O PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO NAS AMÉRICAS
A construção dos Estados nacionais latino-americanos significou um longo processo de lutas sociais e políticas, em que se confrontaram tendências opostas que deveriam nortear os novos governos. Sobre as características dessas tendências que dividiram as lideranças políticas latino-americanas, podemos considerar que:
I - O unitarismo almejava um governo nacional forte, baseado na centralização do poder na figura de um líder.
II - O federalismo desejava uma fragmentação de poder sob um sistema descentralizado, transferindo a autoridade política às áreas locais.
III - O projeto conservador apoiava fortemente as instituições coloniais (Igreja e Exército) e propondo a laicização da sociedade e do Estado.
IV - Os liberais assumiam posição contrária, defendia a preservação de poder e privilégios hierárquicos, a liberdade econômica e política.
As afirmativas corretas estão contidas em:
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Nos anos que seguiram à independência, as dificuldades econômicas e comerciais nas novas repúblicas latino- americanas, despedaçadas e
empobrecidas por anos de guerras e descaso, facilitaram a intervenção de ingleses e norte-americanos na América Latina. Sobre as relações
estabelecidas nesse período, analise as afirmativas a seguir:
I - A Inglaterra, visando assegurar vantagens comerciais, procurava garantir que os países independentes se tornassem seus aliados e a encarassem como potência hegemônica junto à qual pudessem buscar apoio.
II - Os Estados Unidos desejavam controlar o comércio na região do continente americano, por isso, ao longo do século XIX, sua posição política e econômica na América Latina foi superior à da Inglaterra.
III - Tanto a Inglaterra quanto os Estados Unidos sentiam-se inquietos com os planos das potências da Santa Aliança para ajudarem a Espanha a reconquistar as suas ex-colônias, o que justificava os interesses expansionistas dos dois países na América Latina.
É correto apenas o que se afirma em:
II.
II e III.
III.
I e III.
I, II e III.
Nas lutas iniciais pela independência na América Espanhola houve grande envolvimento dos setores populares (mestiços, índios e negros), que aproveitaram o espaço aberto pelas manifestações para levantar suas reivindicações contra as formas de dominação historicamente construídas na América Colonial.
As reivindicações dos setores populares estavam efetivamente ligadas:
às mudanças sociais, que buscavam o fim da escravidão, melhores condições de vida e posse das terras comunais.
à preservação da estrutura de classes, que beneficiava os populares enquanto classe emergente.
à liberdade econômica, já que eles constituíam a classe comerciante no período colonial.
à maior participação política, já que sua atuação estava limitada aos cabildos e os fóruns comunitários.
ao fim do monopólio econômico, que prejudicava o comércio das pequenas propriedades camponesas.
Leia com atenção o fragmento a seguir:
Quando no curso dos acontecimentos humanos, se torna necessário para um povo dissolver os grupos políticos que os têm unidos, uns aos outros, e para assegurar entre os poderes da terra a posição separada e igualitária com que as Leis da Natureza e a Natureza Divina os capacita, o respeito às opiniões dos homens exige que sejam declaradas as causas que os levam a tal separação. (Trecho da Declaração de Independência dos EUA).
Em 1776, o processo de separação das Treze Colônias em relação à metrópole inglesa era irreversível. Um comitê liderado por Thomas Jefferson elaborou o documento de independência da nova nação, que se tornou um dos principais documentos da formação dos Estados Unidos da América.
Sobre a importância da Declaração de Independência dos Estados Unidos para o contexto da época, assinale a alternativa correta:
A declaração anunciava o nascimento de uma nova nação, estabelecia a liberdade individual e os direitos do Estado, tornando-se um manifesto geral, publicado para o mundo inteiro.
Com a Declaração de Independência, os EUA colocaram em prática uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações do continente americano.
O documento revolucionou a nova política do país ao traçar o desenvolvimento da sociedade de classes até o início do capitalismo industrial.
A Declaração evidenciou uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando controlar os abusos da burguesia.
A Declaração de Independência enunciou uma filosofia política cuja essência é a ideia de igualdade popular.
A partir dos estudos sobre o Monroismo, analise as seguintes afirmativas.
I- Assim que os Estados Unidos consolidaram internamente seu desenvolvimento econômico, a política em relação à América Latina assumiu contornos mais nítidos e efetivos.
II- A Doutrina Monroe definiu os princípios da política americana: os Estados Unidos opor-se-iam a qualquer intervenção europeia nos negócios da América.
III- A Doutrina Monroe, de 1823, manifestava a preocupação dos Estados Unidos com as intenções da Espanha de reverter, com o apoio da Santa Aliança, o processo de independência latino-americano.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
Leia com atenção os fragmentos a seguir:
Mensagem do Presidente George Washington de despedida ao Congresso em 17/set/1796.
A nossa grande regra de conduta em relação às nações estrangeiras é, embora ampliando nossas relações comerciais, ter a menor conexão política com elas (...) A Europa tem um conjunto de interesses primordiais com o qual não possuímos nenhuma relação ou então relações muito remotas. Daí o fato de ela se ver engajada em freqüentes controvérsias cujas causas são essencialmente estranhas às nossas preocupações (...) Nossa situação destacada e distante permite-nos e convida-nos a que sigamos um curso diferente (...) Nossa verdadeira política é mantermo-nos afastados de alianças permanentes com qualquer porção do mundo exterior. (IN: MAY, E. (org). Os grandes debates da política exterior norte-americana. RJ: Record, 1964, p. 40).
Mensagem do Presidente James Monroe ao Congresso em 02/dez/1823
Afirmamos, como princípio em que os direitos e interesses dos Estados Unidos estão involucrados, que os continentes americanos, pelo fato de terem assumido e de manter sua condição livre e independente, não devem ser considerados como sujeitos a futuras colonizações por parte de qualquer potência européia (...) consideraríamos qualquer tentativa de estender seu sistema a qualquer parte deste hemisfério como perigo para nossa paz e segurança. (IN: DIETERICH, H. Noam Chomsky habla de América Latina. Buenos Aires: Política, 1998, p. 202. Anexo Documental).
A leitura comparativa das duas mensagens acima indica que:
a mensagem de George Washington apresenta uma abordagem discriminatória com relação aos povos americanos colonizados pelos espanhóis.
a mensagem de Monroe, assim como a de George Washington, aborda a necessidade de uma política isolacionista dos Estados Unidos com relação aos países recém criados no continente americano.
ambas mensagens expressam visões idênticas diante de uma mesma realidade.
ambas expressam atitudes preconceituosas e racistas do povo norte-americano com relação aos povos europeus.
ambas têm como tema a reflexão acerca da postura dos Estados Unidos com relação a sua política externa.
O processo de marcha para o Oeste gerou constante contato e choque entre colonos brancos - estimulados pelo governo dos EUA a ocupar a região - e os nativos norte-americanos que habitavam os territórios do meio-oeste (middlewest) e do oeste-distante (farwest).
