RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS


Da forma como se desenvolveram as relações sociais é impossível imaginar o mundo atual sem a aplicação de energia nas atividades humanas, seja no âmbito domiciliar ou industrial. A sociedade, mais complexa a cada dia, estabeleceu seu desenvolvimento baseado em algumas fontes principais de energia: fóssil (a exemplo do petróleo, carvão mineral e gás natural) e renováveis (como a água, vento, Sol, marés, biomassa). Sobre o uso da energia na sociedade atual podemos afirmar:


A maior matriz energética do Brasil é o gás natural, seguido pela biomassa, urânio, água, vento, Sol, marés, petróleo e seus derivados.


Quanto maior a disponibilidade de recursos energéticos e quanto maior sua exploração, menor é a possibilidade de desenvolvimento econômico de um país.


Por ser a natureza um “bem comum da humanidade” o uso e o consumo dos “bens naturais” entre os países acontece de maneira comum e igualitária.


Quanto mais energia é disponibilizada, usada e explorada, mais conforto é alcançado por quem tem acesso a ela. A energia é a mola propulsora do desenvolvimento da sociedade atual. 


Se um determinado país possui mais riquezas energéticas, consequentemente maior será seu desenvolvimento econômico, distribuição de renda e conservação ambiental.

Analise atentamente as assertivas que segue, em seguida, marque a opção correta:

"Uma das principais reservas de petróleo e gás no Brasil é a Bacia de Campo, estendendo-se do norte do do Rio de Janeiro ao sul do Espírito Santo. A exploração se dá em águas profundas ( lâmina d'água superior a 800 metros)". 

Porque

"As condições ambientais da reserva determinaram o desenvolvimento da tecnologia especial para potencializar a produção desses campos petrolíferos". 




A primeira é uma assertiva verdadeira e a segunda justifica a primeira. 


A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.


A primeira assertiva é verdadeira e a segunda assertiva é falsa. 


As duas assertivas são falsas.


As duas assertivas são verdadeiras, no entanto, a segunda não complementa a primeira.

A Terra ultrapassou 7 bilhões de habitantes, três vezes mais que os pessimistas acreditam ser prudentes para evitar que os recursos naturais disponíveis entrem em colapso. Dentre esses recursos está a água, que nesse contexto sofre deterioração de suas reservas superficiais e subterrâneas. Com isso, ao mesmo tempo em que não se racionaliza, o crescimento populacional aumenta.

 Relacionada ao fragmento acima podemos afirmar que a afirmativa a seguir que a ele se associa e que se apresenta correta é:

 

 

 

 

 

 

 


As grandes cidades brasileiras, como São Paulo, enfrentam racionamento sazonal de água devido à poluição do recurso na cidade.


A qualidade da água de um rio é afetada em grande parte pelo uso do solo e sua bacia hidrográfica.  


Os fertilizantes e agrotóxicos não têm capacidade de modificar as características dos corpos de água.


Como a água ocupa 75% da superfície do planeta, torna-se desnecessária a discussão sobre seu desperdício.


A água doce distribui-se desigualmente nos diversos continentes, sendo os sul-americanos os mais carentes.

Dentre os recursos naturais considerados renováveis encontramos a água, as florestas, o Sol, o vento, entre outros. Dentre estes, alguns não se esgotam no tempo de uma geração, enquanto outros só são renovados por meio da intervenção humana.

 De acordo com seus conhecimentos sobre recursos naturais renováveis, leia e analise as assertivas abaixo. Posteriormente, assinale a que estiver CORRETA:


Embora não seja ideal, a água poluída por materiais sólidos orgânicos e inorgânicos pode ser utilizada livremente para geração de energia elétrica, sem perdas. 


 A água é um recurso natural renovável, graças ao ciclo. No entanto, o volume de água doce no mundo não se renova na mesma intensidade de sua evaporação.


Outra forma eficaz de se despoluir as águas é a utilização das mesmas para irrigação, pois as grandes plantações necessitam de uma variedade muito grande de elementos químicos. 


A solução para o excesso de matéria orgânica descartada em corpos hídricos é a utilização de tais espaços para criação de peixes, capazes de realizar a purificação natural da água. 


O principal motivo pelo qual o ciclo hidrológico é interrompido se encontra na poluição das águas, pois uma vez sobrecarregadas de elementos químicos, deixam de evaporar.

De acordo com seus conhecimentos sobre a relação do homem com a natureza, considere que as alterações a seguir são decorrentes da ação antrópica sobre o ambiente, exceto uma. Assinale-a:

 


Abalos sísmicos.


Extinção de espécies.


Redução da camada de ozônio.


Alterações climáticas globais.


Desertificação.

