PRÁTICA DO ENSINO DE GEOGRAFIA I


Paulo Freire, foi um educador brasileiro muito conceituado e destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência, a prática docente crítica. Para ele, a formação permanente dos professores possui um momento fundamental que podemos destacar como sendo:


Reflexão crítica sobre a prática.


Ação sem reação, ou seja, sem necessidade de rever sua prática.


Reflexão sem ação em sua prática.


Não há necessidade de reflexão em seu cotidiano


Falta de prática docente.

Marque a alternativa correta.

 “Embora a educação no Brasil não seja uma prioridade levada a sério, não podemos perder de vista a urgente necessidade de construirmos mentes sadias e convictas de sua participação na sociedade e no mundo, exercendo assim um dos seus direitos descritos em nossa Constituição (1988), que é o de viver em um ambiente ecologicamente equilibrado, com uma real qualidade de vida” (SILVA e SILVA, item 2.8).

 

Tal afirmativa coloca que:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Não deve haver prioridade ao desenvolvimento das atividades da Educação Ambiental.


As discussões sobre a Educação Ambiental ainda são insipientes para uma tomada de decisão.


Os professores brasileiros se desinteressam pela Educação Ambiental devido às más condições do seu desenvolvimento.


Apesar de a Educação Ambiental ainda não ser um projeto prioritário na dimensão que o merece, seu desenvolvimento é necessário.


O governo brasileiro proíbe o desenvolvimento da Educação Ambiental devido à inflexibilidade da estrutura de ensino.

Marque a alternativa correta.

 Ao citar um fragmento de texto da autora Amélia Damiani (2003, apud SILVA e SILVA, UNIUBE item 2.1) as autoras trouxeram a tona uma reflexão: a cidadania é possível sem que se compreenda as relações que desenvolvem no espaço? Para Damiani esse seria o fundamento de um antagonismo porque:


Não é possível conhecer o espaço por meio das ferramentas que temos na escola as metodologias e recursos pedagógicos ainda são insuficientes para esse fim.


A cidadania não tem ligação com outras relações o sujeito espacial não é mesmo sujeito cidadão porque este está ligado a uma ordem distante e não de ordem próxima.


Não é possível exercer a cidadania sem conhecimento e compreensão do espaço e das relações que nele e com ele se desenvolvem.


A cidadania só é possível a partir da alienação do espaço. Não fosse dessa forma configurar-se-ia uma situação antagônica.


Ser cidadão não necessariamente está relacionado com a compreensão que se possa ter do espaço e sim do entendimento da relação com o Estado.

Marque a opção correta

O homem produz o espaço e o modifica segundo as suas “necessidades”. Utiliza-se dos elementos naturais como recursos à sua produção desde as mais simples (como construção de um abrigo com folhas de palmeiras no meio de uma mata) ou uma mais complexa (como a construção de um arranha céu). É certo que a manipulação dos elementos naturais possibilita a construção do espaço e das condições de vida do homem. As consequências da pressão que as atividades humanas exerceram historicamente sobre a natureza passaram a ser questionadas a partir da segunda metade do século XX. Desse momento em diante, instalou-se uma crescente discussão em torno da conservação e degradação ambiental e, por consequência, surgiu a temática da Educação Ambiental. Esta emergiu das reflexões como possibilidade da formação de um novo imaginário social, uma nova consciência. O que representou a Conferência de Tbilisi?



Esta é considerada um marco histórico na empreitada de se erradicar a pobreza no mundo, uma vez que a questão ambiental não se restringe a apenas à proteção/conservação ecológica, mas também, no que se refere ao desenvolvimento social.


Por ter sido a primeira manifestação do Greenpeace, esta Conferência é considerada um marco dos movimentos ambientais. Sua capacidade de interligação entre os movimentos faz dessa Conferência um exemplo de integração.


Esta conferência representou um marco histórico no combate à caça da baleia, exclusivamente. Devido ao seu caráter político ambiental, passou a fundamentar as regras de conservação. 


Por ter elaborado algumas recomendações que se tornaram importantes subsídios à Educação Ambiental, a Conferência de Tbilisi é considerada um marco histórico no seu desenvolvimento .


Foi considerada a mais importante manifestação em relação à conservação ambiental no Continente Africano. A aplicação dos seus princípios, orientações e métodos de conservação do meio ambiente impactou positivamente naquele continente.

No desenvolvimento do ensino de Geografia e Meio Ambiente é indispensável a utilização de recursos como: livros, revistas e jornais, fotos, televisão, cinema, música, teatro, ambiente empírico entre outros. Sobre a utilização desse recurso de linguagem no processo de aprendizado podemos afirmar:

I - Tais recursos facilitam a compreensão e aproxima os conteúdos estudados da realidade do aluno, tornando a prática pedagógica mais interessante e estimulante.

 II - Proporciona a oportunidade de participação ativa do aluno na construção do seu processo de aprendizagem porque oferece a abertura para que este identifique e relacione os conteúdos estudados com a realidade observada.

 III - Dificulta que o aluno perceba a relação entre o que se aprende em sala de aula e a realidade, além de desperdiçar um importante momento de memorização dos conteúdos.

