PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO


Sabemos que o ser humano é único e impar em sua constituição e desenvolvimento. Analise as proposições (assertivas) a seguir, quanto à veracidade do que é afirmado (verdadeira ou falsa) e, em seguida, assinale a alternativa correta.

Segundo SILVA; DAHER (p. 165, 2017), no processo maturacional, cada indivíduo tem sua especificidade, de acordo com suas características genéticas, levando em conta o meio em que está inserido como mobilizador desse processo.

PORQUE

Entendemos que o ambiente desafiador e as interações com os pares e com os adultos em nada contribuem para o processo maturacional da criança.  

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


 As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


 As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

Nos estudos sobre a formação das funções psíquicas (TOSTA, 2017), vimos que, estudando a origem das funções psicológicas superiores, aquelas tipicamente humanas, Vygotsky torna-se pioneiro na defesa de que a cultura se torna parte da natureza de cada pessoa principalmente por meio da linguagem. Segundo seus estudos, são exemplos de funções psicológicas superiores:


a assimilação, a acomodação e a adaptação.


a assimilação, a acomodação e a equilibração.


a tristeza, a alegria e os sentimentos


a sede, a fome e o sono.


a memória, a atenção, a abstração e a capacidade de operar com signos.

Uma das questões principais entre os estudiosos do desenvolvimento envolve identificar a importância de fatores hereditários e fatores ambientais nos processos de desenvolvimento. “Alguns aspectos genéticos são determinantes, porém a grande maioria são tendências que podem ou não se realizar em função das experiências ambientais” (CARMO, 2012, p. 151).

Partindo dessa premissa é correto o que se afirma em:

I Se uma mãe é diabética, com certeza, todos os seus filhos também serão e manifestarão a doença em etapas diferentes da vida. Alguns quando ainda são crianças e outros na idade adulta;

II Se o filho de uma mãe diabética não se preocupar com sua carga genética, abusar do açúcar, não praticar exercícios, levar uma vida estressante e não controlar a pressão arterial -  fatalmente desenvolverá a doença;

III Se o filho de uma mãe diabética tiver uma alimentação saudável, consumir pouco açúcar, praticar exercícios regularmente, manter controlado o stress e a pressão arterial é provável que nunca manifeste a doença;

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


II apenas.


I e III apenas


I, II e III apenas


II e III apenas


I e II apenas

Nos estudos sobre as características da abordagem Humanista (SILVA, 2010), vimos que, “a abordagem humanista tem o homem como centro e as suas relações pessoais são fundamentais para que, o seu crescimento aconteça. Centra-se, portanto, no desenvolvimento pessoal, e compreende o sujeito como responsável por sua construção e organização da realidade, capaz de integrar-se ao ambiente externo. ”  (SILVA, p.114, 2010)

Considerando essa informação e seus estudos sobre a abordagem humanista, assinale “V” para as afirmativas consideradas verdadeiras e “F” para as falsas.

(  )  podemos dizer que os estudos dessa abordagem não desprezam a realidade interna, mas enfatiza a vida psicológica e emocional, integrada ao seu ambiente externo.

(  ) podemos dizer que os estudos dessa abordagem reconhece e apoia a necessidade do equilíbrio interno do sujeito, valorizando sua capacidade interna.

(  ) podemos dizer que os estudos dessa abordagem, acreditam no potencial humano do sujeito e estimula a visão autêntica de si mesmo. 

(  ) podemos dizer que os estudos dessa abordagem desprezam a realidade interna e a vida psicológica e emocional.

A sequência correta é:


V V F V 


V F F F 


V V V V 


V V V F


F F F V 

Texto 1

Como Uma Onda (Lulu Santos)

Nada do que foi será
De novo do jeito que já foi um dia
Tudo passa
Tudo sempre passará

A vida vem em ondas
Como um mar
Num indo e vindo infinito

 Texto 2

As mudanças ocorrem ao longo da vida das pessoas e tendem a manter-se relativamente estáveis por um certo período variável de tempo. Essas mudanças não são simplesmente ocorrências passageiras sem maiores consequências, ao contrário, são ocorrências cuja função é ampliar possibilidades, alterar habilidades, fazer surgir características e preparar o organismo para a aquisição de novas experiências (CARMO, 2012, p. 147). 

Considerando os textos acima e os tipos de mudanças que ocorrem ao longo da vida humana, enumere as afirmativas abaixo.

  1. Mudanças qualitativas
  2. Mudanças quantitativas

(   ) Dizem respeito aos acréscimos (mensurados por quantidade): físicos, de conhecimento, de vocabulário, de relações sociais;

(   )  Dizem respeito a funções e habilidades que são adquiridas ou surgem por impositivos biológicos,sociais ou culturais;

(   ) Pedro, com 6 anos de idade, apresenta uma estatura 7 cm maior do que  os outros alunos do 1º ano do Ensino Fundamental.

