PLANEJAMENTO URBANO


Com relação ao zoneamento urbano, analise as seguintes afirmativas

 

O zoneamento é um instrumento amplamente utilizado nos planos diretores, através do qual a cidade é dividida em áreas sobre as quais incidem diretrizes diferenciadas para o uso e a ocupação do solo, especialmente os índices urbanísticos.

PORQUE

A efetiva aplicação do zoneamento tem como propósito a proteção e manutenção dos recursos ambientais, através de um planejamento que vise garantir o desenvolvimento das funções sociais e ambientais das cidades, a fim de proporcionar o bem estar dos cidadãos locais e o meio ambiente ecologicamente equilibrado.

 

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

 


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.

A macrozona urbana é a região que apresenta as maiores necessidades de planejamento e projetos eficazes para garantir a melhoria da qualidade de vida da população, bem como auxiliar na mobilidade urbana de pessoas e veículos. O zoneamento na área urbana inadequado pode acabar acarretando, consequentemente, a construção e instalação de indústrias e serviços não compatíveis com as atividades dessa região.

Sobre a macrozona urbana, marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:

 

 (  ) A macrozona urbana é contemplada pelo instrumento Agenda 21.

 (  ) A macrozona urbana consolidada refere-se aos empreendimentos e edificações já construídos.

 (  ) A macrozona urbana de expansão refere-se às regiões domiciliares e industriais que já estão atuando, sem espaço para novos empreendimentos.


V – F – V
F - F - F
V - V - V
F - V - F
V – V – F

A ideía de sustentabilidade desenrola por meio de três grandes interfaces, todas capazes de se desdobrar em inúmeras análises paralelas:ambiental, social e econômica. Com relação a sustentabilidade e gestão urbana, análise as seguintes afirmativas:

 

I- A sustentabilidade sócio-econômica pode ser entendida como a situação de ausência de proteção em relação à grande parcela dos componentes populacionnais das grandes metrópoles. 

II- Itens como licitação verde, transporte coletivo baseado em fontes alternativas de energia, destinação adequada de resíduos sólidos e efluentes líquidos são componentes sustentáveis para a gestão urbana.

III- A sustentabilidade na gestão urbana deve operar segundo um modelo urbano que procure balancer, de forma eficiente, os recursos necessários ao seu funcionamemto.

 

As afirmativas corretas estão contidas em:

 


II e III, apenas
II, apenas
I e III, apenas
III, apenas
I e II, apenas

Com o decorrer dos anos e aumento populacional, é fundamental compreender o conceito de densidade demográfica, habitacional e construída. Sendo fundamental o dimensionamento desse parâmetro para compreender se os números apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – demonstram uma região muito ou pouco povoada.

 

Em relação a esse tema, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.


A densidade líquida de uma cidade considera toda a região de uma cidade, ou seja, as áreas públicas e privadas.
Quando não se conhece a densidade populacional, pode ocorrer o mau planejamento da cidade, ou seja, podem ocorrer problemas relacionados ao abastecimento público de água e à realização de coleta seletiva.
A Associação Brasileira de Dados Geográficos é o órgão brasileiro utilizado para avaliar a densidade de todas as regiões do Brasil.
A densidade bruta de um município não está relacionada ao número total de habitantes dividido pela área total (hectare) de uma cidade.
A densidade demográfica de uma cidade não é relacionada ao planejamento urbano.

O Plano Diretor é um dos instrumentos utilizados pelo Estatuto da Cidade e apresenta diferentes definições, segundo a ABNT (1991) e autores como Villaça (1999), Saboya (2007) e o próprio Estatuto da Cidade. Apesar de algumas divergências, a base do Plano Diretor é a mesma para esses autores, ou seja, o desenvolvimento urbano de modo adequado, melhorando a qualidade de vida da população.

 

Com relação a esses termos estudados no Capítulo II, considere as afirmativas a seguir:

I -  Para a definição do Plano Diretor de um município, primeiramente deve ser realizado o estudo e diagnóstico dos atributos físico, social, econômico, político e administrativo da área urbana.

II - Os objetivos estabelecidos para a cidade devem estar explícitos no Plano Diretor, determinando princípios, diretrizes e normas para a tomada de decisões.

III - Segundo o Estatuto da Cidade, o Plano Diretor é o conjunto de princípios que tem como objetivo orientar a ação dos agentes empregados na mudança do espaço rural.

Em relação ao Plano Diretor e ao conteúdo estudado no Capítulo II, assinale a alternativa que apresenta apenas as características corretas.