 IV - Favorece a compreensão de temas mais abstratos por proporcionar ao aluno momentos de análise e reflexão sobre o aprendizado da sala de aula e as relações que desenvolvem no espaço.

 V - O livro didático e o quadro negro não devem ser dispensados, contudo, não são suficientes; o professor deve buscar recursos didáticos estimulantes e coerentes na condução do processo de ensino-aprendizagem.

 A alternativa correta está contida em

 


As alternativas I, II, IV, V estão corretas.


As alternativas I, II, IV estão corretas.


As alternativas I e III estão corretas.


As alternativas I e V estão corretas.


As alternativas I, III, V estão corretas.

Sabe-se que os recursos didáticos são de fundamental importância no processo ensino-aprendizagem. E em pleno século XXI ensinar Geografia torna-se cada vez mais um grande desafio para o professor, onde ainda o seu material didático de apoio continua sendo o livro didático.

 O livro didático é um recurso que tem importância considerável na escola

Porquê

Apesar de todo avanço tecnológico, continua sendo um recurso que propicia ao aluno estar em contato com o mundo e com o conhecimento.

 

Sobre as assertivas, marque a opção correta:


d. As duas assertivas são verdadeiras.


b. A primeira assertiva é falsa e a segunda é verdadeira.


a. A primeira assertiva é verdadeira e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


e. A primeira assertiva é verdadeira e a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


c. Tanto a primeira, quanto a segunda são assertivas falsas.

Nos últimos anos, principalmente no ambiente escolar, muito tem se ouvido falar no termo "trabalho com projetos". Desenvolver projetos de caráter educacional, requer dos educadores uma dedicação mais significativa para a realização dos mesmos. Com esse novo "modismo", alguns entraves foram e são encontrados para o pleno desenvolvimento das atividades que envolve os projetos. Diante das dificuldades vividas no ambiente escolar, podemos destacar:

I. Temáticas extremamente complexas. 

II. Dificuldades econômicas para realização das ações propostas no desenvolvimento dos projetos.

III. Carga horária de trabalho dos professores e das disciplinas restritas.

IV. Falta de diálogo entre as disciplinas para o melhor desenvolvimento das atividades.

V. Não existe dificuldades para se trabalhar com projetos no âmbito escolar e todas as disciplinas fazem um trabalho interdisciplinar. 


Somente as alternativas I e V estão corretas.


As alternativas II, III e V estão corretas.


A alternativa V está correta.


As alternativas I,II,III e IV estão corretas.


As alternativas I, III e V estão corretas.

Segundo Fonseca ( 2011, p. 151), é necessária a introdução dos elementos-base de pesquisa científica para os alunos que estão nos anos finais do Ensino Fundamental. Para tanto, as atividades de campo envolvem uma série de procedimentos que devem ser executados objetivando sucesso nas atividades propostas.

Segundo a afirmação de Fonseca, marque a alternativa correta em relação a finalidade dos trabalhos de campo de investigação e pesquisa científica.



É a atividade realizada com a finalidade de não incitar nos alunos o desejo da pesquisa e da descoberta.


São as visitas realizadas cuja finalidade é observar meramente as paisagens naturais ou ampliar os conceitos teóricos das disciplinas.


É aquelas realizadas tanto no espaço urbano quanto no rural com a finalidade de observar primariamente para a aquisição de conhecimentos acadêmicos, escolares, culturais ou até mesmo de trabalho isolado.


São as atividades realizadas às empresas para que os alunos de maneira geral tenham conhecimento específico sobre somente um processo de produção.


É a realização de investigação e fenômenos tanto naturais quanto sociais, observação direta de experimentos ou trabalhos empíricos, realização de entrevistas, com a finalidade de desenvolver a pesquisa em qualquer ramo das ciências naturais ou sociais.

Metodologia é uma palavra derivada de Método é o caminho ou a via para a realização de algo. É na metodologia que se estuda os melhores métodos em determinada área para que haja a produção de conhecimento.

Com base nesse texto analise as afirmativas abaixo

 I- Na prática docente não se é necessário a metodologia, pois deve seguir o livro didático.

II- Na docência é imprescindível o planejamento para se lograr êxito em seus resultados.

III- Na sala de aula o professor deve se utilizar de um método para garantir a aprendizagem.

É correto apenas o que se afirma em

 


II  apenas.


II e III. 


I e II.


III  apenas.


I  apenas.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem as temáticas ambientais como Temas Transversais, dando início assim a uma discussão maior acerca da transdisciplinaridade, multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. 

Para tanto, pode-se definir os Temas Transversais como:

 

 


Temas transversais é uma metologia utilizada em pesquisa científica para se ensinar algum conteúdo escolar.


Temas Tranversais são aqueles que perpassam os conteúdos de vários campos do conhecimento e são comuns a diversas disciplinas.


Temas Transversais não são critérios importantes dentre do ambiente escolar na atualidade.


Temas Transversais é o conjunto das ciências que está imerso dentro do ambiente.


Temas Transversais podem ser tratados em um único campo de conhecimento, fechando assim o diálogo para os demais campos.

Páginas: 12