar, foi acolhido apenas no meio acadêmico.
III. Surgiu como resposta às decisões tomadas na VIII Conferência Nacional de Saúde.
IV. Foi um movimento popular, liderado pelos partidos políticos que estavam na clandestinidade durante o governo de Getúlio Vargas.
V. As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
II, III e IV.
I, II, III e V.
II, IV e V.
I, II e III.
I e V.
A transição demográfica tem relação direta com o desenvolvimento tecnológico, a industrialização e também ao acesso a tecnologia de saúde. Esta última favorece a redução das taxas de mortalidade.
Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
Na fase pré-moderna da transição demográfica, as sociedades são rurais, dependem da exploração dos recursos naturais, ficam a mercê da variabilidade climática e possuem pouca tecnologia de acesso a saúde, favorecendo alta taxas de mortalidade.
Na fase moderna da transição demográfica as sociedades têm economia industrial e já se estabeleceram baixas taxas de natalidade e também de mortalidade, devido ao acesso a tecnologia de saúde.
Na fase moderna, na qual se encontram vários países do continente Africano, a agricultura ainda é a base da economia, com grande dependência da agricultura de subsistência, sem comprometimento da sustentabilidade.
Na fase pós- industrial, na qual se encontra o Brasil, a economia é essencialmente industrial, porém com grande preocupação com a sustentabilidade, favorecendo a expansão adequada das cidades.
Na fase industrial madura, a alta concentração de renda dificulta o acesso a tecnologia de saúde, favorecendo altas taxas de natalidade e levando ao crescimento acelerado da população, promovendo o crescimento desordenado das cidades.
As bases da epidemiologia remontam ao século XVI. Desde então, a epidemiologia evoluiu aumentando em complexidade e ampliando suas aplicações a ponto de assumir o status de disciplina no século XX.
Assinale a afirmativa correta sobre a epidemiologia:
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.
Ao longo da evolução das teorias sobre a saúde, a Sociologia desenvolveu um olhar próprio sobre o tema, colaborando para a compreensão do processo de adoecimento e para o desenvolvimento de estratégias para a manutenção da saúde. Leia as afirmativas abaixo e assinale aquela que corresponde a abordagem segundo o olhar social.
Soma o corpo social ao corpo biológico e ao ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e elege o corpo biológico como único cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo biológico ao corpo mágico para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Elege o corpo social e o corpo biológico como cenários em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e soma o corpo biológico e o ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
As estratégias de sobrevivência desenvolvidas pelo homem em cada fase de sua história refletem em como vivemos e na maneira que ocupamos o espaço natural na atualidade.
Considerando essas influências, é correto afirmar que:
O desenvolvimento da escrita no período paleolítico permitiu armazenar e transmitir informações às gerações seguintes influenciando a organização social futura.
O desenvolvimento da escrita e das técnicas de fundição permitiram ao homem da Pré-história organizar as primeiras cidades.
A domesticação de animais permitiu ao homem da Pré-história deixar o comportamento nômade, iniciando a História proprimamente dita.
O domínio das técnicas de fundição permitiu ao homem desenvolver utensílios e armamentos, determinando o fim da Pré-História.
O desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais durante o Período Neolítico, marcaram o início da fixação do homem, que antes era nômade.
O INPS nasceu da fusão de diferentes CAPS e por isso atendia a todos os trabalhadores, independente do sindicato ao qual estavam vinculados.
O INPS foi criado para atender a todos trabalhador de atividade urbana ou rural, inclusive aqueles que não contribuíssem para a manutenção do instituto.
O INPS atendia a todos os trabalhadores que contribuíam financeiramente para a sua manutenção, independente da empresa na qual trabalhava ou a qual categoria profissional pertencia.
O INPS atendia a todos os trabalhadores brasileiros independente da relação contratual de trabalho ou da categoria profissional a qual pertenciam.
O INPS foi criado para atender aos trabalhadores do setor urbano e apenas dez anos depois de sua criação, estendeu o atendimento aos trabalhadores rurais.
Um dos campos de estudo da Saúde Coletiva é a evolução histórica dos serviços de saúde.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmativa correta sobre a história da Saúde Coletiva no Brasil:
Em 1986, teve início o Movimento da Reforma Sanitária, que culminou com a criação do Sistema Único de Saúde na Constituição Federal de 1988.
Na primeira república, havia o Departamento Nacional de Saúde que estava ligado ao Ministério da Educação.
