PLANEJAMENTO URBANO
O Estatuto da Cidade estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental. A respeito do desenvolvimento das funções sociais da cidade e da propriedade urbana, analise as seguintes afirmativas.
I. Adoção de padrões de produção e consumo de bens e serviços e de expansão rural compatíveis com os limites da sustentabilidade ambiental, social e econômica do Município e do território sob sua área de influência.
II. Adequação dos instrumentos de tributação econômica aos objetivos do desenvolvimento do município.
III. Estimular o crescimento urbano, dando utilização ao solo e evitando a diminuindo os vazios urbanos.
As afirmativas corretas estão contidas em:
II, apenas
I e III, apenas
II e III, apenas
I, II e III
I e II, apenas
Em 3 de janeiro de 2012, foi instituída a Política Nacional de Mobilidade Urbana, um importante avanço obtido para a qualidade de vida da população, principalmente, nos grandes centros urbanos. Isso ocorre devido à dificuldade de locomoção, uma vez que existem grande número de veículos e pedestres nos municípios de grande porte.
Em relação à mobilidade urbana, identifique a alternativa que apresenta objetivos definidos por essa legislação:
Melhoria das condições de mobilidade e redução das desigualdades.
Melhoria das condições de mobilidade e modificação do desenho urbano.
Inclusão social e previsão de custos municipais.
Inclusão social e plantio de árvores.
Desenvolvimento sustentável e investimento em habitações.
O Plano Diretor é um importante instrumento utilizado pelas cidades para realizar o planejamento e a expansão urbana e, apesar de ter início no final do século XIX, ele foi mencionado legalmente após a instituição da Constituição Federal, por meio do artigo 182, e tornou-se um instrumento do planejamento urbano após a vigência da Lei 10.257/2001 do Estatuto da Cidade. A dinamicidade das legislações e a preocupação com os projetos municipais tornam o Plano Diretor indispensável para o planejamento urbano.
Em relação ao Plano Diretor, assinale a alternativa correta:
O Plano Diretor deve ser implantado somente em municípios com mais de 50.000 habitantes, sem a necessidade de realizar sua renovação.
Após seu surgimento no final do século XIX, não ocorreram muitas mudanças nos objetivos do Plano Diretor, tornando-o constante no decorrer dos anos.
O terceiro e mais recente período do Plano Diretor tem como principal objetivo a previsão do número de habitantes na cidade, destinando pouca atenção ao meio ambiente e atividades econômicas.
A elaboração do Plano Diretor é de responsabilidade da prefeitura da cidade, entretanto é fundamental a participação popular para indicar as necessidades de melhorias do município.
Ao elaborar o Plano Diretor, um ponto facultativo é a apresentação da área delimitada do município, não havendo a necessidade de evidenciar as edificações pré-existentes.
O planejamento urbano passou por três principais períodos até a elaboração da lei n. 10.257 referente ao Estatuto da Cidade. Em relação a essas fases de transição que tiveram início em 1875, houve características específicas que marcaram cada período.
De acordo com os períodos estudados no Capítulo I, relacione corretamente as informações:
1. Primeiro Período.
2. Segundo Período.
3. Terceiro Período.
( ) Foco na força de produção – redução na busca de construções elaboradas, projetos voltados para as cidades “eficientes”, com movimentação rápida.
( ) Principal objetivo é a reforma urbana e o principal marco é a instituição da Constituição Federal em 1988.
( ) O planejamento urbano nesse período foi desenvolver a cidade da beleza, com grandes construções e favorecimento da classe com grande poder aquisitivo.
3, 2, 1
1, 3, 2
1, 2, 3
3, 1, 2
2, 3, 1
O planejamento urbano adequado em um município é imprescindível para o bom andamento da cidade, principalmente em relação a ocupação do solo, a disposição das moradias e a construção de estradas. Entretanto, quando o projeto urbano não é executado corretamente, a cidade está sujeita a diversos prejuízos.
Dentre os principais problemas ocasionados por um planejamento urbano inadequado, tem-se a ocupação desordenada, sendo assim, assinale a alternativa que não representa diretamente uma consequência desse problema:
Poluição dos corpos hídricos
Trânsito caótico
Enchentes
Alagamentos
Deslizamento de terra
A globalização auxiliou a aproximação das pessoas em todo o globo terrestre, diminuindo as distâncias e promovendo a realização de compra e venda de produtos e serviços em diversas partes do mundo. Entretanto, a utilização da globalização em demasia pode prejudicar o desenvolvimento municipal, uma vez que pode auxiliar na descaracterização das cidades, bem como a perda de suas particularidades.
Em relação aos conceitos relacionados à globalização, assinale a alternativa correta:
A globalização promove a centralização do território, uma vez que as relações interpessoais são fixadas em um único espaço.
A globalização está relacionada à utilização da internet para comunicação e realização de acordos financeiros, podendo variar de acordo com o local e situação na qual é utilizada.
Para o desenvolvimento da globalização, os recursos tecnológicos são dispensáveis, uma vez que não auxiliam na disseminação de informação.
A definição mais aceita de globalização é de que esta pode ser considerada como a segregação dos mercados presentes em diversas regiões do planeta.
A globalização é um dos itens fundamentais do planejamento urbano, uma vez que auxilia no desenvolvimento das características da cidade.
O planejamento urbano considera diversos elementos para sua elaboração, como o planejamento municipal, o zoneamento urbano, o tamanho da cidade e a densidade demográfica, bem como políticas públicas, o Plano Diretor e a Agenda 21. Estes últimos estão diretamente relacionados ao desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente.
Em relação a esses elementos, analise cada afirmativa a seguir e classifique-a como verdadeira (V) ou falsa (F):
( ) A Agenda 21 e o Plano Diretor são fundamentais para o desenvolvimento da cidade, principalmente em relação a novas obras de engenharia, vias de acesso, prezando a preservação do ambiente e a melhoria da qualidade de vida.
