PESQUISA OPERACIONAL
É uma abordagem de modelagem e simulação computacional para entender o comportamento não linear de sistemas complexos. A abordagem de dinâmica de sistemas pode ser usada tanto qualitativa quanto quantitativamente, servindo como ponto entre as abordagens hard e soft, e pode ser resumida genericamente em duas fases, uma fase qualitativa e uma fase quantitativa.
A definição acima é dada a qual metodologia inserida na Pesquisa Operacional soft e Métodos para Estruturação de Problemas?
Metodologia de Sistemas Soft
Desenvolvimento e Análise de Opções Estratégicas
Abordagem de Escolha Estratégica
Drama Theory/ Análise de Confrontação
Dinâmica de sistemas
Criada por Checkland (1981), a Metodologia de Sistemas Soft (Soft Systems Methodology – SSM) é uma forma organizada, de enfrentar situações problemáticas. O foco da SSM é a orientação à ação, dessa forma, organiza a reflexão sobre situações de modo que ações que tragam melhoria possam ser realizadas. (CHECKLAND; POULTER, 2010).
Marque a alternativa correta a respeito da Metodologia de Sistemas Soft
O modelo conceitual da SSM é obtido através do mapeamento cognitivo de conceitos e suas interconexões.
A SSM pode ser dividida em duas fases, sendo a primeira fase qualitativa com a construção de modelos de causa e efeito e a segunda fase é quantitativa descrita por equações diferenciais.
A SSM apresenta caráter coletivo e considera que diferentes pessoas analisam uma mesma situação de maneiras distintas e por este motivo é necessário o uso de definições chave que norteiam o processo.
A SSM é baseada em definições chave que podem ser lembradas pelo mnemônico CATWOE, que do inglês clients, action, transformation, weltanschaunng, ownership, environment constraints.
A SSM tem foco individualista e aprendizagem e engajamento é realizada através de workshops nos quais os envolvidos no processo compartilham suas opiniões.
Algumas metodologias fazem parte da Pesquisa Operacional soft, a qual assume que diferentes pessoas podem ter visões diferentes para um mesmo problema. Dessa forma, outros modelos podem ser utilizados para representar diferentes formas de enxergar o mundo.
A respeito de metodologias de Pesquisa Operacional soft avalie as afirmativas a seguir:
I. As metodologias conhecidas como Pesquisa Operacional hard, como modelagem matemática, entendem que as pessoas apresentam diferentes pontos de vista para uma mesma situação.
II. Para as metodologias soft um modelo é uma forma de gerar debate a respeito do mundo.
III. A definição de problema para os métodos soft depende do indivíduo, por isso se torna pluralística já que as pessoas possuem diferentes perspectivas.
É correto o que se afirma apenas em:
I e II
I e III
I
II e III
I, II e III
Métodos para Estruturação de Problemas (Problem Structuring Methods - PSMs) são um conjunto de abordagens que possuem o objetivo de auxiliar à estruturação do problema ao invés de solucionar o problema, pode-se dizer que os PSMs são uma família de métodos específicos, com características singulares (ROSENHEAD, 1998).
Julgue as afirmativas a seguir em relação a características relacionadas aos PSMs.
I. A modelagem do problema é realizada de maneira analítica, definindo-se variáveis de decisão, função objetivo e restrições.
II. A identificação de possibilidades relevantes e cenários é priorizada ao invés da estimação de probabilidades ou predições futuras.
III. O processo é realizado de modo iterativo somente pela alta gerência da organização.
IV. Os resultados obtidos pelos PSMs podem ser tangíveis como a elaboração de planos, mas em geral são intangíveis e baseados no aprendizado dos envolvidos.
