PERÍCIA CONTÁBIL


Assinale a sequencia que corresponde corretamente o preenchimento da afirmativa a seguir:

 

“ Esta peça é a materialização da _________ obtida por meio de documentos insertos nos autos ou arrecadados nas _____________ e deve estar sustentado pela _____________ dos fatos e pela pesquisa de tais documentos. Apesar disso, o juiz não está obrigado a decidir baseado apenas no _________, podendo forma sua convicção por meio dos outros elementos ou fatos provados nos autos.”


prova, diligências, investigação, laudo.


diligências, provas, responsabilidade, parecer contábil.


prova, vistoria, diligência, parecer.


diligência, provas, fase operacional, relatório de vistoria.


vistoria, diligências, proposta de honorários, laudo.

De acordo com o item 58 da NBC TP 01, o laudo Pericial é uma constatação por escrito, no qual o perito analisa, registra de forma abrangente o conteúdo da pericia. Desta forma no Laudo pericial deve ser desmembrado em partes.

Aponte a alternativa correta de acordo o conceito estudado.


Circunstância de elaboração, peça do laudo, diligência, estudo sobre a matéria, fundamentos junto com a conclusão.


Peça do laudo, diligências, circunstâncias de elaboração, juntamente com a conclusão.


Circunstâncias de elaboração, estudos sobre a matéria, diligências e fundamentos juntamente com a conclusão.


Circunstâncias de elaboração, peça do laudo e conclusão.


Peça do laudo, circunstâncias de elaboração, fundamentos juntamente com a conclusão.

O perito contador ao receber e fazer a aceitação do processo a ser periciado, deverá iniciar seu trabalho a partir de:

Assinale a alternativa correta.


Registrar a legislação que será aplicada ao objeto da perícia.


O planejamento da perícia deve se iniciar, sempre que possível, antes da proposta de honorários, até mesmo para fundamentar ao juiz, o valor que se pretende cobrar.


Elaborar o sumário dos autos indicando os tipos de documentos que serão anexados.


Os assistentes técnicos deverão apresentar o conteúdo da proposta de honorários.


O perito deverá primeiramente realizar as diligências pertinentes ao caso.

Assinale as alternativas abaixo com ( V ) Verdadeiro e/ou ( F ) Falso. E marque a alternativa que corresponde a sequencia correta.

(  ) De acordo com a Resolução “CFC 871/2000” O Perito não tem necessidade de comprovar sua habilitação profissional por intermédio da Declaração de Habilitação Profissional – DHP. Só se faz necessário a utilização da certificação digital, em consonância com a legislação vigente e as normas estabelecidas pela Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileiras - ICP-Brasil.

(  ) A indicação ou a contratação para o exercício da atribuição de perito-contador assistente, em processo extrajudicial, devem ser consideradas como distinção e reconhecimento da capacidade e da honorabilidade do Contador, devendo este recusar os serviços sempre que reconhecer não estar capacitado a desenvolvê- los, contemplada a utilização de serviços de especialistas de outras áreas.

(  ) A nomeação, a contratação e a escolha do perito-contador para o exercício da função pericial contábil, em processo judicial, extrajudicial e arbitral não deve ser consideradas como distinção e reconhecimento da capacidade e honorabilidade do contador.

(  ) A utilização de serviços de especialistas de outras áreas, quando parte do objeto da perícia assim o requerer, implica diretamente na presunção de incapacidade do perito, devendo tal fato ser, formalmente, relatado no laudo pericial contábil ou no parecer pericial contábil para conhecimento do julgador, das partes ou dos contratantes.

(  ) A indicação ou a contratação de perito-contador assistente ocorrem quando as partes ou contratantes necessitarem comprovar algo que depende de conhecimento técnico específico, razão pela qual o contador só deverá aceitar o encargo se reconhecer estar capacitado com conhecimento técnico suficiente, discernimento e irrestrita independência para a realização do trabalho.


F,V,V,F,V.


F,V,F,F,V.


V,V,F,V,V.


F,V,F,V,F.


 F,F,F,F,V.

