PLANEJAMENTO URBANO


Com relação aos intrumentos de política urbana e ao índice urbanístico denominado coeficente de aproveitamento, analise as seguintes assertivas:

I - O coeficiente de aproveitamento básico estabelece um patamar de edificabilidade comum aos terrenos urbanos.

II - O coeficiente de aproveitamento é fundamental para a regulamentação e implementação de instrumentos que lidam com direitos de construir, como a TDC e a Outorga Onerosa do Direito de Construir (OODC).

 

Com relação as assertivas acima, assinale a afirmativa correta.

 


Ambas assertivas são falsas


Ambas assertivas são verdadeiras, mas a segunda assertiva não tem nenhuma relação com a primeira assertiva.


Ambas assertivas são verdadeiras e a segunda assertiva é a justificativa correta da primeira assertiva.


A primeira assertiva é uma afirmativa falsa e a segunda assertiva é uma afirmativa correta.


A primeira assertiva é uma afirmativa verdadeira e a segunda assertiva é uma afirmativa falsa.

As legislações e normativas relacionadas à preocupação com o meio ambiente surgiram há mais de um século, entretanto a real conscientização de que as ações antrópicas, relacionadas tanto ao desenvolvimento econômico quanto às modificações na paisagem urbana, alteraram a qualidade e características dos ecossistemas teve destaque a partir da década de 70.

Para evidenciar o descontentamento com a situação do meio ambiente, foram realizados diversos encontros e movimentos ambientais.

 Analise as afirmativas a seguir:

 

 

I)  Declaração de Estocolmo - 1972.

II) Rio 92 – 1992.

III) “Nosso Futuro Comum”, conhecido como Relatório de Brundtland - 1982

 

Assinale a alternativa que contenha os movimentos ambientais.


I, II e III


III


I


II


I e II

Com relação ao instrumento de política urbana municipal, o plano diretor, analise das seguintes afirmativas:

I. Cidades incluídas no cadastro nacional de Municípios com áreas suscetíveis à ocorrência de deslizamentos de grande impacto, inundações bruscas ou processos geológicos ou hidrológicos correlatos.

II. Não faz com que a propriedade urbana cumpra com sua função social

III. Integra e complementa as atividades urbanas e rurais, tendo em vista o desenvolvimento socioeconômico do Município e do território sob sua área do Município. 

As afirmativas corretas estão contidas em:

 


I e II,  apenas


III, apenas


I e III, apenas


I, II e III


II e III, apenas

A compreensão e o desenvolvimento do planejamento urbano, seja de um grande centro urbano, seja de um pequeno município, estão relacionados com diversos conceitos associados a esse tema. Dentre eles, têm-se o próprio planejamento urbano, o urbanismo e o desenho urbano.

 

Com relação a esses termos e ao que estudamos no Capítulo II, associe corretamente os termos planejamento urbano, urbanismo e desenho urbano com suas respectivas características:

 

1. Planejamento Urbano.

2. Urbanismo.

3. Desenho Urbano.

                                              

(  ) Conceito subdividido em duas etapas: ato de planejar e urbanismo.

(  ) Conceito associado ao detalhamento de um projeto, sendo complementar aos projetos de arquitetura.

(  ) Conceito associado à ciência para realizar a  intervenção física no espaço dos municípios, relacionado à beleza e à infraestrutura.

 

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre conceitos e características:


2 - 1 - 3


1 - 3 - 2


2 - 3 - 1


3 - 1 - 2


1 - 2 - 3

O crescimento urbano é necessário para que a cidade possa garantir melhores condições de vida à população, seja pelo desenvolvimento de hospitais, escolas, atividades relacionadas ao lazer, geração de empregos, dentre outros benefícios. Sendo assim, para que tais modificações auxiliem na preservação dos recursos naturais, na manutenção dos corpos hídricos e na qualidade do solo e, também, gerem empregos para a população e moradores da região, é fundamental a realização do planejamento urbano.

 

Em relação ao planejamento urbano de um município, assinale a alternativa correta:


Os conhecimentos geomorfológicos não têm relação com o planejamento urbano do município, uma vez que o tipo de solo e os corpos hídricos não influenciam na construção de novos empreendimentos.


Os projetos de expansão e desenvolvimento urbano devem ser realizados apenas por um profissional, o engenheiro, uma vez que este é capaz de atender a todas as necessidades do projeto.


As políticas públicas relacionadas ao meio ambiente são facultativas, ou seja, devem ser atendidas apenas se o responsável pelo empreendimento quiser.


As políticas públicas relacionadas ao crescimento da cidade, como o parcelamento de solo urbano e o zoneamento urbano, são fundamentais para o crescimento equilibrado do município.