V. Os PSMs possuem um elemento central que representa as relações de causa e efeito da situação em questão.
É correto o que se afirma apenas em:
II, IV e V
I e II
II, III e IV
II e III
I e III
Jogador 1 = Estratégia 1; Jogador 2 = Estratégia 1
Jogador 1 = Estratégia 3; Jogador 2 = Estratégia 4
Jogador 1 = Estratégia 1; Jogador 2 = Estratégia 4
Jogador 1 = Estratégia 2; Jogador 2 = Estratégia 3
Jogador 1 = Estratégia 3; Jogador 2 = Estratégia 2
O matemático John Forbes Nash Júnior contribuiu de maneira fundamental para a Teoria dos Jogos ao desenvolver o chamado Equilíbrio de Nash, em que afirma que nem sempre o ganho de um jogador representa a perda do outro. Para Nash, existem situações em que as estratégias adotadas por cada jogador são as melhores respostas possíveis, dessa forma, nenhum dos jogadores se sente motivado a trocar de estratégia (CÂMARA, 2011).
Em relação ao Equilíbrio de Nash, julgue as afirmativas a seguir em verdadeiro ou falso
I. Uma situação em que todo mundo está jogando uma estratégia dominante deve ser um equilíbrio de Nash
II . Em um equilíbrio de Nash, todos devem estar jogando uma estratégia dominante.
III. No jogo do dilema dos prisioneiros, se cada prisioneiro acreditava que a outra pessoa
negaria o crime, então ambos negariam o crime.
IV. Um equilíbrio de estratégia dominante é um conjunto de tais escolhas que as escolhas de cada jogador são ideais, independentemente do que os outros jogadores escolhem.
V. No equilíbrio de Nash, cada jogador está a fazer a melhor escolha para si mesma, dadas a escolha dos outros jogadores.
Marque a alternativa que possui a sequência correta de V(verdadeiro) ou F(falso).
F; V; F; V; V
V; V; F; V; F
V; V; F; V; V
V; V; V; V; V
V; F; F; V; V
Com base nessas informações e nos dados da tabela, a capacidade mínima e carros no sistema a ser considerada no projeto corresponderá a:
6
3
5
8
7
Em uma lotérica existem 2 atendentes trabalhando em paralelo para atendimento dos clientes. Clientes chegam no estabelecimento com uma média de 12 clientes por hora. Se o tempo de atendimento de cada cliente é em média 4 minutos, qual é o fator de utilização do sistema?
20%
95%
40%
80%
35%
A Brinquedos S.A. fabrica dois tipos de brinquedos de madeira: soldados e trens. Um soldado é vendido por R$27 e usa R$10 de matéria-prima. Cada soldado fabricado aumenta os custos diretos de mão-de-obra e custos indiretos em R$14.
Um trem é vendido a R$21 e utiliza R$9 de matéria-prima. Cada trem aumenta os de mão-de-obra e indiretos em R$10.
A fabricação requer dois tipos de mão-de-obra: carpinteiro e pintor.
A fabricação de um soldado requer 2h de um pintor e 1 h de carpinteiro. Um trem demanda 1hora de pintura e 1h de carpintaria.
Para cada semana, a Brinquedos pode conseguir toda a matéria-prima necessária, mas apenas 100h de pintura e 80h de carpintaria.
A demanda para os trens é ilimitada, mas a de soldados é de no máximo 40 por semana.
Marque a alternativa que determina a solução ótima do problema.
Metodologia de Sistemas Soft
Desenvolvimento e Análise de Opções Estratégicas
Abordagem de Escolha Estratégica
Drama Theory/ Análise de Confrontação
Dinâmica de sistemas
Criada por Checkland (1981), a Metodologia de Sistemas Soft (Soft Systems Methodology – SSM) é uma forma organizada, de enfrentar situações problemáticas. O foco da SSM é a orientação à ação, dessa forma, organiza a reflexão sobre situações de modo que ações que tragam melhoria possam ser realizadas. (CHECKLAND; POULTER, 2010).
Marque a alternativa correta a respeito da Metodologia de Sistemas Soft
O modelo conceitual da SSM é obtido através do mapeamento cognitivo de conceitos e suas interconexões.
A SSM pode ser dividida em duas fases, sendo a primeira fase qualitativa com a construção de modelos de causa e efeito e a segunda fase é quantitativa descrita por equações diferenciais.
A SSM apresenta caráter coletivo e considera que diferentes pessoas analisam uma mesma situação de maneiras distintas e por este motivo é necessário o uso de definições chave que norteiam o processo.
A SSM é baseada em definições chave que podem ser lembradas pelo mnemônico CATWOE, que do inglês clients, action, transformation, weltanschaunng, ownership, environment constraints.