No governo de Getúlio Vargas as Caixas de Aposentadoria e Pensão- que eram vinculadas às empresas, foram substituídas pelos Institutos de Aposentadorias e Pensões- que foram vinculados à categoria profissional.
Na década de 1920, Carlos Chagas criou o Departamento Nacional de Endemias Rurais para proporcionar atendimento a saúde dos trabalhadores rurais.
Em 1978 foi criado o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, que impedia a participação do setor privado na atenção a saúde dos trabalhadores que contribuíam para manutenção dos serviços públicos de saúde.
O Sistema Único de Saúde- SUS- criado na década de oitenta, tem suas raízes no Movimento da Reforma Sanitária, também chamado Movimento Sanitarista.
Analise as assertivas que seguem sobre o Movimento da Reforma Sanitária:
I. Surgiu no ambiente acadêmico no início da década de 70, como forma de oposição ao regime militar.
II. Nasceu no setor de saúde, mas por ser um movimento de oposição ao regime militar, foi acolhido apenas no meio acadêmico.
III. Surgiu como resposta às decisões tomadas na VIII Conferência Nacional de Saúde.
IV. Foi um movimento popular, liderado pelos partidos políticos que estavam na clandestinidade durante o governo de Getúlio Vargas.
V. As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
II, III e IV.
I, II, III e V.
II, IV e V.
I, II e III.
I e V.
A transição demográfica tem relação direta com o desenvolvimento tecnológico, a industrialização e também ao acesso a tecnologia de saúde. Esta última favorece a redução das taxas de mortalidade.
Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
Na fase pré-moderna da transição demográfica, as sociedades são rurais, dependem da exploração dos recursos naturais, ficam a mercê da variabilidade climática e possuem pouca tecnologia de acesso a saúde, favorecendo alta taxas de mortalidade.
Na fase moderna da transição demográfica as sociedades têm economia industrial e já se estabeleceram baixas taxas de natalidade e também de mortalidade, devido ao acesso a tecnologia de saúde.
Na fase moderna, na qual se encontram vários países do continente Africano, a agricultura ainda é a base da economia, com grande dependência da agricultura de subsistência, sem comprometimento da sustentabilidade.
Na fase pós- industrial, na qual se encontra o Brasil, a economia é essencialmente industrial, porém com grande preocupação com a sustentabilidade, favorecendo a expansão adequada das cidades.
Na fase industrial madura, a alta concentração de renda dificulta o acesso a tecnologia de saúde, favorecendo altas taxas de natalidade e levando ao crescimento acelerado da população, promovendo o crescimento desordenado das cidades.
As bases da epidemiologia remontam ao século XVI. Desde então, a epidemiologia evoluiu aumentando em complexidade e ampliando suas aplicações a ponto de assumir o status de disciplina no século XX.
Assinale a afirmativa correta sobre a epidemiologia:
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.
Ao longo da evolução das teorias sobre a saúde, a Sociologia desenvolveu um olhar próprio sobre o tema, colaborando para a compreensão do processo de adoecimento e para o desenvolvimento de estratégias para a manutenção da saúde. Leia as afirmativas abaixo e assinale aquela que corresponde a abordagem segundo o olhar social.
Soma o corpo social ao corpo biológico e ao ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e elege o corpo biológico como único cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo biológico ao corpo mágico para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Elege o corpo social e o corpo biológico como cenários em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e soma o corpo biológico e o ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
As estratégias de sobrevivência desenvolvidas pelo homem em cada fase de sua história refletem em como vivemos e na maneira que ocupamos o espaço natural na atualidade.
Considerando essas influências, é correto afirmar que:
O desenvolvimento da escrita no período paleolítico permitiu armazenar e transmitir informações às gerações seguintes influenciando a organização social futura.
O desenvolvimento da escrita e das técnicas de fundição permitiram ao homem da Pré-história organizar as primeiras cidades.
A domesticação de animais permitiu ao homem da Pré-história deixar o comportamento nômade, iniciando a História proprimamente dita.
O domínio das técnicas de fundição permitiu ao homem desenvolver utensílios e armamentos, determinando o fim da Pré-História.
O desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais durante o Período Neolítico, marcaram o início da fixação do homem, que antes era nômade.
Em 1986, teve início o Movimento da Reforma Sanitária, que culminou com a criação do Sistema Único de Saúde na Constituição Federal de 1988.
Na primeira república, havia o Departamento Nacional de Saúde que estava ligado ao Ministério da Educação.