Para o planejamento urbano adequado, devem ser realizados projetos de expansão desenvolvidos apenas pelos representantes da cidade.

Em 3 de janeiro de 2012, foi instituída a Política Nacional de Mobilidade Urbana, um importante avanço obtido para a qualidade de vida da população, principalmente, nos grandes centros urbanos. Isso ocorre devido à dificuldade de locomoção, uma vez que existem grande número de veículos e pedestres nos municípios de grande porte.

Em relação à mobilidade urbana, identifique a alternativa que apresenta objetivos definidos por essa legislação:


Melhoria das condições de mobilidade e redução das desigualdades.


Desenvolvimento sustentável e investimento em habitações.


Melhoria das condições de mobilidade e modificação do desenho urbano.


Inclusão social e plantio de árvores.


Inclusão social e previsão de custos municipais.

A Revolução Industrial está intimamente relacionada com o trajeto do planejamento urbano no Brasil, uma vez que nessa fase ocorreu a grande migração do meio rural para o meio urbano, com o aumento exacerbado de construções de moradias, comércios e indústrias. Entretanto, o desenvolvimento das cidades não foi planejado, ou seja, as construções ocorreram conforme o desejo do proprietário, não sendo realizado nenhum estudo prévio.

 

Em relação a esse período do planejamento urbano, analise as afirmativas a seguir:

 

I. Com a expansão econômica no país, muitos moradores da área rural migraram para a área urbana, porém essa mudança ocorreu de forma planejada, sem causar problemas de moradia e movimentação na cidade.

II. O contexto da Revolução Industrial teve início no primeiro período do planejamento urbano, mas seu auge foi alcançado no país apenas no segundo período, com o início da década de 50.

III. Com o aumento de moradores e com o crescimento de indústrias e de moradias, surgem grandes dificuldades nas cidades como o caos urbano e o crescimento descontrolado, sendo esses os protagonistas dos problemas relacionados no planejamento urbano.

 

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas:


I


III


I e III


I e II


II e III

O acelerado processo de urbanização, aliado ao fenômeno de crescente globalização, trouxe problemas e desafios inéditos para a gestão das cidades no momento atual. Sobre os problemas da urbanização assinale a alternativa correta.


Diversidade cultural.


Sofisticação e melhoria do serviços urbanos.


Êxodo urbano.


Aumento de moradias precárias em infra-estrutura inadequada.


Geração de emprego e renda.

A gestão urbana é fundamental para o crescimento equilibrado da cidade, pois a abertura de capital para a implantação de indústrias e empresas e para a construção e ampliação de novas vias de acesso acarretará em uma maior circulação de pessoas e veículos e na chegada de novas pessoas na região. Tais fatores podem apresentar aspectos positivos e negativos para o município. Sendo assim, faz-se necessária uma gestão urbana e ambiental eficiente, estabelecendo projetos que maximizem os benefícios e reduzam os prejuízos ambientais e urbanos.

Em relação às principais consequências da má gestão urbana, analise as afirmativas a seguir e classifique-as em V  ou F.

(  ) Redução da qualidade de vida.

(  ) O aumento da população pode trazer um aumento no número de moradias adequadas.

(  ) Com o aumento de construções, pode ocorrer poluição dos rios e do solo, principalmente em decorrência do descarte inadequado de resíduos provenientes da construção civil.

Assinale a alternativa correta:


F – F – F


F – V – F


F – V – V


V – V – V


F – F – V

Um dos assuntos de maior relevância no século XXI é o desenvolvimento sustentável, tanto no âmbito urbano quanto no industrial. Desse modo, muitas legislações relacionadas ao crescimento das cidades, ou seja, as leis de mobilidade urbana, zoneamento e parcelamento do solo e o próprio Estatuto da Cidade, buscam aliar o crescimento do município a ações capazes de garantir o desenvolvimento sustentável da região.

 

Em relação ao desenvolvimento sustentável e sua relação com o crescimento urbano, assinale a alternativa correta:


No Brasil, o desenvolvimento sustentável começou a ter maior importância após a Rio-92, também conhecida como Conferência Mundial de Desenvolvimento e Meio Ambiente.


O desenvolvimento sustentável está sendo muito utilizado, porém seu auge ocorreu após a Rio-92


Apesar da disseminação das ideias relacionadas ao desenvolvimento sustentável, as legislações não se adequaram a essa temática.


Por meio do desenvolvimento sustentável, busca-se o crescimento econômico da região.


O principal objetivo do desenvolvimento sustentável é garantir, exclusivamente, a preservação ambiental.