( ) A Agenda 21, em concordância com os objetivos e princípios determinados no Estatuto da Cidade, prima, principalmente, pelo crescimento da cidade aliado ao desenvolvimento sustentável.
( ) O Plano Diretor é um dos instrumentos do Estatuto da Cidade e, além de ser utilizado para o gerenciamento do uso e ocupação do solo, é empregado para auxiliar no desenvolvimento urbano, nos aspectos social, ambiental e econômico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V – F – F
V - V - V
F – V – V
V – F – V
F – F – F
Suponhamos que o Plano Diretor de uma cidade Y tenha estabelecido que as áreas 3 e 4 da figura que segue, estarão sujeitas à Outorga onerosa do direito de construir e da Transferência do direito de construir, respectivamente.
Imagine que, para um empresário que queira construir na área 3, ele terá direito a construir a área em branco do edifício, mas caso queira construir a parte mais escura terá que pagar à Prefeitura uma quantia relativa a esse direito de construir.

Tal prerrogativa tem fundamento se:
As pessoas que residem na Área 1 forem realocadas para as novas construções na Área 2.
O montante arrecadado pelo Poder Público servir para construir na Área 1, habitações de interesse social.
As habitações a serem construídas na Área 5, como contrapartida da outorga do direito de construir, na Área 3, forem destinadas aos habitantes da Área 2.
O proprietário der uma contrapartida para o Poder Público, justificando-se pelo adensamento a ser provocado na área.
A área do município apresentar algum patrimônio tombado historicamente.
O desenvolvimento sustentável é uma das grandes preocupações do século XXI e, de forma geral, baseia-se no tripé meio ambiente sociedade economia. Entretanto, muitas vezes, as decisões são tomadas pensando no fator econômico, esquecendo-se dos fatores ambientais e sociais. Isso ocorre devido à busca constante por novos processos e fontes de energia, que muitas vezes degradam o ar, o solo e a água. Para frear esses problemas, foram instituídas diversas legislações, normas e documentos que primam pelo desenvolvimento sustentável do país.
Em relação a esses documentos, analise as alternativas a seguir:
I. O Plano Diretor é um instrumento utilizado pelo Estatuto da Cidade e tem como objetivo realizar o planejamento e expansão urbana integrando todas as áreas da cidade.
II. O Estatuto da Cidade foi instituído em 2001 e tem como princípio regular o uso da propriedade urbana, prezando principalmente a modificação da paisagem do município.
III. A Agenda 21 é utilizada para garantir a qualidade de vida da população, desse modo é utilizada para o planejamento estratégico da cidade, integrando as áreas ambiental, social e econômica.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas.
II, apenas
I e III, apenas
II e III, apenas
I, II e III
I e II, apenas
Em 3 de janeiro de 2012, foi instituída a Política Nacional de Mobilidade Urbana, um importante avanço obtido para a qualidade de vida da população, principalmente, nos grandes centros urbanos. Isso ocorre devido à dificuldade de locomoção, uma vez que existem grande número de veículos e pedestres nos municípios de grande porte.
Em relação à mobilidade urbana, identifique a alternativa que apresenta objetivos definidos por essa legislação:
Melhoria das condições de mobilidade e redução das desigualdades.
Melhoria das condições de mobilidade e modificação do desenho urbano.
Inclusão social e previsão de custos municipais.
Inclusão social e plantio de árvores.
Desenvolvimento sustentável e investimento em habitações.
O Plano Diretor é um importante instrumento utilizado pelas cidades para realizar o planejamento e a expansão urbana e, apesar de ter início no final do século XIX, ele foi mencionado legalmente após a instituição da Constituição Federal, por meio do artigo 182, e tornou-se um instrumento do planejamento urbano após a vigência da Lei 10.257/2001 do Estatuto da Cidade. A dinamicidade das legislações e a preocupação com os projetos municipais tornam o Plano Diretor indispensável para o planejamento urbano.
Em relação ao Plano Diretor, assinale a alternativa correta:
O Plano Diretor deve ser implantado somente em municípios com mais de 50.000 habitantes, sem a necessidade de realizar sua renovação.
Após seu surgimento no final do século XIX, não ocorreram muitas mudanças nos objetivos do Plano Diretor, tornando-o constante no decorrer dos anos.
O terceiro e mais recente período do Plano Diretor tem como principal objetivo a previsão do número de habitantes na cidade, destinando pouca atenção ao meio ambiente e atividades econômicas.
A elaboração do Plano Diretor é de responsabilidade da prefeitura da cidade, entretanto é fundamental a participação popular para indicar as necessidades de melhorias do município.
Ao elaborar o Plano Diretor, um ponto facultativo é a apresentação da área delimitada do município, não havendo a necessidade de evidenciar as edificações pré-existentes.
O planejamento urbano passou por três principais períodos até a elaboração da lei n. 10.257 referente ao Estatuto da Cidade. Em relação a essas fases de transição que tiveram início em 1875, houve características específicas que marcaram cada período.
De acordo com os períodos estudados no Capítulo I, relacione corretamente as informações:
1. Primeiro Período.
2. Segundo Período.
3. Terceiro Período.
( ) Foco na força de produção – redução na busca de construções elaboradas, projetos voltados para as cidades “eficientes”, com movimentação rápida.
( ) Principal objetivo é a reforma urbana e o principal marco é a instituição da Constituição Federal em 1988.
( ) O planejamento urbano nesse período foi desenvolver a cidade da beleza, com grandes construções e favorecimento da classe com grande poder aquisitivo.