A SSM tem foco individualista e aprendizagem e engajamento é realizada através de workshops nos quais os envolvidos no processo compartilham suas opiniões.
Algumas metodologias fazem parte da Pesquisa Operacional soft, a qual assume que diferentes pessoas podem ter visões diferentes para um mesmo problema. Dessa forma, outros modelos podem ser utilizados para representar diferentes formas de enxergar o mundo.
A respeito de metodologias de Pesquisa Operacional soft avalie as afirmativas a seguir:
I. As metodologias conhecidas como Pesquisa Operacional hard, como modelagem matemática, entendem que as pessoas apresentam diferentes pontos de vista para uma mesma situação.
II. Para as metodologias soft um modelo é uma forma de gerar debate a respeito do mundo.
III. A definição de problema para os métodos soft depende do indivíduo, por isso se torna pluralística já que as pessoas possuem diferentes perspectivas.
É correto o que se afirma apenas em:
I e II
I e III
I
II e III
I, II e III
Métodos para Estruturação de Problemas (Problem Structuring Methods - PSMs) são um conjunto de abordagens que possuem o objetivo de auxiliar à estruturação do problema ao invés de solucionar o problema, pode-se dizer que os PSMs são uma família de métodos específicos, com características singulares (ROSENHEAD, 1998).
Julgue as afirmativas a seguir em relação a características relacionadas aos PSMs.
I. A modelagem do problema é realizada de maneira analítica, definindo-se variáveis de decisão, função objetivo e restrições.
II. A identificação de possibilidades relevantes e cenários é priorizada ao invés da estimação de probabilidades ou predições futuras.
III. O processo é realizado de modo iterativo somente pela alta gerência da organização.
IV. Os resultados obtidos pelos PSMs podem ser tangíveis como a elaboração de planos, mas em geral são intangíveis e baseados no aprendizado dos envolvidos.
V. Os PSMs possuem um elemento central que representa as relações de causa e efeito da situação em questão.
É correto o que se afirma apenas em:
II, IV e V
I e II
II, III e IV
II e III
I e III
Jogador 1 = Estratégia 1; Jogador 2 = Estratégia 1
Jogador 1 = Estratégia 3; Jogador 2 = Estratégia 4
Jogador 1 = Estratégia 1; Jogador 2 = Estratégia 4
Jogador 1 = Estratégia 2; Jogador 2 = Estratégia 3
Jogador 1 = Estratégia 3; Jogador 2 = Estratégia 2
O matemático John Forbes Nash Júnior contribuiu de maneira fundamental para a Teoria dos Jogos ao desenvolver o chamado Equilíbrio de Nash, em que afirma que nem sempre o ganho de um jogador representa a perda do outro. Para Nash, existem situações em que as estratégias adotadas por cada jogador são as melhores respostas possíveis, dessa forma, nenhum dos jogadores se sente motivado a trocar de estratégia (CÂMARA, 2011).
Em relação ao Equilíbrio de Nash, julgue as afirmativas a seguir em verdadeiro ou falso
I. Uma situação em que todo mundo está jogando uma estratégia dominante deve ser um equilíbrio de Nash
II . Em um equilíbrio de Nash, todos devem estar jogando uma estratégia dominante.
III. No jogo do dilema dos prisioneiros, se cada prisioneiro acreditava que a outra pessoa
negaria o crime, então ambos negariam o crime.
IV. Um equilíbrio de estratégia dominante é um conjunto de tais escolhas que as escolhas de cada jogador são ideais, independentemente do que os outros jogadores escolhem.
V. No equilíbrio de Nash, cada jogador está a fazer a melhor escolha para si mesma, dadas a escolha dos outros jogadores.
Marque a alternativa que possui a sequência correta de V(verdadeiro) ou F(falso).
F; V; F; V; V
V; V; F; V; F
V; V; F; V; V
V; V; V; V; V
V; F; F; V; V
Com base nessas informações e nos dados da tabela, a capacidade mínima e carros no sistema a ser considerada no projeto corresponderá a:
6
3
5
8
7
Em uma lotérica existem 2 atendentes trabalhando em paralelo para atendimento dos clientes. Clientes chegam no estabelecimento com uma média de 12 clientes por hora. Se o tempo de atendimento de cada cliente é em média 4 minutos, qual é o fator de utilização do sistema?
