ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS


Um fluxograma é a representação gráfica que apresenta a sequência de um trabalho de forma analítica, caracterizando as operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidos no processo. É possível fazer essa representação de diferentes maneiras. Pensando nos tipos de fluxograma, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:   1. Fluxograma vertical (     ) fornece uma visão completa e precisa do processo analisado, permitindo demonstrar o fluxo de informações e documentos, dentro e fora da unidade organizacional considerada. 2. Fluxograma parcial (     ) descreve com mais detalhes as atividades, documentos e informações que circulam em um processo. 3. Fluxograma global (     ) formulário impresso que contém colunas verticais, usado para detalhar operações de um departamento específico.   Agora assinale a sequência CORRETA:  

2, 3, 1
3, 2, 1
2, 1, 3
3, 1, 2
1, 2, 3
A Placar Veículos é uma empresa de peças e manutenção automotiva que está passando por alguns problemas financeiros relacionados, inicialmente, à produção e processos mal planejados. A fim de resolver esses problemas, a empresa contratou uma consultoria externa. Após a realização de um diagnóstico inicial, a consultoria listou os seguintes pontos:   Falta de peças no estoque. Demora no atendimento a clientes. Pessoal desmotivado. Inexistência de normas procedimentais. Conflitos entre funcionários.   Diante dos problemas listados, foi preciso definir em qual dos pontos agir primeiro e, por isso, optou-se por utilizar a ferramenta da qualidade chamada GUT ou método para a priorização de problemas. Para tanto, foram consultados 5 funcionários, os quais atribuíram notas aos problemas, conforme a tabela abaixo:     QUADRO DE PRIORIDADES RELAÇÃO DE PROBLEMAS G U T OP 1 Falta de peças no estoque 4 5 3 60 2 Demora no atendimento a clientes 5 5 5 125 3 Pessoal desmotivado 3 4 3 36 4 Inexistência de normas procedimentais 5 5 4 100 5 Conflitos entre funcionários 3 3 3 27     Considerando esses resultados, PODE-SE DIZER que a ordem para a resolução dos problemas é:  

Inexistência de normas procedimentais, pessoal desmotivado, falta de peças no estoque, demora no atendimento a clientes, conflitos entre funcionários.
Conflitos entre funcionários, pessoal desmotivado, falta de peças no estoque, inexistência de normas procedimentais, demora no atendimento a clientes.
Conflitos entre funcionários, falta de peças no estoque, demora no atendimento a clientes, inexistência de normas procedimentais, pessoal desmotivado.
Demora no atendimento a clientes, inexistência de normas procedimentais, falta de peças no estoque, pessoal desmotivado, conflitos entre funcionários.
Pessoal desmotivado, falta de peças no estoque, demora no atendimento a clientes, inexistência de normas procedimentais, conflitos entre funcionários.
A prática da normalização faz parte da vida das empresas e das pessoas. Dentro de áreas específicas a normalização possui seus objetivos. Relacione-os.   ( A ) Segurança. (  ) Evitar a existência de regulamentos conflitantes sobre o produto e serviço em diferentes países, facilitando o intercambio internacional.   ( B ) Eliminação de barreiras técnicas e comerciais. (  ) Proporcionar meios mais eficientes na troca de informações entre o fabricante o e o cliente.   ( C ) Economia. (  ) Proteger a vida humana e a preservação da saúde.   ( D ) Proteção do consumidor. (  ) Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e serviços.   ( E ) Comunicação. (  ) Prover a sociedade de meios mais eficazes para aferir a qualidade dos produtos.     Assinale a sequência correta:

B - E - A - C - D
B - C - A - E - D
B - D - A - C - E
E - A - C - D - B
A - B - D - E - C
A OSM possui uma série de ferramentas capazes de auxiliar os trabalhos em uma empresa. Tendo em vista essas ferramentas, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:   1. Brainstorming (     ) Separação e priorização de problemas, visando a resolução. 2. GUT (     ) Explosão/tempestade de ideias acerca de assuntos diversos nas empresas. 3. Histograma (     )  Conjunto de ações relacionadas a planejar, fazer, verificar e atuar. 4. Ciclo PDCA (  ) Gráfico com abscissas e ordenadas que representam a distribuição da variação de dados de um processo.   A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:  

3, 4, 1, 2.
2, 1, 4, 3.
2, 4, 3, 1.
4, 1, 3, 2.
1, 2, 3, 4.
A excelência da qualidade empresarial, se dá pela implementação das certificações. Leia e relacione as colunas de acordo com seus conhecimentos.    ( 1 ) ISO 9000          (   ) É uma norma que tem como objetivo básico aprimorar o bem-estar e as condições globais de trabalho.   ( 2 ) ISO 14000          (   ) É uma norma voltada para a implantação da gestão ético-profissional e da distinção do balanço social.   ( 3 ) SA 8000       (   ) É uma filosofia dentro da qual se deve trabalhar para garantir padrões de qualidade mundialmente aceitos.   ( 4 ) AA 1000       (   ) É um conjunto de normas técnicas direcionadas para a gestão ambiental.     Assinale a sequência correta:

