PLANEJAMENTO URBANO


A Agenda 21 é um importante instrumento utilizado pelos municípios, visando à manutenção da qualidade de vida nos centros urbanos, sendo um importante compromisso firmado durante a RIO-92. Nesse evento, autoridades de todo o mundo se reuniram para buscar soluções e metas para contribuir com a preservação ambiental, associada ao desenvolvimento social e crescimento econômico. Sendo assim, a Agenda 21 é um instrumento fundamental para os pequenos e grandes centros urbanos buscarem atividades que contribuam para o desenvolvimento sustentável.

 

Em relação ao desenvolvimento sustentável e à Agenda 21, analise as alternativas a seguir:

 

(  )  A Agenda 21 está associada ao planejamento estratégico das cidades, primando pelo desenvolvimento de programas que gerem renda para o município.

(  ) A Agenda 21, associada aos planos diretores, busca realizar a gestão integrada das cidades, estabelecendo metas e princípios que auxiliem no desenvolvimento sustentável.

(  ) Para que a cidade torne-se autônoma, deve ser tratada como um ecossistema, no qual seus diversos componentes são fundamentais para seu desenvolvimento, garantindo a sustentabilidade e o atendimento das metas estabelecidas na Agenda 21.

 

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


V - F - V


F - V - V


V - V - V


V -F - F


F - F - F

A mobilidade urbana e o zoneamento urbanístico promovem o equilíbrio da cidade, ou seja, tornam o espaço mais harmônico e facilitam a locomoção nas vias de acesso, tanto na cidade-polo como também nos municípios do entorno. Sendo assim, a integração entre as políticas públicas, a mobilidade urbana e o zoneamento urbanístico é fundamental para o crescimento equilibrado do município.

 

Em relação às vantagens apresentadas pela mobilidade urbana, analise as afirmativas a seguir:

 

(  ) Fluxo de carros equilibrado.

(  ) Baixo desempenho do comércio.

(  ) Desequilíbrio urbano.

(  ) Integração entre as vias de acesso e meios de transporte.

 

Assinale a alternativa correta:


V – F – V – V


F – V – F – F


V – F – F – V


V – V – F – F


F – F – V – V

A lei n° 6.766/1979 é a principal legislação referente ao parcelamento do solo urbano, sendo necessário seu atendimento para a execução de projetos de loteamento. Sendo assim, as empresas responsáveis pelo loteamento de terrenos destinados à moradia, além de preconizar a preservação ambiental, a qualidade de vida e o equilíbrio urbano, devem atender estritamente as legislações vigentes.

 

Em relação à lei n° 6.766/1979, analise as afirmativas a seguir:

 

(  ) As regras apresentadas pela presente legislação podem ser aplicadas tanto para as zonas urbanas como para as rurais.

(  ) Tem como objetivo adequar os Estados, o Distrito Federal e todos os municípios brasileiros com as normativas previstas nessa legislação.

(  ) Essa legislação foi alterada por meio da lei 9.785/1999, em relação aos sistemas de circulação, às áreas de utilização pública e aos espaços de áreas verdes.

 

Assinale a alternativa correta:


V - F - V


F - V - V


V - V - F


V - V - V


F - V - F

O meio ambiente é um dos principais aspectos que sofrem prejuízos ao se realizarem projetos relacionados ao desenvolvimento urbano e novas tecnologias. Dessa forma, com o intuito de minimizar os efeitos nocivos para os ecossistemas terrestre, aquático e atmosférico, foram instituídas diversas políticas públicas relacionadas a essa temática.

Com relação a essas legislações, existem aquelas que são destinadas à regulamentação de atividades que modificam a estrutura da cidade, porém, minimizam os impactos ambientais gerados.

 

Sobre esse tema, analise as afirmativas a seguir:

 

I)  Lei 6.766/1979 – Parcelamento do solo urbano: apresenta quais terrenos estão aptos ou não ao loteamento, preconizando a preservação ambiental.

II) Lei 12.587/2012 – Política Nacional de Mobilidade Urbana: relacionada aos projetos e desenvolvimento de construções como hospitais e escolas no município.

III) Lei 12.305/2010 – Política Nacional dos Resíduos Sólidos: apresenta as principais normas, diretrizes e princípios relacionados aos corpos hídricos do município.

 

Assinale a alternativa correta:


I


I e II


I e III


III


II

O zoneamento urbanístico está relacionado à segregação da cidade em áreas ou zonas, contemplando a região urbana e rural do município. Tal integração é imprescindível para o desenvolvimento equilibrado do município, porém é fundamental respeitar as características e particularidades de cada região da cidade. 

Em relação às macrozonas rural e urbana, considere as afirmativas a seguir:

 

I) A macrozona urbana está relacionada à estrutura da cidade, ou seja, aos projetos de infraestrutura e aos imóveis construídos.

II) Um dos objetivos da macrozona rural é a regularização dos imóveis dos grandes centros urbanos.