A sequência correta é:


3, 2 e 1


2, 1 e 2


1, 2 e 3


3, 1 e 2


1, 3 e 2

Leia a citação abaixo, analise e assinale a alternativa em que os termos destacados preenchem adequadamente as lacunas do texto.

 

Podemos antever o quanto a contribuição de Wallon é importante para a____________, professores e­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­ ____________. Sua teoria de desenvolvimento é um instrumento que pode ampliar a compreensão sobre as possibilidades do aluno no processo ensino-aprendizagem e fornecer elementos para uma reflexão de como o ensino pode criar intencionalmente condições para favorecer esse processo, proporcionando a aprendizagem de novos comportamentos, novas ideias, novos valores. (EMANUEL, 2010, p. 140)

 

 


Dificuldade / modos


Vida / pedagogos 


Educação /pedagogos


Eleição / pais 


Dedicação / pedagogos 

Nos estudos sobre o desenvolvimento infantil em seus diferentes aspectos (SILVA; DAHER, 2017), você teve a oportunidade de estudar sobre a maturação e a aprendizagem.

A esse respeito, leia a afirmativa:

(...) as relações estabelecidas com os diferentes estímulos do meio fazem com que cada pessoa se aproprie de um conjunto de conhecimentos que, somados às mudanças genéticas previstas para a espécie em cada fase de desenvolvimento, resultam na aprendizagem. (SILVA; DAHER, p. 165, 2017), 

De acordo com a afirmativa e seus estudos sobre a maturação e a aprendizagem, é correto afirmar que:

I  - no processo maturacional, cada indivíduo tem sua especificidade de acordo com suas características genéticas e a mobilização do meio em  que o sujeito vive.

II – Uma das características típicas dos seres humanos é nascer com um alto grau de imaturidade que, de maneira muito lenta e gradual, chegará à maturidade.

III – A espécie humana, ao nascer, ainda não possui maturidade neurológica, psicológica e física que permitam sua autonomia.

É correto o que se afirma em:


I, II e III.


I e III apenas.


III apenas.


I apenas.


II apenas.

Nos estudos sobre a educação embasada nos conceitos piagetianos, vimos que, “ao defender que o conhecimento é construído pela atividade do sujeito/criança sobre o objeto cognoscente, o foco da teoria piagetiana não se fixa no sujeito e nem no objeto, mas na interação sujeito-objeto. Ou seja, na atuação infantil sobre o objeto e não na transmissão de conhecimentos feita pelo adulto à criança. ”(TOSTA, p. 23, 2010). Esse pensamento de Piaget trouxe implicações que ressignificaram a práxis (relação entre teoria e prática) pedagógica e o papel do professor. Dentre essas implicações apresentadas por Tosta (p. 23/24, 2010), podemos citar:

I - A interação social favorece a aprendizagem.

II - A aprendizagem é um processo construído internamente pelo sujeito por meio de suas interações. 

III - A aprendizagem independe do estágio de desenvolvimento do sujeito e é um processo de apropriação cultural.

IV - A aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento do sujeito e é um processo de reorganização cognitiva.

Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:


II e IV apenas.


II e III apenas.


I e II apenas.


I, II e IV apenas.


I, II e III apenas

Nos estudos sobre os estágios do desenvolvimento cognitivo, vimos que, na perspectiva Piagetiana, “o desenvolvimento intelectual é o processo pelo qual as estruturas da inteligência se constroem progressivamente por meio da dinâmica e contínua interação entre o sujeito e o meio.” (TOSTA, p. 47, 2010). E que, as estruturas de cada estágio se encontra em interação com o estágio seguinte. Segundo Tosta (2010), os estágios do desenvolvimento segundo Piaget, são:


assimilação; acomodação; adaptação e equilibração;


motor; equilibração majorante; operacional e operações formais;


assimilação; acomodação; adaptação e operações formais.


sensório motor; operacional concreto, acomodação e Operações formais;


Sensório motor; Pré-operacional; Operacional concreto e Operações formais.

Para Vygotsky, “a relação do homem com o mundo não é uma relação direta, mas sim mediada por instrumentos e por signos que foram inventados graças às necessidades da complexidade do convívio social” (TOSTA, p. 78, 2017).

Nesse contexto o que são os signos?


São elementos que podem ser tanto de ordem material (uma caneta, um computador, um martelo) quanto de ordem simbólica como uma música, são elementos mediadores, entre o homem e o mundo.


São elementos que representam somente as letras do alfabeto. Eles são importantes na leitura e na escrita e fundamentais no processo de alfabetização das crianças.


São elementos criados pelo homem e representam a menor unidade de informação que pode ser armazenada ou transmitida, é o mesmo que informação binária.


São elementos que representam os animais num panorama do horóscopo, são também os signos astrológicos do zodíaco, como leão, sagitário, escorpião e gêmeos.


São elementos que representam ou expressam outros objetos, eventos ou situações. Exemplo: a cartola em um sanitário é um signo ou sinal que indica o sanitário masculino.

Páginas: 12345678910
1112