3, 2, 1
1, 3, 2
1, 2, 3
3, 1, 2
2, 3, 1
O planejamento urbano adequado em um município é imprescindível para o bom andamento da cidade, principalmente em relação a ocupação do solo, a disposição das moradias e a construção de estradas. Entretanto, quando o projeto urbano não é executado corretamente, a cidade está sujeita a diversos prejuízos.
Dentre os principais problemas ocasionados por um planejamento urbano inadequado, tem-se a ocupação desordenada, sendo assim, assinale a alternativa que não representa diretamente uma consequência desse problema:
Poluição dos corpos hídricos
Trânsito caótico
Enchentes
Alagamentos
Deslizamento de terra
A globalização auxiliou a aproximação das pessoas em todo o globo terrestre, diminuindo as distâncias e promovendo a realização de compra e venda de produtos e serviços em diversas partes do mundo. Entretanto, a utilização da globalização em demasia pode prejudicar o desenvolvimento municipal, uma vez que pode auxiliar na descaracterização das cidades, bem como a perda de suas particularidades.
Em relação aos conceitos relacionados à globalização, assinale a alternativa correta:
A globalização promove a centralização do território, uma vez que as relações interpessoais são fixadas em um único espaço.
A globalização está relacionada à utilização da internet para comunicação e realização de acordos financeiros, podendo variar de acordo com o local e situação na qual é utilizada.
Para o desenvolvimento da globalização, os recursos tecnológicos são dispensáveis, uma vez que não auxiliam na disseminação de informação.
A definição mais aceita de globalização é de que esta pode ser considerada como a segregação dos mercados presentes em diversas regiões do planeta.
A globalização é um dos itens fundamentais do planejamento urbano, uma vez que auxilia no desenvolvimento das características da cidade.
O planejamento urbano considera diversos elementos para sua elaboração, como o planejamento municipal, o zoneamento urbano, o tamanho da cidade e a densidade demográfica, bem como políticas públicas, o Plano Diretor e a Agenda 21. Estes últimos estão diretamente relacionados ao desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente.
Em relação a esses elementos, analise cada afirmativa a seguir e classifique-a como verdadeira (V) ou falsa (F):
( ) A Agenda 21 e o Plano Diretor são fundamentais para o desenvolvimento da cidade, principalmente em relação a novas obras de engenharia, vias de acesso, prezando a preservação do ambiente e a melhoria da qualidade de vida.
( ) A Agenda 21, em concordância com os objetivos e princípios determinados no Estatuto da Cidade, prima, principalmente, pelo crescimento da cidade aliado ao desenvolvimento sustentável.
( ) O Plano Diretor é um dos instrumentos do Estatuto da Cidade e, além de ser utilizado para o gerenciamento do uso e ocupação do solo, é empregado para auxiliar no desenvolvimento urbano, nos aspectos social, ambiental e econômico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V – F – F
V - V - V
F – V – V
V – F – V
F – F – F
Suponhamos que o Plano Diretor de uma cidade Y tenha estabelecido que as áreas 3 e 4 da figura que segue, estarão sujeitas à Outorga onerosa do direito de construir e da Transferência do direito de construir, respectivamente.
Imagine que, para um empresário que queira construir na área 3, ele terá direito a construir a área em branco do edifício, mas caso queira construir a parte mais escura terá que pagar à Prefeitura uma quantia relativa a esse direito de construir.

Tal prerrogativa tem fundamento se:
As pessoas que residem na Área 1 forem realocadas para as novas construções na Área 2.
O montante arrecadado pelo Poder Público servir para construir na Área 1, habitações de interesse social.
As habitações a serem construídas na Área 5, como contrapartida da outorga do direito de construir, na Área 3, forem destinadas aos habitantes da Área 2.
O proprietário der uma contrapartida para o Poder Público, justificando-se pelo adensamento a ser provocado na área.
A área do município apresentar algum patrimônio tombado historicamente.
O desenvolvimento sustentável é uma das grandes preocupações do século XXI e, de forma geral, baseia-se no tripé meio ambiente sociedade economia. Entretanto, muitas vezes, as decisões são tomadas pensando no fator econômico, esquecendo-se dos fatores ambientais e sociais. Isso ocorre devido à busca constante por novos processos e fontes de energia, que muitas vezes degradam o ar, o solo e a água. Para frear esses problemas, foram instituídas diversas legislações, normas e documentos que primam pelo desenvolvimento sustentável do país.
Em relação a esses documentos, analise as alternativas a seguir:
I. O Plano Diretor é um instrumento utilizado pelo Estatuto da Cidade e tem como objetivo realizar o planejamento e expansão urbana integrando todas as áreas da cidade.
II. O Estatuto da Cidade foi instituído em 2001 e tem como princípio regular o uso da propriedade urbana, prezando principalmente a modificação da paisagem do município.
III. A Agenda 21 é utilizada para garantir a qualidade de vida da população, desse modo é utilizada para o planejamento estratégico da cidade, integrando as áreas ambiental, social e econômica.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas.
Melhoria das condições de mobilidade e redução das desigualdades.
Melhoria das condições de mobilidade e modificação do desenho urbano.
Inclusão social e previsão de custos municipais.
Inclusão social e plantio de árvores.
Desenvolvimento sustentável e investimento em habitações.
O Plano Diretor é um importante instrumento utilizado pelas cidades para realizar o planejamento e a expansão urbana e, apesar de ter início no final do século XIX, ele foi mencionado legalmente após a instituição da Constituição Federal, por meio do artigo 182, e tornou-se um instrumento do planejamento urbano após a vigência da Lei 10.257/2001 do Estatuto da Cidade. A dinamicidade das legislações e a preocupação com os projetos municipais tornam o Plano Diretor indispensável para o planejamento urbano.
Em relação ao Plano Diretor, assinale a alternativa correta:
O Plano Diretor deve ser implantado somente em municípios com mais de 50.000 habitantes, sem a necessidade de realizar sua renovação.