20%
95%
40%
80%
35%
A Brinquedos S.A. fabrica dois tipos de brinquedos de madeira: soldados e trens. Um soldado é vendido por R$27 e usa R$10 de matéria-prima. Cada soldado fabricado aumenta os custos diretos de mão-de-obra e custos indiretos em R$14.
Um trem é vendido a R$21 e utiliza R$9 de matéria-prima. Cada trem aumenta os de mão-de-obra e indiretos em R$10.
A fabricação requer dois tipos de mão-de-obra: carpinteiro e pintor.
A fabricação de um soldado requer 2h de um pintor e 1 h de carpinteiro. Um trem demanda 1hora de pintura e 1h de carpintaria.
Para cada semana, a Brinquedos pode conseguir toda a matéria-prima necessária, mas apenas 100h de pintura e 80h de carpintaria.
A demanda para os trens é ilimitada, mas a de soldados é de no máximo 40 por semana.
Marque a alternativa que determina a solução ótima do problema.
O modelo conceitual da SSM é obtido através do mapeamento cognitivo de conceitos e suas interconexões.
A SSM pode ser dividida em duas fases, sendo a primeira fase qualitativa com a construção de modelos de causa e efeito e a segunda fase é quantitativa descrita por equações diferenciais.
A SSM apresenta caráter coletivo e considera que diferentes pessoas analisam uma mesma situação de maneiras distintas e por este motivo é necessário o uso de definições chave que norteiam o processo.
A SSM é baseada em definições chave que podem ser lembradas pelo mnemônico CATWOE, que do inglês clients, action, transformation, weltanschaunng, ownership, environment constraints.
A SSM tem foco individualista e aprendizagem e engajamento é realizada através de workshops nos quais os envolvidos no processo compartilham suas opiniões.
Algumas metodologias fazem parte da Pesquisa Operacional soft, a qual assume que diferentes pessoas podem ter visões diferentes para um mesmo problema. Dessa forma, outros modelos podem ser utilizados para representar diferentes formas de enxergar o mundo.
A respeito de metodologias de Pesquisa Operacional soft avalie as afirmativas a seguir:
I. As metodologias conhecidas como Pesquisa Operacional hard, como modelagem matemática, entendem que as pessoas apresentam diferentes pontos de vista para uma mesma situação.
II. Para as metodologias soft um modelo é uma forma de gerar debate a respeito do mundo.
III. A definição de problema para os métodos soft depende do indivíduo, por isso se torna pluralística já que as pessoas possuem diferentes perspectivas.
É correto o que se afirma apenas em:
I e II
I e III
I
II e III
I, II e III
Métodos para Estruturação de Problemas (Problem Structuring Methods - PSMs) são um conjunto de abordagens que possuem o objetivo de auxiliar à estruturação do problema ao invés de solucionar o problema, pode-se dizer que os PSMs são uma família de métodos específicos, com características singulares (ROSENHEAD, 1998).
Julgue as afirmativas a seguir em relação a características relacionadas aos PSMs.
I. A modelagem do problema é realizada de maneira analítica, definindo-se variáveis de decisão, função objetivo e restrições.
II. A identificação de possibilidades relevantes e cenários é priorizada ao invés da estimação de probabilidades ou predições futuras.
III. O processo é realizado de modo iterativo somente pela alta gerência da organização.
IV. Os resultados obtidos pelos PSMs podem ser tangíveis como a elaboração de planos, mas em geral são intangíveis e baseados no aprendizado dos envolvidos.
