Criada por Checkland (1981), a Metodologia de Sistemas Soft (Soft Systems Methodology – SSM) é uma forma organizada, de enfrentar situações problemáticas. O foco da SSM é a orientação à ação, dessa forma, organiza a reflexão sobre situações de modo que ações que tragam melhoria possam ser realizadas. (CHECKLAND; POULTER, 2010).
Marque a alternativa correta a respeito da Metodologia de Sistemas Soft
O modelo conceitual da SSM é obtido através do mapeamento cognitivo de conceitos e suas interconexões.
A SSM pode ser dividida em duas fases, sendo a primeira fase qualitativa com a construção de modelos de causa e efeito e a segunda fase é quantitativa descrita por equações diferenciais.
A SSM apresenta caráter coletivo e considera que diferentes pessoas analisam uma mesma situação de maneiras distintas e por este motivo é necessário o uso de definições chave que norteiam o processo.
A SSM é baseada em definições chave que podem ser lembradas pelo mnemônico CATWOE, que do inglês clients, action, transformation, weltanschaunng, ownership, environment constraints.
A SSM tem foco individualista e aprendizagem e engajamento é realizada através de workshops nos quais os envolvidos no processo compartilham suas opiniões.