Após seu surgimento no final do século XIX, não ocorreram muitas mudanças nos objetivos do Plano Diretor, tornando-o constante no decorrer dos anos.
O terceiro e mais recente período do Plano Diretor tem como principal objetivo a previsão do número de habitantes na cidade, destinando pouca atenção ao meio ambiente e atividades econômicas.
A elaboração do Plano Diretor é de responsabilidade da prefeitura da cidade, entretanto é fundamental a participação popular para indicar as necessidades de melhorias do município.
Ao elaborar o Plano Diretor, um ponto facultativo é a apresentação da área delimitada do município, não havendo a necessidade de evidenciar as edificações pré-existentes.
O planejamento urbano passou por três principais períodos até a elaboração da lei n. 10.257 referente ao Estatuto da Cidade. Em relação a essas fases de transição que tiveram início em 1875, houve características específicas que marcaram cada período.
De acordo com os períodos estudados no Capítulo I, relacione corretamente as informações:
1. Primeiro Período.
2. Segundo Período.
3. Terceiro Período.
( ) Foco na força de produção – redução na busca de construções elaboradas, projetos voltados para as cidades “eficientes”, com movimentação rápida.
( ) Principal objetivo é a reforma urbana e o principal marco é a instituição da Constituição Federal em 1988.
( ) O planejamento urbano nesse período foi desenvolver a cidade da beleza, com grandes construções e favorecimento da classe com grande poder aquisitivo.
3, 2, 1
1, 3, 2
1, 2, 3
3, 1, 2
2, 3, 1
O planejamento urbano adequado em um município é imprescindível para o bom andamento da cidade, principalmente em relação a ocupação do solo, a disposição das moradias e a construção de estradas. Entretanto, quando o projeto urbano não é executado corretamente, a cidade está sujeita a diversos prejuízos.
Dentre os principais problemas ocasionados por um planejamento urbano inadequado, tem-se a ocupação desordenada, sendo assim, assinale a alternativa que não representa diretamente uma consequência desse problema:
Poluição dos corpos hídricos
Trânsito caótico
Enchentes
Alagamentos
Deslizamento de terra
A globalização auxiliou a aproximação das pessoas em todo o globo terrestre, diminuindo as distâncias e promovendo a realização de compra e venda de produtos e serviços em diversas partes do mundo. Entretanto, a utilização da globalização em demasia pode prejudicar o desenvolvimento municipal, uma vez que pode auxiliar na descaracterização das cidades, bem como a perda de suas particularidades.
Em relação aos conceitos relacionados à globalização, assinale a alternativa correta:
A globalização promove a centralização do território, uma vez que as relações interpessoais são fixadas em um único espaço.
A globalização está relacionada à utilização da internet para comunicação e realização de acordos financeiros, podendo variar de acordo com o local e situação na qual é utilizada.
Para o desenvolvimento da globalização, os recursos tecnológicos são dispensáveis, uma vez que não auxiliam na disseminação de informação.
A definição mais aceita de globalização é de que esta pode ser considerada como a segregação dos mercados presentes em diversas regiões do planeta.
A globalização é um dos itens fundamentais do planejamento urbano, uma vez que auxilia no desenvolvimento das características da cidade.
O planejamento urbano considera diversos elementos para sua elaboração, como o planejamento municipal, o zoneamento urbano, o tamanho da cidade e a densidade demográfica, bem como políticas públicas, o Plano Diretor e a Agenda 21. Estes últimos estão diretamente relacionados ao desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente.
Em relação a esses elementos, analise cada afirmativa a seguir e classifique-a como verdadeira (V) ou falsa (F):
( ) A Agenda 21 e o Plano Diretor são fundamentais para o desenvolvimento da cidade, principalmente em relação a novas obras de engenharia, vias de acesso, prezando a preservação do ambiente e a melhoria da qualidade de vida.
( ) A Agenda 21, em concordância com os objetivos e princípios determinados no Estatuto da Cidade, prima, principalmente, pelo crescimento da cidade aliado ao desenvolvimento sustentável.
( ) O Plano Diretor é um dos instrumentos do Estatuto da Cidade e, além de ser utilizado para o gerenciamento do uso e ocupação do solo, é empregado para auxiliar no desenvolvimento urbano, nos aspectos social, ambiental e econômico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V – F – F
V - V - V
F – V – V
V – F – V
F – F – F
Suponhamos que o Plano Diretor de uma cidade Y tenha estabelecido que as áreas 3 e 4 da figura que segue, estarão sujeitas à Outorga onerosa do direito de construir e da Transferência do direito de construir, respectivamente.
Imagine que, para um empresário que queira construir na área 3, ele terá direito a construir a área em branco do edifício, mas caso queira construir a parte mais escura terá que pagar à Prefeitura uma quantia relativa a esse direito de construir.

Tal prerrogativa tem fundamento se:
As pessoas que residem na Área 1 forem realocadas para as novas construções na Área 2.
O montante arrecadado pelo Poder Público servir para construir na Área 1, habitações de interesse social.
As habitações a serem construídas na Área 5, como contrapartida da outorga do direito de construir, na Área 3, forem destinadas aos habitantes da Área 2.
O proprietário der uma contrapartida para o Poder Público, justificando-se pelo adensamento a ser provocado na área.
A área do município apresentar algum patrimônio tombado historicamente.
O desenvolvimento sustentável é uma das grandes preocupações do século XXI e, de forma geral, baseia-se no tripé meio ambiente sociedade economia. Entretanto, muitas vezes, as decisões são tomadas pensando no fator econômico, esquecendo-se dos fatores ambientais e sociais. Isso ocorre devido à busca constante por novos processos e fontes de energia, que muitas vezes degradam o ar, o solo e a água. Para frear esses problemas, foram instituídas diversas legislações, normas e documentos que primam pelo desenvolvimento sustentável do país.