V. Os PSMs possuem um elemento central que representa as relações de causa e efeito da situação em questão.
É correto o que se afirma apenas em:
II, IV e V
I e II
II, III e IV
II e III
I e III
Jogador 1 = Estratégia 1; Jogador 2 = Estratégia 1
Jogador 1 = Estratégia 3; Jogador 2 = Estratégia 4
Jogador 1 = Estratégia 1; Jogador 2 = Estratégia 4
Jogador 1 = Estratégia 2; Jogador 2 = Estratégia 3
Jogador 1 = Estratégia 3; Jogador 2 = Estratégia 2
O matemático John Forbes Nash Júnior contribuiu de maneira fundamental para a Teoria dos Jogos ao desenvolver o chamado Equilíbrio de Nash, em que afirma que nem sempre o ganho de um jogador representa a perda do outro. Para Nash, existem situações em que as estratégias adotadas por cada jogador são as melhores respostas possíveis, dessa forma, nenhum dos jogadores se sente motivado a trocar de estratégia (CÂMARA, 2011).
Em relação ao Equilíbrio de Nash, julgue as afirmativas a seguir em verdadeiro ou falso
I. Uma situação em que todo mundo está jogando uma estratégia dominante deve ser um equilíbrio de Nash
II . Em um equilíbrio de Nash, todos devem estar jogando uma estratégia dominante.
III. No jogo do dilema dos prisioneiros, se cada prisioneiro acreditava que a outra pessoa
negaria o crime, então ambos negariam o crime.
IV. Um equilíbrio de estratégia dominante é um conjunto de tais escolhas que as escolhas de cada jogador são ideais, independentemente do que os outros jogadores escolhem.
V. No equilíbrio de Nash, cada jogador está a fazer a melhor escolha para si mesma, dadas a escolha dos outros jogadores.
Marque a alternativa que possui a sequência correta de V(verdadeiro) ou F(falso).
F; V; F; V; V
V; V; F; V; F
V; V; F; V; V
V; V; V; V; V
V; F; F; V; V
Com base nessas informações e nos dados da tabela, a capacidade mínima e carros no sistema a ser considerada no projeto corresponderá a:
6
3
5
8
7
Em uma lotérica existem 2 atendentes trabalhando em paralelo para atendimento dos clientes. Clientes chegam no estabelecimento com uma média de 12 clientes por hora. Se o tempo de atendimento de cada cliente é em média 4 minutos, qual é o fator de utilização do sistema?
20%
95%
40%
80%
35%
A Brinquedos S.A. fabrica dois tipos de brinquedos de madeira: soldados e trens. Um soldado é vendido por R$27 e usa R$10 de matéria-prima. Cada soldado fabricado aumenta os custos diretos de mão-de-obra e custos indiretos em R$14.
Um trem é vendido a R$21 e utiliza R$9 de matéria-prima. Cada trem aumenta os de mão-de-obra e indiretos em R$10.
A fabricação requer dois tipos de mão-de-obra: carpinteiro e pintor.
A fabricação de um soldado requer 2h de um pintor e 1 h de carpinteiro. Um trem demanda 1hora de pintura e 1h de carpintaria.
Para cada semana, a Brinquedos pode conseguir toda a matéria-prima necessária, mas apenas 100h de pintura e 80h de carpintaria.
A demanda para os trens é ilimitada, mas a de soldados é de no máximo 40 por semana.
Marque a alternativa que determina a solução ótima do problema.
I e II
I e III
I
II e III
I, II e III
Métodos para Estruturação de Problemas (Problem Structuring Methods - PSMs) são um conjunto de abordagens que possuem o objetivo de auxiliar à estruturação do problema ao invés de solucionar o problema, pode-se dizer que os PSMs são uma família de métodos específicos, com características singulares (ROSENHEAD, 1998).
Julgue as afirmativas a seguir em relação a características relacionadas aos PSMs.
I. A modelagem do problema é realizada de maneira analítica, definindo-se variáveis de decisão, função objetivo e restrições.
II. A identificação de possibilidades relevantes e cenários é priorizada ao invés da estimação de probabilidades ou predições futuras.
III. O processo é realizado de modo iterativo somente pela alta gerência da organização.
IV. Os resultados obtidos pelos PSMs podem ser tangíveis como a elaboração de planos, mas em geral são intangíveis e baseados no aprendizado dos envolvidos.
