PROJETO DE INFRAESTRUTURA URBANA


O sistema de abastecimento de água compõe-se, geralmente, das seguintes partes, exceto:


Distribuição


Adução


Captação


Drenagem


Tratamento

No que diz respeito à rede de distribuição de água, assinale a alternativa correta:


As redes de abastecimento malhadas são as redes de custo mais baixo, mas têm o sério inconveniente das interrupções no serviço.


Compõe-se de um conjunto de condutos colocados nas vias públicas, junto aos edifícios, com a função de conduzir a água aos prédios e locais de consumo público.


As redes de abastecimento abertas são as de custo mais alto no momento da implantação, mas apresentam um alto grau de segurança no serviço.


Os condutos secundários são canalizações de maior diâmetro e pressão. Eles abastecem extensas áreas da cidade.


Os condutos principais, também chamados de troncos, comunicam-se com os prédios a abastecer.

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

      I. A manutenção corretiva do sistema viário compõe-se de métodos e processos, geralmente de custos relativamente baixos, que visam permitir o bom funcionamento da via durante a sua vida útil para a qual fora projetada.

    II. A manutenção corretiva do sistema viário é necessária quando a via apresenta-se danificada por agentes de tráfego ou por agentes naturais que impeçam ou dificultem o trânsito normal da mesma.

  III. Fazem parte da manutenção preventiva do sistema viário pinturas periódicas das faixas , verificação e troca de placas de sinalização danificadas, pequenos reparos nas pistas e limpeza na faixa de domínio.

   IV. A manutenção preventiva do sistema viário é necessária quando as vias apresentam patologias como: buracos na pista, destruição das proteções laterais, desplacamento e deterioração dos pavimentos.


II e III são corretas


Todas são corretas


I e IV são corretas


III e IV são corretas


II, III e IV são corretas

O instrumento previsto no Estatuto da Cidade que compreende a faculdade conferida, por lei municipal, ao proprietário do imóvel, de exercer em outro local o direito de construir previsto nas normas urbanísticas e ainda não exercido é:


A transferência do direito de construir


O direito de superfície


A outorga onerosa do direito de construir


O usucapião especial de imóvel urbano


O direito de preempção

O modo como corre o escoamento do líquido no interior das instalações hidráulicas foi definido a partir de uma experiência realizada por Reynolds em 1883. A partir dessa experiência, concluiu-se que o escoamento da água pode acontecer de diferentes formas a partir do momento em que se abre uma torneira.

Avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I – No experimento realizado por Reynolds, mesmo com o aumento da velocidade de escoamento, as gotas de água mantiveram caminhos paralelos e definidos.

 

II – A partir do momento em que o filete retilíneo de água começou a executar um movimento com oscilações do tipo retilíneas devido à uma maior abertura da torneira, o filete do corante se desfez no escoamento.

III – Ao se abrir gradualmente a torneira, foi possível visualizar o corante utilizado no experimento  escoando de forma senoide.

IV – O escoamento laminado recebeu essa denominação por indicar que as gotas de água dentro da tubulação percorreram caminhos paralelos no interior da canalização ao abrir-se gradualmente a torneira.

V – O regime turbulento de escoamento é caracterizado pelo movimento desordenado das partículas e pôde ser identificado no experimento de Reynolds a partir do aumento da velocidade de escoamento.


Apenas as afirmativas I, IV e V são corretas


Apenas a I e a III são corretas


Todas as afirmativas são corretas


Apenas a I e a IV são corretas


Apenas a IV e a V são corretas

As diferenças de custo da rede de drenagem entre os diversos critérios de traçado não são muito grandes, o que permite que o projetista se atenha à topografia do terreno e ao traçado viário para definir o traçado da rede de drenagem. 

Sobre os custos da rede de drenagem, assinale a alternativa correta:


Declividades pequenas reduzem os custos de drenagem.


O custo médio com tubulação é inversamente proporcional à área a ser drenada.


O custo da rede de drenagem aumenta significativamente com a área a drenar.


Declividades grandes reduzem os custos de drenagem.