Em relação a esses documentos, analise as alternativas a seguir:
I. O Plano Diretor é um instrumento utilizado pelo Estatuto da Cidade e tem como objetivo realizar o planejamento e expansão urbana integrando todas as áreas da cidade.
II. O Estatuto da Cidade foi instituído em 2001 e tem como princípio regular o uso da propriedade urbana, prezando principalmente a modificação da paisagem do município.
III. A Agenda 21 é utilizada para garantir a qualidade de vida da população, desse modo é utilizada para o planejamento estratégico da cidade, integrando as áreas ambiental, social e econômica.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas.
O Plano Diretor deve ser implantado somente em municípios com mais de 50.000 habitantes, sem a necessidade de realizar sua renovação.
Após seu surgimento no final do século XIX, não ocorreram muitas mudanças nos objetivos do Plano Diretor, tornando-o constante no decorrer dos anos.
O terceiro e mais recente período do Plano Diretor tem como principal objetivo a previsão do número de habitantes na cidade, destinando pouca atenção ao meio ambiente e atividades econômicas.
A elaboração do Plano Diretor é de responsabilidade da prefeitura da cidade, entretanto é fundamental a participação popular para indicar as necessidades de melhorias do município.
Ao elaborar o Plano Diretor, um ponto facultativo é a apresentação da área delimitada do município, não havendo a necessidade de evidenciar as edificações pré-existentes.
O planejamento urbano passou por três principais períodos até a elaboração da lei n. 10.257 referente ao Estatuto da Cidade. Em relação a essas fases de transição que tiveram início em 1875, houve características específicas que marcaram cada período.
De acordo com os períodos estudados no Capítulo I, relacione corretamente as informações:
1. Primeiro Período.
2. Segundo Período.
3. Terceiro Período.
( ) Foco na força de produção – redução na busca de construções elaboradas, projetos voltados para as cidades “eficientes”, com movimentação rápida.
( ) Principal objetivo é a reforma urbana e o principal marco é a instituição da Constituição Federal em 1988.
( ) O planejamento urbano nesse período foi desenvolver a cidade da beleza, com grandes construções e favorecimento da classe com grande poder aquisitivo.
3, 2, 1
1, 3, 2
1, 2, 3
3, 1, 2
2, 3, 1
O planejamento urbano adequado em um município é imprescindível para o bom andamento da cidade, principalmente em relação a ocupação do solo, a disposição das moradias e a construção de estradas. Entretanto, quando o projeto urbano não é executado corretamente, a cidade está sujeita a diversos prejuízos.
Dentre os principais problemas ocasionados por um planejamento urbano inadequado, tem-se a ocupação desordenada, sendo assim, assinale a alternativa que não representa diretamente uma consequência desse problema:
Poluição dos corpos hídricos
Trânsito caótico
Enchentes
Alagamentos
Deslizamento de terra
A globalização auxiliou a aproximação das pessoas em todo o globo terrestre, diminuindo as distâncias e promovendo a realização de compra e venda de produtos e serviços em diversas partes do mundo. Entretanto, a utilização da globalização em demasia pode prejudicar o desenvolvimento municipal, uma vez que pode auxiliar na descaracterização das cidades, bem como a perda de suas particularidades.
Em relação aos conceitos relacionados à globalização, assinale a alternativa correta:
A globalização promove a centralização do território, uma vez que as relações interpessoais são fixadas em um único espaço.
A globalização está relacionada à utilização da internet para comunicação e realização de acordos financeiros, podendo variar de acordo com o local e situação na qual é utilizada.
Para o desenvolvimento da globalização, os recursos tecnológicos são dispensáveis, uma vez que não auxiliam na disseminação de informação.
A definição mais aceita de globalização é de que esta pode ser considerada como a segregação dos mercados presentes em diversas regiões do planeta.
A globalização é um dos itens fundamentais do planejamento urbano, uma vez que auxilia no desenvolvimento das características da cidade.
O planejamento urbano considera diversos elementos para sua elaboração, como o planejamento municipal, o zoneamento urbano, o tamanho da cidade e a densidade demográfica, bem como políticas públicas, o Plano Diretor e a Agenda 21. Estes últimos estão diretamente relacionados ao desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente.
Em relação a esses elementos, analise cada afirmativa a seguir e classifique-a como verdadeira (V) ou falsa (F):
( ) A Agenda 21 e o Plano Diretor são fundamentais para o desenvolvimento da cidade, principalmente em relação a novas obras de engenharia, vias de acesso, prezando a preservação do ambiente e a melhoria da qualidade de vida.
( ) A Agenda 21, em concordância com os objetivos e princípios determinados no Estatuto da Cidade, prima, principalmente, pelo crescimento da cidade aliado ao desenvolvimento sustentável.
( ) O Plano Diretor é um dos instrumentos do Estatuto da Cidade e, além de ser utilizado para o gerenciamento do uso e ocupação do solo, é empregado para auxiliar no desenvolvimento urbano, nos aspectos social, ambiental e econômico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V – F – F
V - V - V
F – V – V
V – F – V
F – F – F
Suponhamos que o Plano Diretor de uma cidade Y tenha estabelecido que as áreas 3 e 4 da figura que segue, estarão sujeitas à Outorga onerosa do direito de construir e da Transferência do direito de construir, respectivamente.
Imagine que, para um empresário que queira construir na área 3, ele terá direito a construir a área em branco do edifício, mas caso queira construir a parte mais escura terá que pagar à Prefeitura uma quantia relativa a esse direito de construir.

Tal prerrogativa tem fundamento se:
As pessoas que residem na Área 1 forem realocadas para as novas construções na Área 2.
O montante arrecadado pelo Poder Público servir para construir na Área 1, habitações de interesse social.
