PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO


Estudando os estágios do desenvolvimento cognitivo, vimos que, na perspectiva Piagetiana, “o desenvolvimento intelectual é o processo pelo qual as estruturas da inteligência se constroem progressivamente por meio da dinâmica e contínua interação entre o sujeito e o meio.” (TOSTA, p. 44, 2017). E que, as estruturas de cada estágio se encontra em interação com o estágio seguinte. Segundo Tosta, os estágios do desenvolvimento segundo Piaget, são:


assimilação; acomodação; adaptação e operações formais.
sensório motor; operacional concreto, acomodação e Operações formais;
Sensório motor; Pré-operacional; Operacional concreto e Operações formais.
motor; equilibração majorante; operacional e operações formais;
assimilação; acomodação; adaptação e equilibração;

Segundo a lenda grega, Édipo foi um príncipe que assassinou seu pai e casou-se com sua mãe. Freud, buscou nessa lenda, a explicação para o que chamou de Complexo de Édipo. Segundo ele, essa fase do desenvolvimento psicossexual ocorre por volta dos três aos seis/sete anos quando “a criança ama seu progenitor do sexo oposto, porém, já tem a clara percepção de que este tem suas atenções voltadas para o progenitor que tem o mesmo sexo que o seu (criança). ” (BORGES, 2017, p. 208).

A fase em que ocorre o Complexo de Édipo é:


fase latência
fase anal
fase oral
fase fálica
fase genital

Uma das questões principais entre os estudiosos do desenvolvimento envolve identificar a importância de fatores hereditários e fatores ambientais nos processos de desenvolvimento. “Alguns aspectos genéticos são determinantes, porém a grande maioria são tendências que podem ou não se realizar em função das experiências ambientais” (CARMO, 2012, p. 6).

Partindo dessa premissa é correto o que se afirma em:

I Se uma mãe é diabética, com certeza, todos os seus filhos também serão e manifestarão a doença em etapas diferentes da vida. Alguns quando ainda são crianças e outros na idade adulta;

II Se o filho de uma mãe diabética não se preocupar com sua carga genética, abusar do açúcar, não praticar exercícios, levar uma vida estressante e não controlar a pressão arterial -  fatalmente desenvolverá a doença;

III Se o filho de uma mãe diabética tiver uma alimentação saudável, consumir pouco açúcar, praticar exercícios regularmente, manter controlado o stress e a pressão arterial é provável que nunca manifeste a doença;

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


II e III apenas
I, II e III apenas
I e II apenas
II apenas.
I e III apenas

Henri Wallon, “propõe o estudo da pessoa completa, tanto em relação a seu caráter cognitivo quanto ao caráter afetivo e motor, pois para ele, a cognição é importante, mas não mais importante que a afetividade ou a motricidade”. (EMANUEL, p. 116, 2017).

Sobre a citação acima assinale (V) para afirmativas verdadeiras e (F) para afirmativas falsas.

(   ) Para esse autor, o homem é o produto das influências sociais e fisiológicas.

(   ) Para esse autor, o potencial psíquico do ser humano depende notadamente do contexto social e cultural.

(   ) Para esse autor, o homem é o produto das influências biológicas. 

(   ) Para esse autor, o potencial psíquico do ser humano não depende do contexto social e cultural.

A sequência correta é:


F, F, F, V.
V, V, V, F.
V, V, V, V.
F, F, V, V.
V, V, F, F.

Para responder esta questão, leia a citação com atenção e complete o que se pede.

 

“Do ponto de vista de _______________ um dos grandes problemas do ensino, é o uso do controle aversivo. Embora a punição física seja expressamente proibida nas escolas, ainda persistem algumas medidas como a ridicularizarão, a repreensão, o sarcasmo, a crítica destrutiva, o trabalho forçado e a retirada de privilégios (ou até dos direitos, como o recreio, por exemplo). Muitas vezes os exames são usados como ameaça e são realizados, principalmente, para classificar, excluir ou punir o estudante. ” (ZAFRA; VIEIRA, p. 242, 2017)

 

O termo que completa corretamente a citação é:


Gessell
Vygotsky.
Binet
Skinner
Watson 
Piaget em sua teoria, defende que “o conhecimento é construído pela atividade do sujeito/criança sobre o objeto cognoscente, o foco da teoria piagetiana não se fixa no sujeito e nem no objeto, mas na interação sujeito-objeto” (TOSTA, p. 17, 2017). Isso significa que: Assinale a única alternativa correta.

