PERÍCIA CONTÁBIL


Com relação ao comportamento dos peritos contadores, julgue as situações hipotéticas apresentadas nos itens abaixo e, em seguida, assinale a opção CORRETA.

I. Um perito-contador nomeado pelo juiz dirigiu ao juiz petição, no prazo legal, justificando que não poderia realizar a perícia, por ter sido empregado de uma das partes, há menos de 6 meses.  

II. Um perito-contador, nomeado em juízo para atuar em uma questão relativa a uma dissolução de sociedade, após constatar que não dispunha dos recursos humanos e materiais em sua estrutura profissional para assumir o encargo, informou verbalmente ao juiz que iria aceitar o trabalho, mas que não teria condições de cumprir com os prazos estabelecidos. 

III. Um perito-contador assistente, convidado por uma das partes, ao tomar conhecimento de que a parte contrária era seu amigo íntimo, além de compadre, comunicou sua recusam devidamente justificada por escrito, com cópia ao juízo.

Analise as três situações acima e em seguida, assinale a alternativa que contenha apenas os itens onde o comportamento do perito está de acordo com o disposto na NBC PP 01 (R1) de 19/03/2020, que estabelece procedimentos inerentes à atuação do contador na condição de perito:




  • I e III, apenas. 

  • I, II e III.

  • Todas estão corretas.

  • II e III, apenas. 

  • I e II, apenas.