V. Os PSMs possuem um elemento central que representa as relações de causa e efeito da situação em questão.
É correto o que se afirma apenas em:
II, IV e V
I e II
II, III e IV
II e III
I e III
Jogador 1 = Estratégia 1; Jogador 2 = Estratégia 1
Jogador 1 = Estratégia 3; Jogador 2 = Estratégia 4
Jogador 1 = Estratégia 1; Jogador 2 = Estratégia 4
Jogador 1 = Estratégia 2; Jogador 2 = Estratégia 3
Jogador 1 = Estratégia 3; Jogador 2 = Estratégia 2
O matemático John Forbes Nash Júnior contribuiu de maneira fundamental para a Teoria dos Jogos ao desenvolver o chamado Equilíbrio de Nash, em que afirma que nem sempre o ganho de um jogador representa a perda do outro. Para Nash, existem situações em que as estratégias adotadas por cada jogador são as melhores respostas possíveis, dessa forma, nenhum dos jogadores se sente motivado a trocar de estratégia (CÂMARA, 2011).
Em relação ao Equilíbrio de Nash, julgue as afirmativas a seguir em verdadeiro ou falso
I. Uma situação em que todo mundo está jogando uma estratégia dominante deve ser um equilíbrio de Nash
II . Em um equilíbrio de Nash, todos devem estar jogando uma estratégia dominante.
III. No jogo do dilema dos prisioneiros, se cada prisioneiro acreditava que a outra pessoa
negaria o crime, então ambos negariam o crime.
IV. Um equilíbrio de estratégia dominante é um conjunto de tais escolhas que as escolhas de cada jogador são ideais, independentemente do que os outros jogadores escolhem.
V. No equilíbrio de Nash, cada jogador está a fazer a melhor escolha para si mesma, dadas a escolha dos outros jogadores.
Marque a alternativa que possui a sequência correta de V(verdadeiro) ou F(falso).
F; V; F; V; V
V; V; F; V; F
V; V; F; V; V
V; V; V; V; V
V; F; F; V; V
Com base nessas informações e nos dados da tabela, a capacidade mínima e carros no sistema a ser considerada no projeto corresponderá a:
6
3
5
8
7
Em uma lotérica existem 2 atendentes trabalhando em paralelo para atendimento dos clientes. Clientes chegam no estabelecimento com uma média de 12 clientes por hora. Se o tempo de atendimento de cada cliente é em média 4 minutos, qual é o fator de utilização do sistema?
20%
95%
40%
80%
35%
A Brinquedos S.A. fabrica dois tipos de brinquedos de madeira: soldados e trens. Um soldado é vendido por R$27 e usa R$10 de matéria-prima. Cada soldado fabricado aumenta os custos diretos de mão-de-obra e custos indiretos em R$14.
Um trem é vendido a R$21 e utiliza R$9 de matéria-prima. Cada trem aumenta os de mão-de-obra e indiretos em R$10.
A fabricação requer dois tipos de mão-de-obra: carpinteiro e pintor.
A fabricação de um soldado requer 2h de um pintor e 1 h de carpinteiro. Um trem demanda 1hora de pintura e 1h de carpintaria.
Para cada semana, a Brinquedos pode conseguir toda a matéria-prima necessária, mas apenas 100h de pintura e 80h de carpintaria.
A demanda para os trens é ilimitada, mas a de soldados é de no máximo 40 por semana.
Marque a alternativa que determina a solução ótima do problema.
II, IV e V
I e II
II, III e IV
II e III
I e III
Jogador 1 = Estratégia 1; Jogador 2 = Estratégia 1
Jogador 1 = Estratégia 3; Jogador 2 = Estratégia 4
Jogador 1 = Estratégia 1; Jogador 2 = Estratégia 4
Jogador 1 = Estratégia 2; Jogador 2 = Estratégia 3
Jogador 1 = Estratégia 3; Jogador 2 = Estratégia 2
O matemático John Forbes Nash Júnior contribuiu de maneira fundamental para a Teoria dos Jogos ao desenvolver o chamado Equilíbrio de Nash, em que afirma que nem sempre o ganho de um jogador representa a perda do outro. Para Nash, existem situações em que as estratégias adotadas por cada jogador são as melhores respostas possíveis, dessa forma, nenhum dos jogadores se sente motivado a trocar de estratégia (CÂMARA, 2011).