Sobre o movimento expansionista da Marcha para o Oeste analise as afirmativas a seguir:
I - protegeu as populações indígenas, pois estas eram consideradas pelos pioneiros e pela Federação as verdadeiras representantes da origem étnica norte-americana.
II - patrocinou anexações territoriais resolvidas diplomaticamente como bem exemplificam as negociações entre os EUA e o México.
III - foi alimentado pela imigração, pela escassez de terras no leste e pela demanda por produtos agrícolas e metais preciosos.
IV - formulou uma imagem negativa dos mexicanos, vistos como portadores de uma cultura avessa ao trabalho e à ordem, o que representava um contraponto ao modelo de identidade norte-americana.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III
III e IV
I, II e III
I e II
II, III e IV
A Constituição americana foi elaborada de uma maneira bem ampla e, ainda hoje, sua base permanece a mesma. Ao longo dos anos, para atender às transformações na sociedade e na política norte-americana, foram acrescentadas emendas à constituição.
Sobre os direitos estabelecidos pelas primeiras dez emendas constitucionais, que ficaram conhecidas como “Carta de Direitos”, assinale a alternativa correta:
Garantia o direito de greve e de organização de movimentos para reclamar do governo.
Assegurava o governo vitalício do presidente, eleito por votação direta.
Reconhecia o imigrante como um cidadão, com direito de participar da vida pública e promover o crescimento da nação.
Aboliu a escravidão e garantiu o direito de voto aos negros, mulheres e índios.
Assegurava aos cidadãos a liberdade de religião, de expressão e de imprensa, além do direito de proteção contras as arbitrariedades da polícia e da Justiça.
A influência do contexto político-econômico vivido pela Europa em meados do século XIX também foi preponderante para o êxito dos governos liberais na América Latina após 1850. Entre as principais influências desse período destaca-se:
A Independência dos EUA, a expansão imperialista e as ideias positivistas.
A Revolução Burguesa na Inglaterra, a Revolução Francesa e as ideias iluministas.
A Segunda Revolução Francesa, o imperialismo e as ideias marxistas.
A Segunda Revolução Industrial, o desenvolvimento do capitalismo e as ideias positivistas.
A Segunda Revolução Industrial, o liberalismo científico e as ideias imperialistas.
Analise cada uma das afirmações a seguir e a relação estabelecida entre elas:
Se compararmos a influência da Inglaterra e a dos Estados Unidos, na América Latina, ao longo do século XIX, chegamos à conclusão que a influência inglesa foi mais efetiva.
PORQUE
O que a Inglaterra desejava era assumir a política dos novos países latino-americanos, buscando o apoio da aristocracia local para implantar um sistema neocolonial.
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações:
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras, sendo a segunda uma justificativa correta da primeira.
As duas afirmações são falsas.
I e II, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
Nos anos que seguiram à independência, as dificuldades econômicas e comerciais nas novas repúblicas latino- americanas, despedaçadas e
empobrecidas por anos de guerras e descaso, facilitaram a intervenção de ingleses e norte-americanos na América Latina. Sobre as relações
estabelecidas nesse período, analise as afirmativas a seguir:
I - A Inglaterra, visando assegurar vantagens comerciais, procurava garantir que os países independentes se tornassem seus aliados e a encarassem como potência hegemônica junto à qual pudessem buscar apoio.
II - Os Estados Unidos desejavam controlar o comércio na região do continente americano, por isso, ao longo do século XIX, sua posição política e econômica na América Latina foi superior à da Inglaterra.
III - Tanto a Inglaterra quanto os Estados Unidos sentiam-se inquietos com os planos das potências da Santa Aliança para ajudarem a Espanha a reconquistar as suas ex-colônias, o que justificava os interesses expansionistas dos dois países na América Latina.
É correto apenas o que se afirma em:
II.
II e III.
III.
I e III.
I, II e III.
Nas lutas iniciais pela independência na América Espanhola houve grande envolvimento dos setores populares (mestiços, índios e negros), que aproveitaram o espaço aberto pelas manifestações para levantar suas reivindicações contra as formas de dominação historicamente construídas na América Colonial.
As reivindicações dos setores populares estavam efetivamente ligadas:
às mudanças sociais, que buscavam o fim da escravidão, melhores condições de vida e posse das terras comunais.
à preservação da estrutura de classes, que beneficiava os populares enquanto classe emergente.
à liberdade econômica, já que eles constituíam a classe comerciante no período colonial.
à maior participação política, já que sua atuação estava limitada aos cabildos e os fóruns comunitários.
ao fim do monopólio econômico, que prejudicava o comércio das pequenas propriedades camponesas.
Leia com atenção o fragmento a seguir:
Quando no curso dos acontecimentos humanos, se torna necessário para um povo dissolver os grupos políticos que os têm unidos, uns aos outros, e para assegurar entre os poderes da terra a posição separada e igualitária com que as Leis da Natureza e a Natureza Divina os capacita, o respeito às opiniões dos homens exige que sejam declaradas as causas que os levam a tal separação. (Trecho da Declaração de Independência dos EUA).
Em 1776, o processo de separação das Treze Colônias em relação à metrópole inglesa era irreversível. Um comitê liderado por Thomas Jefferson elaborou o documento de independência da nova nação, que se tornou um dos principais documentos da formação dos Estados Unidos da América.
Sobre a importância da Declaração de Independência dos Estados Unidos para o contexto da época, assinale a alternativa correta:
A declaração anunciava o nascimento de uma nova nação, estabelecia a liberdade individual e os direitos do Estado, tornando-se um manifesto geral, publicado para o mundo inteiro.
Com a Declaração de Independência, os EUA colocaram em prática uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações do continente americano.
O documento revolucionou a nova política do país ao traçar o desenvolvimento da sociedade de classes até o início do capitalismo industrial.
A Declaração evidenciou uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando controlar os abusos da burguesia.
A Declaração de Independência enunciou uma filosofia política cuja essência é a ideia de igualdade popular.
A partir dos estudos sobre o Monroismo, analise as seguintes afirmativas.
I- Assim que os Estados Unidos consolidaram internamente seu desenvolvimento econômico, a política em relação à América Latina assumiu contornos mais nítidos e efetivos.
II- A Doutrina Monroe definiu os princípios da política americana: os Estados Unidos opor-se-iam a qualquer intervenção europeia nos negócios da América.
III- A Doutrina Monroe, de 1823, manifestava a preocupação dos Estados Unidos com as intenções da Espanha de reverter, com o apoio da Santa Aliança, o processo de independência latino-americano.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
Leia com atenção os fragmentos a seguir:
Mensagem do Presidente George Washington de despedida ao Congresso em 17/set/1796.