Todos os dias nós acompanhamos pelos meios de comunicação as catástrofes climáticas e as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos anos. Os cientistas são unânimes em afirmar que essas mudanças são resultados do aquecimento global. Diante disso leia com atenção as afirmativas abaixo.   I - Os impactos regionais decorrentes dos desmatamentos, aliados ao aquecimento global, produzem climas mais quentes e, possivelmente, mais secos, favorecendo a ocorrência de incêndios florestais e ampliando a vulnerabilidade dos ecossistemas tropicais.    II - Os avanços tecnológicos, como a construção e o lançamento de satélites artificiais de sensoriamento remoto e o desenvolvimento da informática, tiveram papel fundamental na qualidade das pesquisas voltadas para os problemas ambientais.    III- O efeito estufa é um fenômeno natural e fundamental para a vida na Terra, porém a sua intensificação, resultante do aumento das concentrações de CO2 e de outros gases provocados pelas atividades humanas, tem gerado, segundo alguns especialistas, o aquecimento global, com cenários previsíveis de mudanças climáticas.    IV- A questão ambiental da Amazônia tem sido resolvida de forma responsável, conciliando desenvolvimento social e preservação ambiental, ou seja, o desenvolvimento sustentável. A sequência correta está contida em:

I, II e III.
II, III e IV.
II e III.
I e III.
III e IV.
A partir do surgimento do ser humano na Terra, o equilíbrio natural entre os seres e seu meio começou a ser alterado. Com o passar do tempo e a intensificação das descobertas e utilização de tecnologias, essa realidade foi sendo ampliada. Isso porque a humanidade é criadora de recursos e, ao mesmo tempo, destruidora do patrimônio que a natureza dispõe e do qual nos apropriamos, muitas vezes, de maneira intensiva, predatória e desequilibrada. Desta forma é CORRETO afirmar que: (01) Embora o ser humano seja parte da natureza e dela dependa, o que se verifica é uma relação predatória aos recursos naturais, o que demonstra pouca conscientização a respeito das consequências possíveis.  (02) Os elementos da natureza têm sido utilizados no suprimento das necessidades fundamentais e na facilitação da sobrevivência, desde os povos nômades até a civilização contemporânea.   (04) Além da dependência existente entre o ser humano e os recursos naturais, há também uma interdependência entre os próprios recursos, que precisam de certo equilíbrio para manutenção e reprodução da vida no planeta.  (08) A exuberância dos recursos da flora e fauna brasileiros representou incentivo aos navegantes portugueses que aqui aportaram no século XV, o que ficou registrado na carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei D. Manuel.   (32) A sobrevivência humana depende, fundamentalmente, dos recursos bióticos de um ecossistema, mas, poderia viver sem prejuízos se abrisse mão da exploração dos elementos naturais abióticos disponíveis.   A SOMA dos números que correspondem às afirmativas corretas é:  

40
15
13
42
14

De acordo com seus conhecimentos sobre a relação do homem com a natureza, considere que todas as alterações a seguir, são decorrentes da ação antrópica sobre o ambiente, exceto numa. Assinale-a:


As alterações da superfície terrestre pelo uso são extremamente visíveis e intensas.


O aumento da produtividade biológica e da biodiversidade. 


A redução da camada de ozônio produz efeitos negativos sobre os seres vivos. 


O aquecimento e as alterações climáticas globais trazem impactos sobre o ambiente e a sociedade. 


A redução da diversidade cultural é produzida pelas alterações ambientais. 

A desertificação deriva do esgotamento, isto é, da perda da fertilidade dos solos, que se tornam incapazes de nutrir os vegetais. Para melhor se entender o processo de desertificação, vários termos foram criados. De acordo com os estudos realizados, associe a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. Deserto específico

2. Desertificação

3. Deserto

4. Área de desertificação

5. Processo de desertificação

6. Área propensa à desertificação

 

(    ) Diz respeito à atividade predatória que irá conduzir a formação de desertos.

(    ) Região de clima árido, caracteriza-se por apresentar solos ressequidos.

(    ) A desertificação já se manifesta em grau máximo.

(    )  Área onde a fragilidade do ecossistema favorece o processo de instalação de desertificação.

(    ) Origina-se pela intensa pressão exercida por atividades humanas.

(    ) É a área onde o fenômeno já se manifesta.

A sequência correta é:


5, 3, 1, 6, 2, 4.


1, 4, 6, 3, 5,2.


4, 1, 3, 5, 6,2.


5, 6, 2, 4, 3, 1.


2, 4, 6, 1, 3, 5.

Uma das características marcantes do tempo e do clima é a variação espacial e a flutuação do tempo. Desse modo, existe uma diferenciação entre anomalia, variabilidade e mudança climática. De acordo, com os seus estudos, uma flutuação extrema de um elemento em uma série climatológica, com desvios acentuados, do padrão observado de variabilidade pode ser denominada como:


IPCC.


Mudança climática.


Anomalia climática.


Variabilidade climática.


Catástrofes climáticas.

Páginas: 12345678910
11