PRINCÍPIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL


Os sete princípios, estabelecidos no artigo 206 da Constituição Federal, dependem de nossas ações cotidianas para se tornarem realidade. Somos nós os responsáveis pela concretização desses princípios em nossas escolas.

PORQUE

Nossa participação em qualquer processo de tomada de decisões e planejamento pode transformar a realidade que nos cerca e, ao mesmo tempo, nos ajuda a desenvolver a democracia, tão requerida por todos. 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.

A educação/formação, enquanto objetivo principal da organização escolar, é um ato bastante complexo que mobiliza pessoas, ideias e concepções.

PORQUE 

Assim como qualquer outra organização, a escola precisa atender às demandas da sociedade. Por isso, suas atividades deverão ser planejadas e coordenadas para atingir os resultados  e os objetivos coletivos almejados. 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

A complexidade da vida atual relacionada às necessidades de sobrevivência faz com que as organizações atendam às necessidades da sociedade. Portanto, tudo o que está no entorno das organizações – contexto econômico, cultural, social, tecnológico, político – exerce influência direta ou indiretamente na sua atuação e desempenho. 

Dos exemplos de contextos elencados a seguir, marque (V) ou (F) conforme sejam verdadeiros ou falsos os contextos que afetam o desempenho da escola e, consequentemente, a aprendizagem das crianças:

(   ) Contexto cultural - crianças que não têm contato com a leitura, porque as famílias não incentivam o hábito de ler e nem acompanham a vida escolar dos filhos.

(    ) Contexto social -  crianças agressivas que reproduzem, em sala de aula, os conflitos que vivenciam em seus lares.

(    ) Contexto tecnológico - crianças que manipulam aparelhos eletrônicos frequentemente ao invés de lerem.

(    ) Contexto político - crianças que recebem o bolsa família, mas o dinheiro é utilizado indevidamente pelos responsáveis.

A sequência correta é:


F, F, V, F


F, F, V, V


V, V, V, F


V, V, F, F


V, V, F, V

Uma instituição de ensino que pensa de forma sistêmica é uma organização em que as decisões são tomadas de forma integrada. 

O que isso significa?


é uma instituição em que nos sentimos e nos vemos em nossas singularidades, uma vez que quem faz a diferença é reconhecido. 


é uma organização que vê a necessidade de desenvolvimento das partes para melhoria do todo. 


é um local em que cada um faz o seu trabalho e vai embora, ninguém se preocupa com a vida alheia. 


é uma organização que aprende junto, mas alguns despontam, porque se preocupam mais com sua formação profissional. 


é um espaço em que dizemos: “esse é o meu lugar”, porque é o meu trabalho, onde vou crescer e subir de cargo. 

O desenvolvimento do pensamento sistêmico permite entender o todo, o conjunto com todas as inter-relações que nele existem, a interdependência entre elas e a mudança permanente e constante do processo, assim como o entendimento de que a transformação é subproduto dessa dinâmica (DAHER; FILGUEIRAS, 2011, p. 175).

Uma instituição de ensino que pensa de forma sistêmica é uma organização em que:

I- as pessoas se sentem e se veem no todo;

II- as decisões são tomadas individualmente;        

III- a realidade se transforma de acordo com as necessidades pessoais;

IV- todos aprendem sozinhos, porque trabalham pela unidade;

V- todos veem a necessidade de competição entre as partes para melhoria do todo.

A opção correta é:



IV


III


I


II

[...]o ponto central da nova gestão escolar: valorizar e investir no capital humano, conferir autonomia e responsabilidade aos profissionais envolvidos e conferir autoridade ao líder que atue como organizador, articulador e mobilizador dos diversos processos que se desenvolvem na escola. (LARANJA, 2004, p. 242)

Para resgatar o orgulho de ser professor será necessário ao gestor ser um visionário, implementando:


processo de avaliação da aprendizagem dos alunos elaborado de acordo com o que é trabalhado  e cobrado no livro didático.


processo de avaliação de desempenho do professor, colocando o especialista dentro da sala de aula para comprovar a competência ou não do educador.


projeto educacional que incentive os alunos a valorizarem o professor, porque assim ele trabalhará melhor.


projetos educacionais diversificados que explorem valores que se perderam com o tempo como, por exemplo, o respeito e reconhecimento do trabalho docente.


projeto de capacitação que vá além de aspectos técnicos da prática docente e alcance o patamar do desenvolvimento pessoal, visando ao perfil profissional almejado.

Servir ao capital tem sido o grande erro da escola básica, que tem tido suas funções submetidas à preocupação de preparar os alunos para um trabalho futuro. De acordo com Paro(1999, p. 09), o que a escola deve fazer para corrigir esse “erro”:

I-            se ela o fizer de forma crítica, instrumentalizando intelectualmente os alunos para a superação da atual organização social que favorece o trabalho alienado.

II-          quando deixar de lado suas funções sociais relacionadas à construção do saber crítico, pois não preparar para a crítica do trabalho alienado é uma forma de preparar para ele.

III-        porque prepara o aluno para viver na sociedade do capital sem contestá-la, nesse sentido, a escola é capitalista. Preparar para o trabalho tem sido preparar para o mercado de trabalho.

O correto é:


II


I


II e III


III


I e II

“Tudo o que a gente puder fazer no sentido de convocar os que vivem em torno da escola, e dentro da escola, no sentido de participarem, de tomarem um pouco o destino da escola na mão, também. Tudo o que a gente puder fazer nesse sentido é pouco ainda, considerando o trabalho imenso que se põe diante de nós que é o de assumir esse país democraticamente.” ( Paulo Freire)

Para assumir essa postura democrática e participativa dentro de uma instituição de ensino, é necessário contar, prioritariamente, com a atuação efetiva do(a):


conselho de classe


conselho fiscal


coordenação pedagógica


conselho tutelar


colegiado ou conselho escolar

O colegiado escolar é um órgão representativo da comunidade escolar, com atuação de caráter deliberativo e consultivo em relação às questões que envolvem a vida da escola. Representa o fortalecimento da gestão democrática da escola, ao contribuir nas tomadas de decisões em relação:


ao acompanhamento de projetos interdisciplinares.


à gestão administrativa e financeira do quadro de pessoal. 


ao processo educativo e às diretrizes pedagógicas.


à realização de eventos socioeducativos e culturais.


à elaboração de normas e resolução de problemas disciplinares. 

É responsabilidade do gestor se preocupar com a conservação dos bens públicos e trabalhar no sentido de desenvolver em toda a comunidade escolar a responsabilidade no cuidado e conservação do patrimônio público da instituição educativa. 

Zelar pelo patrimônio público da instituição escolar é:


Desenvolver ações de conscientização sobre a utilização e manutenção de tudo o que compõe o ambiente escolar.


Obrigar os pais a consertarem as vidraças e fechaduras que os seus filhos quebrarem.


Colocar os alunos para lavar paredes e carteiras, uma vez a cada semestre, para retirar os rabiscos que fazem durante as aulas.


Controlar, por escala mensal ou quinzenal, qual professor deverá utilizará o Datashow e a TV para não danificar os equipamentos.


Fazer os alunos copiarem todas as atividades, pois além de ser excelente exercício para a escrita, evita o estrago da máquina de xerox.