A nossa grande regra de conduta em relação às nações estrangeiras é, embora ampliando nossas relações comerciais, ter a menor conexão política com elas (...) A Europa tem um conjunto de interesses primordiais com o qual não possuímos nenhuma relação ou então relações muito remotas. Daí o fato de ela se ver engajada em freqüentes controvérsias cujas causas são essencialmente estranhas às nossas preocupações (...) Nossa situação destacada e distante permite-nos e convida-nos a que sigamos um curso diferente (...) Nossa verdadeira política é mantermo-nos afastados de alianças permanentes com qualquer porção do mundo exterior. (IN: MAY, E. (org). Os grandes debates da política exterior norte-americana. RJ: Record, 1964, p. 40).
Mensagem do Presidente James Monroe ao Congresso em 02/dez/1823
Afirmamos, como princípio em que os direitos e interesses dos Estados Unidos estão involucrados, que os continentes americanos, pelo fato de terem assumido e de manter sua condição livre e independente, não devem ser considerados como sujeitos a futuras colonizações por parte de qualquer potência européia (...) consideraríamos qualquer tentativa de estender seu sistema a qualquer parte deste hemisfério como perigo para nossa paz e segurança. (IN: DIETERICH, H. Noam Chomsky habla de América Latina. Buenos Aires: Política, 1998, p. 202. Anexo Documental).
A leitura comparativa das duas mensagens acima indica que:
a mensagem de George Washington apresenta uma abordagem discriminatória com relação aos povos americanos colonizados pelos espanhóis.
a mensagem de Monroe, assim como a de George Washington, aborda a necessidade de uma política isolacionista dos Estados Unidos com relação aos países recém criados no continente americano.
ambas mensagens expressam visões idênticas diante de uma mesma realidade.
ambas expressam atitudes preconceituosas e racistas do povo norte-americano com relação aos povos europeus.
ambas têm como tema a reflexão acerca da postura dos Estados Unidos com relação a sua política externa.
O processo de marcha para o Oeste gerou constante contato e choque entre colonos brancos - estimulados pelo governo dos EUA a ocupar a região - e os nativos norte-americanos que habitavam os territórios do meio-oeste (middlewest) e do oeste-distante (farwest).
Sobre o movimento expansionista da Marcha para o Oeste analise as afirmativas a seguir:
I - protegeu as populações indígenas, pois estas eram consideradas pelos pioneiros e pela Federação as verdadeiras representantes da origem étnica norte-americana.
II - patrocinou anexações territoriais resolvidas diplomaticamente como bem exemplificam as negociações entre os EUA e o México.
III - foi alimentado pela imigração, pela escassez de terras no leste e pela demanda por produtos agrícolas e metais preciosos.
IV - formulou uma imagem negativa dos mexicanos, vistos como portadores de uma cultura avessa ao trabalho e à ordem, o que representava um contraponto ao modelo de identidade norte-americana.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III
III e IV
I, II e III
I e II
II, III e IV
A Constituição americana foi elaborada de uma maneira bem ampla e, ainda hoje, sua base permanece a mesma. Ao longo dos anos, para atender às transformações na sociedade e na política norte-americana, foram acrescentadas emendas à constituição.
Sobre os direitos estabelecidos pelas primeiras dez emendas constitucionais, que ficaram conhecidas como “Carta de Direitos”, assinale a alternativa correta:
Garantia o direito de greve e de organização de movimentos para reclamar do governo.
Assegurava o governo vitalício do presidente, eleito por votação direta.
Reconhecia o imigrante como um cidadão, com direito de participar da vida pública e promover o crescimento da nação.
Aboliu a escravidão e garantiu o direito de voto aos negros, mulheres e índios.
Assegurava aos cidadãos a liberdade de religião, de expressão e de imprensa, além do direito de proteção contras as arbitrariedades da polícia e da Justiça.
A influência do contexto político-econômico vivido pela Europa em meados do século XIX também foi preponderante para o êxito dos governos liberais na América Latina após 1850. Entre as principais influências desse período destaca-se:
A Independência dos EUA, a expansão imperialista e as ideias positivistas.
A Revolução Burguesa na Inglaterra, a Revolução Francesa e as ideias iluministas.
A Segunda Revolução Francesa, o imperialismo e as ideias marxistas.
A Segunda Revolução Industrial, o desenvolvimento do capitalismo e as ideias positivistas.
A Segunda Revolução Industrial, o liberalismo científico e as ideias imperialistas.
Analise cada uma das afirmações a seguir e a relação estabelecida entre elas:
Se compararmos a influência da Inglaterra e a dos Estados Unidos, na América Latina, ao longo do século XIX, chegamos à conclusão que a influência inglesa foi mais efetiva.
PORQUE
O que a Inglaterra desejava era assumir a política dos novos países latino-americanos, buscando o apoio da aristocracia local para implantar um sistema neocolonial.
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações:
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras, sendo a segunda uma justificativa correta da primeira.
As duas afirmações são falsas.
empobrecidas por anos de guerras e descaso, facilitaram a intervenção de ingleses e norte-americanos na América Latina. Sobre as relações
estabelecidas nesse período, analise as afirmativas a seguir:
I - A Inglaterra, visando assegurar vantagens comerciais, procurava garantir que os países independentes se tornassem seus aliados e a encarassem como potência hegemônica junto à qual pudessem buscar apoio.
II - Os Estados Unidos desejavam controlar o comércio na região do continente americano, por isso, ao longo do século XIX, sua posição política e econômica na América Latina foi superior à da Inglaterra.
III - Tanto a Inglaterra quanto os Estados Unidos sentiam-se inquietos com os planos das potências da Santa Aliança para ajudarem a Espanha a reconquistar as suas ex-colônias, o que justificava os interesses expansionistas dos dois países na América Latina.
II.
II e III.
III.
I e III.
I, II e III.
Nas lutas iniciais pela independência na América Espanhola houve grande envolvimento dos setores populares (mestiços, índios e negros), que aproveitaram o espaço aberto pelas manifestações para levantar suas reivindicações contra as formas de dominação historicamente construídas na América Colonial.
As reivindicações dos setores populares estavam efetivamente ligadas:
às mudanças sociais, que buscavam o fim da escravidão, melhores condições de vida e posse das terras comunais.
à preservação da estrutura de classes, que beneficiava os populares enquanto classe emergente.
à liberdade econômica, já que eles constituíam a classe comerciante no período colonial.
à maior participação política, já que sua atuação estava limitada aos cabildos e os fóruns comunitários.
ao fim do monopólio econômico, que prejudicava o comércio das pequenas propriedades camponesas.
Leia com atenção o fragmento a seguir:
Quando no curso dos acontecimentos humanos, se torna necessário para um povo dissolver os grupos políticos que os têm unidos, uns aos outros, e para assegurar entre os poderes da terra a posição separada e igualitária com que as Leis da Natureza e a Natureza Divina os capacita, o respeito às opiniões dos homens exige que sejam declaradas as causas que os levam a tal separação. (Trecho da Declaração de Independência dos EUA).
