PLANEJAMENTO URBANO


Com relação a evolução do planejamento urbano desde a idade das pedras até a idade contemporânea, assinale a afirmativa INCORRETA:

 


As cidades contemportâneas apresentam um urbanismo muito ligado à questão estética das cidades, além de destacar o papel do urbanista como diretor da composição do espaço visual da cidade.


A tipologia urbana das cidades na idade média remetem às pequenas cidades do interior, com relevante espaço aberto e ajardinados, favorecendo o convivio familiar.


Organizadas em malhas viárias ortogonais, as cidades gregas tinham como objetivo organizar melhor a movimentação de pessoas, com ruas largas e orientadas no eixo norte/sul, em ângulos retos e com blocos de residências em forma de grelha.


O urbanismo moderno surgiu a partir da necessidade de se pensar em soluções para os problemas decorrentes da rápida urbanização as cidades, nomeadamente a necessidade habitacional crescente nas cidades, a higiene e a salubridade.


Harappa e Mohenjo-Daro, no Vale do Indo, atualmente denominada Paquistão, foi pioneira no processo de planejamento do desenho urbano. A sua tipologia tinha como principais características avenidas largas e quarteirões geometricamente exatos.

O planejamento urbano passou por três principais períodos até a elaboração da lei n. 10.257 referente ao Estatuto da Cidade. Em relação a essas fases de transição que tiveram início em 1875, houve características específicas que marcaram cada período.

 

De acordo com os períodos estudados no Capítulo I, relacione corretamente as informações:

 

1. Primeiro Período.

2. Segundo Período.

3. Terceiro Período.

 

(  ) Foco na força de produção – redução na busca de construções elaboradas, projetos voltados para as cidades “eficientes”, com movimentação rápida.

(  ) Principal objetivo é a reforma urbana e o principal marco é a instituição da Constituição Federal em 1988.

(  ) O planejamento urbano nesse período foi desenvolver a cidade da beleza, com grandes construções e favorecimento da classe com grande poder aquisitivo.


3, 1, 2


2, 3, 1


1, 3, 2


3, 2, 1


1, 2, 3

Após a instituição da Lei n. 10.257/2001 do Estatuto da Cidade, a esfera política está extremamente associada ao planejamento urbano das cidades. Dentre as ferramentas utilizadas, têm-se a gestão urbana e o plano diretor, que são utilizados para realizar o gerenciamento da cidade.

 

Com relação a esses termos estudados no Capítulo II, considere as afirmativas a seguir:

 

I. A gestão urbana pode ser compreendida como recurso e instrumento utilizado pela administração da cidade, sendo aplicados separadamente, de acordo com os setores a serem modificados.

II. A gestão de projetos é uma ferramenta da gestão urbana, cujo objetivo é o estudo da viabilidade de execução e de finanças de um projeto de melhorias da cidade.

III. Segundo o Estatuto da Cidade, o plano diretor é definido como regras e princípios estabelecidos para orientar as modificações realizadas no espaço urbano.

 

Após analisar as afirmativas, assinale a alternativa que apresenta apenas as características corretas em relação ao plano diretor e gestão urbana:


II


I, II e III


I e II


II e III


I

Planejamento Urbano é um processo técnico instrumentado para transformar a realidade existente, visando alcançar objetivos previamente estabelecidos. Neste Contexto, Villaça, em seu artigo "Planejamento Urbano no Brasil: Trajetória, Avanços e Perspectivas", divide em três períodos a história do planejamento urbano no Brasil e apresenta, para cada um deles, suas características próprias, que são muito bem definidas temporalmente. Com relação aos períodos do planejamento urbano, analise as seguintes afirmativas:

I- O 1° período é marcado pelo planejamento da cidade com foco na beleza.

II- O 2° período do planejamento, assim como o primeiro, prioriza o melhoramento e o embelezamento das cidades, tendo como base os artigos 182 e 182 da Constituição Federal, que estabelecem as diretrizes gerais da política urbana.

III- O 3° período surge a partir da Reforma Urbana e marca o início da nova fase do planejamento urbano no Brasil.

 

As afirmativas corretas estão contidas em:

 


I e II, apenas


II e III apenas


III, apenas


I e III, apenas


I, apenas

O planejamento urbano adequado em um município é imprescindível para o bom andamento da cidade, principalmente em relação a ocupação do solo, a disposição das moradias e a construção de estradas. Entretanto, quando o projeto urbano não é executado corretamente, a cidade está sujeita a diversos prejuízos.

