OBRAS DE TERRA


A principal função dos muros de arrimo é equilibrar a resultante lateral de pressões que provocam empuxo de terra, água ou ambos. Dessa forma, dimensione a base b e as dimensões d e t do muro de arrimo de concreto ciclópico com seção transversal trapezoidal, cuja altura h é igual a 4 metros. Considerar os valores mínimos recomendados para as dimensões em relação à altura h, e considerar apenas uma casa após a vírgula se necessário.

MuroArrimo


b = 1,4 m; t = 0,7 m


b = 1,0 m; t = 0,5 m


b = 1,6 m; t = 0,8 m


b = 0,8 m; t = 0,4 m


b = 1,2 m; t = 0,6 m

Qual das alternativas abaixo não pode ser considerada como um critério importante para concepção, projeto e execução de obras de terra:


Propriedades dos solos, relacionados às obras de terra.


Fatores topográficos, relativos ao local de construção de obras de terra.


Análise dos processos de empuxo, que podem solicitar as obras de terra.


Análise dos mecanismos de ruptura dos solos, relacionados às obras de terra.


Fatores demográficos, relativos ao local de construção de obras de terra.

O valor mínimo do empuxo é denominado empuxo ativo, o valor máximo, de empuxo passivo e a resultante da pressão lateral, quando o anteparo não sofreu nenhum movimento, é denominada empuxo em repouso. A magnitude do empuxo depende de diversos fatores. Qual das alternativas a seguir não corresponde às magnitudes que influenciam no empuxo?


Material empregado na contenção da estrutura de arrimo.


Inclinação do terrapleno.


Posição do nível d’água.


Desnível vencido pela estrutura de arrimo.


Características do solo.

Uma camada de argila saturada com 6,2 m de espessura apresenta as seguintes características: índice de vazios inicial= 1,1, e índice de compressão= 0,25. Determine o recalque primário da camada de argila, admitindo-se que essa sofra um acréscimo de tensões de 0,5 kg/cm². Em caso de resposta decimal, considere uma casa após a vírgula.


14,3 cm


22,2 cm


17,9 cm


26,6 cm


24,4 cm

 

Na Mecânica dos Solos, admite-se que solos moles apresentam baixa capacidade de suporte e alta compressibilidade. Esses solos podem apresentar problemas de estabilidade e recalques quando situados sob a base de aterros, se não forem adotados tratamentos adequados. Dessa forma, indique a opção que não pode ser classificada como um procedimento específico para a construção de aterros sobre solos moles.


Bermas de equilíbrio.


Dilatométrico.


Construção por etapas.


Aterros leves.


Substituição da camada mole.

Independentemente do tipo de obra a ser edificada, conhecer os parâmetros de compressibilidade e adensamento do solo devido aos carregamentos verticais é de extrema importância, pois é com base nisso que o engenheiro conseguirá projetar e/ou executar uma obra obedecendo aos critérios mínimos de segurança e não atingindo o Estado Limite de Segurança (ELS). Com base no texto, assinale a alternativa que não representa os parâmetros de compressibilidade.


Compressibilidade se caracteriza como sendo a propriedade que têm os materiais de sofrerem diminuição de volume quando lhes são aplicadas forças externas. 


Como a compressibilidade é a característica de deformação que o solo pode ter, é possível definir que ela aconteça de maneira rápida ou lenta.


A compressibilidade acontece de maneira lenta e gradual, pois há uma redução do índice de vazios de um solo por expulsão do fluido intersticial e transferência da pressão do fluido para os sólidos, devido às cargas aplicadas ou ao peso próprio das camadas sobrejacentes.


Para determinar os parâmetros de compressibilidade se faz necessário realizar ensaios laboratoriais.


Uma das principais causas de recalques é a compressibilidade do solo.

O ensaio de palheta é também conhecido como “vane test”, em que é possível obter a resistência não drenada da argila (Su), e é obtido admitindo-se que a ruptura se dá na superfície do cilindro, onde o torque necessário para causar a ruptura é medido. Realizado esse ensaio em um solo onde foram obtidas as informações apresentadas a seguir, determine a coesão do material (Su), em kg/cm². Dados: D = 6,8 cm; H = 11,5 cm; M = 650 kg.cm. Em caso de resposta decimal, considere duas casas após a vírgula.

Considere a fórmula indicada a seguir:

Su


0,52 kg/cm²


1,04 kg/cm²


0,65 kg/cm²


0,79 kg/cm²


0,95 kg/cm²

Em um ensaio em laboratório, um mesmo solo apresenta diferentes resistências ao cisalhamento frente a diferentes tensões.

Através dos dados abaixo  o angulo de atrito interno e o valor da Coesão, é, respectivamente:

dados: Ensaio 1 - Tensão normal = 25 Kgf/cm² e Resistência ao cisalhamento de 19,43 kgf/cm²

Ensaio 2 - Tensão normal = 26,5 Kgf/cm² e Resistência ao cisalhamento de 20,30 kgf/cm²


12,50 º e 7,50 Kgf/cm²


25,20 º e 5,55 Kgf/cm²


30,11º e 4,93 Kgf/cm²


35,20 º e 5,55 Kgf/cm²


45,20º e 7,50 Kgf/cm²

Os recalques são divididos em três tipos principais:

- imediatos ou iniciais (por deformação elástica);

- por adensamento (devido à saída de água do solo);

- por escoamento lateral (deslocamento das partículas do solo das zonas mais carregadas para as menos solicitadas).

A base para essa divisão é o tempo em que decorrem. Tendo em vista essas três categorias, classifique as afirmativas em Verdadeiras (V) ou Falsas (F).


( ) As causas de tais recalques podem ter como princípio aplicação de cargas estáticas, cargas dinâmicas, erosão do subsolo e, até mesmo, por conta das variações do nível d’água.
( ) O recalque imediato é regido pela teoria da elasticidade, onde as deformações e deslocamentos são pequenos.
( ) Para aplicação da Teoria de Elasticidade em cálculos de recalques é preciso admitir que: Tensão uniformemente distribuída; Material isotrópico; Relação tensão-deformação linear. Área carregada flexível.
( ) A geometria da fundação a ser aplicada sobre a camada de solo avaliado não interfere na obtenção do fator de influência para cálculo do recalque no tempo.
 

 

Assinale a alternativa correta.


F, V, F, V.


V, V, V, F.


V, F, F, F.


V, V, F, F.


F, F, V, F.

 Os taludes são chamados de infinitos quando a relação entre suas grandezas geométricas, extensão e espessura, é muito grande. Assim, considere que um maciço com talude infinito constituído por solo silto-arenoso possui as seguintes propriedades:  H = 5 m; ; γ = 2 tf/m³;  c’ = 2,4 tf/m²; β = 39°; ϕ = 25°.

Com base nessas informações, determine o fator de segurança associado ao talude, segundo o método do talude infinito. Em caso de resposta decimal, adotar uma casa após a vírgula.


FS = 1,4


FS = 2,1


FS = 1,1


FS = 1,7


FS = 2,6

Páginas: 123456789