Em 1776, o processo de separação das Treze Colônias em relação à metrópole inglesa era irreversível. Um comitê liderado por Thomas Jefferson elaborou o documento de independência da nova nação, que se tornou um dos principais documentos da formação dos Estados Unidos da América.
Sobre a importância da Declaração de Independência dos Estados Unidos para o contexto da época, assinale a alternativa correta:
A declaração anunciava o nascimento de uma nova nação, estabelecia a liberdade individual e os direitos do Estado, tornando-se um manifesto geral, publicado para o mundo inteiro.
Com a Declaração de Independência, os EUA colocaram em prática uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações do continente americano.
O documento revolucionou a nova política do país ao traçar o desenvolvimento da sociedade de classes até o início do capitalismo industrial.
A Declaração evidenciou uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando controlar os abusos da burguesia.
A Declaração de Independência enunciou uma filosofia política cuja essência é a ideia de igualdade popular.
A partir dos estudos sobre o Monroismo, analise as seguintes afirmativas.
I- Assim que os Estados Unidos consolidaram internamente seu desenvolvimento econômico, a política em relação à América Latina assumiu contornos mais nítidos e efetivos.
II- A Doutrina Monroe definiu os princípios da política americana: os Estados Unidos opor-se-iam a qualquer intervenção europeia nos negócios da América.
III- A Doutrina Monroe, de 1823, manifestava a preocupação dos Estados Unidos com as intenções da Espanha de reverter, com o apoio da Santa Aliança, o processo de independência latino-americano.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
Leia com atenção os fragmentos a seguir:
Mensagem do Presidente George Washington de despedida ao Congresso em 17/set/1796.
A nossa grande regra de conduta em relação às nações estrangeiras é, embora ampliando nossas relações comerciais, ter a menor conexão política com elas (...) A Europa tem um conjunto de interesses primordiais com o qual não possuímos nenhuma relação ou então relações muito remotas. Daí o fato de ela se ver engajada em freqüentes controvérsias cujas causas são essencialmente estranhas às nossas preocupações (...) Nossa situação destacada e distante permite-nos e convida-nos a que sigamos um curso diferente (...) Nossa verdadeira política é mantermo-nos afastados de alianças permanentes com qualquer porção do mundo exterior. (IN: MAY, E. (org). Os grandes debates da política exterior norte-americana. RJ: Record, 1964, p. 40).
Mensagem do Presidente James Monroe ao Congresso em 02/dez/1823
Afirmamos, como princípio em que os direitos e interesses dos Estados Unidos estão involucrados, que os continentes americanos, pelo fato de terem assumido e de manter sua condição livre e independente, não devem ser considerados como sujeitos a futuras colonizações por parte de qualquer potência européia (...) consideraríamos qualquer tentativa de estender seu sistema a qualquer parte deste hemisfério como perigo para nossa paz e segurança. (IN: DIETERICH, H. Noam Chomsky habla de América Latina. Buenos Aires: Política, 1998, p. 202. Anexo Documental).
A leitura comparativa das duas mensagens acima indica que:
a mensagem de George Washington apresenta uma abordagem discriminatória com relação aos povos americanos colonizados pelos espanhóis.
a mensagem de Monroe, assim como a de George Washington, aborda a necessidade de uma política isolacionista dos Estados Unidos com relação aos países recém criados no continente americano.
ambas mensagens expressam visões idênticas diante de uma mesma realidade.
ambas expressam atitudes preconceituosas e racistas do povo norte-americano com relação aos povos europeus.
ambas têm como tema a reflexão acerca da postura dos Estados Unidos com relação a sua política externa.
O processo de marcha para o Oeste gerou constante contato e choque entre colonos brancos - estimulados pelo governo dos EUA a ocupar a região - e os nativos norte-americanos que habitavam os territórios do meio-oeste (middlewest) e do oeste-distante (farwest).
Sobre o movimento expansionista da Marcha para o Oeste analise as afirmativas a seguir:
I - protegeu as populações indígenas, pois estas eram consideradas pelos pioneiros e pela Federação as verdadeiras representantes da origem étnica norte-americana.
II - patrocinou anexações territoriais resolvidas diplomaticamente como bem exemplificam as negociações entre os EUA e o México.
III - foi alimentado pela imigração, pela escassez de terras no leste e pela demanda por produtos agrícolas e metais preciosos.
IV - formulou uma imagem negativa dos mexicanos, vistos como portadores de uma cultura avessa ao trabalho e à ordem, o que representava um contraponto ao modelo de identidade norte-americana.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III
III e IV
I, II e III
I e II
II, III e IV
A Constituição americana foi elaborada de uma maneira bem ampla e, ainda hoje, sua base permanece a mesma. Ao longo dos anos, para atender às transformações na sociedade e na política norte-americana, foram acrescentadas emendas à constituição.
Sobre os direitos estabelecidos pelas primeiras dez emendas constitucionais, que ficaram conhecidas como “Carta de Direitos”, assinale a alternativa correta:
Garantia o direito de greve e de organização de movimentos para reclamar do governo.
Assegurava o governo vitalício do presidente, eleito por votação direta.
Reconhecia o imigrante como um cidadão, com direito de participar da vida pública e promover o crescimento da nação.
Aboliu a escravidão e garantiu o direito de voto aos negros, mulheres e índios.
Assegurava aos cidadãos a liberdade de religião, de expressão e de imprensa, além do direito de proteção contras as arbitrariedades da polícia e da Justiça.
A influência do contexto político-econômico vivido pela Europa em meados do século XIX também foi preponderante para o êxito dos governos liberais na América Latina após 1850. Entre as principais influências desse período destaca-se:
A Independência dos EUA, a expansão imperialista e as ideias positivistas.
A Revolução Burguesa na Inglaterra, a Revolução Francesa e as ideias iluministas.
A Segunda Revolução Francesa, o imperialismo e as ideias marxistas.
A Segunda Revolução Industrial, o desenvolvimento do capitalismo e as ideias positivistas.
A Segunda Revolução Industrial, o liberalismo científico e as ideias imperialistas.
Analise cada uma das afirmações a seguir e a relação estabelecida entre elas:
Se compararmos a influência da Inglaterra e a dos Estados Unidos, na América Latina, ao longo do século XIX, chegamos à conclusão que a influência inglesa foi mais efetiva.
PORQUE
O que a Inglaterra desejava era assumir a política dos novos países latino-americanos, buscando o apoio da aristocracia local para implantar um sistema neocolonial.
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações:
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras, sendo a segunda uma justificativa correta da primeira.
As duas afirmações são falsas.
às mudanças sociais, que buscavam o fim da escravidão, melhores condições de vida e posse das terras comunais.
à preservação da estrutura de classes, que beneficiava os populares enquanto classe emergente.
à liberdade econômica, já que eles constituíam a classe comerciante no período colonial.
à maior participação política, já que sua atuação estava limitada aos cabildos e os fóruns comunitários.
ao fim do monopólio econômico, que prejudicava o comércio das pequenas propriedades camponesas.