No governo de Getúlio Vargas as Caixas de Aposentadoria e Pensão- que eram vinculadas às empresas, foram substituídas pelos Institutos de Aposentadorias e Pensões- que foram vinculados à categoria profissional.
Na década de 1920, Carlos Chagas criou o Departamento Nacional de Endemias Rurais para proporcionar atendimento a saúde dos trabalhadores rurais.
Em 1978 foi criado o Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social, que impedia a participação do setor privado na atenção a saúde dos trabalhadores que contribuíam para manutenção dos serviços públicos de saúde.
O Sistema Único de Saúde- SUS- criado na década de oitenta, tem suas raízes no Movimento da Reforma Sanitária, também chamado Movimento Sanitarista.
Analise as assertivas que seguem sobre o Movimento da Reforma Sanitária:
I. Surgiu no ambiente acadêmico no início da década de 70, como forma de oposição ao regime militar.
II. Nasceu no setor de saúde, mas por ser um movimento de oposição ao regime militar, foi acolhido apenas no meio acadêmico.
III. Surgiu como resposta às decisões tomadas na VIII Conferência Nacional de Saúde.
IV. Foi um movimento popular, liderado pelos partidos políticos que estavam na clandestinidade durante o governo de Getúlio Vargas.
V. As propostas da Reforma Sanitária resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Assinale a alternativa que apresenta apenas as assertivas corretas:
II, III e IV.
I, II, III e V.
II, IV e V.
I, II e III.
I e V.
A transição demográfica tem relação direta com o desenvolvimento tecnológico, a industrialização e também ao acesso a tecnologia de saúde. Esta última favorece a redução das taxas de mortalidade.
Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
Na fase pré-moderna da transição demográfica, as sociedades são rurais, dependem da exploração dos recursos naturais, ficam a mercê da variabilidade climática e possuem pouca tecnologia de acesso a saúde, favorecendo alta taxas de mortalidade.
Na fase moderna da transição demográfica as sociedades têm economia industrial e já se estabeleceram baixas taxas de natalidade e também de mortalidade, devido ao acesso a tecnologia de saúde.
Na fase moderna, na qual se encontram vários países do continente Africano, a agricultura ainda é a base da economia, com grande dependência da agricultura de subsistência, sem comprometimento da sustentabilidade.
Na fase pós- industrial, na qual se encontra o Brasil, a economia é essencialmente industrial, porém com grande preocupação com a sustentabilidade, favorecendo a expansão adequada das cidades.
Na fase industrial madura, a alta concentração de renda dificulta o acesso a tecnologia de saúde, favorecendo altas taxas de natalidade e levando ao crescimento acelerado da população, promovendo o crescimento desordenado das cidades.
As bases da epidemiologia remontam ao século XVI. Desde então, a epidemiologia evoluiu aumentando em complexidade e ampliando suas aplicações a ponto de assumir o status de disciplina no século XX.
Assinale a afirmativa correta sobre a epidemiologia:
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.
Ao longo da evolução das teorias sobre a saúde, a Sociologia desenvolveu um olhar próprio sobre o tema, colaborando para a compreensão do processo de adoecimento e para o desenvolvimento de estratégias para a manutenção da saúde. Leia as afirmativas abaixo e assinale aquela que corresponde a abordagem segundo o olhar social.
Soma o corpo social ao corpo biológico e ao ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e elege o corpo biológico como único cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo biológico ao corpo mágico para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Elege o corpo social e o corpo biológico como cenários em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e soma o corpo biológico e o ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
As estratégias de sobrevivência desenvolvidas pelo homem em cada fase de sua história refletem em como vivemos e na maneira que ocupamos o espaço natural na atualidade.
Considerando essas influências, é correto afirmar que:
O desenvolvimento da escrita no período paleolítico permitiu armazenar e transmitir informações às gerações seguintes influenciando a organização social futura.
O desenvolvimento da escrita e das técnicas de fundição permitiram ao homem da Pré-história organizar as primeiras cidades.
A domesticação de animais permitiu ao homem da Pré-história deixar o comportamento nômade, iniciando a História proprimamente dita.
O domínio das técnicas de fundição permitiu ao homem desenvolver utensílios e armamentos, determinando o fim da Pré-História.
O desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais durante o Período Neolítico, marcaram o início da fixação do homem, que antes era nômade.
II, III e IV.
I, II, III e V.
II, IV e V.
I, II e III.
I e V.
A transição demográfica tem relação direta com o desenvolvimento tecnológico, a industrialização e também ao acesso a tecnologia de saúde. Esta última favorece a redução das taxas de mortalidade.
Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
Na fase pré-moderna da transição demográfica, as sociedades são rurais, dependem da exploração dos recursos naturais, ficam a mercê da variabilidade climática e possuem pouca tecnologia de acesso a saúde, favorecendo alta taxas de mortalidade.
Na fase moderna da transição demográfica as sociedades têm economia industrial e já se estabeleceram baixas taxas de natalidade e também de mortalidade, devido ao acesso a tecnologia de saúde.
Na fase moderna, na qual se encontram vários países do continente Africano, a agricultura ainda é a base da economia, com grande dependência da agricultura de subsistência, sem comprometimento da sustentabilidade.
Na fase pós- industrial, na qual se encontra o Brasil, a economia é essencialmente industrial, porém com grande preocupação com a sustentabilidade, favorecendo a expansão adequada das cidades.
Na fase industrial madura, a alta concentração de renda dificulta o acesso a tecnologia de saúde, favorecendo altas taxas de natalidade e levando ao crescimento acelerado da população, promovendo o crescimento desordenado das cidades.
As bases da epidemiologia remontam ao século XVI. Desde então, a epidemiologia evoluiu aumentando em complexidade e ampliando suas aplicações a ponto de assumir o status de disciplina no século XX.
Assinale a afirmativa correta sobre a epidemiologia:
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.
Ao longo da evolução das teorias sobre a saúde, a Sociologia desenvolveu um olhar próprio sobre o tema, colaborando para a compreensão do processo de adoecimento e para o desenvolvimento de estratégias para a manutenção da saúde. Leia as afirmativas abaixo e assinale aquela que corresponde a abordagem segundo o olhar social.
Soma o corpo social ao corpo biológico e ao ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e elege o corpo biológico como único cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo biológico ao corpo mágico para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Elege o corpo social e o corpo biológico como cenários em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e soma o corpo biológico e o ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
As estratégias de sobrevivência desenvolvidas pelo homem em cada fase de sua história refletem em como vivemos e na maneira que ocupamos o espaço natural na atualidade.
Considerando essas influências, é correto afirmar que:
O desenvolvimento da escrita no período paleolítico permitiu armazenar e transmitir informações às gerações seguintes influenciando a organização social futura.
O desenvolvimento da escrita e das técnicas de fundição permitiram ao homem da Pré-história organizar as primeiras cidades.
A domesticação de animais permitiu ao homem da Pré-história deixar o comportamento nômade, iniciando a História proprimamente dita.
O domínio das técnicas de fundição permitiu ao homem desenvolver utensílios e armamentos, determinando o fim da Pré-História.
O desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais durante o Período Neolítico, marcaram o início da fixação do homem, que antes era nômade.
Na fase pré-moderna da transição demográfica, as sociedades são rurais, dependem da exploração dos recursos naturais, ficam a mercê da variabilidade climática e possuem pouca tecnologia de acesso a saúde, favorecendo alta taxas de mortalidade.
Na fase moderna da transição demográfica as sociedades têm economia industrial e já se estabeleceram baixas taxas de natalidade e também de mortalidade, devido ao acesso a tecnologia de saúde.
Na fase moderna, na qual se encontram vários países do continente Africano, a agricultura ainda é a base da economia, com grande dependência da agricultura de subsistência, sem comprometimento da sustentabilidade.
Na fase pós- industrial, na qual se encontra o Brasil, a economia é essencialmente industrial, porém com grande preocupação com a sustentabilidade, favorecendo a expansão adequada das cidades.
Na fase industrial madura, a alta concentração de renda dificulta o acesso a tecnologia de saúde, favorecendo altas taxas de natalidade e levando ao crescimento acelerado da população, promovendo o crescimento desordenado das cidades.
As bases da epidemiologia remontam ao século XVI. Desde então, a epidemiologia evoluiu aumentando em complexidade e ampliando suas aplicações a ponto de assumir o status de disciplina no século XX.
Assinale a afirmativa correta sobre a epidemiologia:
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.
Ao longo da evolução das teorias sobre a saúde, a Sociologia desenvolveu um olhar próprio sobre o tema, colaborando para a compreensão do processo de adoecimento e para o desenvolvimento de estratégias para a manutenção da saúde. Leia as afirmativas abaixo e assinale aquela que corresponde a abordagem segundo o olhar social.