Os custos totais aumentam com o aumento da declividade em 4%.

   A arborização urbana e a vegetação urbana têm muitas funções dentre elas:

 

I) amortecem o som, amenizando a poluição sonora.

II)  auxiliam na diminuição da temperatura, pois, absorvem os raios solares e refrescam o ambiente pela grande quantidade de água transpirada pelas  folhas.

III)  seu sombreamento provoca calor pois suas folhas impedem a passagem do vento.

IV) aumentam o impacto da água de chuva impedindo a devida drenagem.

 

 Estão corretas:

 


As afirmativas I , III e IV.
As afirmativas II, III e IV.
As afirmativas I e III, somente.
As afirmativas II e IV, somente.
As afirmativas I e II, somente.

A história do deslocamento teve início há milhares de anos. Sobre a história das vias de transporte, avalie as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:

I – A primeira via de transporte de que se tem conhecimento no mundo foi construída em Roma, por volta do ano de 72d.C., para as obras do Coliseu.

II – Entre os anos de 300 a. C. e 200 a.C., houve um aprimoramento na construção de estradas pelos gregos. Essas estradas tinham finalidades militares e comerciais e estavam por toda Europa e Bretanha.

III – A maioria das primeiras estradas carroçáveis foi construída sobre trilhas indígenas, uma vez que possuíam localização de interesse e rampas mais suaves.

IV – As primeiras restrições oficiais devidas ao trânsito foram formuladas por Júlio César, que proibiu o tráfego de veículos com roda no centro da Roma Antiga.


As afirmativas I e IV são corretas
As afirmativas II, III e IV são corretas
As afirmativas I, II e IV são corretas
As afirmativas III e IV são corretas
As afirmativas I e II são corretas

De acordo com o Estatuto das Cidades, não podem ser classificados como instrumento da gestão democrática da cidade:


debates, audiências e consultas públicas
reuniões com os órgãos e conselhos profissionais vinculados à área da habitação
conferências sobre assuntos de interesse urbano, nos níveis nacional, estadual e municipal
iniciativa popular de projeto de lei e de planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano
órgãos colegiados de política urbana, nos níveis nacional, estadual e municipal

Leia o texto a seguir e na sequência faça o que se pede.

A engenharia urbana é a arte de conceber, realizar e gerenciar sistemas técnicos. O termo Sistema Técnico tem dois significados: o primeiro enquanto rede suporte, isto é, uma dimensão física, e o segundo enquanto rede de serviços. Nesta ótica, portanto, procura-se integrar, no conceito de sistema técnico, sua função dentro do meio urbano, o serviço prestado à população e seus equipamentos e rede física.

Fonte: ZMITROWICZ, W.; ANGELIS NETO G. Infra-estrutura urbana. Textos técnicos. São Paulo: Escola Politécnica da USP, 1997.

Esta conceituação facilita a identificação dos subsistemas urbanos, a partir dos subsistemas técnicos setoriais.

Marque a alternativa correta que apresenta todos os subsistemastécnicos.


1- Subsistema Viário; 2- Subsistema de Drenagem Pluvial 3- Subsistema de Abastecimento de Água, 4- Subsistema de Esgotos Sanitários; 5- Subsistema Energético;
- Subsistema de Drenagem Pluvial 2- Subsistema de Abastecimento de Água, 3- Subsistema de Esgotos Sanitários;
1- Subsistema Viário; 2- Subsistema de Drenagem Pluvial 3- Subsistema de Abastecimento de Água, 4- Subsistema de Esgotos Sanitários; 5- Subsistema Energético; 6- Subsistema de Comunicações
1- Subsistema Viário; 2- Subsistema de Drenagem Pluvial 3- Subsistema de Abastecimento de Água, 4- Subsistema Energético; 5- Subsistema de Comunicações
1- Subsistema Viário; 2- Subsistema de Abastecimento de Água, 3- Subsistema de Esgotos Sanitários; 4- Subsistema Energético; 5- Subsistema de Comunicações
Páginas: 123456