RECURSOS NATURAIS E IMPACTOS AMBIENTAIS


Com base em seus conhecimentos e estudos realizados sobre a relação entre os recursos energéticos e eficiência energética, observe a imagem abaixo, a seguir leia as alternativas e assinale a que estiver correta.

 

Fonte: imagem de Breno Pereira Dias, 2010

 


 A cana-de-açúcar, matéria-prima usada na produção do álcool etílico, ocupou vastas extensões de solos no Norte e no Sul do Brasil. São os estados do Amazonas e Santa Catarina os maiores produtores nacionais de cana-de-açúcar.


A produção do Etanol criou um grande número de empregos temporários, existentes apenas nas épocas de safra. Além disso, o cultivo da cana-de-açúcar é provoca a desestruturação da agricultura familiar.


A cana-de-açúcar é capaz de gerar uma energia totalmente limpa, socialmente e ambientalmente responsável. Sua utilização revolucionou estruturas sócio espaciais brasileiras, acabando com o latifúndio.


O Estado não tem assumido a posição de subsidiário dos usineiros de cana-de-açúcar, o que tem provocado uma redução nos lucros dos empresários e, consequentemente, reforçado os privilégios políticos e econômicos das elites agrárias.


O eucalipto também é muito utilizado na produção do etanol no Brasil. Este ocupou vastas áreas, especialmente da Região Norte, provocando acelerado desmatamento. O etanol vem substituindo o óleo diesel, utilizado nos meios de transporte pesados, devido ao custo-benefício.

Ao estudar os impactos ambientais globais podemos perceber que a degradação ambiental vem se intensificando e alterando o espaço geográfico. Sobre estas ações sofridas pela natureza, assinale a alternativa incorreta:


As sociedades elaboraram sistemas de relacionamento entre os homens e a natureza. Não se conhece, entretanto, nenhuma organização social que tenha atribuído ao Homem um papel subalterno. 


A degradação ambiental é um processo e, enquanto processo, está em curso, ou seja, se intensifica cada vez mais, na medida em que evoluem a ciência e as técnicas voltadas para a exploração dos recursos naturais. 


O fenômeno da degradação ambiental, cujo acirramento remonta à década de 1960, pode ser considerado um acontecimento ainda recente. 


O desmatamento é suficiente para se analisar os impactos ambientais sobre determinada região, pois, para se analisar a degradação ambiental basta analisar um aspecto deste fenômeno. 


A degradação ambiental é um processo e, sendo processo, inclui uma série de fatores interligados e combinados entre si. 

Nos últimos  séculos, vem aumentando, na camada atmosférica, que recobre a Terra, a concentração de dióxido de carbono, do metano, do óxido nitroso e de outros gases. Esse aumento anormal provoca a aceleração do aquecimento global.Leia atentamente os itens a seguir sobre o Efeito Estufa e assinale a opção correta.

 I - O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante.

 II - O gás metano é liberado durante a decomposição de celulose em condições anaeróbias, tais como de áreas inundadas ou de material orgânico acumulado em lagoas de decantação e em aterros sanitários.

 III - Superfícies secas apresentam grande amplitude térmica e geram pulsos de calor e frio.

 IV - Uma vez liberado o gás carbônico não é possível a sua retirada da atmosfera.

 Estão corretas as afirmativas. 


II e III.


II e IV.


I, II e III.


III e IV.


I e II. 

Dirigentes do G8 e de outros nove países afirmam: a meta é manter o planeta apenas 2 graus mais quente do que em 1900.

  Depois do fracasso do Protocolo de Kyoto, o pacto que estabelecia metas para algumas nações diminuírem a emissão de gases causadores do efeito estufa, o mundo parece estar mais próximo de um acordo antipoluição. Um avanço nesse sentido ocorreu na semana passada, em Áquila, na Itália, na reunião de cúpula do G8. Outros nove países participaram do encontro como convidados. Pela primeira vez, os Estados Unidos apoiaram ações contra o aquecimento global. O foco de resistência ao pacto climático está agora em outro grupo de países, pois, por pressão da China e da Índia, os países do grupo do G5 não definiram a redução de, pelo menos, metade das emissões de gases do efeito estufa, até 2050.

 Texto adaptado – Revista Veja – 15/07/2009

 Sabemos que a ação humana tem agravado os problemas ambientais. O aquecimento global é uma preocupação mundial como indica o texto acima. Desse modo indique a opção que apresenta corretamente uma das possíveis catástrofes climáticas, no Brasil, decorrência do aquecimento global.


O fim das chuvas de granizo


Savanização da Amazônia.


Chuvas abundantes no nordeste brasileiro ao invés de secas prolongadas.


Enchentes em todo Brasil, vendavais e, sobretudo o fim da COna atmosfera.


Rebaixamento do nível dos oceanos.

Para um melhor entendimento do estudo das flutuações climáticas, é necessário entender os conceitos de variabilidade, de anomalia e de mudança climática. De acordo com os estudos sobre variabilidade x mudança climática leia atentamente os itens a seguir e depois assinale a correta.

 I - Anomalia climática é a variação das condições climáticas em torno da média climatológica.

