PLANEJAMENTO URBANO


Em 3 de janeiro de 2012, foi instituída a Política Nacional de Mobilidade Urbana, um importante avanço obtido para a qualidade de vida da população, principalmente, nos grandes centros urbanos. Isso ocorre devido à dificuldade de locomoção, uma vez que existem grande número de veículos e pedestres nos municípios de grande porte.

Em relação à mobilidade urbana, identifique a alternativa que apresenta objetivos definidos por essa legislação:


Melhoria das condições de mobilidade e redução das desigualdades.


Desenvolvimento sustentável e investimento em habitações.


Melhoria das condições de mobilidade e modificação do desenho urbano.


Inclusão social e plantio de árvores.


Inclusão social e previsão de custos municipais.

A Revolução Industrial está intimamente relacionada com o trajeto do planejamento urbano no Brasil, uma vez que nessa fase ocorreu a grande migração do meio rural para o meio urbano, com o aumento exacerbado de construções de moradias, comércios e indústrias. Entretanto, o desenvolvimento das cidades não foi planejado, ou seja, as construções ocorreram conforme o desejo do proprietário, não sendo realizado nenhum estudo prévio.

 

Em relação a esse período do planejamento urbano, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Com a expansão econômica no país, muitos moradores da área rural migraram para a área urbana, porém essa mudança ocorreu de forma planejada, sem causar problemas de moradia e movimentação na cidade.

II. O contexto da Revolução Industrial teve início no primeiro período do planejamento urbano, mas seu auge foi alcançado no país apenas no segundo período, com o início da década de 50.

III. Com o aumento de moradores e com o crescimento de indústrias e de moradias, surgem grandes dificuldades nas cidades como o caos urbano e o crescimento descontrolado, sendo esses os protagonistas dos problemas relacionados no planejamento urbano.

 

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas:


I


III


I e III


I e II


II e III

O acelerado processo de urbanização, aliado ao fenômeno de crescente globalização, trouxe problemas e desafios inéditos para a gestão das cidades no momento atual. Sobre os problemas da urbanização assinale a alternativa correta.


Diversidade cultural.


Sofisticação e melhoria do serviços urbanos.


Êxodo urbano.


Aumento de moradias precárias em infra-estrutura inadequada.


Geração de emprego e renda.

A gestão urbana é fundamental para o crescimento equilibrado da cidade, pois a abertura de capital para a implantação de indústrias e empresas e para a construção e ampliação de novas vias de acesso acarretará em uma maior circulação de pessoas e veículos e na chegada de novas pessoas na região. Tais fatores podem apresentar aspectos positivos e negativos para o município. Sendo assim, faz-se necessária uma gestão urbana e ambiental eficiente, estabelecendo projetos que maximizem os benefícios e reduzam os prejuízos ambientais e urbanos.

Em relação às principais consequências da má gestão urbana, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em V  ou F.

(  ) Redução da qualidade de vida.

(  ) O aumento da população pode trazer um aumento no número de moradias adequadas.

(  ) Com o aumento de construções, pode ocorrer poluição dos rios e do solo, principalmente em decorrência do descarte inadequado de resíduos provenientes da construção civil.

Assinale a alternativa correta:


F – F – F


F – V – F


F – V – V


V – V – V


F – F – V

Um dos assuntos de maior relevância no século XXI é o desenvolvimento sustentável, tanto no âmbito urbano quanto no industrial. Desse modo, muitas legislações relacionadas ao crescimento das cidades, ou seja, as leis de mobilidade urbana, zoneamento e parcelamento do solo e o próprio Estatuto da Cidade, buscam aliar o crescimento do município a ações capazes de garantir o desenvolvimento sustentável da região.

 

Em relação ao desenvolvimento sustentável e sua relação com o crescimento urbano, assinale a alternativa correta:


No Brasil, o desenvolvimento sustentável começou a ter maior importância após a Rio-92, também conhecida como Conferência Mundial de Desenvolvimento e Meio Ambiente.


O desenvolvimento sustentável está sendo muito utilizado, porém seu auge ocorreu após a Rio-92


Apesar da disseminação das ideias relacionadas ao desenvolvimento sustentável, as legislações não se adequaram a essa temática.


Por meio do desenvolvimento sustentável, busca-se o crescimento econômico da região.


O principal objetivo do desenvolvimento sustentável é garantir, exclusivamente, a preservação ambiental.

