PROJETO DE INFRAESTRUTURA URBANA


Dimensione, ou seja determine o menor diâmetro possível (utilize diâmetros comerciais) para o trecho 1-2 (extensão do trecho igual a 36,00m) da rede de abastecimento abaixo, considerando os parâmetros de velocidade máxima e pressão disponível (mínoma de 10 mca). Para o dimensionamento considerar 4 moradores por lote, um consumo per capita de 220 l/habxdia e sendo que o nível mínimo de água no Reservatório (ponto 1)  é igual a 540,00 e a cota do terreno no ponto 2 é igual a 517,00. K1 = 1,2 e k2 = 1,5.Diâmetros comerciais : 50mm, 75mm, 100mm, 150mm, 200mm, 250mm, 300mm, 350mm. Utilizar o Coeficiente de Hazzen Williams – C = 140. Considerar os nós 6 e 7 como fictícios.

 


Q = 150mm


Q = 200mm


Q = 50mm


Q = 100mm


Q = 75mm

Estabelecem a ligação entre o sistema rodoviário interurbano e o sistema viário urbano, apresentando altos níveis de fluidez de tráfego, baixa acessibilidade, pouca integração com o uso e ocupação do solo, e são próprias para a operação de sistemas de transporte de alta capacidade e de cargas. Essa é a definição de:


Vias arteriais


Vias de transição


Vias locais


Vias coletoras


Vias Secundárias

Verifique se as partes ou elementos que compõem cada subsistema estão corretos:

I. Subsistema de abastecimento de água -  equipamentos de captação, adução, reservatórios, recalque, estações de tratamento e rede de distribuição.

II. Subsistema de abastecimento de água - sistemas de canalizações, ligações prediais, poços de visita, tanques fluxíveis, estações elevatórias e estações de tratamento.

III. Subsistema de drenagem de água pluvial -  meios fios ou guias, sarjetas, sarjetões, bocas de lobo, poços de visita.

IV. Subsistema de energia elétrica: fornecimento, sistemas de geração, transmissão, distribuição, posteação e ligações prediais.

 

Estão corretas:


 III e IV.


 I, III e IV


 II e IV.


 somente a IV.


 I, II e IV.

Dimensione, ou seja determine o menor diâmetro possível (utilize diâmetros comerciais) para o trecho 2-3 (extensão do trecho 58m) da rede de abastecimento abaixo, considerando os parâmetros de velocidade máxima e pressão mínima disponível (10 mca). Para o dimensionamento considerar 5 moradores por lote, um consumo per capita de 300 l/habxdia e sendo que a Cota Piezométrica no ponto 2 é igual a 539,92m e a cota do terreno no ponto 3 é igual a 529,50. K1 = 1,2 e k2 = 1,5. Diâmetros comerciais : 50mm, 75mm, 100mm, 150mm, 200mm, 250mm, 300mm, 350mm. Utilizar o Coeficiente de Hazzen Williams – C = 140. Considerar os nós 6 e 7  como fictícios.


D = 50mm


D = 200mm


D = 75mm


D = 150mm


D = 100 mm

Dimensione, ou seja determine o menor diâmetro possível (utilize diâmetros comerciais) para o trecho 2-3 (extensão do trecho 58m) da rede de abastecimento abaixo, considerando os parâmetros de velocidade máxima e pressão disponível. Para o dimensionamento considerar 4 moradores por lote, um consumo per capita de 220 l/habxdia e sendo que a Cota Piezométrica no ponto 2 é igual a 539,92m e a cota do terreno no ponto 3 é igual a 528,00. K1 = 1,2 e k2 = 1,5. Diâmetros comerciais : 50mm, 75mm, 100mm, 150mm, 200mm, 250mm, 300mm, 350mm. Utilizar o Coeficiente de Hazzen Williams – C = 140. Considerar os nós 6 e 7  como fictícios.


D = 75mm


D = 100mm


D = 200mm


D = 150mm


D = 50mm

São dispositivos instalados em pontos da rede de esgoto onde podem ocorrer depósitos (trechos iniciais de coletores, trechos de pequena vazão ou baixa declividade, entradas de sifões, etc.) e que provocam, mediante descargas automáticas e periódicas de água, a lavagem do coletor:

 


Recalques 


Coletores prediais


Tanques fluxíveis


Sifões invertidos


Reservatórios

O sistema de abastecimento de água compõe-se, geralmente, das seguintes partes, exceto:


Tratamento


Captação


Adução


Drenagem


Distribuição

Sobre as bocas de lobo, assinale a alternativa correta:


Existem apenas 2 tipos de boca de lobo: sistema de captação lateral e sistema de captação vertical.


O sistema de captação vertical deve localizar-se em depressão e é recomendado que o rebaixamento não exceda 15cm para não prejudicar veículos e pedestres na via pública.


São localizadas distantes dos cruzamentos das vias a jusante da faixa de pedestres, ou em pontos intermediários quando a capacidade do conjunto meio-fio-sarjeta fica esgotado.


São caixas de captação das águas colocadas ao longo das sarjetas com a finalidade de captar as águas pluviais em escoamento superficial e conduzi-las ao interior das galerias.


O sistema de captação lateral pode ser construído em grades de ferro ou em concreto armado. Pode estar em cota inferior à sarjeta ou não.

No tocante ao subsistema de drenagem pluvial, assinale a opção correta.

 


Nas cidades medievais, onde o tráfego maior era de pedestres, as águas pluviais escoavam por sobre o pavimento das vias, geralmente em sua parte central.


As galerias são elementos do subsistema de drenagem de águas pluviais que possibilitam o acesso às canalizações, para limpeza e inspeção.


O subsistema de drenagem pluvial tem a função de promover o adequado escoamento das massas líquidas provenientes das chuvas e dos rios que caem nas áreas urbanas, assegurando o trânsito público e a proteção das edificações, bem como evitando os efeitos danosos das inundações.


As sarjetas, entre o passeio e o leito carroçável, são dispostas paralelamente ao eixo da rua e construídas geralmente de pedra ou concreto pré-moldado.


As bocas de lobo são canalizações destinadas a receber as águas pluviais captadas na superfície e encaminhá-las ao seu destino final.

 

     Quanto as Zonas de Habitação de Interesse Social (ZHIS) inseridas na Lei nº 9.785/1999,  que trata das  inovações no parcelamento do solo urbano, podemos afirmar que:

 


Considera-se lote o terreno servido de infraestrutura básica cujas dimensões atendam aos índices urbanísticos definidos pela lei estadual ou federal.


A Lei define infraestrutura básica para as Zonas de Habitação de Interesse Social que significa ter apenas saneamento básico e vias de circulação. 


A Lei define infraestrutura básica para as Zonas de Habitação de Interesse Social que significa ter apenas drenagem pluvial e vias de circulação. Após o estabelecimento dos moradores, estes arcam com a energia e saneamento básico.

 


A Lei define infraestrutura básica para as Zonas de Habitação de Interesse Social que significa ter drenagem pluvial, iluminação pública, saneamento básico, energia e vias de circulação.


Considera-se lote o terreno servido somente por iluminação pública e vias de circulação cujas dimensões atendam aos índices urbanísticos definidos pelo plano diretor ou lei municipal na zona em que se situe.

 

Páginas: 12345678910
1112