Leia com atenção o fragmento a seguir:
Quando no curso dos acontecimentos humanos, se torna necessário para um povo dissolver os grupos políticos que os têm unidos, uns aos outros, e para assegurar entre os poderes da terra a posição separada e igualitária com que as Leis da Natureza e a Natureza Divina os capacita, o respeito às opiniões dos homens exige que sejam declaradas as causas que os levam a tal separação. (Trecho da Declaração de Independência dos EUA).
Em 1776, o processo de separação das Treze Colônias em relação à metrópole inglesa era irreversível. Um comitê liderado por Thomas Jefferson elaborou o documento de independência da nova nação, que se tornou um dos principais documentos da formação dos Estados Unidos da América.
Sobre a importância da Declaração de Independência dos Estados Unidos para o contexto da época, assinale a alternativa correta:
A declaração anunciava o nascimento de uma nova nação, estabelecia a liberdade individual e os direitos do Estado, tornando-se um manifesto geral, publicado para o mundo inteiro.
Com a Declaração de Independência, os EUA colocaram em prática uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações do continente americano.
O documento revolucionou a nova política do país ao traçar o desenvolvimento da sociedade de classes até o início do capitalismo industrial.
A Declaração evidenciou uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando controlar os abusos da burguesia.
A Declaração de Independência enunciou uma filosofia política cuja essência é a ideia de igualdade popular.
A partir dos estudos sobre o Monroismo, analise as seguintes afirmativas.
I- Assim que os Estados Unidos consolidaram internamente seu desenvolvimento econômico, a política em relação à América Latina assumiu contornos mais nítidos e efetivos.
II- A Doutrina Monroe definiu os princípios da política americana: os Estados Unidos opor-se-iam a qualquer intervenção europeia nos negócios da América.
III- A Doutrina Monroe, de 1823, manifestava a preocupação dos Estados Unidos com as intenções da Espanha de reverter, com o apoio da Santa Aliança, o processo de independência latino-americano.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
Leia com atenção os fragmentos a seguir:
Mensagem do Presidente George Washington de despedida ao Congresso em 17/set/1796.
A nossa grande regra de conduta em relação às nações estrangeiras é, embora ampliando nossas relações comerciais, ter a menor conexão política com elas (...) A Europa tem um conjunto de interesses primordiais com o qual não possuímos nenhuma relação ou então relações muito remotas. Daí o fato de ela se ver engajada em freqüentes controvérsias cujas causas são essencialmente estranhas às nossas preocupações (...) Nossa situação destacada e distante permite-nos e convida-nos a que sigamos um curso diferente (...) Nossa verdadeira política é mantermo-nos afastados de alianças permanentes com qualquer porção do mundo exterior. (IN: MAY, E. (org). Os grandes debates da política exterior norte-americana. RJ: Record, 1964, p. 40).
Mensagem do Presidente James Monroe ao Congresso em 02/dez/1823
Afirmamos, como princípio em que os direitos e interesses dos Estados Unidos estão involucrados, que os continentes americanos, pelo fato de terem assumido e de manter sua condição livre e independente, não devem ser considerados como sujeitos a futuras colonizações por parte de qualquer potência européia (...) consideraríamos qualquer tentativa de estender seu sistema a qualquer parte deste hemisfério como perigo para nossa paz e segurança. (IN: DIETERICH, H. Noam Chomsky habla de América Latina. Buenos Aires: Política, 1998, p. 202. Anexo Documental).
A leitura comparativa das duas mensagens acima indica que:
a mensagem de George Washington apresenta uma abordagem discriminatória com relação aos povos americanos colonizados pelos espanhóis.
a mensagem de Monroe, assim como a de George Washington, aborda a necessidade de uma política isolacionista dos Estados Unidos com relação aos países recém criados no continente americano.
ambas mensagens expressam visões idênticas diante de uma mesma realidade.
ambas expressam atitudes preconceituosas e racistas do povo norte-americano com relação aos povos europeus.
ambas têm como tema a reflexão acerca da postura dos Estados Unidos com relação a sua política externa.
O processo de marcha para o Oeste gerou constante contato e choque entre colonos brancos - estimulados pelo governo dos EUA a ocupar a região - e os nativos norte-americanos que habitavam os territórios do meio-oeste (middlewest) e do oeste-distante (farwest).
Sobre o movimento expansionista da Marcha para o Oeste analise as afirmativas a seguir:
I - protegeu as populações indígenas, pois estas eram consideradas pelos pioneiros e pela Federação as verdadeiras representantes da origem étnica norte-americana.
II - patrocinou anexações territoriais resolvidas diplomaticamente como bem exemplificam as negociações entre os EUA e o México.
III - foi alimentado pela imigração, pela escassez de terras no leste e pela demanda por produtos agrícolas e metais preciosos.
IV - formulou uma imagem negativa dos mexicanos, vistos como portadores de uma cultura avessa ao trabalho e à ordem, o que representava um contraponto ao modelo de identidade norte-americana.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III
III e IV
I, II e III
I e II
II, III e IV
A Constituição americana foi elaborada de uma maneira bem ampla e, ainda hoje, sua base permanece a mesma. Ao longo dos anos, para atender às transformações na sociedade e na política norte-americana, foram acrescentadas emendas à constituição.
Sobre os direitos estabelecidos pelas primeiras dez emendas constitucionais, que ficaram conhecidas como “Carta de Direitos”, assinale a alternativa correta:
Garantia o direito de greve e de organização de movimentos para reclamar do governo.
Assegurava o governo vitalício do presidente, eleito por votação direta.
Reconhecia o imigrante como um cidadão, com direito de participar da vida pública e promover o crescimento da nação.
Aboliu a escravidão e garantiu o direito de voto aos negros, mulheres e índios.
Assegurava aos cidadãos a liberdade de religião, de expressão e de imprensa, além do direito de proteção contras as arbitrariedades da polícia e da Justiça.
A influência do contexto político-econômico vivido pela Europa em meados do século XIX também foi preponderante para o êxito dos governos liberais na América Latina após 1850. Entre as principais influências desse período destaca-se:
A Independência dos EUA, a expansão imperialista e as ideias positivistas.
A Revolução Burguesa na Inglaterra, a Revolução Francesa e as ideias iluministas.
A Segunda Revolução Francesa, o imperialismo e as ideias marxistas.
A Segunda Revolução Industrial, o desenvolvimento do capitalismo e as ideias positivistas.
A Segunda Revolução Industrial, o liberalismo científico e as ideias imperialistas.
Analise cada uma das afirmações a seguir e a relação estabelecida entre elas:
Se compararmos a influência da Inglaterra e a dos Estados Unidos, na América Latina, ao longo do século XIX, chegamos à conclusão que a influência inglesa foi mais efetiva.
PORQUE
O que a Inglaterra desejava era assumir a política dos novos países latino-americanos, buscando o apoio da aristocracia local para implantar um sistema neocolonial.