a construção do conhecimento pela criança é realizada pela atuação do adulto, quando ensina diariamente a criança. 
a construção do conhecimento pela criança é realizada na interação entre a atividade desenvolvida por ela e o objeto de conhecimento.
a construção do conhecimento pela criança se constituí na interação dela com o meio cultural em que está inserida.
a construção do conhecimento pela criança é realizada pela atividade desenvolvida pela criança em suas relações sociais.
a construção do conhecimento pela criança acontece na transmissão do conhecimento cientifico, pelos meios de comunicação.
Piaget em suas pesquisas descobriu que “a resposta da criança a um desafio intelectual precisa sempre ser respeitada como uma hipótese construída e não meramente valorada pelo adulto como “certa” ou “errada”” (TOSTA, 2017, p. 18) Nessa perspectiva, avalie as afirmativas abaixo: I Os conflitos cognitivos são importantes para o desenvolvimento da aprendizagem pela criança; II As respostas erradas são muito mais interessantes para conhecer o pensamento infantil do que as certas; III  As respostas certas são as únicas que indicam que a criança está aprendendo o que o professor ensina; Estão corretas apenas as afirmativas contempladas em:

I, II e III.
I.
II e III.
III.
I e II.
Nos estudos sobre Teoria psicossexual de Freud (SILVA, p. 203, 2017), vimos que a fase ORAL é considerada a mais primitiva do desenvolvimento psicossexual. Nela predomina o Id, que é imediatista, atemporal e impulsivo. A boca é a estrutura sensorial do bebê que inicia os contatos com o mundo. De acordo com os estudos de Freud, é correto afirmar que, I  - a criança nessa fase apresenta necessidade, por exemplo, de sugar, de mamar e de morder. II – a criança nessa fase necessita satisfazer suas necessidades orais para crescer psicologicamente saudável. III – a criança nessa fase apresenta os prazeres e satisfações que ocorrerão acerca do que Freud denominou de zona oral. IV -  esta fase é parte do desenvolvimento evolutivo da criança. É correto apenas o que se afirmar em

I, II, III e IV
I, II e IV                
I e III
III e IV
I e II
Segundo Emanuel (2017), na perspectiva de Wallon, “as propostas educacionais deveriam ser conduzidas de maneira que toda aptidão pudesse ser orientada, cultivada segundo sua natureza, de forma que o ensino recebido fosse uma preparação suficiente para o exercício de qualquer função que poderia oferecer-se mais tarde. [...] atribuiu à escola, como função primordial, dar acesso à cultura visando o cultivo das aptidões, pois só podem exercer as disposições que constituem o homem completo – compreender, ponderar e escolher – aqueles aos quais for dado a conhecer a cultura de seu tempo.“ (EMANUEL, p. 134, 2017). Assim, para esse autor, o papel do educador é:

sobretudo, de um observador da aprendizagem, especialmente da aprendizagem dos aspectos relacionados a cognição: atenção, memória e pensamento.
sobretudo, de um observador que cria oportunidade e situação para que a criança se desenvolva integralmente: intelectual, afetiva, física e socialmente.
sobretudo, de um facilitar do ensino, especialmente, aquele ensino que se refere aos aspectos cognitivos: atenção e memória.
sobretudo, de um facilitar do ensino, especialmente, aquele ensino que se refere aos aspectos relacionados a motricidade. 
sobretudo, de um promotor da aprendizagem, especificamente, dos aspectos relacionados a motricidade: movimento, predominância lateral e esquema corporal 
Sobre o desenvolvimento humano na visão de Vygotsky, Tosta (2017, p. 78) afirma que, acontece a partir de uma perspectiva complexa, pluridimensionada e dialética onde bases biológicas encontram-se indissociadas de aspectos socioculturais no desenvolvimento psicológico do indivíduo o que dá as interações culturais um papel determinante na constituição da condição humana. Nesse contexto, o que Tosta quis dizer? Assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas. (   ) para Vygotsky,  o desenvolvimento humano é complexo e se relaciona com as bases biológicas e socioculturais. (   ) para Vygotsky,  as interações socioculturais são fundamentais para o desenvolvimento humano. (   ) para Vygotsky,  o desenvolvimento humano é difícil, complexo e para acontecer  precisa de ajuda psicológica. (   ) para Vygotsky, o indivíduo para se desenvolver, precisa ter uma boa base biológica ou seja uma boa genética. A sequência correta é

V, V, V, F.
F, F, F, V.
V, F, F, F.
F, V, F, F.
V, V, F, F.
Páginas: 12345678