Soma o corpo social ao corpo biológico e ao ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e elege o corpo biológico como único cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo biológico ao corpo mágico para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Elege o corpo social e o corpo biológico como cenários em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e soma o corpo biológico e o ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
As estratégias de sobrevivência desenvolvidas pelo homem em cada fase de sua história refletem em como vivemos e na maneira que ocupamos o espaço natural na atualidade.
Considerando essas influências, é correto afirmar que:
O desenvolvimento da escrita no período paleolítico permitiu armazenar e transmitir informações às gerações seguintes influenciando a organização social futura.
O desenvolvimento da escrita e das técnicas de fundição permitiram ao homem da Pré-história organizar as primeiras cidades.
A domesticação de animais permitiu ao homem da Pré-história deixar o comportamento nômade, iniciando a História proprimamente dita.
O domínio das técnicas de fundição permitiu ao homem desenvolver utensílios e armamentos, determinando o fim da Pré-História.
O desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais durante o Período Neolítico, marcaram o início da fixação do homem, que antes era nômade.
A análise crítica de trabalhos científicos está fora das aplicações da epidemiologia.
A epidemiologia estuda a distribuição espaço-temporal de um evento.
A epidemiologia aplica a mesma abordagem de estudo às doenças infecciosas e às doenças crônico-degenerativas.
As doenças crônico-degenerativas foram o primeiro objeto de estudo da epidemiologia.
As aplicações da epidemiologia reduzem-se à área de saúde.
Ao longo da evolução das teorias sobre a saúde, a Sociologia desenvolveu um olhar próprio sobre o tema, colaborando para a compreensão do processo de adoecimento e para o desenvolvimento de estratégias para a manutenção da saúde. Leia as afirmativas abaixo e assinale aquela que corresponde a abordagem segundo o olhar social.
Soma o corpo social ao corpo biológico e ao ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e elege o corpo biológico como único cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo biológico ao corpo mágico para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Elege o corpo social e o corpo biológico como cenários em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e soma o corpo biológico e o ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
As estratégias de sobrevivência desenvolvidas pelo homem em cada fase de sua história refletem em como vivemos e na maneira que ocupamos o espaço natural na atualidade.
Considerando essas influências, é correto afirmar que:
O desenvolvimento da escrita no período paleolítico permitiu armazenar e transmitir informações às gerações seguintes influenciando a organização social futura.
O desenvolvimento da escrita e das técnicas de fundição permitiram ao homem da Pré-história organizar as primeiras cidades.
A domesticação de animais permitiu ao homem da Pré-história deixar o comportamento nômade, iniciando a História proprimamente dita.
O domínio das técnicas de fundição permitiu ao homem desenvolver utensílios e armamentos, determinando o fim da Pré-História.
O desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais durante o Período Neolítico, marcaram o início da fixação do homem, que antes era nômade.
Soma o corpo social ao corpo biológico e ao ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e elege o corpo biológico como único cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Soma o corpo biológico ao corpo mágico para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Elege o corpo social e o corpo biológico como cenários em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
Nega a existência do corpo mágico e soma o corpo biológico e o ambiente material para compor o cenário em que as doenças ocorrem e se desenvolvem.
As estratégias de sobrevivência desenvolvidas pelo homem em cada fase de sua história refletem em como vivemos e na maneira que ocupamos o espaço natural na atualidade.
Considerando essas influências, é correto afirmar que:
O desenvolvimento da escrita no período paleolítico permitiu armazenar e transmitir informações às gerações seguintes influenciando a organização social futura.
O desenvolvimento da escrita e das técnicas de fundição permitiram ao homem da Pré-história organizar as primeiras cidades.
A domesticação de animais permitiu ao homem da Pré-história deixar o comportamento nômade, iniciando a História proprimamente dita.
O domínio das técnicas de fundição permitiu ao homem desenvolver utensílios e armamentos, determinando o fim da Pré-História.
O desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais durante o Período Neolítico, marcaram o início da fixação do homem, que antes era nômade.
O desenvolvimento da escrita no período paleolítico permitiu armazenar e transmitir informações às gerações seguintes influenciando a organização social futura.
O desenvolvimento da escrita e das técnicas de fundição permitiram ao homem da Pré-história organizar as primeiras cidades.
A domesticação de animais permitiu ao homem da Pré-história deixar o comportamento nômade, iniciando a História proprimamente dita.
O domínio das técnicas de fundição permitiu ao homem desenvolver utensílios e armamentos, determinando o fim da Pré-História.
O desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais durante o Período Neolítico, marcaram o início da fixação do homem, que antes era nômade.