SAÚDE PÚBLICA E EPIDEMIOLOGIA


A transição demográfica tem relação direta com o desenvolvimento tecnológico, a industrialização e também ao acesso a tecnologia de saúde. Esta última favorece a redução das taxas de mortalidade.

 

 

Sobre esse tema, assinale a alternativa correta:




  • Na fase pré-moderna da transição demográfica, as sociedades são rurais, dependem da exploração dos recursos naturais, ficam a mercê da variabilidade climática e possuem pouca tecnologia de acesso a saúde, favorecendo alta taxas de mortalidade.

  • Na fase moderna da transição demográfica as sociedades têm economia industrial e já se estabeleceram baixas taxas de natalidade e também de mortalidade, devido ao acesso a tecnologia de saúde.

  • Na fase moderna, na qual se encontram vários países do continente Africano, a agricultura ainda é a base da economia, com grande dependência da agricultura de subsistência, sem comprometimento da sustentabilidade.

  • Na fase pós- industrial, na qual se encontra o Brasil, a economia é essencialmente industrial, porém com grande preocupação com a sustentabilidade, favorecendo a expansão adequada das cidades.

  • Na fase industrial madura, a alta concentração de renda dificulta o acesso a tecnologia de saúde, favorecendo altas taxas de natalidade e levando ao crescimento acelerado da população, promovendo o crescimento desordenado das cidades.