Em relação ao Equilíbrio de Nash, julgue as afirmativas a seguir em verdadeiro ou falso
I. Uma situação em que todo mundo está jogando uma estratégia dominante deve ser um equilíbrio de Nash
II . Em um equilíbrio de Nash, todos devem estar jogando uma estratégia dominante.
III. No jogo do dilema dos prisioneiros, se cada prisioneiro acreditava que a outra pessoa
negaria o crime, então ambos negariam o crime.
IV. Um equilíbrio de estratégia dominante é um conjunto de tais escolhas que as escolhas de cada jogador são ideais, independentemente do que os outros jogadores escolhem.
V. No equilíbrio de Nash, cada jogador está a fazer a melhor escolha para si mesma, dadas a escolha dos outros jogadores.
Marque a alternativa que possui a sequência correta de V(verdadeiro) ou F(falso).
F; V; F; V; V
V; V; F; V; F
V; V; F; V; V
V; V; V; V; V
V; F; F; V; V
Com base nessas informações e nos dados da tabela, a capacidade mínima e carros no sistema a ser considerada no projeto corresponderá a:
6
3
5
8
7
Em uma lotérica existem 2 atendentes trabalhando em paralelo para atendimento dos clientes. Clientes chegam no estabelecimento com uma média de 12 clientes por hora. Se o tempo de atendimento de cada cliente é em média 4 minutos, qual é o fator de utilização do sistema?
20%
95%
40%
80%
35%
A Brinquedos S.A. fabrica dois tipos de brinquedos de madeira: soldados e trens. Um soldado é vendido por R$27 e usa R$10 de matéria-prima. Cada soldado fabricado aumenta os custos diretos de mão-de-obra e custos indiretos em R$14.
Um trem é vendido a R$21 e utiliza R$9 de matéria-prima. Cada trem aumenta os de mão-de-obra e indiretos em R$10.
A fabricação requer dois tipos de mão-de-obra: carpinteiro e pintor.
A fabricação de um soldado requer 2h de um pintor e 1 h de carpinteiro. Um trem demanda 1hora de pintura e 1h de carpintaria.
Para cada semana, a Brinquedos pode conseguir toda a matéria-prima necessária, mas apenas 100h de pintura e 80h de carpintaria.
A demanda para os trens é ilimitada, mas a de soldados é de no máximo 40 por semana.
Marque a alternativa que determina a solução ótima do problema.
Jogador 1 = Estratégia 1; Jogador 2 = Estratégia 1
Jogador 1 = Estratégia 3; Jogador 2 = Estratégia 4
Jogador 1 = Estratégia 1; Jogador 2 = Estratégia 4
Jogador 1 = Estratégia 2; Jogador 2 = Estratégia 3
Jogador 1 = Estratégia 3; Jogador 2 = Estratégia 2
O matemático John Forbes Nash Júnior contribuiu de maneira fundamental para a Teoria dos Jogos ao desenvolver o chamado Equilíbrio de Nash, em que afirma que nem sempre o ganho de um jogador representa a perda do outro. Para Nash, existem situações em que as estratégias adotadas por cada jogador são as melhores respostas possíveis, dessa forma, nenhum dos jogadores se sente motivado a trocar de estratégia (CÂMARA, 2011).
Em relação ao Equilíbrio de Nash, julgue as afirmativas a seguir em verdadeiro ou falso
I. Uma situação em que todo mundo está jogando uma estratégia dominante deve ser um equilíbrio de Nash
II . Em um equilíbrio de Nash, todos devem estar jogando uma estratégia dominante.
III. No jogo do dilema dos prisioneiros, se cada prisioneiro acreditava que a outra pessoa
negaria o crime, então ambos negariam o crime.
IV. Um equilíbrio de estratégia dominante é um conjunto de tais escolhas que as escolhas de cada jogador são ideais, independentemente do que os outros jogadores escolhem.
V. No equilíbrio de Nash, cada jogador está a fazer a melhor escolha para si mesma, dadas a escolha dos outros jogadores.
Marque a alternativa que possui a sequência correta de V(verdadeiro) ou F(falso).