I e II
II e III
I
I e III
II

Com relação ao instrumento de política urbana municipal, o plano diretor, analise das seguintes afirmativas:

I. Cidades incluídas no cadastro nacional de Municípios com áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos.

II. Não faz com que a propriedade urbana cumpra com sua função social

III. Integra e complementa as atividades urbanas e rurais, tendo em vista o desenvolvimento socioeconômico do Município e do território sob sua área do Município. 

As afirmativas corretas estão contidas em:

 


II e III, apenas
I, II e III
I e II,  apenas
I e III, apenas
III, apenas

A origem do planejamento urbano no Brasil ocorreu aproximadamente em 1875, ou seja, no século XIX, e passou por diversas mudanças relacionadas principalmente à situação econômica do momento. Sendo assim, até mesmo o que era planejamento urbano foi alterado com o decorrer do tempo até os dias atuais. Em relação ao que era o planejamento urbano em 1875 e como ele ocorre  atualmente, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

 

(  ) A fase inicial do planejamento urbano tinha como objetivo destacar a beleza da cidade, beneficiando a “classe mais rica”, rompendo com a era colonial e a vida rural.

(  ) No século XXI, o planejamento urbano pode ser definido como um conjunto de técnicas, visando transformar a realidade do município, agregando condições habitacionais seguras, sem prejuízos ao meio ambiente e à qualidade de vida.

(  ) Na década de 30, o foco ainda continua a ser a beleza das cidades com o planejamento de construções luxuosas, sem atentar para o fluxo e a facilidade de movimentação na cidade.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:


V - V - V
F – V – F
V - V - F
F – F – V
F - F - F

Ao realizar o planejamento de expansão do município, é necessário, além da preocupação com o meio ambiente e com a geração de lucros, atentar-se à morfologia da cidade, ou seja, verificar se o local apresenta morros, corpos hídricos próximos, como é o solo da região, avaliar os mapas de curvas de nível, dentre outros fatores.

Essas informações são necessárias para avaliar se a estrutura da cidade é capaz de suportar tais modificações e como a chegada de novas construções pode prejudicar ou melhorar a qualidade de vida da população.

Em relação à alteração da paisagem urbana e seus efeitos para a população e para o meio ambiente, analise as afirmativas a seguir.

 

I) O crescimento urbano, sem a realização de planejamento e atendimento às políticas públicas, pode acarretar no caos urbano.

II) A chegada de novas empresas e moradias melhoram a qualidade de vida e podem ser realizadas em qualquer lugar da cidade.

III) A mobilidade urbana, ou seja, o tráfego nas vias de acesso, não é alterada devido ao aumento da população ou à chegada de novos empreendimentos.

 

Assinale a alternativa que apresenta apenas a(s) afirmativa(s) correta(s):


II
I
I e II
II e III
III

Muitas vezes, as cidades devem estar abertas para novas empresas e indústrias, para que seja melhorada a geração de lucro e de emprego para os municípios, garantindo o crescimento da cidade em número de pessoas e renda. Entretanto, tais ações urbanas devem ser elaboradas tendo-se como base a busca pelo desenvolvimento sustentável, desse modo, é necessário pensar em alternativas que reduzam os impactos ambientais que tais atividades podem acarretar para o município.

A partir dessas informações, identifique nas alternativas a seguir como podem ser minimizadas as formas de degradação ambiental.

 

I) Construir vias de acesso e empresas em qualquer local disponível na cidade.

II) Realizar projetos de gerenciamento de resíduos sólidos.

III) Apresentar para as empresas, escolas e a população em geral medidas que minimizem os impactos ambientais.

 

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:


III
II
II e III
I
I e II

Um dos assuntos de maior relevância no século XXI é o desenvolvimento sustentável, tanto no âmbito urbano quanto no industrial. Desse modo, muitas legislações relacionadas ao crescimento das cidades, ou seja, as leis de mobilidade urbana, zoneamento e parcelamento do solo e o próprio Estatuto da Cidade, buscam aliar o crescimento do município a ações capazes de garantir o desenvolvimento sustentável da região.

 

Em relação ao desenvolvimento sustentável e sua relação com o crescimento urbano, assinale a alternativa correta:


No Brasil, o desenvolvimento sustentável começou a ter maior importância após a Rio-92, também conhecida como Conferência Mundial de Desenvolvimento e Meio Ambiente.
Apesar da disseminação das ideias relacionadas ao desenvolvimento sustentável, as legislações não se adequaram a essa temática.
O desenvolvimento sustentável está sendo muito utilizado, porém seu auge ocorreu após a Rio-92
Por meio do desenvolvimento sustentável, busca-se o crescimento econômico da região.
O principal objetivo do desenvolvimento sustentável é garantir, exclusivamente, a preservação ambiental.
Páginas: 1234