PERÍCIA CONTÁBIL


Dentre os tipos de perícias contábeis que temos, uma delas tem a característica de ser célere e podendo ser menos onerosas. Na forma vigente, só podem ser submetidos ao juízo conflitos que envolvam direitos patrimoniais disponíveis, como por exemplo: rurais, agrários,condominiais, questões trabalhistas e outros. Assim, por depender apenas do conhecimento técnico e da vontade das partes em resolver a questão rapidamente.  

Assinale a alternativa correta em relação à perícia contábil que está sendo tratada na afirmativa acima.


Perícia Arbitral.


Perícia em Fase de Quesitos Impertinentes.


Perícia Judicial.


Perícia Extrajudicial.


Perícia em Fase de Diligências.

Classifique as assertivas abaixo em (V) Verdadeiro ou (F) Falso e após assinale a alternativa que corresponde a sua resposta.

 

a) (   ) O prazo que dispõe as partes para oferecerem pareceres sobre o Laudo Pericial é de 10 dias comuns a ambas.

b) (  ) O perito pode ser convocado para prestar esclarecimentos até 3 dias antes da audiência e, nesse caso é obrigado a comparecer em Juízo.

c) (  ) Ao ser deferida a perícia, as partes tem o prazo de 10 dias, contados da intimação, para nomear seus assistentes técnicos.

d) (   )  A proposta de honorários deve ser oferecida no prazo de 5 dias, a contar da data da ciência da nomeação.

e) (   ) O perito pode recusar a realizar a perícia, em razão do estado de saúde, falta de estrutura para assumir o encargo, ou ainda por impedimentos éticos, legais e técnicos. 


V, F,V, F, V.


F, F, V, V, V.


V, V, F, F, V .


F, V, F, V, F .


V, F, F, V, V .

Na elaboração de um laudo pericial, o que deve conter no cabeçalho? Assinale a alternativa que corresponde a resposta da pergunta realizada a cima.


Identificação das partes a quem a perícia é encaminhada, comarca do juiz, comarca e a vara, identificação do número do processo, o nome das partes, nome dos assistentes e a identificação do perito do juízo. 


Identificação a quem a perícia é encaminhada, comarca do juiz, comarca e a vara, nome dos procuradores das partes e de seus assistentes e a identificação do perito do juízo.


Comarca do juiz, comarca e a vara, identificação do processo, o nome das partes, nome dos procuradores das partes e de seus assistentes e a identificação do perito do juízo.


Identificação a quem a perícia é encaminhada, comarca do juiz, comarca e a vara, identificação do número e o tipo de processo, o nome das partes, nome dos procuradores das partes e de seus assistentes e a identificação do perito do juízo.


Identificação a quem a perícia é encaminhada, identificação do número e o tipo de processo, nome dos procuradores das partes e de seus assistentes e a identificação do perito do juízo.

Com relação ao comportamento dos peritos contadores, julgue as situações hipotéticas apresentadas nos itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

 

I. Um perito-contador nomeado pelo juiz dirigiu ao juiz petição, no prazo legal, justificando que não poderia realizar a perícia, por ter sido empregado de uma das partes, há menos de 6 meses.  

II. Um perito-contador, nomeado em juízo para atuar em uma questão relativa a uma dissolução de sociedade, após constatar que não dispunha dos recursos humanos e materiais em sua estrutura profissional para assumir o encargo, informou verbalmente ao juiz que iria aceitar o trabalho, mas que não teria condições de cumprir com os prazos estabelecidos. 

 

III. Um perito-contador assistente, convidado por uma das partes, ao tomar conhecimento de que a parte contrária era seu amigo íntimo, além de compadre, comunicou sua recusam devidamente justificada por escrito, com cópia ao juízo.

 

Nas três situações acima descritas, o comportamento do perito está de acordo com o disposto na NBC PP 01 – Perito Contábil, que estabelece procedimentos inerentes à atuação do contador na condição de perito, nos itens:


I e II, apenas. 


II e III, apenas. 


I e III, apenas. 


Todas estão corretas.


I, II e III.

Considerando as disposições sobre a habilitação profissional do perito contidas na Norma Brasileira de Contabilidade - NBC PP 01, de 27 de fevereiro de 2015 do Conselho Federal de Contabilidade, assinale a alternativa que contempla o documento que o perito deverá anexar no primeiro ato de sua manifestação no processo e na apresentação do laudo ou parecer:


Certificado de aprovação no exame de qualificação técnica.


Certidão de Regularidade Profissional emitida pelos Conselhos Regionais de Contabilidade.