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações:
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras, sendo a segunda uma justificativa correta da primeira.
As duas afirmações são falsas.
A declaração anunciava o nascimento de uma nova nação, estabelecia a liberdade individual e os direitos do Estado, tornando-se um manifesto geral, publicado para o mundo inteiro.
Com a Declaração de Independência, os EUA colocaram em prática uma política imperialista, impondo seus interesses econômicos às demais nações do continente americano.
O documento revolucionou a nova política do país ao traçar o desenvolvimento da sociedade de classes até o início do capitalismo industrial.
A Declaração evidenciou uma intransigente defesa da intervenção do Estado nas atividades econômicas, visando controlar os abusos da burguesia.
A Declaração de Independência enunciou uma filosofia política cuja essência é a ideia de igualdade popular.
A partir dos estudos sobre o Monroismo, analise as seguintes afirmativas.
I- Assim que os Estados Unidos consolidaram internamente seu desenvolvimento econômico, a política em relação à América Latina assumiu contornos mais nítidos e efetivos.
II- A Doutrina Monroe definiu os princípios da política americana: os Estados Unidos opor-se-iam a qualquer intervenção europeia nos negócios da América.
III- A Doutrina Monroe, de 1823, manifestava a preocupação dos Estados Unidos com as intenções da Espanha de reverter, com o apoio da Santa Aliança, o processo de independência latino-americano.
É correto o que se afirma em:
I, II e III.
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
Leia com atenção os fragmentos a seguir:
Mensagem do Presidente George Washington de despedida ao Congresso em 17/set/1796.
A nossa grande regra de conduta em relação às nações estrangeiras é, embora ampliando nossas relações comerciais, ter a menor conexão política com elas (...) A Europa tem um conjunto de interesses primordiais com o qual não possuímos nenhuma relação ou então relações muito remotas. Daí o fato de ela se ver engajada em freqüentes controvérsias cujas causas são essencialmente estranhas às nossas preocupações (...) Nossa situação destacada e distante permite-nos e convida-nos a que sigamos um curso diferente (...) Nossa verdadeira política é mantermo-nos afastados de alianças permanentes com qualquer porção do mundo exterior. (IN: MAY, E. (org). Os grandes debates da política exterior norte-americana. RJ: Record, 1964, p. 40).
Mensagem do Presidente James Monroe ao Congresso em 02/dez/1823
Afirmamos, como princípio em que os direitos e interesses dos Estados Unidos estão involucrados, que os continentes americanos, pelo fato de terem assumido e de manter sua condição livre e independente, não devem ser considerados como sujeitos a futuras colonizações por parte de qualquer potência européia (...) consideraríamos qualquer tentativa de estender seu sistema a qualquer parte deste hemisfério como perigo para nossa paz e segurança. (IN: DIETERICH, H. Noam Chomsky habla de América Latina. Buenos Aires: Política, 1998, p. 202. Anexo Documental).
A leitura comparativa das duas mensagens acima indica que:
a mensagem de George Washington apresenta uma abordagem discriminatória com relação aos povos americanos colonizados pelos espanhóis.
a mensagem de Monroe, assim como a de George Washington, aborda a necessidade de uma política isolacionista dos Estados Unidos com relação aos países recém criados no continente americano.
ambas mensagens expressam visões idênticas diante de uma mesma realidade.
ambas expressam atitudes preconceituosas e racistas do povo norte-americano com relação aos povos europeus.
ambas têm como tema a reflexão acerca da postura dos Estados Unidos com relação a sua política externa.
O processo de marcha para o Oeste gerou constante contato e choque entre colonos brancos - estimulados pelo governo dos EUA a ocupar a região - e os nativos norte-americanos que habitavam os territórios do meio-oeste (middlewest) e do oeste-distante (farwest).
Sobre o movimento expansionista da Marcha para o Oeste analise as afirmativas a seguir:
I - protegeu as populações indígenas, pois estas eram consideradas pelos pioneiros e pela Federação as verdadeiras representantes da origem étnica norte-americana.
II - patrocinou anexações territoriais resolvidas diplomaticamente como bem exemplificam as negociações entre os EUA e o México.
III - foi alimentado pela imigração, pela escassez de terras no leste e pela demanda por produtos agrícolas e metais preciosos.
IV - formulou uma imagem negativa dos mexicanos, vistos como portadores de uma cultura avessa ao trabalho e à ordem, o que representava um contraponto ao modelo de identidade norte-americana.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III
III e IV
I, II e III
I e II
II, III e IV
A Constituição americana foi elaborada de uma maneira bem ampla e, ainda hoje, sua base permanece a mesma. Ao longo dos anos, para atender às transformações na sociedade e na política norte-americana, foram acrescentadas emendas à constituição.
Sobre os direitos estabelecidos pelas primeiras dez emendas constitucionais, que ficaram conhecidas como “Carta de Direitos”, assinale a alternativa correta:
Garantia o direito de greve e de organização de movimentos para reclamar do governo.
Assegurava o governo vitalício do presidente, eleito por votação direta.
Reconhecia o imigrante como um cidadão, com direito de participar da vida pública e promover o crescimento da nação.
Aboliu a escravidão e garantiu o direito de voto aos negros, mulheres e índios.
Assegurava aos cidadãos a liberdade de religião, de expressão e de imprensa, além do direito de proteção contras as arbitrariedades da polícia e da Justiça.
A influência do contexto político-econômico vivido pela Europa em meados do século XIX também foi preponderante para o êxito dos governos liberais na América Latina após 1850. Entre as principais influências desse período destaca-se:
A Independência dos EUA, a expansão imperialista e as ideias positivistas.
A Revolução Burguesa na Inglaterra, a Revolução Francesa e as ideias iluministas.
A Segunda Revolução Francesa, o imperialismo e as ideias marxistas.
A Segunda Revolução Industrial, o desenvolvimento do capitalismo e as ideias positivistas.
A Segunda Revolução Industrial, o liberalismo científico e as ideias imperialistas.
Analise cada uma das afirmações a seguir e a relação estabelecida entre elas:
Se compararmos a influência da Inglaterra e a dos Estados Unidos, na América Latina, ao longo do século XIX, chegamos à conclusão que a influência inglesa foi mais efetiva.
PORQUE
O que a Inglaterra desejava era assumir a política dos novos países latino-americanos, buscando o apoio da aristocracia local para implantar um sistema neocolonial.
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações:
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras, sendo a segunda uma justificativa correta da primeira.
As duas afirmações são falsas.
I, II e III.
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
II e III, apenas.
Leia com atenção os fragmentos a seguir:
Mensagem do Presidente George Washington de despedida ao Congresso em 17/set/1796.