 

Dentre os principais problemas ocasionados por um planejamento urbano inadequado, tem-se a ocupação desordenada, sendo assim, assinale a alternativa que não representa diretamente uma consequência desse problema: 


Alagamentos


Trânsito caótico


Deslizamento de terra


Poluição dos corpos hídricos


Enchentes

A Gestão Urbana é um dos conceitos relacionados ao planejamento urbano, sendo responsável pelo desenvolvimento e execução de projetos relacionados às áreas urbanas, primando pela qualidade de desempenho, agregando valores e benefícios à população. Desse modo, para o desenvolvimento urbano de um município, é fundamental que a Gestão Urbana seja eficiente.

 

Em relação às características da Gestão Urbana e ao conteúdo estudado no Capítulo II, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Um dos objetivos da Gestão Urbana é a eficácia da obtenção e emprego de capital financeiro, para a realização de melhorias na qualidade de vida para a população da cidade.

II. O termo gestão deriva do latim gestio e está relacionado com a administração de bens ou interesses, ou seja, a gestão é o ato de administrar nas organizações.

III. As principais responsabilidades da Gestão Urbana é a administração da gestão de projetos urbanos, por exemplo, os serviços públicos.

 

Após analisar as afirmativas, assinale a alternativa que apresenta apenas as características corretas em relação à Gestão Urbana:


I e II


I, II e III


III


II


I

A elaboração do Plano Diretor se dará em etapas que incluirão a realização de pesquisas básicas sobre as condições físico-ambientais, socioeconômicas, entre outras. Estas pesquisas subsidiarão as análises da cidade, compondo a leitura técnica da mesma. Posteriormente, a equipe multidisciplinar composta por profissionais de várias áreas (arquitetura e urbanismo, engenharia civil, sociólogos, biólogos, educadores, entre outros) elaborará o diagnóstico, incluindo consultas públicas. Na etapa posterior se compõe da elaboração do Plano, que se  compõe o diagnóstico, a primeira ação deve prever:

 

1. a inclusão da cidade em uma escala regional buscando se relacionar com os outros municípios do entorno, com o Estado e com a União. 

2. a discussão de assuntos que dizem respeito somente ao município que está sendo estudado. 

3. a existência de bases cartográficas e dados de forma sistematizada é de grande importância para que as análises alcancem êxito.

4. leitura técnica da cidade

5. a realização de reuniões com a comunidade para que os moradores possam contribuir na constituição de uma leitura comunitária precisa das condições de habitação, saneamento, segurança, entre outros quesitos.

 

A afirmação correta é:


4


2


5


1


3

Com relação ao meio ambiente e ao planejamento urbano, análise as afirmativas a seguir:

Os ecossistemas urbanos têm interesse pela preservação do ar, da água, do solo, do silêncio, e do micro clima, uma vez que, o esgotamento pode impor limites ao seu desenvolvimento.

PORQUE

Os ecossistemas que abrangem aglomerações de população e atividades humanas a energia e as matérias necessárias a seu desenvolvimento provem predominantemente do seu exterior, já que isto possibilita o desenvolvimento destes ecossistemas tendo por limite apenas a disponibilidade de recursos naturais não importáveis.

 

Com relação as afirmativas acima, assinale a afirmativa correta:


Ambas as afirmativas são verdadeiras, e a segunda é justificativa da primeira.


A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.


Ambas as afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não tem nenhuma relação com a primeira.


Todas as afirmativas são falsas.


A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.

Com relação aos intrumentos de política urbana e ao índice urbanístico denominado coeficente de aproveitamento, analise as seguintes assertivas:

I - O coeficiente de aproveitamento básico estabelece um patamar de edificabilidade comum aos terrenos urbanos.

II - O coeficiente de aproveitamento é fundamental para a regulamentação e implementação de instrumentos que lidam com direitos de construir, como a TDC e a Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC).

 

Com relação as assertivas acima, assinale a afirmativa correta.

 


Ambas assertivas são verdadeiras e a segunda assertiva é a justificativa correta da primeira assertiva.


A primeira assertiva é uma afirmativa verdadeira e a segunda assertiva é uma afirmativa falsa.


Ambas assertivas são falsas


A primeira assertiva é uma afirmativa falsa e a segunda assertiva é uma afirmativa correta.


Ambas assertivas são verdadeiras, mas a segunda assertiva não tem nenhuma relação com a primeira assertiva.

O desenho urbano empregado no planejamento das cidades é pautado na densidade populacional, que representa o número de indivíduos total em uma determinada área. Sendo assim, tem-se os seguintes dados:

 

Área total: 245.000 m2.

Lote mínimo: 200 m2.

Habitação unifamiliar: 3,3 pessoas.

Área non aedificandi: 1.200 m²

Área pública: 35% da área edificável

Assim, assinale a alternativa que contém a informação correta com relação a densidade populacional.

 

 


A densidade bruta é de 101,47 hab/ha


A área líquida é de 15,925 ha


A área líquida é de 15,847 ha


Número de habitantes por quadra 262,76


A densidade líquida é de 262,76 hab/ha