 II - Mudanças climáticas é a tendência de alteração da média por um longo período de tempo.

 III - Variabilidade climática é definida como uma flutuação extrema de um elemento em uma série climatológica.


Estão corretas as afirmações:


I. 


III. 


II. 


II e III. 


I e II. 

A América Latina está localizada na maior reserva de água subterrânea do mundo, o aquífero Guarani. A maior parte das terras ocupadas pelo aquífero encontra-se em subsolo brasileiro.

 

Considerando os seus conhecimentos sobre o aquífero Guarani analise as afirmativas abaixo.

 I-             A região que abriga o Aquífero Guarani, a 240 a 140 milhões de anos atrás era um grande deserto, na Era Mesozoica.

II-            O Aquífero Guarani, ocupa trechos do Brasil, da Argentina, Paraguai e do Uruguai.

III-           Estima-se que a população atual sobre o domínio do aquífero gire em torno de 15 milhões de habitantes.

IV-          O Aquífero desperta entre outros países cobiça e representa um importante foco de discussão geopolítica internacional.

 

É correto o que se afirma em:

 


I apenas.


III apenas.


I e IV  apenas.


II e III apenas.


I, II, III e IV.

Observe atentamente o mapa que segue:

O mapa acima apresenta em destaque a localização das principais reservas de:


Petróleo.


Cana-de-açúcar. 


Biodiesel.


Carvão Vegetal.


Aquífero.

Conforme nossos estudos  a biomassa representa a grande inovação que fez o Brasil se destacar mundialmente no que se refere às questões energéticas.

 A busca de energia alternativa tornou-se o tema do momento. Com a elevação do preço do petróleo, energia que não é renovável e é extremamente poluente, além da preocupação com o aquecimento global, está sendo discutida em todos os âmbitos da sociedade uma fonte energética que substitua a queima do combustível fóssil.

 

Após a leitura do texto, considere as afirmativas a seguir.

 I)    A produção do etanol gera a exploração do trabalhador braçal, sendo vários os problemas envolvidos neste item, como as péssimas condições de trabalho, pagamento de baixos salários e exigências de produtividade desumanas.

 II)   A produção do etanol é bem mais poluente que o petróleo, seu preço está desvinculado ao do "barril de petróleo" e gera mais empregos diretos e indiretos em seu processo de produção.

 III) A produção do etanol está aumentando a concentração fundiária, desestruturando a agricultura familiar e gerando, consequentemente, o aumento das desigualdades sociais. Uma das consequências deste cenário é o aumento da violência no campo.

 IV)A produção do etanol colocou o Brasil em uma posição de destaque no cenário energético, contribuindo para o aumento das exportações brasileiras. O álcool pode ser obtido de diversas formas de biomassa, sendo a cana-de-açúcar a realidade econômica atual.

 V) O Brasil é o país mais avançado, do ponto de vista tecnológico, na produção e no uso do etanol como combustível, seguido pelos EUA. A cana-de-açúcar, após a água, é a maior fonte de energia renovável do Brasil.

 Estão corretas as alternativas:

 

 

 

 

 


I, II, III e IV.


I, III, IV e V.


I, II, III, IV e V.


I, II, IV e V.


II, III e IV.

O uso de energia oriunda de fontes renováveis como o sol, a água, os ventos e o álcool da cana-de-açúcar, em substituição aos combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, que são poluentes, foi um dos temas da conferência ambiental Rio + 10 realizada em setembro de 2002 em Johannesburgo, África do Sul. Participaram dos debates chefes de Estado, ambientalistas, empresários e diplomatas de diferentes países do mundo.

 No Brasil, as hidroelétricas têm desempenhado um papel destacado no processo de desenvolvimento econômico e produção de energia alternativa. No entanto, na fase de implantação, as hidroelétricas causam diversos impactos ao meio ambiente, tais como:

 I - inundação de áreas agricultáveis.

II - perda de vegetação e da fauna terrestres.

III - perdas de heranças históricas e culturais.

IV - aumento das possibilidades de trabalho para a população local.


 ASSINALE a alternativa, conforme a coerência da associação:


Somente as afirmativas II e  III estiverem corretas.


Somente as afirmativas II, III e IV estiverem corretas.


Somente as afirmativas I, II e III  estiverem corretas.


Todas as alternativas estiverem corretas.


Somente a afirmativa I estiver correta.

No capítulo "Energia e recursos naturais: considerações acerca dos desafios para o mundo e para a América Latina", a definição de “recursos naturais” segundo o IBGE-  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( 2004), pode ser definido como:


Uma denominação aplicada a todas as matérias primas, tanto aquelas renováveis como as não renováveis, obtidas diretamente da natureza, e aproveitáveis pelo homem.


Uma denominação única somente dos recursos renováveis sendo eles abundantes ou não.


Todas as alternativas estão corretas.


Uma denominação única dos recursos que não podem ser regenerados ou reutilizados pelo homem ou pela natureza. 


Uma denominação exclusiva, mas que ainda não tenham sofrido importantes transformações pelo trabalho humano.

Páginas: 12345678910
11