F; V; F; V; V
V; V; F; V; F
V; V; F; V; V
V; V; V; V; V
V; F; F; V; V
Com base nessas informações e nos dados da tabela, a capacidade mínima e carros no sistema a ser considerada no projeto corresponderá a:
6
3
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Em uma lotérica existem 2 atendentes trabalhando em paralelo para atendimento dos clientes. Clientes chegam no estabelecimento com uma média de 12 clientes por hora. Se o tempo de atendimento de cada cliente é em média 4 minutos, qual é o fator de utilização do sistema?
20%
95%
40%
80%
35%
A Brinquedos S.A. fabrica dois tipos de brinquedos de madeira: soldados e trens. Um soldado é vendido por R$27 e usa R$10 de matéria-prima. Cada soldado fabricado aumenta os custos diretos de mão-de-obra e custos indiretos em R$14.
Um trem é vendido a R$21 e utiliza R$9 de matéria-prima. Cada trem aumenta os de mão-de-obra e indiretos em R$10.
A fabricação requer dois tipos de mão-de-obra: carpinteiro e pintor.
A fabricação de um soldado requer 2h de um pintor e 1 h de carpinteiro. Um trem demanda 1hora de pintura e 1h de carpintaria.
Para cada semana, a Brinquedos pode conseguir toda a matéria-prima necessária, mas apenas 100h de pintura e 80h de carpintaria.
A demanda para os trens é ilimitada, mas a de soldados é de no máximo 40 por semana.
Marque a alternativa que determina a solução ótima do problema.
F; V; F; V; V
V; V; F; V; F
V; V; F; V; V
V; V; V; V; V
V; F; F; V; V
Com base nessas informações e nos dados da tabela, a capacidade mínima e carros no sistema a ser considerada no projeto corresponderá a:
6
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Em uma lotérica existem 2 atendentes trabalhando em paralelo para atendimento dos clientes. Clientes chegam no estabelecimento com uma média de 12 clientes por hora. Se o tempo de atendimento de cada cliente é em média 4 minutos, qual é o fator de utilização do sistema?
20%
95%
40%
80%
35%
A Brinquedos S.A. fabrica dois tipos de brinquedos de madeira: soldados e trens. Um soldado é vendido por R$27 e usa R$10 de matéria-prima. Cada soldado fabricado aumenta os custos diretos de mão-de-obra e custos indiretos em R$14.
Um trem é vendido a R$21 e utiliza R$9 de matéria-prima. Cada trem aumenta os de mão-de-obra e indiretos em R$10.
A fabricação requer dois tipos de mão-de-obra: carpinteiro e pintor.
A fabricação de um soldado requer 2h de um pintor e 1 h de carpinteiro. Um trem demanda 1hora de pintura e 1h de carpintaria.
Para cada semana, a Brinquedos pode conseguir toda a matéria-prima necessária, mas apenas 100h de pintura e 80h de carpintaria.
A demanda para os trens é ilimitada, mas a de soldados é de no máximo 40 por semana.
Marque a alternativa que determina a solução ótima do problema.
6
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Em uma lotérica existem 2 atendentes trabalhando em paralelo para atendimento dos clientes. Clientes chegam no estabelecimento com uma média de 12 clientes por hora. Se o tempo de atendimento de cada cliente é em média 4 minutos, qual é o fator de utilização do sistema?
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A Brinquedos S.A. fabrica dois tipos de brinquedos de madeira: soldados e trens. Um soldado é vendido por R$27 e usa R$10 de matéria-prima. Cada soldado fabricado aumenta os custos diretos de mão-de-obra e custos indiretos em R$14.
Um trem é vendido a R$21 e utiliza R$9 de matéria-prima. Cada trem aumenta os de mão-de-obra e indiretos em R$10.
A fabricação requer dois tipos de mão-de-obra: carpinteiro e pintor.
A fabricação de um soldado requer 2h de um pintor e 1 h de carpinteiro. Um trem demanda 1hora de pintura e 1h de carpintaria.
Para cada semana, a Brinquedos pode conseguir toda a matéria-prima necessária, mas apenas 100h de pintura e 80h de carpintaria.
A demanda para os trens é ilimitada, mas a de soldados é de no máximo 40 por semana.
Marque a alternativa que determina a solução ótima do problema.
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