III) A macrozona urbana de expansão é o lugar no qual existe o potencial para novos empreendimentos.

 

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

 


III


I e II


II


I e III


II e III

O uso e ocupação do solo é tema recorrente do debate do planejamento urbano dos municípios, sendo assim sua destinação é fundamental para a qualidade de vida da população e desenvolvimento financeiro. Uma das utilizações dos terrenos é para o parcelamento de terra e, posteriormente, para o loteamento do local. Os loteamentos são muito utilizados seja para proprietários particulares, seja em programas públicos como o Minha Casa, Minha Vida.

 

A respeito do parcelamento de solo urbano, analise as afirmativas a seguir:

 

I)   A Lei n° 6.766, instituída em 19 de dezembro de 1979, dispõe sobre o parcelamento de solo urbano, e os projetos de loteamento se baseiam nela.

II)  O parcelamento do solo ganhou destaque a partir de 1950, época em que houve a queda do número de pessoas na cidade, assim como de indústrias.

III) O parcelamento do solo, desde o início, demonstrou preocupação com o meio ambiente, pautando suas ações em medidas de preservação dos recursos naturais.

 

Assinale a alternativa correta


II


III


I e II


I


II e III

Após a instituição da Lei n. 10.257/2001 do Estatuto da Cidade, a esfera política está extremamente associada ao planejamento urbano das cidades. Dentre as ferramentas utilizadas, têm-se a gestão urbana e o plano diretor, que são utilizados para realizar o gerenciamento da cidade.

 

Com relação a esses termos estudados no Capítulo II, considere as afirmativas a seguir:

 

I. A gestão urbana pode ser compreendida como recurso e instrumento utilizado pela administração da cidade, sendo aplicados separadamente, de acordo com os setores a serem modificados.

II. A gestão de projetos é uma ferramenta da gestão urbana, cujo objetivo é o estudo da viabilidade de execução e de finanças de um projeto de melhorias da cidade.

III. Segundo o Estatuto da Cidade, o plano diretor é definido como regras e princípios estabelecidos para orientar as modificações realizadas no espaço urbano.

 

Após analisar as afirmativas, assinale a alternativa que apresenta apenas as características corretas em relação ao plano diretor e gestão urbana:


I e II


II


I, II e III


II e III


I

O planejamento urbano surgiu em meados do século XIX com a migração do meio rural para o urbano. Tal fato ocorreu devido à busca por moradias de grande porte, ricas em detalhes e com o objetivo de demonstrar o poder aquisitivo do proprietário.

 

Em relação a esse período inicial do planejamento urbano, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Não eram realizados estudos prévios para analisar a viabilidade de construções.

II. Houve grande aumento da população nas áreas urbanas.

III. Devido à ocupação desordenada proveniente dessa época, muitos centros urbanos, atualmente, apresentam problemas como enchentes, trânsito, moradias irregulares.

 

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas:


I e III


I e II


II e III


I


I, II e III

A compreensão e o desenvolvimento do planejamento urbano, seja de um grande centro urbano, seja de um pequeno município, estão relacionados com diversos conceitos associados a esse tema. Dentre eles, têm-se o próprio planejamento urbano, o urbanismo e o desenho urbano.

 

Com relação a esses termos e ao que estudamos no Capítulo II, associe corretamente os termos planejamento urbano, urbanismo e desenho urbano com suas respectivas características:

 

1. Planejamento Urbano.

2. Urbanismo.

3. Desenho Urbano.

                                              

(  ) Conceito subdividido em duas etapas: ato de planejar e urbanismo.

(  ) Conceito associado ao detalhamento de um projeto, sendo complementar aos projetos de arquitetura.

(  ) Conceito associado à ciência para realizar a  intervenção física no espaço dos municípios, relacionado à beleza e à infraestrutura.

 

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre conceitos e características:


2 - 3 - 1


1 - 2 - 3


2 - 1 - 3


3 - 1 - 2


1 - 3 - 2

O planejamento urbano é composto por diversos estudos e elementos que são responsáveis pela má ou boa execução de projetos relacionados ao desenvolvimento dos municípios. Muitas vezes, são observados enchentes, deslizamentos de terras, formação de casas em morros, dificuldade de mobilidade nas vias de acesso, sendo esses fatores que prejudicam a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente.

 

Em relação aos estudos e fatores que devem ser considerados na elaboração do planejamento urbano, assinale a alternativa correta:


Planejamento municipal, tamanho da cidade, densidade demográfica, Agenda 21.


Plano Diretor, tamanho da cidade, código florestal, desenvolvimento urbano.


Planejamento municipal, densidade urbana e código de defesa do consumidor.


Planejamento municipal, densidade urbana, licenciamento ambiental e estudo de impactos ambientais.


Plano Diretor, Agenda 21, plano de resíduos sólidos e código de defesa do consumidor.

Páginas: 1234567