As habitações a serem construídas na Área 5, como contrapartida da outorga do direito de construir, na Área 3, forem destinadas aos habitantes da Área 2.
O proprietário der uma contrapartida para o Poder Público, justificando-se pelo adensamento a ser provocado na área.
A área do município apresentar algum patrimônio tombado historicamente.
O desenvolvimento sustentável é uma das grandes preocupações do século XXI e, de forma geral, baseia-se no tripé meio ambiente sociedade economia. Entretanto, muitas vezes, as decisões são tomadas pensando no fator econômico, esquecendo-se dos fatores ambientais e sociais. Isso ocorre devido à busca constante por novos processos e fontes de energia, que muitas vezes degradam o ar, o solo e a água. Para frear esses problemas, foram instituídas diversas legislações, normas e documentos que primam pelo desenvolvimento sustentável do país.
Em relação a esses documentos, analise as alternativas a seguir:
I. O Plano Diretor é um instrumento utilizado pelo Estatuto da Cidade e tem como objetivo realizar o planejamento e expansão urbana integrando todas as áreas da cidade.
II. O Estatuto da Cidade foi instituído em 2001 e tem como princípio regular o uso da propriedade urbana, prezando principalmente a modificação da paisagem do município.
III. A Agenda 21 é utilizada para garantir a qualidade de vida da população, desse modo é utilizada para o planejamento estratégico da cidade, integrando as áreas ambiental, social e econômica.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas.
3, 2, 1
1, 3, 2
1, 2, 3
3, 1, 2
2, 3, 1
O planejamento urbano adequado em um município é imprescindível para o bom andamento da cidade, principalmente em relação a ocupação do solo, a disposição das moradias e a construção de estradas. Entretanto, quando o projeto urbano não é executado corretamente, a cidade está sujeita a diversos prejuízos.
Dentre os principais problemas ocasionados por um planejamento urbano inadequado, tem-se a ocupação desordenada, sendo assim, assinale a alternativa que não representa diretamente uma consequência desse problema:
Poluição dos corpos hídricos
Trânsito caótico
Enchentes
Alagamentos
Deslizamento de terra
A globalização auxiliou a aproximação das pessoas em todo o globo terrestre, diminuindo as distâncias e promovendo a realização de compra e venda de produtos e serviços em diversas partes do mundo. Entretanto, a utilização da globalização em demasia pode prejudicar o desenvolvimento municipal, uma vez que pode auxiliar na descaracterização das cidades, bem como a perda de suas particularidades.
Em relação aos conceitos relacionados à globalização, assinale a alternativa correta:
A globalização promove a centralização do território, uma vez que as relações interpessoais são fixadas em um único espaço.
A globalização está relacionada à utilização da internet para comunicação e realização de acordos financeiros, podendo variar de acordo com o local e situação na qual é utilizada.
Para o desenvolvimento da globalização, os recursos tecnológicos são dispensáveis, uma vez que não auxiliam na disseminação de informação.
A definição mais aceita de globalização é de que esta pode ser considerada como a segregação dos mercados presentes em diversas regiões do planeta.
A globalização é um dos itens fundamentais do planejamento urbano, uma vez que auxilia no desenvolvimento das características da cidade.
O planejamento urbano considera diversos elementos para sua elaboração, como o planejamento municipal, o zoneamento urbano, o tamanho da cidade e a densidade demográfica, bem como políticas públicas, o Plano Diretor e a Agenda 21. Estes últimos estão diretamente relacionados ao desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente.
Em relação a esses elementos, analise cada afirmativa a seguir e classifique-a como verdadeira (V) ou falsa (F):
( ) A Agenda 21 e o Plano Diretor são fundamentais para o desenvolvimento da cidade, principalmente em relação a novas obras de engenharia, vias de acesso, prezando a preservação do ambiente e a melhoria da qualidade de vida.
( ) A Agenda 21, em concordância com os objetivos e princípios determinados no Estatuto da Cidade, prima, principalmente, pelo crescimento da cidade aliado ao desenvolvimento sustentável.
( ) O Plano Diretor é um dos instrumentos do Estatuto da Cidade e, além de ser utilizado para o gerenciamento do uso e ocupação do solo, é empregado para auxiliar no desenvolvimento urbano, nos aspectos social, ambiental e econômico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V – F – F
V - V - V
F – V – V
V – F – V
F – F – F
Suponhamos que o Plano Diretor de uma cidade Y tenha estabelecido que as áreas 3 e 4 da figura que segue, estarão sujeitas à Outorga onerosa do direito de construir e da Transferência do direito de construir, respectivamente.
Imagine que, para um empresário que queira construir na área 3, ele terá direito a construir a área em branco do edifício, mas caso queira construir a parte mais escura terá que pagar à Prefeitura uma quantia relativa a esse direito de construir.

Tal prerrogativa tem fundamento se:
As pessoas que residem na Área 1 forem realocadas para as novas construções na Área 2.
O montante arrecadado pelo Poder Público servir para construir na Área 1, habitações de interesse social.
As habitações a serem construídas na Área 5, como contrapartida da outorga do direito de construir, na Área 3, forem destinadas aos habitantes da Área 2.
O proprietário der uma contrapartida para o Poder Público, justificando-se pelo adensamento a ser provocado na área.
A área do município apresentar algum patrimônio tombado historicamente.
O desenvolvimento sustentável é uma das grandes preocupações do século XXI e, de forma geral, baseia-se no tripé meio ambiente sociedade economia. Entretanto, muitas vezes, as decisões são tomadas pensando no fator econômico, esquecendo-se dos fatores ambientais e sociais. Isso ocorre devido à busca constante por novos processos e fontes de energia, que muitas vezes degradam o ar, o solo e a água. Para frear esses problemas, foram instituídas diversas legislações, normas e documentos que primam pelo desenvolvimento sustentável do país.