A nossa grande regra de conduta em relação às nações estrangeiras é, embora ampliando nossas relações comerciais, ter a menor conexão política com elas (...) A Europa tem um conjunto de interesses primordiais com o qual não possuímos nenhuma relação ou então relações muito remotas. Daí o fato de ela se ver engajada em freqüentes controvérsias cujas causas são essencialmente estranhas às nossas preocupações (...) Nossa situação destacada e distante permite-nos e convida-nos a que sigamos um curso diferente (...) Nossa verdadeira política é mantermo-nos afastados de alianças permanentes com qualquer porção do mundo exterior. (IN: MAY, E. (org). Os grandes debates da política exterior norte-americana. RJ: Record, 1964, p. 40).
Mensagem do Presidente James Monroe ao Congresso em 02/dez/1823
Afirmamos, como princípio em que os direitos e interesses dos Estados Unidos estão involucrados, que os continentes americanos, pelo fato de terem assumido e de manter sua condição livre e independente, não devem ser considerados como sujeitos a futuras colonizações por parte de qualquer potência européia (...) consideraríamos qualquer tentativa de estender seu sistema a qualquer parte deste hemisfério como perigo para nossa paz e segurança. (IN: DIETERICH, H. Noam Chomsky habla de América Latina. Buenos Aires: Política, 1998, p. 202. Anexo Documental).
A leitura comparativa das duas mensagens acima indica que:
a mensagem de George Washington apresenta uma abordagem discriminatória com relação aos povos americanos colonizados pelos espanhóis.
a mensagem de Monroe, assim como a de George Washington, aborda a necessidade de uma política isolacionista dos Estados Unidos com relação aos países recém criados no continente americano.
ambas mensagens expressam visões idênticas diante de uma mesma realidade.
ambas expressam atitudes preconceituosas e racistas do povo norte-americano com relação aos povos europeus.
ambas têm como tema a reflexão acerca da postura dos Estados Unidos com relação a sua política externa.
O processo de marcha para o Oeste gerou constante contato e choque entre colonos brancos - estimulados pelo governo dos EUA a ocupar a região - e os nativos norte-americanos que habitavam os territórios do meio-oeste (middlewest) e do oeste-distante (farwest).
Sobre o movimento expansionista da Marcha para o Oeste analise as afirmativas a seguir:
I - protegeu as populações indígenas, pois estas eram consideradas pelos pioneiros e pela Federação as verdadeiras representantes da origem étnica norte-americana.
II - patrocinou anexações territoriais resolvidas diplomaticamente como bem exemplificam as negociações entre os EUA e o México.
III - foi alimentado pela imigração, pela escassez de terras no leste e pela demanda por produtos agrícolas e metais preciosos.
IV - formulou uma imagem negativa dos mexicanos, vistos como portadores de uma cultura avessa ao trabalho e à ordem, o que representava um contraponto ao modelo de identidade norte-americana.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III
III e IV
I, II e III
I e II
II, III e IV
A Constituição americana foi elaborada de uma maneira bem ampla e, ainda hoje, sua base permanece a mesma. Ao longo dos anos, para atender às transformações na sociedade e na política norte-americana, foram acrescentadas emendas à constituição.
Sobre os direitos estabelecidos pelas primeiras dez emendas constitucionais, que ficaram conhecidas como “Carta de Direitos”, assinale a alternativa correta:
Garantia o direito de greve e de organização de movimentos para reclamar do governo.
Assegurava o governo vitalício do presidente, eleito por votação direta.
Reconhecia o imigrante como um cidadão, com direito de participar da vida pública e promover o crescimento da nação.
Aboliu a escravidão e garantiu o direito de voto aos negros, mulheres e índios.
Assegurava aos cidadãos a liberdade de religião, de expressão e de imprensa, além do direito de proteção contras as arbitrariedades da polícia e da Justiça.
A influência do contexto político-econômico vivido pela Europa em meados do século XIX também foi preponderante para o êxito dos governos liberais na América Latina após 1850. Entre as principais influências desse período destaca-se:
A Independência dos EUA, a expansão imperialista e as ideias positivistas.
A Revolução Burguesa na Inglaterra, a Revolução Francesa e as ideias iluministas.
A Segunda Revolução Francesa, o imperialismo e as ideias marxistas.
A Segunda Revolução Industrial, o desenvolvimento do capitalismo e as ideias positivistas.
A Segunda Revolução Industrial, o liberalismo científico e as ideias imperialistas.
Analise cada uma das afirmações a seguir e a relação estabelecida entre elas:
Se compararmos a influência da Inglaterra e a dos Estados Unidos, na América Latina, ao longo do século XIX, chegamos à conclusão que a influência inglesa foi mais efetiva.
PORQUE
O que a Inglaterra desejava era assumir a política dos novos países latino-americanos, buscando o apoio da aristocracia local para implantar um sistema neocolonial.
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações:
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras, sendo a segunda uma justificativa correta da primeira.
As duas afirmações são falsas.
a mensagem de George Washington apresenta uma abordagem discriminatória com relação aos povos americanos colonizados pelos espanhóis.
a mensagem de Monroe, assim como a de George Washington, aborda a necessidade de uma política isolacionista dos Estados Unidos com relação aos países recém criados no continente americano.
ambas mensagens expressam visões idênticas diante de uma mesma realidade.
ambas expressam atitudes preconceituosas e racistas do povo norte-americano com relação aos povos europeus.
ambas têm como tema a reflexão acerca da postura dos Estados Unidos com relação a sua política externa.
O processo de marcha para o Oeste gerou constante contato e choque entre colonos brancos - estimulados pelo governo dos EUA a ocupar a região - e os nativos norte-americanos que habitavam os territórios do meio-oeste (middlewest) e do oeste-distante (farwest).
Sobre o movimento expansionista da Marcha para o Oeste analise as afirmativas a seguir:
I - protegeu as populações indígenas, pois estas eram consideradas pelos pioneiros e pela Federação as verdadeiras representantes da origem étnica norte-americana.
II - patrocinou anexações territoriais resolvidas diplomaticamente como bem exemplificam as negociações entre os EUA e o México.
III - foi alimentado pela imigração, pela escassez de terras no leste e pela demanda por produtos agrícolas e metais preciosos.
IV - formulou uma imagem negativa dos mexicanos, vistos como portadores de uma cultura avessa ao trabalho e à ordem, o que representava um contraponto ao modelo de identidade norte-americana.
É correto apenas o que se afirma em:
II e III
III e IV
I, II e III
I e II
II, III e IV
A Constituição americana foi elaborada de uma maneira bem ampla e, ainda hoje, sua base permanece a mesma. Ao longo dos anos, para atender às transformações na sociedade e na política norte-americana, foram acrescentadas emendas à constituição.
Sobre os direitos estabelecidos pelas primeiras dez emendas constitucionais, que ficaram conhecidas como “Carta de Direitos”, assinale a alternativa correta:
Garantia o direito de greve e de organização de movimentos para reclamar do governo.
Assegurava o governo vitalício do presidente, eleito por votação direta.
Reconhecia o imigrante como um cidadão, com direito de participar da vida pública e promover o crescimento da nação.
Aboliu a escravidão e garantiu o direito de voto aos negros, mulheres e índios.