4 - 3 - 1 - 2
4 - 2 - 3 - 1
3 - 4 - 1 - 2
3 - 2 - 1 - 4
1 - 2 - 3 - 4
O programa 5S + 3 é uma metodologia que busca estruturar o trabalho de forma metódica por meio de um processo de redução, que busca a sensibilização e mobilização dos colaboradores na criação e manutenção de um ambiente saudável e produtivo. Relacione as colunas.   ( 1 ) Seiri (     ) Asseio, saúde e higiene ( 2 ) Seiton (     ) Sistematização, ordenação e arrumação ( 3 ) Seisou (     ) Autodisciplina e comprometimento ( 4 ) Seiketsue (     ) Utilização, descarte e seleção ( 5 ) Shitsuke (     ) Formação profissional e treinamento ( 6 ) Shikari Yaro (    ) Economia e combate aos desperdícios ( 7 ) Shido (     ) Determinação e união ( 8 ) Setsuyaku (     ) Limpeza Assinale a sequência correta:

4, 8, 5, 1, 7, 2, 6, 3
4, 2, 5, 1, 7, 8, 6, 3
2, 4, 5, 1, 8, 7, 6, 3
4, 2, 5, 7, 1, 8, 6, 3
2, 4, 1, 5, 7, 8, 6, 3
Veja o quadro abaixo: COR SIGNIFICADO Cinza Desperta medo e tristeza, diminui a capacidade de iniciativa dos indivíduos e produz a depressão. Marrom Induz pessoas a ficarem pensando em seus problemas pessoais, desviando dos propósitos do trabalho. Vermelho Dá vitalidade, alegria e dinamismo ao ambiente, mas por outro lado, desperta a impulsividade. Amarelo Incita a iniciativa e a ação, fomenta a energia, mas provoca aceleração do sistema nervoso, irritando facilmente o indivíduo Fonte: Colenghi (2011, p. 162)   Ela permite verificar os diferentes efeitos que as cores trazem ao ambiente e, consequentemente, às pessoas que nele estão. Sobre esses efeitos É POSSÍVEL DIZER que:  

As cores não interferem na formação da imagem que a organização pretende transmitir aos seus clientes, fornecedores e colaboradores.
As cores mais recomendadas para um ambiente de trabalho são: cinza e marrom.
Todas as empresas fazem um estudo minucioso sobre as cores antes de escolher quais são mais apropriadas.
As cores não auxiliam na manutenção da saúde, bem-estar e segurança de visitantes e colaboradores.
A interferência das cores pode ser de ordem psicológica relacionadas com o humor, à satisfação e a motivação; redução de acidentes, diminuição da fadiga visual.
A Metodologia básica para Avaliação de Processos (MAP) é uma técnica utilizada na avaliação da qualidade de processos organizacionais. Ela é composta por algumas etapas que precisam ser conhecidas pelo profissional da OSM. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, tendo em vista cada uma dessas etapas:   1. Exames iniciais (    ) Permite a avaliação do processo, servindo de feedback para trabalhos futuros. 2. Levantamento de dados (     ) Oferece alternativas de soluções, tendo em vista as informações levantadas e analisadas. 3. Análise de dados (      ) Visa a análise de informações coletadas, identificando pontos positivos e negativos. 4. Proposta de solução (    ) Permite o conhecimento da situação específica atual, a partir de levantamento de processos e documentos. 5. Treinamento/implantação (     ) Objetiva a melhoria de problemas identificados, por meio de treinamentos e implantação de mudanças. 6. Análise/revisão (     ) Busca o conhecimento geral da área de atuação, definição de objetivos e estabelecimento de cronograma.     Agora marque a alternativa CORRETA:  

2, 3, 4, 1, 6, 5.
5, 1, 3, 2, 6, 4.
4, 3, 6, 5, 1, 2.
1, 2, 3, 4, 5, 6.
6, 4, 3, 2, 5, 1.
Tendo em vista as ferramentas da qualidade, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:     1. Folha de verificação (     ) Diagrama de barra que ordena as ocorrências do maior para o menor. 2. Diagrama de Pareto (     ) Conjunto de ideias criado pelos membros da equipe que permite avanços na busca de soluções. 3. Brainstorming (     ) Planilha para a coleta de dados. 4. Fluxograma (     ) É um documento de forma organizada para identificar as ações e a responsabilidade de cada um. 5. 5W2H (     ) São fluxos que permitem a visão global do processo por onde passa o produto.     A alternativa que apresenta a sequência CORRETA é:  

5, 4, 3, 2, 1.
4, 3, 2, 1, 5.
3, 2, 5, 1, 4.
1, 2, 3, 4, 5.
2, 3, 1, 5, 4.
René Descartes (filósofo, físico e matemático com grandes obras publicadas no século XVII) fez uma contribuição ímpar aos estudos da OSM (Organizações, Sistemas e Métodos) ao estabelecer alguns princípios básicos para o raciocínio lógico e ordenado, na busca da verdade. Pensando nesses princípios, associe a segunda coluna de acordo com a primeira:     1. Princípio da evidência (    ) Fracionar as dificuldades em tantas partes quantas forem necessárias, de modo a facilitar a sua compreensão. 2. Princípio da análise (     ) Pensar ordenadamente, a partir dos fatos ou objetos mais simples até chegar aos mais complexos, admitindo existir entre eles uma certa ordem de execução. 3. Princípio da síntese (     ) Não aceitar nada como verdadeiro, enquanto não for conhecido como tal, de modo a procurar evitar a precipitação e a prevenção contra determinados fatos. 4. Princípio da enumeração (     ) Fazer enumerações tão completas e revisões tão detalhadas, de modo a certificar-se de que nada foi omitido e esquecido.      A sequência CORRETA é:

2, 3, 1, 4.
1, 2, 3, 4.
4, 3, 2, 1.
3, 2, 4, 1.
2, 1, 3, 4.