Em relação a esses documentos, analise as alternativas a seguir:
I. O Plano Diretor é um instrumento utilizado pelo Estatuto da Cidade e tem como objetivo realizar o planejamento e expansão urbana integrando todas as áreas da cidade.
II. O Estatuto da Cidade foi instituído em 2001 e tem como princípio regular o uso da propriedade urbana, prezando principalmente a modificação da paisagem do município.
III. A Agenda 21 é utilizada para garantir a qualidade de vida da população, desse modo é utilizada para o planejamento estratégico da cidade, integrando as áreas ambiental, social e econômica.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas.
Poluição dos corpos hídricos
Trânsito caótico
Enchentes
Alagamentos
Deslizamento de terra
A globalização auxiliou a aproximação das pessoas em todo o globo terrestre, diminuindo as distâncias e promovendo a realização de compra e venda de produtos e serviços em diversas partes do mundo. Entretanto, a utilização da globalização em demasia pode prejudicar o desenvolvimento municipal, uma vez que pode auxiliar na descaracterização das cidades, bem como a perda de suas particularidades.
Em relação aos conceitos relacionados à globalização, assinale a alternativa correta:
A globalização promove a centralização do território, uma vez que as relações interpessoais são fixadas em um único espaço.
A globalização está relacionada à utilização da internet para comunicação e realização de acordos financeiros, podendo variar de acordo com o local e situação na qual é utilizada.
Para o desenvolvimento da globalização, os recursos tecnológicos são dispensáveis, uma vez que não auxiliam na disseminação de informação.
A definição mais aceita de globalização é de que esta pode ser considerada como a segregação dos mercados presentes em diversas regiões do planeta.
A globalização é um dos itens fundamentais do planejamento urbano, uma vez que auxilia no desenvolvimento das características da cidade.
O planejamento urbano considera diversos elementos para sua elaboração, como o planejamento municipal, o zoneamento urbano, o tamanho da cidade e a densidade demográfica, bem como políticas públicas, o Plano Diretor e a Agenda 21. Estes últimos estão diretamente relacionados ao desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente.
Em relação a esses elementos, analise cada afirmativa a seguir e classifique-a como verdadeira (V) ou falsa (F):
( ) A Agenda 21 e o Plano Diretor são fundamentais para o desenvolvimento da cidade, principalmente em relação a novas obras de engenharia, vias de acesso, prezando a preservação do ambiente e a melhoria da qualidade de vida.
( ) A Agenda 21, em concordância com os objetivos e princípios determinados no Estatuto da Cidade, prima, principalmente, pelo crescimento da cidade aliado ao desenvolvimento sustentável.
( ) O Plano Diretor é um dos instrumentos do Estatuto da Cidade e, além de ser utilizado para o gerenciamento do uso e ocupação do solo, é empregado para auxiliar no desenvolvimento urbano, nos aspectos social, ambiental e econômico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V – F – F
V - V - V
F – V – V
V – F – V
F – F – F
Suponhamos que o Plano Diretor de uma cidade Y tenha estabelecido que as áreas 3 e 4 da figura que segue, estarão sujeitas à Outorga onerosa do direito de construir e da Transferência do direito de construir, respectivamente.
Imagine que, para um empresário que queira construir na área 3, ele terá direito a construir a área em branco do edifício, mas caso queira construir a parte mais escura terá que pagar à Prefeitura uma quantia relativa a esse direito de construir.

Tal prerrogativa tem fundamento se:
As pessoas que residem na Área 1 forem realocadas para as novas construções na Área 2.
O montante arrecadado pelo Poder Público servir para construir na Área 1, habitações de interesse social.
As habitações a serem construídas na Área 5, como contrapartida da outorga do direito de construir, na Área 3, forem destinadas aos habitantes da Área 2.
O proprietário der uma contrapartida para o Poder Público, justificando-se pelo adensamento a ser provocado na área.
A área do município apresentar algum patrimônio tombado historicamente.
O desenvolvimento sustentável é uma das grandes preocupações do século XXI e, de forma geral, baseia-se no tripé meio ambiente sociedade economia. Entretanto, muitas vezes, as decisões são tomadas pensando no fator econômico, esquecendo-se dos fatores ambientais e sociais. Isso ocorre devido à busca constante por novos processos e fontes de energia, que muitas vezes degradam o ar, o solo e a água. Para frear esses problemas, foram instituídas diversas legislações, normas e documentos que primam pelo desenvolvimento sustentável do país.
Em relação a esses documentos, analise as alternativas a seguir:
I. O Plano Diretor é um instrumento utilizado pelo Estatuto da Cidade e tem como objetivo realizar o planejamento e expansão urbana integrando todas as áreas da cidade.
II. O Estatuto da Cidade foi instituído em 2001 e tem como princípio regular o uso da propriedade urbana, prezando principalmente a modificação da paisagem do município.
III. A Agenda 21 é utilizada para garantir a qualidade de vida da população, desse modo é utilizada para o planejamento estratégico da cidade, integrando as áreas ambiental, social e econômica.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas.
A globalização promove a centralização do território, uma vez que as relações interpessoais são fixadas em um único espaço.
A globalização está relacionada à utilização da internet para comunicação e realização de acordos financeiros, podendo variar de acordo com o local e situação na qual é utilizada.
Para o desenvolvimento da globalização, os recursos tecnológicos são dispensáveis, uma vez que não auxiliam na disseminação de informação.
A definição mais aceita de globalização é de que esta pode ser considerada como a segregação dos mercados presentes em diversas regiões do planeta.
A globalização é um dos itens fundamentais do planejamento urbano, uma vez que auxilia no desenvolvimento das características da cidade.