Assegurava aos cidadãos a liberdade de religião, de expressão e de imprensa, além do direito de proteção contras as arbitrariedades da polícia e da Justiça.
A influência do contexto político-econômico vivido pela Europa em meados do século XIX também foi preponderante para o êxito dos governos liberais na América Latina após 1850. Entre as principais influências desse período destaca-se:
A Independência dos EUA, a expansão imperialista e as ideias positivistas.
A Revolução Burguesa na Inglaterra, a Revolução Francesa e as ideias iluministas.
A Segunda Revolução Francesa, o imperialismo e as ideias marxistas.
A Segunda Revolução Industrial, o desenvolvimento do capitalismo e as ideias positivistas.
A Segunda Revolução Industrial, o liberalismo científico e as ideias imperialistas.
Analise cada uma das afirmações a seguir e a relação estabelecida entre elas:
Se compararmos a influência da Inglaterra e a dos Estados Unidos, na América Latina, ao longo do século XIX, chegamos à conclusão que a influência inglesa foi mais efetiva.
PORQUE
O que a Inglaterra desejava era assumir a política dos novos países latino-americanos, buscando o apoio da aristocracia local para implantar um sistema neocolonial.
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações:
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras, sendo a segunda uma justificativa correta da primeira.
As duas afirmações são falsas.
II - patrocinou anexações territoriais resolvidas diplomaticamente como bem exemplificam as negociações entre os EUA e o México.
III - foi alimentado pela imigração, pela escassez de terras no leste e pela demanda por produtos agrícolas e metais preciosos.
IV - formulou uma imagem negativa dos mexicanos, vistos como portadores de uma cultura avessa ao trabalho e à ordem, o que representava um contraponto ao modelo de identidade norte-americana.
II e III
III e IV
I, II e III
I e II
II, III e IV
A Constituição americana foi elaborada de uma maneira bem ampla e, ainda hoje, sua base permanece a mesma. Ao longo dos anos, para atender às transformações na sociedade e na política norte-americana, foram acrescentadas emendas à constituição.
Sobre os direitos estabelecidos pelas primeiras dez emendas constitucionais, que ficaram conhecidas como “Carta de Direitos”, assinale a alternativa correta:
Garantia o direito de greve e de organização de movimentos para reclamar do governo.
Assegurava o governo vitalício do presidente, eleito por votação direta.
Reconhecia o imigrante como um cidadão, com direito de participar da vida pública e promover o crescimento da nação.
Aboliu a escravidão e garantiu o direito de voto aos negros, mulheres e índios.
Assegurava aos cidadãos a liberdade de religião, de expressão e de imprensa, além do direito de proteção contras as arbitrariedades da polícia e da Justiça.
A influência do contexto político-econômico vivido pela Europa em meados do século XIX também foi preponderante para o êxito dos governos liberais na América Latina após 1850. Entre as principais influências desse período destaca-se:
A Independência dos EUA, a expansão imperialista e as ideias positivistas.
A Revolução Burguesa na Inglaterra, a Revolução Francesa e as ideias iluministas.
A Segunda Revolução Francesa, o imperialismo e as ideias marxistas.
A Segunda Revolução Industrial, o desenvolvimento do capitalismo e as ideias positivistas.
A Segunda Revolução Industrial, o liberalismo científico e as ideias imperialistas.
Analise cada uma das afirmações a seguir e a relação estabelecida entre elas:
Se compararmos a influência da Inglaterra e a dos Estados Unidos, na América Latina, ao longo do século XIX, chegamos à conclusão que a influência inglesa foi mais efetiva.
PORQUE
O que a Inglaterra desejava era assumir a política dos novos países latino-americanos, buscando o apoio da aristocracia local para implantar um sistema neocolonial.
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações:
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras, sendo a segunda uma justificativa correta da primeira.
As duas afirmações são falsas.
Garantia o direito de greve e de organização de movimentos para reclamar do governo.
Assegurava o governo vitalício do presidente, eleito por votação direta.
Reconhecia o imigrante como um cidadão, com direito de participar da vida pública e promover o crescimento da nação.
Aboliu a escravidão e garantiu o direito de voto aos negros, mulheres e índios.
Assegurava aos cidadãos a liberdade de religião, de expressão e de imprensa, além do direito de proteção contras as arbitrariedades da polícia e da Justiça.
A influência do contexto político-econômico vivido pela Europa em meados do século XIX também foi preponderante para o êxito dos governos liberais na América Latina após 1850. Entre as principais influências desse período destaca-se:
A Independência dos EUA, a expansão imperialista e as ideias positivistas.
A Revolução Burguesa na Inglaterra, a Revolução Francesa e as ideias iluministas.
A Segunda Revolução Francesa, o imperialismo e as ideias marxistas.
A Segunda Revolução Industrial, o desenvolvimento do capitalismo e as ideias positivistas.
A Segunda Revolução Industrial, o liberalismo científico e as ideias imperialistas.
Analise cada uma das afirmações a seguir e a relação estabelecida entre elas:
Se compararmos a influência da Inglaterra e a dos Estados Unidos, na América Latina, ao longo do século XIX, chegamos à conclusão que a influência inglesa foi mais efetiva.
PORQUE
O que a Inglaterra desejava era assumir a política dos novos países latino-americanos, buscando o apoio da aristocracia local para implantar um sistema neocolonial.
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações:
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras, sendo a segunda uma justificativa correta da primeira.
As duas afirmações são falsas.
A Independência dos EUA, a expansão imperialista e as ideias positivistas.
A Revolução Burguesa na Inglaterra, a Revolução Francesa e as ideias iluministas.
A Segunda Revolução Francesa, o imperialismo e as ideias marxistas.
A Segunda Revolução Industrial, o desenvolvimento do capitalismo e as ideias positivistas.
A Segunda Revolução Industrial, o liberalismo científico e as ideias imperialistas.
Analise cada uma das afirmações a seguir e a relação estabelecida entre elas:
Se compararmos a influência da Inglaterra e a dos Estados Unidos, na América Latina, ao longo do século XIX, chegamos à conclusão que a influência inglesa foi mais efetiva.
PORQUE
O que a Inglaterra desejava era assumir a política dos novos países latino-americanos, buscando o apoio da aristocracia local para implantar um sistema neocolonial.
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações:
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras, sendo a segunda uma justificativa correta da primeira.
As duas afirmações são falsas.
Se compararmos a influência da Inglaterra e a dos Estados Unidos, na América Latina, ao longo do século XIX, chegamos à conclusão que a influência inglesa foi mais efetiva.
O que a Inglaterra desejava era assumir a política dos novos países latino-americanos, buscando o apoio da aristocracia local para implantar um sistema neocolonial.
Assinale a opção correta acerca dessas afirmações:
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira.
A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.
As duas afirmações são verdadeiras, sendo a segunda uma justificativa correta da primeira.
As duas afirmações são falsas.