REDES INDUSTRIAIS


O parâmetro que melhor define um sistema modulador e demodulador é a velocidade em bits por segundo. Considerando um arquivo de 3.11 MBytes e um modem de 33.6 Kbps, qual o tempo que levará para transmitir toda a mensagem contida no arquivo?

19.50 minutos
17.89 minutos
21.60 minutos
12.34 minutos
1.54 minutos
O parâmetro que melhor define um sistema modulador e demodulador é a velocidade em bits por segundo. Considerando um arquivo de 4.04 MBytes e um modem de 33.6 Kbps, qual o tempo que levará para transmitir toda a mensagem contida no arquivo?

12.67 minutos
2.00 minutos
26.45 minutos
10.26 minutos
16.03 minutos

Uma das redes mais utilizadas para leitura de instrumentos e controle de processos industriais é a PROFIBUS-PA. Fazendo parte do conjunto de protocolos PROFIBUS (junto com DP e PROFINET), o PA pode ser implementado, inclusive, em ambientes e áreas classificadas de segurança intrínseca. Referente ao PROFIBUS-PA, assinale qual é a alternativa correta.


A alimentação e os dados trafegam por condutores distintos, porém no mesmo cabo. Esse cabo deve ser blindado.


Utiliza conectores “vampiro” para fazer derivações na rede.


O PA depende de um mestre, que será escravo de outro protocolo, geralmente o próprio PROFIBUS-DP. O mestre é chamado de Coupler.


A distância máxima para rede PA, em qualquer condição, será de 1200 metros para uso sem repetidores.


As velocidades são padronizadas entre 9600 e 115200 bits por segundo, dependendo da tecnologia dos dispositivos.

Ao aplicar o uso de dispositivos em rede, na fase de programação, devemos importar os dados disponíveis para as memórias do controlador. Os dicionários de CANopen e DeviceNet utilizam o formato de arquivo EDS (Electronic Data Sheet). Os protocolos PROFIBUS-DP e PROFINET também padronizam arquivos de descrição de dispositivos. A respeito desse assunto, escolha a alternativa correta.


GSD para PROFINET e GSDML para DP.


GSD para DP-V0, EDD para DP-V1 e V2 e GSDML para PROFINET.


Nenhuma das alternativas.


GSDML para DP-V0, GSD para DP-V1 e EDD para PROFINET.


GDS para DP e GSDML para PROFINET.

A interface USB permite que dispositivos diversos sejam conectados a nossos computadores. Referente ao uso da USB em ambientes industriais, assinale a alternativa correta.


Sistemas de comunicação industrial sempre são convertidos para USB pela padronização universal.


A USB é utilizada apenas para armazenar dados em pen drives para sistemas de data logging.


Em automação, utiliza-se apenas a versão 1.0 pela sua confiabilidade, apesar da baixa velocidade.


Se uma interface USB for utilizada, deve ser no modo full-duplex.


Conversores RS-485 permitem conectar escravos por meio de USB a sistemas de supervisão.

Pares metálicos trançados, fibras óticas, cabos coaxiais e ondas eletromagnéticas são diferentes meios físicos pelos quais a informação de comunicações industriais trafega. Em conjunto com as interfaces de comunicação seriais, os meios físicos completam a camada um, fisica, do modelo OSI/ISO. Além da padronização do modelo, a Comissão Internacional de Eletrotécnica padronizou uma norma para tratar dos protocolos e meios físicos. Dentre as alternativas, a que descreve essa norma é:


IEC 61158.


IEEE 802.11.


ABNT NBR 5419.


IEEE 61499.


IEC 61131.

Cada camada do modelo OSI da ISO é responsável por uma etapa na comunicação industrial. As características vão desde o meio físico, passando por roteamento, até a tradução e a apresentação dos dados por meio do software. A camada que garante a comunicação fim a fim é a quarta camada do modelo, e o seu nome é:


Rede.


Sessão.


Transporte.


Conexão.


Enlace.

Uma forma de classificar determinada interface serial é o sincronismo. Quando, em conjunto com o meio físico de tráfego, é enviada uma informação para decodificação da mensagem, chamamos esse sinal de clock, e a comunicação é síncrona. Qual das alternativas a seguir determina o sinal de decodificação de uma comunicação assíncrona?


O clock é enviado por uma interface dedicada.


O clock não está presente nos dispositivos que apresentam essa forma de comunicação.


O clock é interno para cada dispositivo.


O próprio clock é a mensagem transmitida.


A mensagem é modulada por uma onda de clock.

Inicialmente, os protocolos industriais foram desenvolvidos por fabricantes para dispositivos específicos. Com a evolução dos protocolos, tornou-se difícil a comunicação entre dispositivos de fabricantes distintos, exigindo que um desenvolvedor ficasse preso a um fabricante. Acerca dos objetivos da abertura dos protocolos, é correto afirmar que:

I) a interoperabilidade é a capacidade dos sistemas de trocarem informações entre eles, mesmo que sejam de fabricantes distintos.

II) a interconectividade é forma como dispositivos e controladores de fabricantes distintos podem se comunicar.

III) a portabilidade é a capacidade de um software ser implementado em plataformas diferentes.

IV) os objetivos se alteraram e, uma vez que os protocolos foram abertos, não são mais necessários de serem atingidos.

Estão corretas:


II e IV.


I, II e III.


I e II.


I e III.


Todas.

Dentre os protocolos de comunicação com base na ethernet, o último desenvolvido foi o EtherCAT. Foi criado para atender requisitos de sistemas em que a precisão de sincronismo e manufatura integrada fosse atendida em tempo real. Utiliza um conceito de barramento e endereçamento individual, fazendo com que o mestre na rede seja um objeto padrão na ethernet, e seus escravos pertencem apenas ao EtherCAT. Acerca do tema estudado, é correto afirmar que:

I) permite a implementação de controladores com grande poder de processamento, porém não de microcontroladores mais simples.

II) não permite coexistência na rede ethernet, por se tratar de um barramento.

III) tempo de ciclo completo de rede inferior a 100 microssegundos.

IV) controle de dados cíclicos com boa estimação probabilística.

Assinale a alternativa correta.


Apenas II está correta.


I e II estão corretas.


Apenas I está correta.


III e IV estão corretas.


Apenas III está correta.

Páginas: 12345678910
1112