O planejamento urbano considera diversos elementos para sua elaboração, como o planejamento municipal, o zoneamento urbano, o tamanho da cidade e a densidade demográfica, bem como políticas públicas, o Plano Diretor e a Agenda 21. Estes últimos estão diretamente relacionados ao desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente.
Em relação a esses elementos, analise cada afirmativa a seguir e classifique-a como verdadeira (V) ou falsa (F):
( ) A Agenda 21 e o Plano Diretor são fundamentais para o desenvolvimento da cidade, principalmente em relação a novas obras de engenharia, vias de acesso, prezando a preservação do ambiente e a melhoria da qualidade de vida.
( ) A Agenda 21, em concordância com os objetivos e princípios determinados no Estatuto da Cidade, prima, principalmente, pelo crescimento da cidade aliado ao desenvolvimento sustentável.
( ) O Plano Diretor é um dos instrumentos do Estatuto da Cidade e, além de ser utilizado para o gerenciamento do uso e ocupação do solo, é empregado para auxiliar no desenvolvimento urbano, nos aspectos social, ambiental e econômico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V – F – F
V - V - V
F – V – V
V – F – V
F – F – F
Suponhamos que o Plano Diretor de uma cidade Y tenha estabelecido que as áreas 3 e 4 da figura que segue, estarão sujeitas à Outorga onerosa do direito de construir e da Transferência do direito de construir, respectivamente.
Imagine que, para um empresário que queira construir na área 3, ele terá direito a construir a área em branco do edifício, mas caso queira construir a parte mais escura terá que pagar à Prefeitura uma quantia relativa a esse direito de construir.

Tal prerrogativa tem fundamento se:
As pessoas que residem na Área 1 forem realocadas para as novas construções na Área 2.
O montante arrecadado pelo Poder Público servir para construir na Área 1, habitações de interesse social.
As habitações a serem construídas na Área 5, como contrapartida da outorga do direito de construir, na Área 3, forem destinadas aos habitantes da Área 2.
O proprietário der uma contrapartida para o Poder Público, justificando-se pelo adensamento a ser provocado na área.
A área do município apresentar algum patrimônio tombado historicamente.
O desenvolvimento sustentável é uma das grandes preocupações do século XXI e, de forma geral, baseia-se no tripé meio ambiente sociedade economia. Entretanto, muitas vezes, as decisões são tomadas pensando no fator econômico, esquecendo-se dos fatores ambientais e sociais. Isso ocorre devido à busca constante por novos processos e fontes de energia, que muitas vezes degradam o ar, o solo e a água. Para frear esses problemas, foram instituídas diversas legislações, normas e documentos que primam pelo desenvolvimento sustentável do país.
Em relação a esses documentos, analise as alternativas a seguir:
I. O Plano Diretor é um instrumento utilizado pelo Estatuto da Cidade e tem como objetivo realizar o planejamento e expansão urbana integrando todas as áreas da cidade.
II. O Estatuto da Cidade foi instituído em 2001 e tem como princípio regular o uso da propriedade urbana, prezando principalmente a modificação da paisagem do município.
III. A Agenda 21 é utilizada para garantir a qualidade de vida da população, desse modo é utilizada para o planejamento estratégico da cidade, integrando as áreas ambiental, social e econômica.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas.
V – F – F
V - V - V
F – V – V
V – F – V
F – F – F
Suponhamos que o Plano Diretor de uma cidade Y tenha estabelecido que as áreas 3 e 4 da figura que segue, estarão sujeitas à Outorga onerosa do direito de construir e da Transferência do direito de construir, respectivamente.
Imagine que, para um empresário que queira construir na área 3, ele terá direito a construir a área em branco do edifício, mas caso queira construir a parte mais escura terá que pagar à Prefeitura uma quantia relativa a esse direito de construir.

Tal prerrogativa tem fundamento se:
As pessoas que residem na Área 1 forem realocadas para as novas construções na Área 2.
O montante arrecadado pelo Poder Público servir para construir na Área 1, habitações de interesse social.
As habitações a serem construídas na Área 5, como contrapartida da outorga do direito de construir, na Área 3, forem destinadas aos habitantes da Área 2.
O proprietário der uma contrapartida para o Poder Público, justificando-se pelo adensamento a ser provocado na área.
A área do município apresentar algum patrimônio tombado historicamente.
O desenvolvimento sustentável é uma das grandes preocupações do século XXI e, de forma geral, baseia-se no tripé meio ambiente sociedade economia. Entretanto, muitas vezes, as decisões são tomadas pensando no fator econômico, esquecendo-se dos fatores ambientais e sociais. Isso ocorre devido à busca constante por novos processos e fontes de energia, que muitas vezes degradam o ar, o solo e a água. Para frear esses problemas, foram instituídas diversas legislações, normas e documentos que primam pelo desenvolvimento sustentável do país.
Em relação a esses documentos, analise as alternativas a seguir:
I. O Plano Diretor é um instrumento utilizado pelo Estatuto da Cidade e tem como objetivo realizar o planejamento e expansão urbana integrando todas as áreas da cidade.
II. O Estatuto da Cidade foi instituído em 2001 e tem como princípio regular o uso da propriedade urbana, prezando principalmente a modificação da paisagem do município.
III. A Agenda 21 é utilizada para garantir a qualidade de vida da população, desse modo é utilizada para o planejamento estratégico da cidade, integrando as áreas ambiental, social e econômica.
Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas corretas.

As pessoas que residem na Área 1 forem realocadas para as novas construções na Área 2.
O montante arrecadado pelo Poder Público servir para construir na Área 1, habitações de interesse social.
As habitações a serem construídas na Área 5, como contrapartida da outorga do direito de construir, na Área 3, forem destinadas aos habitantes da Área 2.
O proprietário der uma contrapartida para o Poder Público, justificando-se pelo adensamento a ser provocado na área.
A área do município apresentar algum patrimônio tombado historicamente.