(Adaptada ENADE -2017) Os vazios urbanos são fenômenos recorrentes nos médios e grandes centros urbanos brasileiros. Segundo o Manual de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais, o vazio urbano pode ser definido como espaços localizados dentro da malha urbana consolida, em uma área caracterizada por grande diversidade e espaços edificados, que podem ser zonas industriais, armazéns e depósitos industriais desocupados ou subutilizados, edifícios centrais abandonados ou corredores e pátios ferroviários desativados.

BRASIL, Ministério das Cidades. Manual de Reabilitação de áreas urbanas centrais. Brasília-DF, 2008.

 

Na figura a seguir, observa-se o mapeamento dos vazios urbanos realizados pelo Observatório de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para a cidade de Campo Grande-MS

 

A respeito dos vazios urbanos e seu impacto nas cidades brasileiras, analise as seguintes afirmativas.

 

A existência de vazios urbanos permite maior flexibilidade na transformação do solo, garantindo a expansão ordenada da cidade e a adequada distribuição de densidades demográficas no espaço urbano.

PORQUE

Os vazios urbanos podem dificultar a estruturação do tecido urbano, impossibilitando a adequada distribuição de infraestrutura. Equipamentos e serviços públicos urbanos.

 

Acerca dessas afirmativas, assinale a opção correta.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.

A atividade de parcelamento do solo urbano é regulada, em todo o território nacional, pela Lei Nacional n. 6766/79. Com relação ao Parcelamento do solo urbano, analise as seguintes afirmativas:

I - O produto final, tanto de desmembramentos, quanto de loteamentos, é o lote, definido como terreno cujas dimensões atendam aos índices urbanísticos definidos pelo Plano Diretor do Município.

II - O loteador é obrigado a implantar apenas iluminação pública, esgotamento sanitário e abastecimento de água potável.

III - O parcelamento do solo para fins urbanos é admitido em todas as áreas do município, sejam urbanas, sejam rurais, conforme os parâmetros estabelecidos no Plano Diretor.

As afirmativas corretas estão contidas em:


I e III, apenas


I, apenas


II e III, apenas


I e II, apenas


I, II e III

Com relação aos índices urbanísticos, analise as seguintes afirmativas:

I - Tratam-se de índices relativos a obras de urbanização.

II - São compostos por, mas não só, coeficiente de aproveitamento, taxa de ocupação e recuos.

III - Um dos seus principais objetivos é o controle de intensidade de ocupação das diferentes zonas urbanas.

As afirmativas corretas estão contidas em:

 


I e II, apenas


I e III, apenas


II e III, apenas


I, II e III


III, apenas

Com relação ao zoneamento urbano, analise as seguintes afirmativas

 

O zoneamento é um instrumento amplamente utilizado nos planos diretores, através do qual a cidade é dividida em áreas sobre as quais incidem diretrizes diferenciadas para o uso e a ocupação do solo, especialmente os índices urbanísticos.

PORQUE

A efetiva aplicação do zoneamento tem como propósito a proteção e manutenção dos recursos ambientais, através de um planejamento que vise garantir o desenvolvimento das funções sociais e ambientais das cidades, a fim de proporcionar o bem estar dos cidadãos locais e o meio ambiente ecologicamente equilibrado.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

 


As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.


Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.


As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.

O Plano Diretor é um dos instrumentos utilizados pelo Estatuto da Cidade e apresenta diferentes definições, segundo a ABNT (1991) e autores como Villaça (1999), Saboya (2007) e o próprio Estatuto da Cidade. Apesar de algumas divergências, a base do Plano Diretor é a mesma para esses autores, ou seja, o desenvolvimento urbano de modo adequado, melhorando a qualidade de vida da população.

 

Com relação a esses termos estudados no Capítulo II, considere as afirmativas a seguir:

I -  Para a definição do Plano Diretor de um município, primeiramente deve ser realizado o estudo e diagnóstico dos atributos físico, social, econômico, político e administrativo da área urbana.

II - Os objetivos estabelecidos para a cidade devem estar explícitos no Plano Diretor, determinando princípios, diretrizes e normas para a tomada de decisões.

III - Segundo o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor é o conjunto de princípios que tem como objetivo orientar a ação dos agentes empregados na mudança do espaço rural.

Em relação ao Plano Diretor e ao conteúdo estudado no Capítulo II, assinale a alternativa que apresenta apenas as características corretas.


I e II


I e III


II e III


II


I