Carteira profissional de contador.


Certidão Negativa de Débitos junto ao Conselho Regional de Contabilidade.


Diploma de bacharel em Ciências Contábeis.

Assinale com (v) para as afirmativas verdadeiras e (f) para as Falsas.

(  ) Na identificação do processo, o perito deve informar a sua qualificação, seu número de inscrição no órgão de classe, sua condição de perito do juízo e a declaração de Laudo que está apresentado.

(  ) A parte inicial do processo é tratada como síntese do objeto da Perícia. É aqui que se dá o início do diálogo do perito com o juiz e, na qualidade de auxiliar da justiça, sendo depositário de sua confiança.

(  ) É na síntese do objeto da perícia que o perito deverá fazer a referência às folhas que se encontram as informações sobre as questões básicas que resultaram na nomeação ou na contratação do mesmo.

Marque a alternativa que corresponde a sequência correta:


V,V,V.


V,F,V.


V,V,F.


F,V,V.


F,F,V.

“ Esta peça é a materialização da prova obtida por meio de documentos insertos nos autos ou arrecadados nas diligências e deve estar sustentado pela investigação dos fatos e pela pesquisa de tais documentos”.

Sobre qual definição está sendo tratada a afirmativa acima?

Assinale a alternativa correta.


Diligências.


Laudo Pericial.


Parecer Contábil.


Metodologia.


Quesitos.

(Prova CFC 2012/2)  Relacione os elementos de uma Perícia Contábil de acordo com a NBC TP 01 – Perícia Contábil com os respectivos procedimentos e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

 

(1) Planejamento

(2) Termo de diligência

(3) Laudo e parecer pericial contábil

(4) Forma circunstanciada

(5) Síntese do objeto da perícia

 

( ) Relato sucinto de forma que resulte em uma leitura compreensiva dos fatos relatados ou na transcrição resumida dos fatos da lide sobre as questões básicas que resultaram na nomeação ou na contratação do perito.

( ) Redação pormenorizada, minuciosa, efetuada com cautela e detalhamento em relação aos procedimentos e aos resultados do laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil.

( ) Etapa do trabalho pericial, que antecede as diligências, pesquisas, cálculos e respostas aos quesitos, na qual o perito estabelece os procedimentos gerais dos exames a serem executados no âmbito judicial, extrajudicial.

( ) Documentos escritos, nos quais os peritos devem registrar, de forma abrangente, o conteúdo da perícia e particularizar os aspectos e as minudências que envolvam o seu objeto e as buscas de elementos de prova necessários para a conclusão do seu trabalho.

( ) Instrumento por meio do qual o perito solicita documentos, coisas, dados, bem como quaisquer informações necessárias à elaboração do laudo pericial contábil ou do parecer pericial contábil.

 

A sequência CORRETA é: 


3, 4, 1, 2, 5. 


3, 1, 2, 4, 5.


5, 3, 1, 4, 2.


5, 4, 1, 3, 2.


5, 3, 4, 1, 2. 

CONCURSO PC – RJ/2013. De acordo com a NBC PP 01 – Perito Contábil, existem situações fáticas ou circunstanciais que impossibilitam o perito de exercer, regularmente, suas funções ou realizar atividade pericial em processo judicial ou extrajudicial, inclusive arbitral. Essas situações são classificadas como Impedimento ou Suspeição. Dentre elas, podem- se enumerar: 


I. Tiver mantido, nos últimos dois anos, ou mantenha com alguma das partes ou seus procuradores, relação de trabalho como empregado, administrador ou colaborador assalariado. 

II. Subministrar meios para atender às despesas do litígio. 

III. Receber quaisquer valores e benefícios, bens ou coisas sem autorização ou conhecimento do juiz ou árbitro. 

IV. Ser amigo íntimo de qualquer das partes. 

Com base nos itens I, II, III e IV apresentados acima, indique quais são casos de impedimento e/ou suspeição.


Suspeição, suspeição, impedimento, e suspeição, respectivamente.


Suspeição, impedimento, suspeição, impedimento, respectivamente.


Impedimento, impedimento, impedimento, suspeição, respectivamente.


Suspeição, impedimento, impedimento, impedimento, respectivamente.


Impedimento, impedimento, suspeição, suspeição, respectivamente.

O documento no qual o perito solicita todos os documentos e informações relacionados ao objeto da perícia com a designação do prazo para a entrega é denominado:


Comunicação Pericial


Termo de Diligência


Requisição de Documentos


Termo do Auxiliar do Juízo


Termo de Trabalho Pericial

Páginas: 123456