Diante da leitura complementar sobre a NBC PP 01, responda a seguinte questão:

A norma NBC PP 01, trata da competência técnica do perito contábil. Analise o texto e assinale a alternativa que corresponde a afirmação sobre a competência técnica do perito contador:

Competência técnica pressupõe ao perito manter adequado nível de conhecimento da ciência contábil, das Normas Brasileiras e Internacionais de Contabilidade, das técnicas contábeis, da legislação relativa à profissão contábil e aquelas aplicáveis à atividade pericial, atualizando-se, permanentemente, mediante programas de capacitação, treinamento, educação continuada e especialização. Para tanto, deve demonstrar capacidade para:


Sintetizar, resumir, acompanhar e produzir provas para o laudo pericial.


Pesquisar, analisar, examinar e fundamentar o laudo e parecer pericial.


Analisar, estudar, diligenciar os relatórios periciais.


Julgar, induzir, evidenciar as provas periciais.


Estudar, lavrar, finalizar os pareceres e laudos periciais.

Com relação ao comportamento dos peritos contadores, julgue as situações hipotéticas apresentadas nos itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

 

I. Um perito-contador nomeado pelo juiz dirigiu ao juiz petição, no prazo legal, justificando que não poderia realizar a perícia, por ter sido empregado de uma das partes, há menos de 6 meses.  

II. Um perito-contador, nomeado em juízo para atuar em uma questão relativa a uma dissolução de sociedade, após constatar que não dispunha dos recursos humanos e materiais em sua estrutura profissional para assumir o encargo, informou verbalmente ao juiz que iria aceitar o trabalho, mas que não teria condições de cumprir com os prazos estabelecidos. 

III. Um perito-contador assistente, convidado por uma das partes, ao tomar conhecimento de que a parte contrária era seu amigo íntimo, além de compadre, comunicou sua recusam devidamente justificada por escrito, com cópia ao juízo.

 

Nas três situações acima descritas, o comportamento do perito está de acordo com o disposto na NBC TP 01 – Perito Contábil, que estabelece procedimentos inerentes à atuação do contador na condição de perito, nos itens: 


II e III, apenas. 


I e III, apenas. 


I e II, apenas. 


I, II e III.


NDA.

De acordo com as disposições do Código de Processo Civil sobre o tema, o juiz poderá dispensar a prova pericial:


Quando uma das partes não está de acordo com a prova solicitada.


Quando a prova for necessária, mas outras provas já foram produzidas.


Quando a verificação for possível, mas muito dispendiosa.


Quando as partes não tiverem condição financeira de pagar a perícia.


Quando a prova do fato não depender de conhecimento especial de técnico.

No exercício de suas funções, se o perito contador, sem motivo justificado, deixar de cumprir o ofício no prazo determinado, poderá ser substituído do processo e ser denunciado à corporação profissional. Caso o mesmo em seu laudo preste informações falsas, comprovado que o fez por má fé ou dolo, estará sujeito a:

Diante do artigo evidenciado acima, assinale a assertiva que corresponde a ele.


Responsabilidade.


Impedimento.


Sanção.


Suspeição.


Dever.

Na perícia Contábil não existe um “salário padrão” para a remuneração do perito. Assim, é necessário que para determinar o valor de seus honorários referente ao seu trabalho, o perito leve em consideração alguns pontos relevantes para justificar o valor a ser “cobrado”. Diante da Norma NBC PP 01, assinale a alternativa correta que evidencia os fatores que deverão ser considerados para a proposta do mesmo.


Retirada dos autos, Complexidade, quantidade de horas estimadas, arbitramento, equipe técnica, petições a serem realizadas.


Relevância, risco, complexidade, quantidade de horas, equipe técnica e laudos interprofissionais.


Relevância, complexidade, retirada dos autos, arbitramento, equipe técnica, quesitos e laudos interprofissionais.


Relevância, vulto, risco, complexidade, quantidade de horas, equipe técnica, prazo e laudos interprofissionais.


Estrutura, vulto, síntese, equipe técnica, metodologia adotada, materialização da prova e quesitos.

Sobre Perícia Contábil, julgue (F) Falsa ou (V) Verdadeira as afirmações abaixo:

1 - ( ) O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil têm por limite os próprios objetivos da perícia deferida ou contratada;

2 - ( ) Laudo de Louvação é realizado através de conhecimento generalizado, não tendo a necessidade de avaliações específicas.

3 - ( ) A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnico-científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio ou constatação de um fato, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e com a legislação específica no que for pertinente.

 

A sequência CORRETA é: 


V-V-V.


F-F-F.


V-V-F .


F-V-F .


V-F-V.

Páginas: 12345